sábado, 15 de julho de 2017

O que é Pré-shampoo Esfoliante? Detox? Quelante? Antirresíduos?


Pre-Shampoo Limpante: Antirresíduos, Esfoliante, Quelante e Detox



Quando falamos de produtos pré-shampoo, qual é primeira imagem que ocorre na sua cabeça?

Provavelmente é a de um tratamento anterior à lavagem dos cabelos que amenizará os possíveis danos dos ingredientes agressivos do shampoo.

Crescimento Capilar também depende da escolha de um bom Shampoo. Descubra aqui o motivo para escolher um Shampoo Suave (do tipo 'Sem Sulfato').

Na verdade, tratamentos pré-shampoo cresceram muito nos últimos anos e podem ter diversas funções.

Estes pré-tratamentos que protegem o comprimento e pontas dos cabelos dos danos dos surfactantes do shampoo existem. Porém, eles são apenas um dos tipos de pré-shampoo, que costumamos classificar como pré-shampoos protetores.

Já falamos de 'Pré-shampoo Protetor' aqui no blog. O que é e como Funciona a proteção do Pré-shampoo? Acesse o link e saiba mais.

Pré-shampoo de Limpeza



Outra classe de pré-shampoos é aquela aplicada sobre o couro cabeludo antes da higienização usada no dia-a-dia.

A função deste tipo de pré-tratamento é agir como coadjuvante no processo de higienização do couro cabeludo. Trata-se de um reforço na etapa de limpeza dos cabelos.

Há uma série de termos usados para este tipo de pré-shampoo: detox, esfoliante, antirresíduos, peeling...

O termo escolhido pela marca pode determinar a forma de limpeza do produto - mas isto não é uma regra. Algumas vezes a escolha de palavras é apenas parte da estratégia de marketing da marca.

Vamos entender como agem os quatro tipos mais comuns de pré-shampoos de limpeza: esfoliante, detox, quelante e antirresíduos.


O que é Pré-shampoo Esfoliante



Os produtos esfoliantes ajudam a limpar o couro cabeludo de forma mecânica.

Isso porque sua fórmula contém pequenos grânulos (que podem ser de material orgânico ou sintético) que ajudam na remoção de células mortas do couro cabeludo.

A esfoliação ajuda também na desobstrução dos óstios foliculares¹ - "buraquinhos" por onde o cabelo nasce e cresce.

Essa microabrasão, feita através das partículas esfoliantes, estimula a circulação sanguínea no local, prepara o couro cabeludo para receber melhor os tratamentos seguintes, sendo um ótimo passo antes da aplicação de tônicos capilares.¹

Seus cabelos estão caindo? Confira esta lista com tônicos para combater a queda.

Pré-shampoo Detox



Detox é um termo que gera uma série de controvérsias.

Conta pra gente no campo de comentários o que você espera de um produto 'Detox'.

A ideia de um produto detox é de que ele auxilie na remoção de impurezas através de ingredientes de origem natural - uma desintoxicação do couro cabeludo.

Entretanto existem produtos no mercado que usam o termo apenas como apelo comercial, sem que a fórmula do produto justifique o uso da palavra 'detox'.

Alguns ingredientes normalmente associados ao conceito de detox são: argila verde, gengibre, menta, alecrim e clorofila.

Lista de Produtos para Detox Capilar Liberados para Low Poo e No Poo. Clique aqui para ver todinhos.

Pré-shampoo Quelante



Os pré-tratamentos do tipo quelante tem como principal função a remoção de resíduos, em especial pequenas partículas metálicas que podem ficar depositadas nos fios de cabelo.

Estas micropartículas - quando presas aos fios de cabelo - podem sofrer oxidação, danificando os fios neste processo.

O uso de produtos quelantes é mais comum em regiões frias e/ou de água dura, onde os cabelos tem mais contato com íons metálicos presentes naturalmente na água ou na tubulação metálica.

No Brasil quase não se encontram produtos com esta denominação.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Pré-shampoo Antirresíduos



Entende-se por antirresíduos aqueles produtos cuja formulação conta com uma concentração especial de surfactantes, responsáveis por uma limpeza mais intensa dos cabelos.

Os pré-shampoos antirresíduos são produtos com alto poder de detergência que fazem uma limpeza mais pesada que será complementada pela ação subsequente do shampoo (ou cowash).

Sua fórmula mais concentrada pode ressecar os fios, por isso use com moderação.


Quando usar o Pré-shampoo de limpeza?




Se beneficiam dos tratamentos purificantes dos pré-shampoos de limpeza, pessoas cujos cabelos tem a tendência à oleosidade.

Cabelos oleosos? Que tal contornar o efeito rebote com estes tônicos antioleosidade liberados para No Poo e Low Poo?

Estes tratamentos pré-shampoo podem ser incluídos nas suas rotinas de cuidados caso você ache que uma eventual limpeza extra seria bem-vinda.

Pessoas que não usam shampoo podem adotar um pré-shampoo deste tipo liberado para No Poo e usá-lo eventualmente para uma limpeza extra do couro cabeludo.

Se seu couro cabeludo está precisando de uma higienização mais profunda: se joga! Esta pode ser a novidade perfeita para (re)equilibrar a saúde dos seus cabelos.

Confira neste link 5 opções de pré-shampoos esfoliantes, detox, peelings e antirresíduos para intensificar a higienização dos fios e couro cabeludo.

__________

Referências


¹ Wielewki, C.; Serrão, C. F. & Moser, D. K. (n.d.). Análise Comparativa De Técnicas De Massagem Utilizadas Em Um Protocolo De Tratamento Para Queda Capilar. Itajaí:Univali.