Redes Sociais Mobile

Busca mobile

sábado, 8 de agosto de 2020

Baba de Quiabo no Cabelo | Resenha | Soft Hair

Resenha Baba de Quiabo Soft Hair (No Poo, Low Poo e Vegana)

Baba de Quiabo - Soft Hair - Resenha

Baba de Quiabo no Cabelo - Soft Hair recebido da Dermabox Cosméticos

Quem nunca namorou um daqueles vidrinhos da Soft Hair na prateleira da perfumaria?

A linha tem uma linha de máscaras super-conhecidas, com identidade visual muito marcante justamente pelo uso das embalagens de vidro.

Mas, recentemente além de máscaras, a Soft Hair tem aumentado a sua família de vidrinhos com "misturinhas", aditivos que você pode usar para turbinar seus tratamentos.

É claro que a Dermabox Cosméticos está sempre de olho nas novidades e fez a gentileza de nos presentear com a mais nova membra dessa família de aditivos de tratamento: a Baba de Quiabo da Soft Hair.

Vamos descobrir qual o resultado da Baba de Quiabo no cabelo?

Nossa resenha será dividida nas seguintes seções: pH, embalagem, se o produto é vegano, se é liberado para Low Poo e No Pooingredientes da composição, aspectos como textura, cor e cheiro, modo de usar, resultado e onde encontrar para comprar.

Vamos saber mais sobre essa A Baba de Quiabo Soft Hair? Vem com a gente!




pH: 5 a 6


Já se sabe que o pH de produtos capilares tem papel importante na aparência dos fios.¹,²

Acidez leve previne o inchaço dos fios¹, ² (sim, isso existe!), evitando que água em excesso entre na fibra.

Faixas de pH - como a da Baba de Quiabo Soft Hair - também ajudam a fechar as cutículas, induzindo o brilho por aumentar a reflexão da luz pelos fios.¹

Em uma faixa de pH na qual este produto esta inserido, a chance de frizz é diminuída, isso porque a distribuição de carga eletrostática do fio se mantém sem alterações.²

Nesse mesmo intervalo, o cabelo se encontra com sua maior resistência a úmido, diminuindo a chance de rompimento por tração.²


Baba de Quiabo Soft Hair: vegana, liberada para Low Poo e No Poo novembro/2019


Baba de Quiabo - Soft Hair liberada para Low Poo e No Poo - Vegano

A Soft Hair é uma marca brasileira que não faz testes em animais e possui em seu portfólio um grupo de produtos livres também de ingredientes de origem animal.

A Baba de Quiabo faz parte deste grupo, integrando a coleção de produtos veganos da Soft Hair.

Além de vegana, a Baba de Quiabo é livre de oclusivos derivados de petróleo (os "petrolatos") e também não tem silicones.

Isso faz com que o produto seja adequado para quem usa shampoo liberado para Low Poo e para quem não usa shampoo no dia-a-dia (ou seja, para quem faz No Poo).


Embalagem


Falamos no início dessa resenha sobre a embalagem da Baba de Quiabo da Soft Hair.

Mas, em resumo, trata-se de um frasco de vidro transparente com tampa de aço esmaltado e logotipo da marca, que se abre com 1/8 de volta.

Tenha cuidado para não quebrar e evite manusear no box ou com as mãos molhadas.

O adesivo usado como rótulo no frasco e pode ser retirados para reutilizar a embalagem depois de vazia.

A Baba de Quiabo tem 220ml.



Baba de Quiabo no Cabelo: Composição da versão da Soft Hair


Ingredientes da Composição Soft Hair Baba de Quiabo - Misturinha Liberada para Low Poo e No Poo

A gente costuma discutir e nos aprofundar nos ingredientes dos produtos que resenhamos.

Mesmo a Baba de Quiabo sendo um produto com uma composição bem enxuta, vamos tentar falar de alguns de seus principais ingredientes.

A textura viscosa do produto não é obtida apenas em função da "baba" do quiabo mas também graças a uma goma natural modificada que funciona como gelificante.⁴

O nome dessa substância é Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, uma versão catiônica da goma guar, capaz de aderir à superfície dos fios (em um processo chamado adsorção por substantividade), funcionando como agente condicionante.⁵


Não encontramos material técnico sobre o uso de baba de quiabo nos cabelos, mas outros materiais citam principalmente as propriedades higroscópicas.

Higroscopia é a capacidade que uma substância possui de atrair e prender - por assim dizer - a umidade, o que costumamos chamar de "hidratante".

Para aumentar a capacidade de hidratação, a Baba de Quiabo da Soft Hair conta com outro agente higroscópico: o Propylene Glycol.



Abaixo você pode conferir a transcrição de todos os ingredientes da Baba de Quiabo da Soft Hair.

A fórmula possui ingredientes que não tem ação direta sobre os fios, mas são importantes para outras funções do cosmético como segurança (conservantes) e experiência com o produto (fragrância, corantes, e agentes reológicos).

Estes ingredientes que não impactam a aparência dos fios são riscados (assim), apenas para diferenciá-los dos demais.

Também é possível usar links em algumas das classificações abaixo para saber mais sobre determinados grupos de ingredientes.

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Ingredientes Soft Hair Baba de Quiabo


Baba de Quiabo no Cabelo Resenha completa - Soft Hair

Aqua: Agua.
PEG-90M: Aglutinante. Estabilizante.

Hibiscus Esculentus Fruit Extract: Extrato de quiabo.

Imidazolidinyl Urea: Conservante.

Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride: Goma Guar Modificada. Agente Condicionante.

Phenoxyethanol: Conservante.
Methylparaben: Conservante.
Ethylparaben: Conservante.
Propylparaben: Conservante.
Butylparaben: Conservante.
Parfum: Frangrância.
Buthylphenyl Methylpropional: Frangrância.
Alpha-Isomethyl Ionone: Frangrância.
Benzyl Salicylate: Frangrância.
Hexyl Cinnamal: Frangrância.
Linalool: Frangrância.

Hydroxyethyl Cellulose: Formador de Filme. Aglutinante.

Sodium Acetate: Frangrância.

Cellulose: Agente de viscosidade.

Propylene GlycolUmectante.

Alcohol: Solvente
CI42090: Corante azul.
CI15510: Corante laranjado.
Citric Acid: Regulador de pH.

Link G2020:

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


A Baba de Quiabo, como o nome sugere, tem uma textura líquido-viscosa bem escorregadia.

A cor é opaca e de um verde bem clarinho.

Como acontece às vezes com produtos esverdeados (já vi em outros produtos com CI42090), pode se formar uma fina camada de pigmento mais escuro no fundo da embalagem de ela ficar parada por muito tempo. É só sacudir o vidro que o pigmento volta a ficar suspenso no líquido.

O perfume é doce, com notas florais frescas.



Modo de usar a Baba de Quiabo no Cabelo

A Baba de Quiabo Soft Hair foi formulada para ser usado como misturinha, em conjunto com outras mascaras de tratamento, para dar aquela turbinada!

Mas, quando perguntamos para vocês no Instagram Stories do @cabeleiraempe com qual máscara vocês gostariam de ver ela testada a resposta da maioria foi: PURA.

A Soft Hair, entretanto, indica o uso da baba de quiabo no cabelo misturado a máscaras e manteigas, para potencializar o efeito de brilho e hidratação.

A misturinha pode ser usada nos cabelos limpos e úmidos, na quantidade que você quiser. O tempo sugerido de pausa é de até 10 minutos.

Depois da pausa, é só enxaguar e condicionar se você achar necessário.


Resultado Baba de Quiabo no Cabelo (Soft Hair)


Resultado Soft Hair Baba de Quiabo no Cabelo - Resenha



Apesar do produto ser comercializado como misturinha, já explicamos que por voto-vencido, testamos o produto puro, sem nenhuma outra máscara.

Espalhamos aproximadamente 4 colheres de sopa da Baba de Quiabo no cabelo e não vamos mentir, parece que o produto sozinho não vai dar conta.

Mas, como sabemos que às vezes os agentes condicionantes precisam de uns segundinhos para deposição sobre os fios, esperamos um pouco e com a ajuda de uma escova com cerdas de silicone foi possível desfazer os nós e curtir o efeito bem desmaiadinho que normalmente se percebe com a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, que aumenta a sensação escorregadia.⁵

O resultado sem qualquer condicionador, máscara ou creme de pentear (só shampoo + baba de quiabo) você pode conferir na foto

O cabelo ficou bem leve e bastante brilhante. No dia seguinte pôde se notar ainda um alinhamento dos fios que contribuiu ainda mais com o brilho

Onde encontrar Baba de Quiabo (e outros produtos No Poo e Low Poo da Soft Hair)


Onde encontrar para comprar Baba de Quiabo - Soft Hair

Para quem está em busca das famosas manteigas da Soft Hair ou outros produtos liberados da marca, já sabe qual vai ser a nossa dica.

Na Dermabox Cosméticos você encontra uma seleção de produtos liberados (e baratinhos) da Soft Hair, devidamente sinalizados com plaquinhas de 'Low Poo' e 'No Poo' pra você não errar.

No final da sua compra você ainda pode escolher uma instituição (hoje estão disponíveis Rapunzel Solidária, ATEAC - Cães Terapeutas e Instituto Rede Mulher Empreendedora) para receber uma doação da Dermabox. Isso mesmo! Você compra seus produtos favoritos e a Derma faz uma doação para sua causa favorita.

Já usou baba de quiabo no cabelo? Conta pra gente se ficou com vontade de testar a versão da Soft Hair!


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ -
⁴ Boillon, C., & Wilkinson, J. (2005). The Science of hair care (2nd ed.). Boca Raton: CRC Press - Taylor & Francis Group.
⁵ Knowlton, J., & Pearce, S. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. Elsevier.