sábado, 21 de maio de 2016

Shampoo: Mitos sobre pH

Visão superior de rapaz oriental deitado na banheira de olhos fechados e cabelos mergulhados na água com espuma de shampoo

Ao contrário do que a personagem Galadriel afirma na primeira parte cinematográfica da trilogia 'O Senhor dos Aneis' - A História se tornou lenda. A lenda se tornou mito - quando se trata do nicho de beleza na blogosfera o caminho parece ser o contrário.

Os mitos se tornam lendas para depois serem repetidos por aí como fatos científicos.

Já falamos de alguns mitos em relação ao Low Poo e No Poo em especial sobre o uso do petrolatum e de outros derivados de petróleo nos cabelos em resposta a um artigo do Cosmética em foco feita em 3 partes.

"Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade" dizia Joseph Goebbels, o homem por trás da propaganda nazista.

Sem ofensas e longe de comparar qualquer blogueira a este monstro, só estamos usando a frase porque é pertinente ao assunto.

Ouvimos durante bastante tempo (e sabemos que você ouviu também) a seguinte afirmação:

O pH do shampoo é mais alcalino porque as escamas precisam ser abertas para uma melhor limpeza dos fios.

Será?

Esse texto faz parte de uma série de materiais sobre pH no Cabeleira em Pé, leia mais nos links abaixo:


Shampoo pode ter pH ácido?


Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!


Não foram encontradas, durante nossas pesquisas, fontes científicas que corroborassem a ideia de que o shampoo com pH mais "alto" seja necessário para limpar os fios.

PH alcalino não é sinônimo de limpeza (mas vamos deixar esse papo para quando falarmos de higienização dos fios com bicarbonato de sódio).

Já se sabe que o pH de produtos capilares tem papel importante na aparência dos fios.¹,²


Com esta crescente preocupação, as empresas passam - nos últimos anos - a focar suas pesquisas em shampoos com pH mais ácido, minimizando os danos aos cabelos.¹

Acidez leve previne o inchaço dos fios¹, ² (sim, isso existe!) e fecha as escamas da cutícula - induzindo o brilho. ¹

Para que o shampoo seja gentil com seu couro cabeludo (afinal de contas é onde ele deve ser aplicado) o pH ideal é de 5,5¹, ², ³ e não mais que 5,9¹.

Em pHs entre 4 e 6 a distribuição de carga eletrostática do fio se mantém sem alterações (o que é bom). Nesse mesmo intervalo o cabelo mantém sua maior resistência mecânica a úmido. ²

7 dicas para escolher um condicionador para cowash.

Por que o meu Shampoo tem pH "maior" que 5,9?


Não existe valor padrão para pH de shampoos. ³

Também não há indícios de relação entre alergias e o pH de produtos capilares. 4

Muitos shampoos tem pH próximo de 7 para evitar ardência, caso o produto entre em contato com os olhos.4

Outro motivo pelo qual as marcas de cosméticos mantêm o pH de seus shampoos tão alto (de 7,2-9) é o fato de que isso inibe a contaminação do produto por fungos.5

O pH alcalino é uma das formas de preservar o produto por mais tempo.

O que é e como Funciona a proteção dos tratamentos Pré-shampoo.

Quer cabelos mais brilhantes? Fuja do alcalino


Se seus cabelos são opacos e sem brilho, uma das formas de tentar contornar essa situação é justamente rever o pH dos produtos que você usa.

Por isso evite o uso de pHs muito alcalinos e priorize produtos com pH ácido (preferencialmente aqueles próximos de 3,5).

As escamas dos seus cabelos vão ficar mais fechadinhas, ajudando a realinhar a cutícula capilar,  refletindo melhor a luz e diminuindo o frizz.

Ajude quem ainda está usando shampoo com pH inadequado. Compartilhe essa publicação usando os botões sociais (localizados no rodapé ou à esquerda da sua tela) do Facebook, Twitter, Whatsapp, Pinterest, Google Plus ou use o último botão e mande essa matéria por e-mail.

Qual a diferença entre 'Shampoo sem Sulfato' e 'Shampoo sem Sal'?


Quer receber as atualizações do Cabeleira em Pé por e-mail? Preencha o campo abaixo, clique em "Quero me inscrever!" e siga as instruções da página que será aberta. Não esqueça de confirmar a inscrição clicando no link enviado para o seu endereço eletrônico (verifique também a sua caixa de spam).



__________ 
¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Dias, M. F. R. G. & cols. (2014).The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99. doi: 10.4103/0974-7753.139078
4 Noudeh, G. D. & cols. (2011). Formulation of herbal conditioner shampoo by using extract of fenugreek seeds and evaluation of its physicochemical parameters. African Journal of Pharmacy and Pharmacology v05 e22.
5 A. A. Abdelaziz & cols. (1989) Microbial contamination of cosmetics and personal care items in Egypt - shaving creams and shampoos. Journal of Clinical Pharmacy and Therapeutics v14 e01.