sábado, 18 de março de 2017

Penteados Protetores: O segredo para cabelos longos

Segredo para Crescimento Capilar - Penteados protetores

Estratégias para Crescimento Capilar: Penteados Protetores




A internet está cheia de dicas para crescimento capilar.

Os cabelos longos tornaram-se uma verdadeira obsessão. As promessas de crescimento são muitas e os resultados podem não ser exatamente os prometidos.

Quando falamos de Projeto Rapunzel uma palavra chave bastante esquecida é "Paciência".

Cabelo não vai do ombro à cintura em um mês, o ritmo de crescimento é como o da vencedora da fábula A lebre e a tartaruga: "Devagar e sempre".

Crescimento Capilar também depende da escolha de um bom Shampoo. Descubra aqui o motivo para escolher um Shampoo Sem Sulfato.

Cabelo comprido não depende só do crescimento


Penteados Protetores para fazer o cabelo crescer
A cada mês a gente ganha alguns poucos centímetros de cabelo. Há quem tente acelerar esse processo com tônicos, shampoos e uma série de estimulantes que prometem apressar esse desenvolvimento.

Pare por um instante e reflita conosco: Adianta estimular o crescimento capilar se as pontas dos cabelos estão ficando "espigadas"?

Digamos que eu consiga estimular meu cabelo a crescer seis centímetros em quatro meses, mas acabo tendo que tirar dois centímetros, pois as pontas estão um caos. No final das contas "sobraram" quatro centímetros.

Isso significa que joguei fora mais de um mês de crescimento capilar, pois o crescimento normal do cabelo gira em torno de menos de 1,5cm por mês.¹

Buscando uma forma de estimular o crescimento dos seus cabelos? Descubra neste link uma lista com 12 opções de Cowashes e Shampoos Bomba Liberados!

Crescimento Capilar: Como proteger as pontas durante o projeto Rapunzel?


Projeto Rapunzel Coque para acelerar o crescimento Capilar (penteado protetor)
Para manter o comprimento saudável, o mais indicado é adotar uma rotina de manipulação mínima

Isso significa escolher penteados que possam ser mantidos por mais de um dia e diminuam o quanto se mexe nos cabelos (pente, escova, mãos).

Já notou como a maioria das pessoas cujos cabelos são muito compridos - cabelos longos mesmo, acima dos oitenta centímetros - raramente estão com os cabelos soltos?

Um dos motivos para a adoção dos penteados "fechadinhos" é que este tipo de penteado mantêm os cabelos longe dos ombos e costas, evitando o contato com o suor e fricção com o tecido das roupas, diminuindo o quebra dos fios.

Outro ponto importante é que estes penteados protetores mantém - preferencialmente - as pontas escondidas (protegidas "dentro" do penteado), pois isso diminui a formação de pontas duplas.³

O uso desta estratégia é bastante útil para as pessoas cujos cabelos estão na altura dos ombros pois os cabelos tendem a "escovar" as ombreiras das roupas, desgastando as pontas com facilidade, dificultando muito o crescimento.



Dicas valiosas para manutenção de penteados protetores


Tranças para transição e crescimento capilar (penteados protetores) - Projeto Rapunzel
Na hora de escolher um penteado protetor, lembre-se que você está fazendo isso para diminuir a manipulação dos cabelos.

Escolha um penteado que possa se manter "firme" durante o tempo que você se propôs a ficar sem mexer nele.

Se você fez o penteado pela manhã e à noite ele continua intacto, tente dormir com ele (caso seja confortável). Ao acordar no dia seguinte, tente arrumá-lo sem desmanchar o penteado todo, retocando apenas os fiozinhos rebeldes.

Repita o ciclo acima quantas vezes forem possíveis (dependendo da sua rotina de lavagem ou cronograma capilar).

Os cabelos se desenvolvem melhor quando estratégias de baixa manipulação (como os penteados protetores) são usadas.²

Se conseguir manter por apenas um dia, não se frustre, você já conseguiu salvar suas pontas de 12 horas de micro-agressões.


Exemplos de Penteados Protetores para crescimento dos cabelos


Os penteados protetores podem ser feitos para terem curta, média ou longa duração.

Eles podem proteger completamente as pontas (Penteados para Proteção Completa) ou parte delas (Penteados de Baixa Manipulação).²

Abaixo temos a explicação de cada categoria.

Quer garantir uma proteção extra para seu cabelo na hora de lavar? O que é e como Funciona a proteção do Pré-shampoo? Descubra neste link.

Penteados Protetores de curta duração


Penteados Protetores de curta duração (Crescimento Capilar) - Coque

São aqueles penteados que duram um dia ou dois sem precisar desmanchar.

Dois exemplos bastante comuns são o coques e a trança simples.

Tranças com as pontas soltas e coques podrinhos são exemplos de penteados de baixa manipulação pois não protegem inteiramente as pontas, mas diminuem o contato delas com os ombros, pescoço e os tecidos usados na roupas.

Para ter proteção completa das pontas, as tranças podem ser enroladas em coques, deixando as pontas do lado de dentro deste "montinho".

Os coques também podem ser feitos com acessórios que facilitam estes penteados e protegem bem as pontas. Exemplos destes acessórios são as roscas de espuma (doughnuts) e os prendedores dobráveis para coque (magic bun, hairagami, fast-bun...).

Estes penteados são fáceis e rápidos de fazer e diminuem drasticamente a manipulação dos cabelos. Enquanto eles estiverem no lugar você não precisa pentear toda hora, não fica passando a mão para ajeitá-los e os cabelos não ficam se roçando em outros materiais.



Penteados Protetores de média duração


Projeto Rapunzel Penteados Protetores de média duração (tranças embutidas e bantu)

São estilos que podem durar entre uma lavagem e outra, sem manutenção.

As tranças embutidas dos mais variados estilos como a francesa, a coroa (deusa), a boxeadora, os twists naturais e os coquinhos bantu fazem parte deste grupo

São estilos não tão simples de serem executados na própria cabeça, mas não são impossíveis.

Podem ter proteção completa ou de baixa manipulação, dependendo de como as pontas serão protegidas.

Como são penteados "firmes", podem sobreviver de um dia para o outro, em especial se na hora de dormir você usar uma touca, fronha ou lenço de seda/cetim.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Penteados Protetores de longa duração


Penteados Protetores de longa duração (Penteados para Crescimento Capilar) - trancinhas

Estes são aqueles que não impedem a higienização do couro cabeludo e por isso podem ser usados por vários dias pois é possível deixar o couro cabeludo limpinho sem desfazer o penteado.

Como são mais difíceis de fazer, é quase inevitável recorrer a um profissional para execução do penteado.

É o caso das boxbraids (kanekalon), tranças nagô (trança raiz), e as mais diversas formas de tranças e twists com extensões.

Se bem feitas, estas são as alternativas que mais protegem os fios pois mantêm as pontas super protegidas (quase sempre "dentro" de extensões) por bastante tempo.


Escolha o seu e espere o crescimento dos cabelos


Lembre-se, paciência e tolerância a frustração são peças chave no jogo do crescimento capilar (e da vida também, né?).

Aproveite as dicas deste post, escolha o penteado que mais combina com seu estilo e sua rotina e vamos viver enquanto o cabelo cresce.

Você faz parte daquele grupo de Projeto Rapunzel babado no Whatsapp ou Facebook? Aproveita para compartilhar esse texto usando os botões sociais aqui no rodapé (se você estiver no celular) ou aí na lateral (se você está no computador).

Está deixando o cabelo crescer? Conta pra gente como está sendo sua experiência. O campo de comentários abaixo foi pensado para nossa interação.

Temos um mural no Pinterest dedicado aos penteados protetores, são estes aí embaixo. Divirta-se e se gostar, não esqueça de nos seguir lá também.



__________

Referências


¹ Bender, M. ; Massey, L. & Chiel, D. (2011). Curly Girl: The Handbook. Workman Publishing Company.
² Davis-Sivasothy, A. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
³ Collins, C. (2012). 10 secrets to growing black hair long and fast. Kindle Edition