sábado, 22 de outubro de 2016

Pré Shampoo Protetor: O que é e como funciona

Compartilhe:
Mulher com o texto "Pré-Shampoo" estampado no rosto. O que é pré-shampoo? Como funciona? Tem receita caseira para pré-poo? Pode ser feito em casa?

O mercado de cosméticos está em constante evolução e todos os anos surgem novas categorias de produtos.

Da simples dupla inicial shampoo e condicionador, progredimos passando por máscaras de tratamento, cremes para pentear, protetores térmicos, ativadores de cachos, spray texturizante, perfume para cabelos, spray para day after e estes exemplos não são nem metade das opções disponíveis no mercado.

Não conhece nossa Tag de Novidades?
Agrupamos nela todos os Lançamentos liberados para as técnicas Sem Shampoo (No Poo) e Shampoo Leve (Low Poo).

É preciso adotar uma postura crítica diante da oferta de opções e descobrir quais são os produtos adequados ao seu cabelo e à sua rotina, fazendo escolhas conscientes e inteligentes que atendam às suas necessidades e não prejudiquem o seu orçamento.


Quer acompanhar a gente de pertinho?
Corre e adiciona a gente na sua rede social favorita
:



O que é Pré-Shampoo?



Há dois tipos de produtos denominados pré shampoo: os que fazem uma limpeza antes da ação do shampoo e aqueles que protegem os fios dos danos causados pelo shampoo. Neste material falaremos deste segundo tipo.

Entre as categorias de inovações na cosmética capilar existem tratamentos dedicados a minimizar os danos à fibra capilar causados pelo shampoo: os Pré Shampoos.

Este tipo de tratamento é aplicado sobre os fios antes da aplicação do shampoo, conforme a indicação do fabricante.

Sua fórmula é desenvolvida para uso antes do shampoo, garantindo proteção aos fios prestes a serem lavados.

Precisado uma limpeza extra? Descubra o que são os pré-shampoos esfoliante, detox, quelante e antirresíduos.

Quem deve fazer Pré Poo




Os Pré Shampoos são indicados para cabelos danificados, quimicamente tratados, cabelos finos, muito longos, em processo de crescimento (Projeto Rapunzel)...

Em resumo, todos os cabelos que ficam espigados após o uso de shampoo se beneficiam do tratamento pré-shampoo.

Quem faz Low Poo (Shampoo Leve), já evita o uso de surfactantes agressivos, pode minimizar ainda mais os danos aderindo a uma estratégia de proteção antes do Shampoo (usando um produto adequado para Pré-Poo).

Quem optou por não usar shampoo nenhum (No Poo/Sem Shampoo), pode adotar essa rotina ao fazer limpezas mais agressivas como o uso de argila verde ou uma eventual lavagem com shampoo.

Para que serve Pré Shampoo (Pré Poo)?




O simples fato de molhar os cabelos já faz com que as hastes percam progressivamente pequenas porções de sua massa e o shampoo sem sulfato - que não é inocente - aumenta essa perda proteica¹.

Os Shampoos tradicionais arrancam ainda mais proteínas que o shampoo sem sulfato¹.

Se você já abandonou os sulfatos dos shampoos, já está fazendo um grande favor aos seus cabelos. Mas você pode fazer ainda mais.

Os tratamentos  Pré-Shampoo podem te ajudar a aumentar a proteção da fibra capilar e a diminuição dos danos causados pelo shampoo, reduzindo a perda de proteínas, auxiliando (em especial) a manutenção das pontas dos cabelos.

Confira aqui a Resenha do pré-shampoo 4 em 1 Novex Tudo de Bom da Embelleze.

Como funciona o Pré Poo (Pré-Shampoo)?




Na maior parte das vezes, os tratamentos de Pré Shampoo são baseados em moléculas capazes de se ligar às proteínas dos cabelos.

Isso reforça as proteínas dos fios, pois estas ligações impedem que a água se ligue às proteínas do interior da fibra capilar.²

Na etapa de reconstrução são usados tratamentos capilares com proteínas. Leia sobre elas aqui.

Cabelos com tendência a inchar mais (como os do tipo 4 ou quimicamente tratados) são muito beneficiados neste processo, evitando problemas futuros de fadiga hídrica.

Os produtos comerciais costumam ser aplicados nos cabelos úmidos, seguidos de uma pausa curta (3-5 minutos), enxaguados e então lavados com o shampoo. Depois disso fica a critério de cada um como continuar o tratamento dos fios (máscara, condicionador, acidificação...).

Você sabia que um dos multifuncionais da Salon ine pode ser usado como pre-shampoo? Leia aqui a resenha do 2 em 1 TOP da Salon Line.

Pré Shampoo Caseiro Natural




Você pode optar por um pré-shampoo Natural.

Para isso você vai precisar de um pouco de tempo e aquele óleo vegetal capaz de penetrar nos fios.

Aprenda a identificar Quais óleos penetram nos cabelos.

Aplique o óleo sobre os fios secos, em quantidade suficiente para cobrir todo o comprimento com uma fina camada de óleo.

Lembre que as pontas estão há mais tempo com você e já foram lavadas mais vezes, por esse motivo já perderam mais proteínas que as regiões mais próximas a raiz.

O Tratamento de Pré Shampoo tem ainda mais importância para estas seções dos cabelos, por isso concentre o óleo nas pontas.

Deixe sobre os fios pelo tempo que for possível (30 minutos, 1 hora, 3 horas... depende da sua agenda).

Em seguida tome seu banho normalmente usando o shampoo de sua preferência, lembrando que aqueles sem sulfato são sempre mais gentis com seus fios e couro cabeludo.

Crescimento Capilar também depende da escolha de um bom Shampoo. Descubra aqui o motivo para escolher um Shampoo Sem Sulfato.

Por que devo usar Pré-Shampoo?




Se você tem cabelos porosos, o Pré Shampoo ajudará a evitar que os fios absorvam água demais, evitando a Fadiga Hídrica, decorrente do ciclo molhar-secar.

Se você tem cabelos finos, ao usar este tipo de tratamento notará que as pontas dos fios ficarão menos arrebentadas, consequência da perda de proteínas acelerada pelo shampoo.

Se você tem cabelos quimicamente tratados, seus cabelos certamente têm pequenas falhas cuticulares que tornam os cabelos porosos e predispostos à Fadiga Hídrica. O processo de lavagem pode expandir esses danos, o Pré-Shampoo entra na prevenção de maiores estragos.

Se você tem cabelos tingidos, a adoção de um Pré Poo em sua rotina ajuda na manutenção da cor, já que menos água invade o interior das hastes capilares e menos pigmento é retirado dos fios.

Se você está deixando o cabelo crescer, não adianta só estimular o crescimento com tônicos e shampoo bomba. O uso de Pré-Shampoo cuida do meio e pontas dos fios, já que ninguém vira Rapunzel tendo que cortar as pontas toda hora.

Se o seu cabelo é do tipo 4 (crespo), a estrutura do seu fio pode estar mais propensa à Fadiga Hídrica. O Pré-Shampoo pode ser seu melhor aliado para evitar os danos desse fenômeno.

Se você acabou de fazer o big chop, sabe que cada centímetro é importante. Assim como as Rapunzéis, sabemos que você não quer abrir mão de nenhum centímetro do seu novo cabelo. Por isso, aposte no Pré Shampoo como alternativa para manter as pontas saudáveis por mais tempo.

Se você não se encaixa nas categorias anteriores mas sente que seu cabelo sofre com o uso do shampoo. O Pré-Shampoo é perfeito para você, pois se seu cabelo está repelindo o uso deste tipo de higienizador e você insiste em usá-lo, proteja seu fio - ele vai agradecer ficando lindo.

Venha debater esse tópico conosco e outros leitores no «Conversando em Pé» o Space de discussão de postagens do Cabeleira em Pé.


Já usei ou Vou usar?




O Pré Shampoo pode parecer uma daquelas novidades caça-níquel, mas acredite na gente: vale a pena fazer o teste.

Ao experimentar você pode mudar de ideia, passando a incorporá-lo em sua rotina semanal de cuidados capilares.

Confira esta Lista de Tratamentos Pré-Shampoo que protegem seus cabelos das agressões dos surfactantes.

Já testou esse tipo de produto? De qual marca? Você gostou? Deixe sua contribuição nos comentários!

Nunca usou um Pré-Shampoo? Dê uma chance a este tipo de tratamento. Você pode se surpreender.


Gostou deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:


__________
¹ Sandhu, S. & Robbins, C.R. (1993) A simple and sensitive method using protein loss mea- surements to evaluate surface damage to human hair. J Soc Cosmet Chem 44:163–175
² Davis-Sivasothy, A. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...