terça-feira, 4 de outubro de 2016

Crescimento Capilar: No Poo e Low Poo como aliados - Parte 1

Crescimento Capilar depende até do Shampoo. Aprende essa, Rapunzel!

No Poo e Low Poo fazem o cabelo crescer?


Se você passar os olhos pelas hashtags de perfis sobre cabelos no Instagram ou procurar grupos de Facebook sobre o mesmo assunto vai se deparar com uma série de títulos que levam a um mesmo objetivo.

Projeto Rapunzel, Projeto Pocahontas, Cabelo na Cintura, Cabelo no Cóccix, Projeto Cabelão são apenas alguns exemplos de expressões que agrupam um desejo em comum: Crescimento Capilar.

Está deixando o cabelo crescer? Conheça os penteados protetores, o segredo para vencer a barreira dos ombros.

Os cabelos longos são sonho para muitas pessoas. Mas quem já tentou deixar os cabelos crescerem sabe que conseguir madeixas abaixo dos ombros não é tarefa simples.

Você sabia que o No Poo (Técnica Sem Shampoo) e o Low Poo (Técnica Shampoo Leve) podem te ajudar no tão desejado #CabeloNaCintura.

Confira esta Lista de Tratamentos Pré-Shampoo que protegem seus cabelos das agressões dos surfactantes.

Por que o Low Poo e o No Poo ajudam o seu cabelo a crescer


Cabelo curto e Cabelo longo. Como fazer crescer?
Dois fatores nas técnicas No Poo e Low Poo contribuem para cabelos mais longos:

a) A substituição de sulfatos por surfactantes mais gentis;
b) A supressão no uso de determinados derivados de petróleo;

Neste post falaremos sobre a substituição do Shampoo Tradicional (com sulfato) e deixaremos os petrolatos  para outra ocasião

O abandono do shampoo com sulfato não influencia diretamente o crescimento capilar, mas sim a manutenção da haste de cabelo, o que - no final das contas - vai resultar em um cabelo maior.

Para entender isso melhor vamos falar um pouco dos sulfatos.


Sulfato faz mal pro cabelo?


Qual será o segredo de crescimento Capilar dessa sereiazinha ?
O que são Sulfatos? 


De forma simples e resumida, Sulfatos são como detergentes responsáveis pela higienização do couro cabeludo e fio de cabelo.

Entretanto, existem outros detergentes mais suaves do que os sulfatos.

Os shampoos sem sulfato são compostos deste último tipo de detergentes (os mais suaves).

Quem costuma usar este tipo de shampoo é quem faz a rotina de Shampoo Leve (também chamada de Low Poo).

Existem detergentes ainda mais suaves que os usados nos shampoos sem sulfato, presentes na maior parte dos condicionadores.

Falamos sobre os Surfactantes Catiônicos, estes detergentes suaves presentes nos condicionadores, nesta postagem aqui.

Quem abandona o uso de qualquer tipo de shampoo e passa a higienizar o couro cabeludo apenas com condicionadores (o que chamamos de cowash) segue a rotina que chamamos de Sem Shampoo (ou No Poo).

Atenção: Nem todo o condicionador pode ser usado para higienização do couro cabeludo (cowash). Os produtos para esta finalidade não podem ter "petrolatos" nem silicones.

Ambas as técnicas tem listas de restrição de componentes. Uma série de derivados de petróleo são "proibidos" para ambas as técnicas e uma lista de silicones também é evitada por quem faz No Poo.

Confira no final do post desse link uma Lista de derivados de petróleo Proibidos para Shampoo Leve (Low Poo) e Sem Shampoo (No Poo).

Porque o Shampoo com Sulfato faz mal?


Um dos motivos pelos quais as pessoas abrem mão do uso de sulfatos é porque, além de retirarem a sujeira e óleos naturais dos cabelos, eles arrancam porções de proteínas maiores do que os shampoos sem sulfato e cowash

Toda a vez que lavamos os cabelos perdemos um pouquinho destas proteínas. Infelizmente nosso corpo não as repõe pois o cabelo é um tecido sem vascularização.

Falamos de sulfatos neste texto que questionou um grande portal de entretenimento: Shampoo sem parabenos e sulfato faz mal aos cabelos?

Crescimento Capilar também depende do shampoo.
Se você observar, as extremidades do cabelos costumam estar mais "detonadas" do que as áreas mais próximas à raiz.

Isso se dá porque as pontas foram expostas a mais lavagens do que as seções próximas à raiz.

Como a cada lavagem os fios perdem proteínas, as pontas acabam tendo menos destas substâncias do que o comprimento e a raiz, simplesmente porque estão há mais tempo com você.

O Shampoo com sulfato acelera essa perda de massa pois ele extrai mais proteínas do que outros surfactantes (o nome dos "detergentes" usados no cabelo).


Por que abandonar os sulfatos vai deixar meu cabelo maior?


Se vocês observarem esse subtítulo vão notar que não estamos falando de crescimento rápido e sim de qualidade deste fio em crescimento.

De nada adianta usar aquele ótimo tônico capilar ou shampoo bomba, ganhar 3 ou 5 cm em um mês e ficar com os fios quebradiços quando eles ultrapassam a linha dos ombros.

Qualquer projeto de crescimento deve contemplar tanto o estímulo do couro cabeludo quanto proteção do comprimento dos fios.

O uso de Pré-Shampoo é uma ótima forma de minimizar os danos do shampoo sobre a fibra capilar. Confira a Resenha do Pré-shampoo 2 em 1 Top da Salon Line.

É nesse segundo cuidado que a substituição do Shampoo Tradicional faz diferença.

Com menos agressão ao lavar temos menos perda proteica.

Com mais proteínas no comprimento dos fios, mais forte o comprimento fica, menos pontas espigadas e menos pontas duplas.

Se as extremidades não estão espigadas e o cabelos não tem pontas duplas, a frequência de corte pode ser menor, e com isso você ganha comprimento com qualidade.

O crescimento vai ser estimulado pelo produto de sua preferência e a integridade do fio é preservada pelo shampoo ou cowash sem sulfato.


Entendeu?


O assunto parece complicado, mas não é. Não é verdade?

O sulfato danifica as hastes do fio, fazendo com que você tenha que cortar com mais frequência. É um raciocínio simples:

"Se as pontas demorarem mais para ficarem desgastadas, vou poder cortar menos vezes ao ano. Se corto menos, tenho cabelo mais comprido."

Caso tenha ficado alguma dúvida, não deixe ela te consumir: Use o espaço de comentários para fazer sua pergunta.

Leia também a segunda parte deste material onde abordaremos a relação entre o uso de petrolatos e o crescimento capilar.


Para não perder nenhum conteúdo, escolha sua rede social favorita e acompanhe o dia-a-dia do Cabeleira em Pé. 

__________

Referências


¹ Sandhu, S. & Robbins, C.R. (1993) A simple and sensitive method using protein loss mea- surements to evaluate surface damage to human hair. J Soc Cosmet Chem 44:163–175