sábado, 13 de outubro de 2018

Personagem Infantil Cabelo Cacheado: 7 filmes para Mini Cabeleira (parte 2)


Filmes e Desenhos Animados para Crianças: com personagens infantis de cabelo cacheados


O post especial de dia das crianças chega um pouquinho atrasado mas está no ar.

A lista do ano passado foi com livros infantis com personagens cacheados e este ano vamos mudar de mídia.

A lista de hoje conta com 7 filmes (ou desenhos animados) com personagens infantis cacheados antigos e recentes para assistir com crianças - ou para matar a saudade da infância, quem nunca?

No final deste post ainda falaremos de um ponto que dificulta a produção de personagens cacheadas em desenhos animados para crianças.

Os personagens cacheados que conheceremos hoje são dos seguintes seriados animados e filmes infantis: Moana, Hotel Transilvânia 2, Doutora de Brinquedos, Luluzinha, Caverna do Dragão, As Aventuras de Tip e Oh e Annie.




Moana - Um Mar de Aventuras


Quando o filme Moana - Um Mar de Aventuras foi anunciado, houve verdadeira comoção em relação à nova princesa da Disney. Moana fugia de uma série de estereótipos e mostrava uma preocupação da gigante do cinema infantil em atualizar suas princesas tanto esteticamente quanto em comportamento. Graças a esse posicionamento podemos conhecer Moana, uma personagem infantil de cabelos cacheados, uma princesa, em busca de uma relíquia sagrada e seu lugar como mulher e chefe de seu povo.

Moana é a nova princesa da Disney. Falamos do cabelo cacheado dela neste post.

Fime Infantil - Personagem Cacheada Princesa Moana no desenho animado Moana - Um mar de aventuras


Hotel Transilvânia 2


Sequência do filme infantil cheio de monstros, Hotel Transylvania 2 tem um persoangem infantil masculino. O neto do Conde Drácula - Dennis - é o personagem de cabelos cacheados e ruivos da capa. A história gira em torno do avô tentando treinar o neto (que é filho de uma vampira com um humano) para se tornar um monstro como ele.

Hotel Transilvânia 2 - Animação com personagem Cacheado -  Dennis (menino de cabelo cacheado)



Doutora de Brinquedos


Doutora de Brinquedos é uma das séries animadas da Disney. Filha de uma médica, a Doutora de brinquedos descobre - ao fingir ser a médica de seus bonecos e pelúcias - que os objetos inanimados ganham vida e ela passa a ajudá-los a sentirem melhores. Temos especial carinho pelo 18º episódio da 2º temporada - onde a Doutora ajuda uma personagem de cabelo cacheado a se sentir bem com seu cabelo natural usando sua própria experiência com o cabelo cacheado.

Para falar de cabelos naturais com adultos tem o filme Felicidade por um Fio na Netflix. Leia a Resenha Crítica que escrevemos com a Mille aqui.

Doutora de Brinquedos - Protagonista Cacheada de desenho animado


Luluzinha


Um momento nostalgia para muitos, os cachos de Luluzinha não poderiam ficar de fora desta lista. A personagem infantil cacheada - criada nos Estados Unidos em 1935 sofreu 4 grandes transformações gráficas desde as primeiras tirinhas - mas sempre manteve o icônico penteado cacheado. Antes dos desenhos animados já era bastante famosa em função das histórias em quadrinhos, cujas histórias giram em torno da menina esperta e levada que se mete em mil e uma aventuras.

Luluzinha - Desenho Animado com Personagem Cacheada



Caverna do dragão


Outro momento para olhar com carinho para o passado: Caverna do Dragão. O desenho - baseado em um jogo de RPG - Dungeons and Dragons) tem Diana entre os protagonistas: uma personagem cacheada que tem grandes habilidades como acrobata e recebeu como arma do poder um bastão inquebrável. A história gira em torno de um grupo de adolescentes que foram transportados para um reino mágico e estão a procura do caminho de volta para casa.

Caverna do dragão - Lembra da personagem Cacheada - Diana, a acrobata


Nossa Casa: As aventuras de Tip e Oh


Em uma edição anterior de filmes com personagens cacheados, falamos de Tip, a protagonista do longa metragem Cada um na sua Casa. O desenho ganhou uma série animada e você pode conferir mais histórias dela com o simpático extraterrestre Oh em Nossa Casa: As Aventuras de Tip e Oh. Nesta série animada temos a chance de conhecer o cotidiano de Tip e as trapalhadas de Oh tentando se adaptar à Terra.

As aventuras de Tip e Oh - Desenho animado com personagem cacheada



Annie (2014)


A releitura de um clássico da Broadway já havia sido filme em duas versões anteriores. A novidade na versão de 2014 é a recontextualização da história, a órfã Annie quase é atropelada, sendo salva por um homem que está concorrendo à prefeitura da cidade. A notícia do salvamento da garotinha viraliza e, para ajudar na campanha, Annie passa a viver na mansão do candidato.

Versão de 2014 de Annie traz a personagem com os cabelos cacheados


Personagens Infantis Cacheadas: Um motivo técnico para a baixa representação


Entre as possibilidades de filmes, os desenhos animados costumam ser os favoritos durante uma grande parte da infância.

É estranho olhar para os desenhos "clássicos" (como os das primeiras décadas da Disney) e praticamente não ver personagens de cabelos cacheados.

Além das questões já bastante discutidas de clichês raciais e baixa representatividade de personagens fora de certos padrões nas primeiras décadas do cinema, há mais um problema para o surgimento de personagens de cabelos cacheados em desenhos animados antes da era digital:  a dificuldade de "animar" (dar movimento) às madeixas.

Tentar emular o movimento natural dos cabelos na animação tradicional (desenhando-se a mão) é quase impossível.



Por mais que tenhamos a lembrança de cabelos esvoaçantes de Pocahontas ou o movimento dos cabelos da Pequena Sereia, ao revisitar esses clássicos nos dias de hoje, nos damos conta de que seus cabelos (mesmo sendo lisos), mais parecem uma massa colorida - possuem pouca (ou nenhuma) textura.

Tudo isso mudou muitos anos mais tarde com a inserção de técnicas super avançadas de computação gráfica que permitiram a criação de animações individuais para cada fio de cabelo, possibilitando a criação de texturas mais próximas das reais.

O resultado é que temos hoje - felizmente - uma gama mais diversa de personagens nas telas das animações, com personagens infantis cacheadas espalhadas em diversos filmes, séries e desenhos animados.

Lembra de mais algum personagem de cabelo cacheado em filmes ou desenhos animados para crianças? Deixe sua sugestão aqui nos comentários!


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé: