sábado, 29 de dezembro de 2018

Shampoo Seda tem Sulfato? Tem Sal?

Shampoo Seda tem Sulfato - Shampoo Seda tem Sal - Descubra neste post

A pergunta continua no ar: Shampoo Seda tem sulfato?


É só dar um pulinho dos grupos de Facebook sobre as técnicas No Poo e Low Poo para se deparar com alguém perguntando "Shampoo Seda tem sulfato?".

Grupos de Whatsapp não ficam para trás, é só ir rolando a conversa que você tropeça mais uma vez na pergunta "Shampoo Seda tem sulfato?"

No Google você digita Shampoo Seda e a ferramente sugere "Shampoo Seda tem Sulfato".

Aparentemente, a pergunta está consumindo muita gente, porque até no direct do Instagram ou no inbox da fanpage do Cabeleira em Pé no Facebook a pergunta pipoca.

Hoje a gente vai responder essa pergunta e ainda - de brinde - vai responder outra pergunta comum a respeito dos shampoos da marca: "Shampoo Seda tem Sal?".

Mas, é sério... conta pra gente Cabelê: Shampoo Seda tem sulfato?



O que é shampoo sem sulfato?


Shampoos sem sulfato são higienizadores com surfactantes (geralmente) mais suaves do que os usados em shampoos tradicionais.

Surfactante é um dos termos usados para se referir às substâncias que limpam - é semelhante à palavra "detergente".

A maioria dos shampoos disponíveis no mercado brasileiro tem como principais detergentes o Sodium Laureth Sulfate ou o Sodium Lauryl Sulfate.

Descubra A verdade assustadora sobre o pH de shampoos no Brasil.

Eles são surfactantes que limpam muito bem e em pouca concentração - um pouquinho deste surfactante é suficiente para entregar um cabelo super-limpo - e por isso acabam sendo a primeira alternativa de escolha da indústria: os sulfatos cumprem a principal função do shampoo (limpeza), sem custar caro.

Mas - muitas vezes - essa limpeza deixa a desejar na aparência e sensorial dos cabelos após o uso do shampoo. Quem nunca usou um shampoo esperando um brilho e maciez de seda e ficou com o cabelo enozado, rígido, áspero, embolado...?

Você sabia que Nem todo Shampoo sem Sulfato é Liberado para Low Poo? Entenda neste link e evite comprar gato por lebre.

Shampoos sem sulfato costumam ser mais suaves pois contam com detergentes mais gentis. São produtos que podem ser mais caros em função de haver necessidade de uma concentração maior de surfactantes para atingir uma limpeza eficiente.

O crescimento dos shampoos sem sulfato no mercado brasileiro tem como principal impulsionador o movimento Low Poo, que deixa de lado o uso de shampoos com surfactantes agressivos como o Sodium Laureth Sulfate e o Sodium Lauryl Sulfate (apelidados de 'sulfatos') em busca de shampoos mais suaves.



Shampoo Seda tem Sulfato?


A pergunta "Shampoo Seda tem Sulfato" tem resposta dupla:

  1. Sim. Várias apresentações do Shampoo Seda tem Sulfato.
  2. Em 2018 a Seda lançou uma versão liberada para Low Poo. Por isso o Seda Boom Liberado não tem sulfato.
Apesar da maioria das versões de Shampoos da Seda terem sulfato, existe uma alternativa com surfactantes suaves para quem evita usar os detergentes tradicionalmente usados em outras linhas de Shampoo da Seda.

O Shampoo Seda Boom Liberado, lançado em 2018, é (atualmente) a alternativa de Shampoo da Seda sem Sulfato. Falaremos mais dele no final deste post.


E o sal? Por que vemos tantas mensagens de 'Shampoo Sem Sal'?


O sal de cozinha, chamado também de Cloreto de Sódio (Sodium Chloride) é bastante utilizado em formulações de shampoos para dar aquela textura viscosa que a maioria das pessoas ama.¹

Shampoo sem sal pode ter uma textura mais aguada, mas a indústria tem - hoje - uma série de substitutos para espessamento dos shampoos que dispensam o uso de sal.

Mas por que existe interesse em shampoo sem sal?

Existem evidências¹ que sugerem que produtos espessados com sal podem aumentar danos preexistentes dos cabelos coloridos por processos oxidativos de 20 volumes.


Mechas que passaram por colorações com oxidante de 20 volumes e lavadas com 2 shampoos de fórmulas idênticas mas com espessantes diferentes (em um caso com sal e outro com Hydroxyethylcellulose) mostram diferenças de danos após 5 ciclos de lavagem de 2 minutos cada.

Ao final do processo, a mecha lavada com Shampoo com sal tinha danos maiores que na mecha de controle (que não foi submetida a nenhuma lavagem).¹

A mecha higienizada com Shampoo sem sal apresentava pouca ou nenhuma alteração da morfologia da cutícula (a parte externa do cabelo).¹

Entretanto, cabelos virgens e cabelos descoloridos com oxidantes de 30 volumes não tiveram diferenças entre os shampoos.

Cabelos 'virgens' mantiveram bom estado após a lavagem tanto em shampoos com sal quanto com Hydroxyethylcellulose

Cabelos massivamente processados (descoloridos com oxidantes de 30 volumes) tiveram danos consideráveis com ambos os shampoos (tanto com sal quanto sem sal).¹

Os estudos sobre o assunto ainda são escassos, por isso são poucas as afirmações que podemos fazer sobre o assunto.

Qual a diferença entre Shampoo sem Sulfato e Shampoo sem Sal?

Shampoo Seda tem Sal? Como identificar produtos espessados com sal?


Tivemos acesso à algumas composições de diversas versões de Shampoo da Seda (Cachos Definidos, Anticaspa, Ceramidas, Antinós, Babosa + Óleos By Rayza, etc...).

Tá... então conta logo: Shampoo da Seda tem Sal?

Mais uma vez a resposta é dupla: Tem shampoo da Seda com sal e Shampoo da Seda sem Sal.

Algumas apresentações de shampoo da Seda têm sal como parte do sistema de espessamento, enquanto as fórmulas de outros shampoos da marca são espessados com Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride - por exemplo.

Mas e agora, como vou saber se o meu shampoo da Seda tem sal ou não?

Calma, todos os shampoos da Seda tem a composição (a lista de ingredientes) transcrita em linguagem padrão internacional (chamada de INCI), é só ler a composição com calma e procurar o INCI Sodium Chloride, se ele estiver na fórmula: o shampoo tem sal.


Shampoo Seda Tem Sulfato? - O Seda Boom Liberado é livre de Sulfatos e Liberado para Low Poo.

Shampoo Seda Boom Liberado: Tem sulfato? Tem sal?


Se você está querendo confirmar informações sobre o Shampoo Seda Boom Liberado, a gente pode te ajudar.


O Cabeleira em Pé tem uma resenha completa do Shampoo Seda Boom Liberado e podemos te responder especificamente sobre este produto.



Shampoo Seda Boom Liberado tem Sulfato?


Não, o Shampoo Seda Boom Liberado foi desenvolvido para atender às expectativas das pessoas que faz Low Poo.

Por esse motivo, o sistema de surfactantes (os agentes de limpeza, lembra?) do Shampoo Seda Boom Liberado é composto por detergentes suaves como a Cocamidopropyl Betaine e o Sodium Cocoyl Glycinate.

Para deixar um sensorial ainda mais macio e desembaraçado, este shampoo da Seda conta ainda com um formador de filme que proporciona condicionamento já durante a lavagem.

Você está atrás de Shampoo Low Poo Barato? Clique aqui e confira opções baratinhas.

Shampoo Seda Boom Liberado tem sal?


Não, o Shampoo Seda Boom Liberado também não foi espessado com sal de cozinha.

O espessante utilizado neste shampoo da Seda é o Polyacrilate-33.

Este modificador de reologia é um produto desenvolvido para espessar fórmulas com baixa concentração de surfactantes.²

Em uma leitura rápida da composição deste shampoo da Seda é possível identificar a ausência da substância Sodium Chloride - a nomenclatura INCI para o sal de cozinha.


Gostou deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



__________

Referências


¹ Zanatta, G., Aguilar Netz, D. J., & Moser, D. K. (2010). AVALIAÇÃO DA INTEGRIDADE DO FIO DE CABELO COM A UTILIZAÇÃO DE XAMPU ESPESSADO COM CLORETO DE SÓDIO OU COM HIDROXIETILCELULOSE. Florianópolis. Retrieved from http://siaibib01.univali.br/pdf/Giulia Zanatta e Thamires Onofre.pdf
² Adamy, M., Leron, A.-F., Phan, C., & Hervé, P. (2013). Polyacrylate-33 for Thickening and Suspending in Low Surfactant Cleansers. Cosmetics and Toiletries Magazine. Retrieved from https://www.cosmeticsandtoiletries.com/formulating/function/aids/premium-Polyacrylate-33-for-Thickening-and-Suspending-in-Low-Surfactant-Cleansers--224621121.html