terça-feira, 23 de abril de 2019

Resenha Shampoo Ondulados Lola INC - Lola Cosmetics

Shampoo Ondulados Lola INC - Resenha
Shampoo Ondulados Lola INC - Lola - Recebido da loja Dermabox

Shampoo Ondulados Lola INC - Resenha do jeito que você gosta




Ondulada também tem shampoo sem sulfato, suave, cheiroso, cheio de ingredientes com tecnologia de ponta associados à ingredientes milenares como infusões e extratos naturais?

Na Lola Cosmetics, tem! Mais especificamente na linha Ondulados Lola INC. Olha só!

Recebemos (junto com muito carinho e amor) da Dermabox Cosméticos, a linha completinha para cabelos ondulados da Lola, e estamos resenhando aos poucos cada um dos produtos para você.

Hoje é dia de sabermos mais sobre o shampoo da linha Ondulados Lola INC.

Mas Cabelê o que vai ter nessa resenha? Dessa vez a gente vai mostrar os pontos da resenha em tópicos, pra ficar ainda mais fácil de ver:

  1. pH,
  2. embalagem
  3. adequação à técnica Low Poo e ao veganismo,
  4. quais ingredientes fazem parte da composição e para que servem
  5. modo de usar,
  6. resultado,
  7. onde encontrar para comprar

Gostou? Então continua rolando que a gente vai te explicar cada um desses pontos nessa resenha.


Shampoo Sem Sulfato Lola - Ondulados Lola INC - Resenha

pH: 3,5 - 5


De acordo com a Lola - os produtos da marca são desenvolvidos em uma faixa de pH que varia de 3,5 até 5.

Intervalos de pH ácidos (como este do Shampoo Ondulados Lola INC), costumam ter impacto positivo sobre os fios.¹

Quando o cabelo é colocado embaixo d'água, ele absorve esse líquido e vai inchando, dependendo do estado de porosidade do fio ele pode inchar demais. provocando danos ao fio, pHs acídicos ajudam a prevenir esse inchaço excessivo.¹, ²

Em relação à aparência, fios mais brilhantes também podem ter a ver com produtos cujo pH é mais baixinho

Descubra alguns Mitos sobre o pH dos Shampoos.

Produto vegano liberado para Low Poo em novembro/2018


A Lola é uma marca 100% brasileira e orgulhosamente vegana.

Assim como os demais produtos da marca, o shampoo da linha Ondulados Lola INC não possui ingredientes de origem animal e seus produtos são livres de qualquer crueldade animal, incluindo testes em animais.

Na técnica Low Poo, shampoos tradicionais são trocados por alternativas sem surfactantes sulfatados e sem outros detergentes agressivos semelhantes aos sulfatos.

O shampoo Ondulados Lola INC é liberado para Low Poo pois seu conjunto de detergentes é suave e sua fórmula não conta com quaisquer ingredientes evitados por quem faz Low Poo.




Embalagem


Já faz um tempinho que as embalagens da Lola estão sendo liberadas com selo EuReciclo no rótulo. Para quem não sabe, isso significa que a marca investe para retirar do meio ambiente a mesma quantidade de plástico que produz, bacana, né?

A embalagem do Shampoo Ondulados Lola INC segue o padrão para shampoos da marca.

O conteúdo é embalado em um frasco que lembra uma garrafa retangular. A tampa é de rosca, por isso gente desastrada (olha o mea culpa) precisa ficar de olho pra não perder.

O plástico da garrafinha é fosco, branco e flexível, a tampa de plástico duro, é azul.

Para alegria das onduladas o shampoo Ondulados Lola INC tem 500ml.

Ondulados Lola INC - Liberado para Low Poo - Shampoo Vegano da Lola

Qual a diferença entre Shampoo sem Sulfato e Shampoo sem Sal?

Composição Ondulados Lola INC - Creme para Pentear Texturizador


Uma característica que admiramos na Lola é o quanto a marca fica de olho nas novidades de insumos no mercado, e isso é bastante visível na formulação dos shampoos da marca. Vamos tentar explicar isso melhor.

Enquanto diversas marcas usam a mesma base para shampoos de linhas diferentes - por "base" entenda-se uma mistura pré-pronta de detergentes - a Lola tenta trazer uma experiência nova a cada shampoo fabricado.

Por um momento, achamos que a nova proposta da Lola (com ingredientes mais naturais e fórmulas congruentes com exigências de certificadoras internacionais) prejudicaria esse espírito inovador-tecnológico por limitar a escolha de ingredientes, mas - pelo menos por enquanto - não é o que se percebe.



A formulação do Shampoo Ondulados Lola INC tem diferenças visíveis com outros shampoos lançados recentemente pela Lola.

Na fórmula desse shampoo, o principal surfactante é o Disodium Laureth Sulfosuccinate - conhecido por ser uma alternativa suave de limpeza com baixo potencial alérgeno (usada inclusive em formulações infantis⁴). A detergência - entretanto - não deixa a desejar, sendo usado inclusive em fórmulas para cabelos oleosos.³

Os surfactantes secundários escolhidos pela Lola para a fórmula do Shampoo Ondulados Lola INC são a Cocamidopropyl Betaine (um surfactante anfótero, suave e com potencial condicionante³), e o Coco Glucoside,  que é não-iônico. Essa característica costuma identificar que um detergente é mais gentil.³ Essa característica pode - ainda - prejudicar a limpeza, o que não se observa nos poliglucosídeos (usados inclusive em formulações detox),⁴ a família da qual o Coco Glucoside faz parte.

Para ajudar a amaciar os cabelos desde a lavagem, a fórmula conta com um agente condicionante (Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride) e com ingredientes emoliente (Cetearyl Alcohol e Caprylyl, Glycol).

O polímero condicionante usado na fórmula do Shampoo Ondulados Lola INC tem boa afinidade com os fios, ajuda a desembaraçá-los e facilitar o uso do pente ou escova. Os emolientes oferecem sensorial macio e superfície mais escorregadia.


Para oferecer aquela parte que todo mundo adora, de ingredientes botânicos, a Lola enriqueceu todos os produtos da linha Ondulados Lola INC com extratos de linhaça e calêndula e o hidrolato de gengibre.

Já falamos da Algin na resenha do Texturizador da linha, mas vale relembrar aqui: trata-se de um emulsificante, usado para manter as fases oleosa e aquosa misturadas, podendo ajudar nessa etapa de limpeza oferecida pelo shampoo. O ingrediente também é de origem vegetal sendo fabricada a partir de algas marinhas.

A composição completa do Shampoo Ondulados Lola INC será transcrita abaixo.

A fragrância, conservantes e outros ingredientes que não tem impacto na aparência dos fios, ficam riscados (assim), mas nem precisamos explicar o quanto eles são indispensáveis para as fórmulas, não é mesmo?

Importante frisar também que a transcrição não é literal por omitir os entrefixos (and) de insumos vendidos em emulsões/soluções.

Algumas das descrições dos ingredientes contam com links, clicando neles você descobre mais sobre determinadas classes de substâncias.



Ingredientes Shampoo Ondulados Lola INC - Finalizador para Cabelo Ondulado


Ingredientes da Composição do Shampoo Ondulados Lola INC - vegano e cruelty free
Aqua: Água.

Disodium Laureth Sulfosuccinate: Surfactante aniônico. Cauda de 24 carbonos.

Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.

Water: Água.

Linum Usitatissimum (Linseed) Seed Extract: Extrato de linhaça.

Algin: Emulsificante.

Zingiber Officinalis Water: Hidrolato de gengibre.

Calendula Officinalis Flower Extract: Extrato de calêndula.

Cocamidopropyl Betaine: Surfactante anfótero. Cauda com 19 carbonos.

Coco-Glucoside: Surfactante não-iônico. Cauda com 16 carbonos.

Glyceryl Oleate: Emulsificante.

Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride:  Agente CondicionanteSurfactante Catiônico. Antiestático.

Phenoxyethanol: Fragrância. Conservante.

Caprylyl GlycolEmoliente.

Fragrance/Parfum: Fragrância.

Olha isso! Tem Clássicos de Lolete voltando ao Mercado: Máscara Sambalanço, Máscara Escandalosa e Pudding Curly Wurly.

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


A textura do Shampoo da linha Ondulados Lola INC tem aquela viscosidade bonita que vários shampoos da Lola têm, sabe quando você vai aplicar o shampoo na mão e ele forma aquele fio fininho até se romper? É essa a textura do Ondulados Lola INC.

A cor é translúcida, branca e brilhante. A espuma é branquinha e - principalmente se aplicada duas vezes - elástica e cremosa.

O cheirinho é quente e adocicado.


Como usar o Shampoo Ondulados Lola INC


A gente já falou várias vezes, mas não custa repetir: a ação do shampoo é direcionada em especial para o couro cabeludo, por isso, lembre de aplicar em especial nesta região.

Sem nenhum segredo, a Lola indica o uso no couro cabeludo molhado, em pequena quantidade, com massagem suave e enxágue.

Se houver necessidade, indica-se a repetição da aplicação.


Resultado Ondulados Lola INC - Shampoo (antes e depois)





Segura esse antes e depois do Shampoo Ondulados Lola INC.

Na foto do antes, pode se perceber que a oleosidade dos fios dá uma achatada na raiz que fica com aparência suja e se volume.

O shampoo Ondulados Lola INC limpa de forma eficaz (não houve necessidade de repetir), não embaraça e não deixa sensação áspera nos fios.

O cheiro contribui para essa sensação de limpeza, e depois de secos os fios ficam soltinhos e a raiz perde aquela aparência achatada.

Você sabia que Nem todo Shampoo sem Sulfato é Liberado para Low Poo? Entenda neste link e evite comprar gato por lebre.

Onde comprar a linha Ondulados Lola INC - Incluindo o Creme Texturizador


Shampoo Ondulados Lola INC Preço e Onde Coprar
Se você não conhece a Lola, a marca é vendida nas lojas da marca e em grandes lojas especializadas.

Dermabox Cosméticos - que é parceria do Cabeleira em Pé há anos - é uma dessas lojas e a mlehor parte é que comprando na Derma, você recebe sua encomenda pelo correio - ou seja - no conforto da sua casa.

A loja ainda tem uma política de mimos e brindes, ou seja, você sempre ganha um presentinho junto com as suas compras (e raramente é surpresa viu? Já no carrinho você descobre o que vai ganhar, que amor né?)

Na caixinha abaixo tem os links dos produtos da linha Ondulados Lola INC lá na Derma, não deixa de coferir.



__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Cornwell, P. A. (2017). A review of shampoo surfactant technology: Consumer benefits, raw materials and recent developments. International Journal of Cosmetic Science, 16–30. https://doi.org/10.1111/ics.12439