terça-feira, 28 de março de 2017

O Mito do Anfótero: tira ou não os silicones do cabelo?

Compartilhe:

Anfótero limpa mesmo os silicones do Cabelo?


Fala-se muito do anfótero como agente "mágico" na higienização dos cabelos.

Seria ele mesmo o todo poderoso ou apenas um embusteiro?

Quem acompanha o Cabeleira em Pé há mais tempo sabe que focamos grandes esforços na relativização de verdades absolutas espalhadas pela internet. Não haveria de ser diferente neste post.

Temos uma série de postagens abordando alguns mitos bastante comuns, vale a pena conferir:

Vamos discutir abaixo um pouco sobre o uso de silicones e a capacidade (ou não) de limpeza que os anfóteros têm sobre eles.

O que são anfóteros?


De forma resumida e simplificada, anfóteros são surfactantes (uma especie de "detergente") usados na indústria cosmética. São conhecidos principalmente em função da sua suavidade.

Seu uso normalmente é associado à outras classes de surfactantes pois os anfóteros (também chamados de surfactantes zwitteriônicos) não costumam espumar em abundância.

Estas substâncias ficaram bastante conhecidas entre as pessoas que praticam No Poo e Low Poo em função de se tratar de um surfactante liberado em shampoos para Low Poo e em condicionadores usados para cowash (liberados inclusive para No Poo).

Confira esta Lista de condicionadores limpantes com anfótero na sua composição.

Anfótero retira o silicone dos cabelos?


Quem aí já imagina qual a resposta para esta pergunta? Acertou quem arriscou na resposta padrão do Cabeleira em Pé: "depende".

Os surfactantes anfotéricos são capazes de limpar silicones insolúveis dos fios como os "detergentes" contidos em um shampoo, isso é verdade.

Mas para que isso aconteça, essa guerra entre silicones e anfótero precisa ser justa, você não concorda?


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Anfótero limpa silicones, mas quanto?


Para explicar isso melhor, vamos usar um exemplo hipotético.

Digamos que sua rotina capilar é assim: você faz cowash, usa uma máscara com silicone, depois condiciona o cabelo com um condicionador com silicone, usa um creme para pentear com silicone, um oleozinho siliconado para "colar" as pontas duplas, no day after usa aquele spray com silicone e aquela pomada com silicone para arrumar os arrepiadinhos. Ufa!

Depois dessa overdose de silicone, você acha que qualquer concentração de anfótero vai ser suficiente para deixar seu cabelo livre da "película" que pode ter se formado sobre os seus cabelos?

Será que a quantidade de anfótero em um condicionador, do tipo cowash, é suficiente para retirar qualquer quantidade de silicones ligados às hastes capilares?

A depender do tipo de cabelo e do tipo de formulação dos produtos do exemplo acima, a concentração de anfótero no cowash para limpeza completa daqueles silicones deverá ser tão alta que nos  arriscaríamos a dizer que seu condicionador já não é mais um condicionador e sim um shampoo enrustido.

Tudo depende da formulação. Um cowash com anfótero não é passe livre para usar e abusar dos silicones.


Essa imagem é do nosso Nosso perfil no Instagram. Segue a gente e nadinha do nosso conteúdo! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!

Para que serve o anfótero, então?


Posso ou não posso fazer No Poo e usar silicones se meu cowash tem anfótero
Nos shampoos, a quantidade deste surfactante costuma ser alta. Essa alta concentração aliada a outras particularidades da fórmula (como pH, coadjuvantes de limpeza...), faz com que o produto final seja eficiente na limpeza de silicones em maiores quantidades.

No caso dos condicionadores cowash, a concentração de anfótero auxilia a melhor solubilização dos óleos naturais do do couro cabeludo, auxiliando a limpeza destas gorduras naturais. Isso não significa - necessariamente - que o produto seja capaz de retirar 100% dos silicones incrustados nos fios.

Gostaríamos de frisar que a maioria destes condicionadores consegue retirar uma parcela de silicones, mas isso é difícil de ser mensurado na prática.

Você conhece o termo Build up? É o termo usado para se referir ao acúmulo de resíduos no cabelo. Falamos dele aqui neste link. Clique!

Por esse motivo - se você usa produtos com silicones - não aconselhamos a substituição do shampoo exclusivamente pelo condicionador com anfótero.

Quem usa produtos siliconados com frequência deve (pelo menos por precaução) usar shampoo com regularidade.

Qual a diferença entre 'Shampoo sem Sulfato' e 'Shampoo sem Sal'?

Concentração de anfótero e silicones


Ai Cabelê que bobagem...

Não é bobagem, não. Pensa com a gente: A concentração de anfótero no seu condicionador pode não ser suficiente para uma limpeza adequada e completa de determinados silicones que você está usando.

Qual seria a consequência direta disso? Se desenvolveria um ciclo vicioso onde a quantidade destes silicones depositados é maior do que a capacidade de limpeza do anfótero contido na fórmula do cowash.

A cada lavagem se acumulará um pouco mais de silicone. Isso acaba deixando os cabelos opacos e dificultando a hidratação dos fios.

Sabe aquela máscara que você acha que seu cabelo está "acostumado", o problema pode ser acúmulo de resíduos que dificultam a absorção dos ativos. Descubra mais sobre este e outros oito motivos pelos quais um produto deixa de fazer efeito no seu cabelo. Clique neste link.

Posso fazer No Poo e usar silicones se meu cowash tem anfótero?


Não é uma boa ideia excluir completamente o uso de shampoo se você usa produtos com silicones insolúveis.

Se sua rotina sempre inclui produto(s) com silicones insolúveis, use shampoo com regularidade.

Outra possibilidade é, por exemplo: Você usa todos os produtos da mesma linha. Esta esta linha tem um  cowash com anfótero. Alguns produtos nesta mesma linha tem silicones.

No caso acima sugeriríamos uma consulta ao SAC da empresa que fabrica a linha para verificar se é seguro lavar os cabelos apenas o cowash ao usar os produtos siliconados da linha ou se é necessário alterná-lo com um shampoo. Pois - neste caso - o cowash pode ter sido formulado pensando na completa higienização do que os outros produtos da linha deixam para trás.

Se você está querendo proteger os fios dos danos do shampoo, aposte em produtos protetores pre-shampoo, clique aqui e confira uma lista com algumas opções.

Se você usa produtos com silicones apenas eventualmente, tente seguir um fluxo onde a etapa de limpeza atual forneça as ferramentas adequadas para a limpeza dos resíduos usados na etapa anterior, conforme o fluxograma abaixo.

Como lavar os cabelos com anfótero

Esse Fluxograma pode ser encontrado na nossa pasta de tabelas e infográficos no Pinterest: Siga a gete também por lá!


Se você utiliza produtos com silicones com frequência, não aposte exclusivamente na limpeza do condicionador com anfótero.

O mercado oferece uma série de shampoos sem surfactantes agressivos capazes de retirar os silicones dos fios.

Confira nesse link todos os conteúdos relacionados aos Shampoos Sem Sulfato aqui no Cabeleira em Pé.

Qual a conclusão sobre o anfótero?


Anfótero retira o silicone dos cabelos ou não - Para que serve o anfótero


O anfótero é uma adição fantástica às rotinas que evitam surfactantes agressivos e incorporam o cowash como método de higienização do couro cabeludo.

No final das contas, como o mundo é permeado de uma infinidade de tons de cinza entre o branco e o preto, ele não é nem o "todo poderoso", nem um "embusteiro".

Em formulações para cowash os surfactantes anfotéricos são ótimos para limpeza extra dos óleos naturais do couro cabeludo.

Cabelos oleosos? Que tal contornar o efeito rebote com estes tônicos antioleosidade liberados para No Poo e Low Poo?

Eles não deixam de ser uma alternativa para limpeza dos silicones ligados aos fios de cabelo, desde que usados na proporção e formulação corretas - como nos casos de muitos shampoos sem sulfato.

Está achando que aquela colega de No Poo está abusando dos silicones sem usar shampoo? Manda uma indireta pra ela! Compartilhe este texto na sua rede social favorita usando os botões abaixo (se você nos acessa pela versão mobile) ou à esquerda da tela (se você está visualizando a versão desktop). Faça sua boa ação do dia corrigindo o engano da coleguinha.


Fique por dentro todas as novidades do nosso blog assinando a nossa newsletter! Preencha o campo abaixo, clique em "Quero me inscrever!" e siga as instruções da página que será aberta. Não esqueça de confirmar a inscrição clicando no link enviado para o seu endereço eletrônico (verifique também a sua caixa de spam).


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...