quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Livros Infantis: Crespos, Cacheados e Ondulados em livrinhos para crianças

lista de livros com personagens de cabelos enrolados (crespos, cacheados e ondulados)

5 Livros para crianças com protagonistas de cabelos Enrolados


Em um vídeo² publicado em 2016 pela plataforma TEDx Talks conhecemos a escritora de livros infantis ásio-americana Grace Lin.

Nesta palestra de pouco mais de 10 minutos a autora fala sobre como os livros para crianças podem ser janelas, e como eles podem ser espelhos.

Um livro infantil é uma janela quando mostra às crianças algo diferente daquilo que Bronfenbrenner entende por Microssistema (família, vizinhança, escolinha...)¹.

Mas o mágico a respeito de janelas é que, se as condições de luz ajudarem, é possível ver no vidro também o seu próprio reflexo.

Dessa forma, a janela torna-se também uma fonte de identificação, um espelho.

Janela e espelho: duas belas características para se buscar ao procurar livros para filhos, sobrinhos, netos e alunos.

Os livros escolhidos para marcar o dia das crianças aqui no Cabeleira em Pé são: Os Cabelos de Sara, O mundo no Black Power de Tayó, Cabelo Ruim é o que?, As descobertas de Sara e As cores de Mateus.

Leia a seguir um pouquinho a respeito de cada um destes livros infantis.


Os Cabelos de Sara - Gisele Gama Andrade


Sara tem uma coleção de livros ilustrados por Ronaldo Santana. Os Cabelos de Sara é - provavelmente - um dos livros da coleção Sara e Sua Turma que mais aborda a questão dos cabelos cacheados. Neste livro os comentários e brincadeiras a respeito dos seus cachos fazem Sara ficar chateada. Com ajuda dos adultos a situação de Sara serve de exemplo para que todos aprendam lições sobre este tipo de brincadeira.

Livro infantil com cacheada Os Cabelos de Sara - Gisele Gama Andrade


O Mundo no Black Power de Tayó - Kiusam de Oliveira


Com ilustrações magníficas de Taísa Borges, O mundo no Black Power de Tayó é um livro sobre Tayó: sua beleza, sua personalidade vibrante e seu enorme cabelo crespo. Mas esta não é apenas sobre o black power de Tayó, é também sobre o mundo que Tayó carrega nos seus cabelos: a herança de seus ancestrais.

Cabelo crespo livrinho para Criança O Mundo no Black Power de Tayó - Kiusam de Oliveira


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Cabelo Bom é o que? - Rodrigo Goecks


De autoria de um dos sócios da empresa de cosméticos Yenzah, Cabelo Bom é o que? traz em seus versos um questionamento bem profundo sobre os cabelos enrolados. Se dizem que este tipo de cabelo é ruim: Cabelo bom é o que? Como o próprio livro resume já nas primeiras linhas "Cabelo bom é o que nasce, cresce e cai. Nasce de novo e por aí vai...".

Cabelo Cacheado livro infantil Cabelo bom é o que - Rodrigo Goecks

As Descobertas de Sara - Vanessa Hellmann Borba


Quem conhece as tirinhas 'Desventuras de uma Cacheada' reconhecerá as ilustrações do livro As descobertas de Sara, já que a ilustradora das tirinhas e do livro é a mesma: Ster S. Nascimento. Sara não gosta do volume dos seus cabelos, por isso usa ele sempre preso e bem apertadinho, ela se sente diferente das outras meninas que vivem aparecendo com penteados diferentes na escola. Embarque com Sara nesta aventura de aceitação e autodescoberta.

Livrinho infantil personagem de cabelo enrolado As Descobertas de Sara - Vanessa Hellmann Borba

As Cores de Mateus - Marisa López Soria


Livros infantis com meninos cacheados como protagonistas não parecem ser muito comuns. A autora de As cores de Mateus é portuguesa e o acesso a este livrinho pode não ser tão fácil quanto os outros desta lista. A obra ressalta as características de Mateus, situações de bullying na escola, adoção e famílias multiétnicas. As ilustrações são de Katarzyna Rogowicz

Livro infantil sobre adoção, família multietnicas personagem menino negro e cacheado - As Cores de Mateus - Marisa López Soria

Janelas e Espelhos: Livros Infantis e Cabelos Cacheados, Ondulados e Crespos


Como saber se um livro infantil é uma janela ou um espelho?

Felizmente estas características não são estáticas ou excludentes.

Um livro pode ser uma janela para uma criança e um espelho para outra.

Alguns livros inclusive podem funcionar - para algumas crianças - como espelhos e janelas ao mesmo tempo.

Ambas as categorias são importantes, pois os espelhos ajudam na construção da auto-estima e identidade da criança, e as janelas auxiliam o desenvolvimento da empatia.

Pensando nisso, lembre-se que livros infantis com princesas negras e crespas, meninos de cabelos cacheados, meninas de cabelos ruivos e ondulados não são somente espelhos.

Usando o exemplo dos livros da Grace Lin: Seus filhos não precisam ser asiáticos para lerem as histórias dela, os livros da autora podem ser janelas para crianças ocidentais - ajudando-as a entenderem questões inerentes às culturas orientais.

Da mesma forma, livros sobre crianças cacheadas, crespas e onduladas podem ser espelhos para crianças iguais aos protagonistas destes livros e janelas para crianças diferentes das gravuras destas histórias infantis.


__________

Referências


¹ Alves, Paola Biasoli. (1997). A ecologia do desenvolvimento humano: experimentos naturais e planejados. Psicologia: Reflexão e Crítica, 10(2), 369-373

² Vídeo da  Grace Lin (em inglês): Clique aqui.