terça-feira, 16 de maio de 2017

Filmes e programas infantis com personagens cacheados

Lista de filmes, seriados, programas de televisão e desenhos animados com personagens (às vezes protagonistas) de cabelos cacheados e crespos.

Crianças cacheadas e crespas no cinema e televisão


Filmes, desenhos animados e programas de televisão podem ser ferramentas interessantes na educação infantil, quando usadas de forma adequada.

A educação se dá em diversas instâncias sociais (não apenas no colégio) e os filmes parecem ser uma oportunidade de desenvolvimento das crianças sem esquecer que os audiovisuais são um dos principais aparatos de mídia usados em sala de aula na primeira infância. ¹

Que as crianças são ávidas consumidoras deste tipo de produto não é novidade para nenhuma mãe, pai ou qualquer profissional que esteja envolvidos no desenvolvimento infantil.

Infelizmente, os estudos sobre os artefatos culturais oferecidos aos pequeninos são poucos e só costumam ganhar destaque quando falam (especialmente de forma alarmista) de efeitos negativos que exercem sobre o desenvolvimento da criança


Os filmes, desenhos animados e seriados de TV podem ser vistos como fantasias emprestadas, usadas para estruturar devaneios que ajudam a moldar a personalidade. Não podem deixar de ser encarados - também - como estratégias de escape eventual das complicações do dia-a-dia.³

Quem está acostumado a se ver representado pode não achar grande coisa, mas para a criança que não vê seu cabelo (ou a cor da sua pele) nas telas de onde ela pode pegar emprestadas algumas fantasias é satisfatório enxergar uma representação de si mesma.

É bom perceber que a crítica pública alcançou os ouvidos de quem produz este tipo de material e que - aos poucos - os elencos de programas infantis estão se sortindo, criando um clima mais diverso no contexto da produção cultural para crianças.

Conheça também o Transi(inspira)ção, um espaço para trocarmos figurinhas inspiradoras de cabelos ondulados, cacheados e crespos:


Vamos falar um pouco dos personagens cacheados dos filmes Cada um na sua CasaValente, Fantasia (O soldadinho de Chumbo), Na sala de Julie e A Princesinha.

Clique neste link para ler a Resenha da Máscara Óleo Extraordinário Cachos da Elseve, com óleo de coco.

Cabelos Cacheados e Crespos: Lista de desenhos animados, filmes e programas infantis


Cada um na sua casa (Tip)


Tip de 'Cada um na sua casa' filme infantil com protagonista cacheada e negra

A animação infantil 'Cada um na sua casa' conta a história de uma série de alienígenas que invadem o nosso planeta pois estão sendo perseguidos em seu planeta de origem.

A personagem cacheada neste longa-metragem é 'Tip' uma simpática menina com cabelos enrolados que se junta a um dos destes alienígenas - que é bastante atrapalhado - para viver grandes aventuras.

O desenho animado é baseado no livro The True Meaning of Smekday (sem tradução no Brasil) do autor e ilustrador Adam Rex.

É uma lição de amizade e sobretudo a respeito de encontrar semelhanças entre os diferentes, um tema bastante interessante quando estamos falando de diversidade como nesta lista.


Valente (Mérida)


Mérida é a protagonista cacheada do filme nfantil da Disney 'Valente'

'Valente' é o primeiro conto de fadas da Pixar.

A heroína 'Mérida' ostenta uma vasta cabeleira cacheada ruiva.

A história desta (anti)princesa gira em torno da insatisfação que a jovem sente ao ser obrigada a cumprir um papel predeterminado culturalmente - a donzela em busca de um príncipe.

A história é uma alegoria fantástica do empoderamento de jovens mulheres e da relação entre mãe e filha.

Seu ruivo está desbotando? Se joga nessa lista de Tonalizantes e Matizadores Vermelhos Liberados para No Poo ou Low Poo.

Princesas da Disney já apareceram antes no nosso perfil no Instagram. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!

Fantasia (O Soldadinho de Chumbo: Bailarina)


Bailarina de 'O soldadinho de chumbo' em Fantasia da Disney - Personagem de cabelo cacheado

'Fantasia' é uma coleção de pequenos contos inspirados em peças de música clássica.

É uma forma divertida de apresentar este tipo de música para as crianças.

O concerto para piano nº 2 do compositor Shostakóvich é o pano de fundo para o clássico infantil 'O Soldadinho de Chumbo' de Hans Christian Andersen

A Bailarina de Porcelana chama a atenção do soldadinho de chumbo pois ele acha que ela tem apenas uma perna como ele, mas é apenas impressão pois ele a vê pousada sobre um pé só.

A Bailarina de Porcelana é (provavelmente) a primeira personagem cacheada em um longa metragem da Disney.

Conheça a nova família de produtos profissionais para cabelos Cacheados: Linha DNA do Cacho da Salon Embelleze. Clique e conheça todos os produtos.

Na sala da Julie (Fizz e Spike)


Fizz e Spike, personagens cacheados e crespos do programa infantil 'Na sala de Julie' do Netflix

O Netflix lançou recentemente um seriado infantil com um time de peso. Em 'Na sala de Julie' a atriz Julie Andrews (de A Noviça Rebelde e Mary Poppins) interage com bonecos de Jim Henson (de Vila Sésamo e os Muppets). O seriado gira em torno do cotidiano de uma produção teatral e dá lições a respeito dos bastidores do teatro.

Há uma personagem cacheada chamada 'Fizz', uma menina doce que adora curativos coloridos. Não se pode esquecer de 'Spike', que representa os meninos. O personagem tem cabelos crespos, é muito estudioso e interessado em aprender palavras novas.

Cada capítulo conta com um convidado especial que ensina um pouco sobre alguma área do teatro. O primeiro capítulo já deixa as crianças animadas com a participação de Idina Menzel (dubladora da personagem Anna, de Frozen) falando sobre teatro musical. É divertido e instrutivo ao mesmo tempo.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



A Princesinha (Becky e Sara)


Sara e Becky, cacheada loira e crespa negra do filme infantil 'A Princesinha'

Baseado em um livro de Frances Hodgson Burnett que foca na história de Sara, uma menina nascida na Índia e que é trazida para uma escola para meninas na Inglaterra.

Neste internato, Sara - uma menina de cachos loiros - se aproxima das meninas mais excluídas, criando um vínculo especial com Becky, a menina negra de cabelos crespos cujo trabalho é explorado pela diretora do local.

Sara passa por situações complicadas e é com o auxílio de sua imaginação e o apoio da amizade com Becky que ela se mostrará resiliente.

Confira uma lista de Livros infantis com protagonistas crespas ou cacheadas.

Dicas de filmes com personagens cacheadas e crespas


Não é sempre que encontramos personagens fisicamente parecidos com as crianças que nos cercam.

Não há no mercado uma profusão de personagens cujos cabelos estejam entre as texturas cacheadas e crespas.

Aos pouquinhos vamos anotando o que enxergamos - além das dicas que vamos recebendo - para montar estas listas de filmes, livros e programas infantis com protagonistas ou personagens cacheados.

Se você quer dividir essa lista com outras pessoas que estão passando pela mesma dificuldade, não exite: use os botões de compartilhamento no rodapé (caso você esteja acessando pelo celular) ou à esquerda da sua tela (se o seu acesso é pelo computador).

Compartilhe este material e deixe sua timeline mais cacheada!

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

__________

Referências


¹ Prates, A. A. (2004). As representações de beleza transmitidas pelos filmes infantis. Artigo escrito para o Psicopedagogia Online.
² Corso, D. L. & Corso, M. (2004). Fadas no Divã. Porto Alegre: Artmed.
³ Corso, D. L. & Corso, M. (2004). A Psicanálise na Terra do Nunca. Porto Alegre: Artmed.