sábado, 12 de outubro de 2019

Histórias de Princesas Diferentes - Lista com 5 Filmes e 3 Livros

Histórias de Princesas - 5 livros e 3 filmes infantis

Conheça 8 Histórias de Princesas pouco Convencionais: 




Dia das crianças e a gente traz para as mini-cabeleiras (e porque não nós adultos que gostam de desenhos animados e livros infantis) uma lista especial com histórias de princesas.

Mas não se engane... Nessa lista, o estereótipo da donzela em perigo ficou de fora.

A gente tem uma lista de histórias de princesas sim, mas são princesas empoderadas, donas das suas histórias e protagonistas no curso dos seus destinos.

Temos alguns livros infantis com várias histórias de princesas que ousaram ser diferentes, recheadas de lições que elas podem nos ensinar.

Além dos livros também tem desenhos animados para quem adora curtir histórias de princesas na telinha.

Vamos falar de: O Casamento da Princesa, Moana, A Princesa e o Vento, Frozen 2, Príncipes e Princesas, A Pior Princesa do Mundo, A Princesa que Salvava Príncipes e Até as Princesas Soltam Pum.


O Casamento da Princesa - Celso Sisto (Livro)


Que tal apresentar às crianças uma princesa de um reino em um continente distante chamado África? Conheça história de Abena, a princesa cuja beleza ganhou tanta fama que o Fogo e a Chuva quiseram casar com ela. Esta versão é uma adaptação para crianças de Celso Sisto, feita a partir de um conto popular da África Ocidental.

O Casamento da Princesa - Celso Sisto - Livro com Histórias de Princesas



Moana - Ron Clements e John Musker (Desenho Animado)


Moana é o resultado de uma nova geração de princesas dos estúdios Disney. A princesa, buscando ajudar seu povo, embarca em uma jornada cheia de aventuras, provando que princesas não são sempre vítimas das circunstâncias. Nessa história, a princesa está no controle do leme - literal e figurativamente.

Moana - Ron Clements e John Musker - História da Princesa Moana

Representatividade é tema importante desde a infância, no Mini Cabeleira Já falamos de Moana, a princesa cacheada da Disney.

A Princesa e o Vento - Martha Rodrigues (Livro)


Tem princesa negra na lista de hoje? Tem sim! A cada dia encontramos mais histórias de princesas negras no mercado e no conto de fadas moderno de Martha Rodrigues (A Princesa e o Vento), um príncipe recorre às mais diversas ferramentas modernas (em busca de encontrar esta princesa.

A Princesa e o Vento - Martha Rodrigues - Livro Infantil com História de Princesa Negra



Frozen 2 - Jennifer Lee e Chris Buck (Desenho Animado)


A respeito da sequência da história de Elsa e Anna (da franquia Frozen), saberemos mais sobre a origem dos poderes de Elsa em uma jornada que explora o desconhecido. A relação entre as irmãs parece mais próxima do que nunca e acho que veremos muitas cenas de ação e de colaboração entre as protagonistas.

Frozen 2 - Jennifer Lee e Chris Buck


Principes e Princesas - Michel Ocelot (Desenho Animado)


Uma animação francesa, de ritmo e narrativa bastante peculiares. Como em outras animações de Michel Ocelot, explora-se a estética dos teatros de sombras para contar várias histórias de príncipes e princesas de diversos reinos diversos muito diferentes entre si.

Principes e Princesas - Michel Ocelot (Desenho Animado) - histórias de Princesas e Príncipes de países diferentes

A Pior Princesa do Mundo - Anna Kemp (Livro)


Já ouviu falar em antiheróis? Acho que no mesmo movimento podemos falar de Soninha como uma antiprincesa. Ela está cansada do que os contos de fada tem a oferecer para ela, e resolve buscar a realização dos seus sonhos em outro lugar. E sabe aquele clichê do dragão ser inimigo da princesa? Bem... aqui ele não se repete. Será que Anna Kemp acertou ao dar o título do livro 'Pior Princesa do Mundo'?

A Pior Princesa do Mundo - Anna Kemp (Livro)



A Princesa que Salvava Príncipes - Cláudia Souza (Livro)


Que tal inverter um pouco as coisas? Já pensou numa Princesa que Salvava Príncipes? A autora Cláudia Souza pensou nessa inversão e usou essa premissa para dar título e contar a história de uma princesa que enfrenta os perigos do quarto assustador da bruxa para salvar o príncipe.

A Princesa que Salvava Príncipes - Cláudia Souza (Livro Infantil)

Até as Princesas Soltam Pum - Ilan Brenman (Livro)


Um clássico das releituras de contos-de-fadas, esta história acompanha Laura e uma dúvida que está tirando o sono dela... Será que Branca de Neve, Cinderela e a Pequena Sereia soltam pum como todo mundo? Ao recorrer ao pai (e ao famoso "Livro Secreto das Princesas"), a protagonista descobre que Até as Princesas Soltam Pum.

Até as Princesas Soltam Pum - Ilan Brenman (Livro)

Histórias de Princesas, qual o valor delas?




Quem já viu uma criança encantada com um livro ou filme, seja de histórias de princesas ou de qualquer outro enredo, sabe que estas narrativas podem ser verdadeiros ímãs de atenção para as crianças.

Ouço muitos adultos dizendo "só tenho paz quando as crianças estão vendo A Galinha Pintadinha"... quem se identifica?

Filmes e livros infantis ajudam muito a distrair as crianças, mas é importante ver neles aliados para outras tarefas.

Livros e filmes infantis com histórias de princesas - por exemplo - podem ser ferramentas maravilhosas para ensinar um bocado de coisas para as crianças.

Mas, para isso acontecer da melhor maneira, é preciso que um adulto sirva de mediador, conversando sobre os temas pertinentes com as crianças.

Como exemplo, ao assistir Pocahontas pode-se falar sobre como os europeus trataram os nativos ao chegarem na América.

Em outra ocasião, quando Úrsula - a vilã de A Pequena Sereia afirma que "O homem abomina tagarelas... Garota caladinha ele adora..." pode-se aproveitar a figura do vilão para desconstruir a ideia de que as mulheres não precisam ter voz e reforçar que as mulheres tem tanto direito de falar quanto os homens.

Livros como "A Princesa Sabichona" de Babette Cole mostram que meninas podem fazer o que bem quiserem, que mesmo sendo princesas, podem encontrar sua própria forma de ser feliz.

Algumas pessoas encaram livros e filmes infantis como formas de distração, esquecendo do poder que estas histórias de princesas, cavaleiros, dragões e sereias são alegorias fantásticas que podem ser usadas como forma de criar e consolidar valores dentro de suas famílias.

Você já usou filmes, livros e histórias de princesas para ensinar algo para as crianças à sua volta?

Conte para a gente!

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente: