sábado, 24 de fevereiro de 2018

Livros Infantis para Empoderar Meninas - Lista com 8 Histórias para Crianças

Lista 8 Livros para Crianças para Empoderar meninas (Histórias Infantis)

8 Histórias Infantis para mostrar para Meninas que ser Princesa não é a única opção


As histórias infantis com princesas clássicas estão longe de serem esquecidas. Elas tem valor inegável por funcionarem por décadas como estruturas onde as crianças podem projetar e elaborar uma série de angústias.¹

Mas as novas princesas também tem sua importância, elas trazem às meninas (e meninos também, por que não?) exemplos de empoderamento.

Estas meninas e mulheres - as personagens femininas empoderadas destes livros infantis contemporâneos - contam histórias que fogem dos estereótipos das princesas de outrora, muito associadas com a conformidade, passividade e fragilidade.

Os livros infantis apresentados nesta lista estimulam e aguçam a curiosidade das crianças, ao contrário do que muitas histórias infantis fazem ao punirem com "eu não disse" personagens que se arriscam a verificarem as coisas com seus próprios narizes.²

Estes são livros para mostrar às crianças que meninas podem ser o que elas bem quiserem.

Os livros infantis que abordam o empoderamento das meninas que escolhemos para o post de hoje são: O aviso na porta de Rosie, Malala - a Menina que Queria EstudarPippi MeialongaHistórias de Ninar para Garotas Rebeldes, Por que só as Princesas se dão bemSophie - A Incrível, Clarice Lispector para Meninos e Meninas e A Princesa Sabichona.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



O aviso na Porta de Rosie - Maurice Sendak


"Se você quiser saber um segredo, bata três vezes" - este é o aviso na porta de Rosie. O convite não poderia ser mais intrigante. Sendak faz com maestria - neste livro com ilustrações próprias - o que trouxe fama às suas histórias infantis, no quintal de Rosie as crianças podem ser quem elas bem quiserem.

O aviso na Porta de Rosie - Maurice Sendak (Livro infantil menina pode ser o que quiser)


Malala, a menina que queria ir para a escola - Adriana Carranca


A história de Malala comoveu o mundo e sua trajetória foi laureada com o Nobel da Paz. Neste livro de Adriana Carranca as crianças podem conhecer um pouco da história do vale do Swat - onde a educação de meninas não é bem vista - e da menina que queria ir para escola e entrou na história por ter sobrevivido àqueles que queriam impedi-la disso. Ilustrado por Bruna Assis Brasil.



Empoderamento para meninas, Livro - Malala, a menina que queria ir para a escola - Adriana Carranca

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

Pippi Meialonga - Astrid Lindgreen


Com desenhos de Michael Chesworth, Pippi Meialonga é um clássico da literatura infantil. A personagem da escritora sueca Astrid Lindgreen é conhecida no mundo todo e já teve inúmeras adaptações para cinema e TV. A menina mora com seu cavalo e seu macaco, e sua história encanata as crianças pelas características de sua protagonista: Pippi é forte, esperta, divertida e aventureira.

Livro de aventuras para meninas - Pippi Meialonga - Astrid Lindgreen


Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes - Elena Favilli e‎ Francesca Cavallo


E se as histórias de ninar não fossem fictícias mas biografias de grande mulheres? Elena Favilli e‎ Francesca Cavallo aceitaram o desafio e compilaram 100 histórias com protagonistas femininas desde Frida Kahlo até Hillary Clinton em Histórias para Ninar para Garotas Rebeldes. Outro ponto interessante é que as ilustrações foram feitas por 60 mulheres artistas de diferentes nacionalidades.

Histórias reais de grandes mulheres para crianças - Livro Histórias de Ninar para Garotas Rebeldes - Elena Favilli e‎ Francesca Cavallo


Por Que Só As Princesas Se Dão Bem? - Thalita Rebouças


Thalita Rebouças - conhecidíssima pela histórias infanto-juvenis e estilo bem-humorado - nos apresenta à Bia, uma menina fascinada pelo mundo das princesas. Ao entrar em uma destas histórias encantadas, a menina descobre que ser princesa pode não ser tão divertido assim. As imagens ficaram sob responsabilidade de Fabiana Salomão.



Livro infantil - Por Que Só As Princesas Se Dão Bem - Thalita Rebouças - Empoderamento pata meninas


Sophie a Incrível - Lara Bergen


Sophie quer econtrar um título para ela mesma, resolveu se chamar de Sophie - A Incrível. Mas para que os outros a chamem assim ela precisa realizar algo que a faça merecer este título. Sophie tem uma coleção inteirinha de livros em que ela busca um título que mostre a todos que ela é especial.

Sophie a Incrível - Lara Bergen (Livro infantil para meninas)


Clarice Lispector para meninas e meninos - Nadia Fink


Na coleção antiprincersas temos uma representante brasileira: Clarice Lispector. Meninas e meninos podem conhecer a história desta mulher que amava tanto seu país que abriu mão de uma vida de princesa para voltar à sua terra natal. Os desenhos vieram da mente e mãos de Pitu Saá.

Livro Infantil Clarice Lispector para meninas e meninos - Nadia Fink - Biografia da escritora para crianças

Cowash: Como fazer, Como começar, Como lavar corretamente, Como Potencializar e muito +. Descubra no link.

A Princesa Sabichona - Babette Cole


Babette Cole nos apresenta uma princesa que foge aos estereótipos de delicadeza e submissão. Ao receber um ultimato de sua mãe - a rainha - a Princesa Sabichona precisa encontrar um marido. Depois de colocar os candidatos à prova, a princesa finalmente consegue o que sempre quis: viver sua vida do seu jeito ao lado de seus animais de estimação.

A Princesa Sabichona - Babette Cole (Antiprincesa - livro infantil)


O que é Empoderamento e por que ele se aplica às meninas?


Empoderamento é a tradução do termo empowerment que vem da expressão "dar poder".

Essa construção de poder perpassa aspectos externos (como as esferas social e econômica) mas também tem a ver com o mundo interno do indivíduo.

Empoderamento e informação andam lado-a-lado, pois como é que eu posso me apropriar de algo que eu não conheço?

Meninas precisam ser empoderadas em relação à infinidade de opções que elas têm na vida.

Ser menina não significa ter um destino inflexível de princesa.

Já assistiu Felicidade por um Fio na Netflix? Leia a Resenha Crítica que escrevemos com a Mille, o filme fala sobre cabelo natural e transição.

Você pode ser inventiva como Rosie (ou Alinda - a cantora do primeiro faz-de-conta do livro de Sendak), corajosa como Malala, independente como Pippi ou simplesmente incrível como Sophie.

Nada impede você de se tornar uma mulher muito inteligente como Clarice Lispector ou entrar para a história como as mulheres do livro de fábulas de ninar para garotas rebeldes.

Ser menina não significa ter que ser uma  princesa solitária como as personagens das histórias de Bia - mas você também pode escolher ficar sozinha como a Princesa Sabichona.

E se nenhum destes livros infantis for uma inspiração direta para as meninas que estão escutando estas histórias - o empoderamento ainda funciona, porque esta menina ouviu diversas histórias de mulheres que ousaram ser elas mesmas...

...e ela também pode ser o que bem quiser.


__________

Referências


¹ Bettelheim, Bruno. (1980). A Psicanálise dos Contos de Fada. Rio de Janeiro. Paz e Terra.
² Abramovich, Fanny. (1983). O Estranho Mundo que se Mostra às Crianças. São Paulo. Summus.