terça-feira, 20 de novembro de 2018

Pantenol: para que serve? – Vamos falar de Ingredientes

Compartilhe:
O que é Pantenol, é bom para o cabelo - pantenol é bom para pele - pantenol, para que serve

Vamos falar de ingredientes: O que é Pantenol?




Estamos sempre instruindo quem acompanha o Cabeleira em Pé a ficar de olho nas letrinhas miúdas das composições de cosméticos.

Mas, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estimulamos este comportamento não apenas em busca de ingredientes a serem evitados – mas sim para procurar ingredientes consonantes com o resultado que você está buscando em um produto.

Em função disso, vamos – de vez em quando – trazer postagens que falem um pouco de ingredientes comuns em cosméticos.

Hoje é dia de falar de um ingrediente amplamente utilizado em fórmulas do nosso dia-a-dia: o que é Pantenol? Pantenol é bom para o cabelo? Pantenol é bom para a pele?

Acompanhe esse post para descobrir mais sobre este ingrediente, afinal de contas: Pantenol, para que serve?

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

Pantenol é bom para pele?




A resposta curta é: sim. Mas o que o pantenol faz na pele?

O Pantenol (dexpantenol) é rapidamente absorvido pela pele, melhorando a hidratação quando aplicado de forma tópica, isso se dá em virtude da propriedade higroscópica deste ingrediente.¹

Higroscopia é a capacidade de atrair e reter água, o que comumente chamamos de ação hidratante.

Só o fator higroscópico seria suficiente para muitas pessoas afirmarem ‘pantenol é bom pra pele’, mas não é só isso.

A aplicação tópica de Pantenol faz a pele reproduzir características de uma pele hidratada mesmo em condições de desidratação – pois aumenta mobilidade de uma série de segmentos lipídicos e proteicos do estrato córneo.¹

A substância ainda ajuda a regenerar a barreira epidérmica,¹ mas não se sabe exatamente quais os mecanismos envolvidos neste processo.



O que o Pantenol faz no Cabelo?




Quando falamos em cosmética capilar falamos de dois tecidos diferentes. Falamos do couro cabeludo que é um tecido vivo, e do cabelo em si que é um tecido morto.

No couro cabeludo, todas as vantagens do pantenol para a pele são aplicáveis: hidratação e regeneração da barreira epidérmica.

Já no comprimento dos fios, o pantenol é bom para o cabelo em função da capacidade higroscópica.

Ele também é absorvido pelos fios, tem capacidade de atrair e prender água e torna o cabelo mais manuseável.²


Pantenol, para que serve?




Fica claro, depois de um pouquinho de pesquisa que o Pantenol tem dois principais atributos.

O primeiro está na sua capacidade de ser absorvido. Tanto a pele quanto os cabelos absorvem rapidamente o pantenol e o transformam  em ácido pantotênico.³

O segundo está no efeito hidratante do Pantenol. A substância tem a capacidade de atrair e prender umidade, deixando a pele e cabelos mais hidratados.

E você? O que acha desta sustância? O Pantenol é bom para o cabelo? O Pantenol é bom para pele? Conta para a gente o que você pensa a respeito deste ingrediente.


Quer receber as atualizações do Cabeleira em Pé por e-mail? Preencha o campo abaixo, clique em "Quero me inscrever!" e siga as instruções da página que será aberta. Não esqueça de confirmar a inscrição clicando no link enviado para o seu endereço eletrônico (verifique também a sua caixa de spam).



__________

Referências


¹ Proksch, E., de Bony, R., Trapp, S., & Boudon, S. (2017). Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. Journal of Dermatological Treatment, 28(8), 766–773. https://doi.org/10.1080/09546634.2017.1325310
² Boillon, C., & Wilkinson, J. (2005). The Science of hair care (2nd ed.). Boca Raton: CRC Press - Taylor & Francis Group.
³ Loden, M. (2005). The clinical benefit of moisturizers. Journal of the European Academy of Dermatology and Venereology, 19(6), 672–688. https://doi.org/10.1111/j.1468-3083.2005.01326.x