sábado, 15 de fevereiro de 2020

O que é Cetrimonium Chloride? Faz mal? É Formol?

Compartilhe:
O que é Cetrimonium Chloride - É Formol, Faz Mal, como usa no Cabelo e outras dúvidas

Cetrimonium Chloride: É Formol? Faz Mal? O que é e para que Serve no Cabelo?




Já percebeu como algumas susbtâncias insistem em aparecer nos cosméticos que usamos? Quem nunca pegou um condicionador e se perguntou: O que é Cetrimonium Chloride? Será que faz mal? E se for formol disfarçado, o que eu faço?

Para responder a todas essas perguntas, hoje, a gente vai falar deste ingrediente respondendo os questionamentos que mais recebemos quando falamos de substâncias usadas em cosméticos capilares.

Mas antes um desafio, se você topar, é claro... Dê uma olhada nas composições de pelo menos 3 produtos entre condicionadores, máscaras e cremes para pentear. Achamos que pelo menos em um deles você vai encontrar Cetrimonium Chloride. Conta aqui nos comentários se a gente acertou.

Sabendo que essa é uma substância super-comum de ser encontrada e vendo com seus próprios olhos que ela faz parte de alguns dos seus produtos, você quer saber o que é Cetrimonium Chloride?

Então segue a leitura desse material que vamos te contar tudinho a respeito dele.



O que é Cetrimonium Chloride?


O Cetrimonium Chloride é uma substância da família dos agentes condicionantes.

Estas substâncias são usadas nos cabelos para desfazer nós, facilitar o uso do pente ou da escova (tanto nos cabelos molhados quanto secos) e principalmente para reduzir a carga aniônica (negativa) deixada pelo shampoo depois que lavamos o cabelo.

Já falamos anteriormente que os agentes condicionantes podem ser classificados em algumas famílias.

O Cetrimonium Chloride é da subdivisão dos Sais Quaternários de Amônia, ingredientes presentes em muitos produtos de condicionamento e tratamento (dos mais baratinhos aos mais caros), e são substâncias estudadas há muitos anos.

Isso tudo responde à pergunta O que é Cetrimonium Chloride? Mas podemos falar ainda da ação deste tipo de ingrediente.


Cetrimonium Chloride: Cabelo desembaraçado, brilhante e 'comportado'


Agentes condicionantes servem para devolver a aparência e textura do cabelo após o uso do shampoo. Já percebeu que o frizz parece ficar incontrolável quando a gente não usa condicionador?

Isso tem a ver com a ação dos agentes condicionantes - como o Cetrimonium Chloride - pois eles diminuem a eletricidade estática e contribuem para a diminuição desse efeito nuvem

O Cetrimonium Chloride fica preso ao cabelo mesmo depois do enxágue, graças ao poder de adsorção.

Os sais quaternários de amônia são substantivos à carga dos cabelos (tem cargas diferentes, digamos assim) e se atraem, como polos opostos de um ímã grudam um no outro.²

Entenda aqui Qual a diferença entre Absorção e Adsorção.

Mas, mesmo sobrevivendo ao enxágue, o Cetrimonium Chloride não fica grudado para sempre nos fios, ao lavar os cabelos ele se desliga dos fios, precisando ser reaplicado.

Por esse motivo, algumas pessoas chamam os agentes condicionantes (erroneamente) de maquiagem capilar.

Mas a ação dos agentes condicionantes, apesar de externa e temporária, tem uma importância essencial na manutenção e prevenção dos danos capilares. O Cetrimonium Chloride e seus irmãos ajudam a preservar os fios, diminuir a incidência de danos e de brinde ainda deixam os fios mais bonitos.²

É importante lembrar que dar mais valor para ingredientes que penetram nos fios e menos para aqueles que se depositam do lado de fora dos cabelos é ter uma visão muito estreita dos cuidados com o cabelo: nós precisamos de ambos os tipos de ingredientes, ok?


Cetrimonium Chloride é Formol?


Essa é uma pergunta que já apareceu mais de uma vez nas nossas redes sociais e nos relatórios de busca que temos acesso e não sabemos de onde pode ter surgido.

Por isso aproveitamos para incluir neste post a resposta: não, Cetrimonium Chloride não é formol.

Ele até pode aparecer em formulações de escovas progressivas e outras químicas de transformação, mas terá sempre o efeito descrito acima.

Esse ingrediente é um agente condicionante, de ação temporária e só para deixar super-claro, vamos repetir: Cetrimonium Chloride não e formol.



Cetrimonium Chloride: Low Poo e No Poo podem usar?


O que é Cetrimonium Cloride - é liberado para Low Poo, No Poo e co wash
No & Low Poo - Cetrimonium Chloride
Clique para ampliar
Quem faz Low Poo e No Poo já está pensando: Já entendi todo esse negócio aí de Cetrimonium Chloride, mas é liberado ou não?

Cetrimonium Chloride é liberado para Low Poo e No Poo - e todos os irmãozinhos da família dos sais quaternários de amônia também.

Eles estão presentes em diversas formulações liberadas e costumam exercer uma função especial, além do condicionamento em produtos de limpeza suave - os chamados co washes.

O Cetrimonium Chloride, além das vantagens condicionantes explicadas acima, também tem propriedades emulsificantes (ou micelares - pra usar um termo mais comercial).

Nas fórmulas de condicionadores de limpeza, o Cetrimonium Chloride facilita o enxágue de sujidades oleosas do couro cabeludo. Isso é interessante para quem usa co wash como técnica de limpeza, em especial se você faz No Poo, ou faz Low Poo e usa co wash com alguma frequência.


Cetrimonium Chloride Faz Mal?


Ultimamente tem havido um aumento de interesse das pessoas a respeito dos ingredientes usados nos cosméticos.

Isso é muito importante porque mostra o quanto estamos de olho no tipo de produto que consumimos.

Entretanto, o que aumentou bastante também foi a disseminação de informações mal fundadas e mal interpretadas.

É importante deixar claro que os ingredientes proibidos para No Poo e Low Poo nada têm a ver com questões toxicológicas e de saúde: Low Poo e No Poo são movimentos de estética, de beleza e não de saúde.

Mas como sabemos que essa é uma demanda cada vez mais presente, é óbvio que surgirão perguntas do tipo "Cetrimonium Chloride faz mal?"

PARABENOS: Fazem mal? Dá câncer? Provoca Alergia? É um desregulador endócrino? Mimetiza o estrogênio? Penetra no corpo através da pele? Faz mal pro meio ambiente? Descubra neste link.

Em relação a isso, vamos usar como base um documento de um dos órgãos mais respeitados para dar esse tipo de parecer: essa organização chama-se CIR - Cosmetic Ingredient Review e é um painel de cientistas de diversas áreas, que revisam a segurança de ingredientes cosméticos sem fins lucrativos desde os anos 70.

São estudiosos de diversas áreas que se encontram e discutem as pesquisas feitas a respeito dos ingredientes que usamos em cosméticos e grandes agências reguladoras dão muita atenção ao que esta instituição diz.



Cetrimonium Chloride Faz Mal - É formol ou não
Cetrimonium Chloride faz mal?
Clique para ampliar.
O principal motivo do CIR ter tanto prestígio, é que o grupo não está ligado a nenhum empresa e não comercializa nada, ou seja, seu parecer não pretende vender nada: se não há produto, não há lucro, se não há lucro, reduz-se a probabilidade de que meias-verdades sejam ditas na esperança de fortalecer sua marca ou abalar a imagem da concorrência.

Agora que explicamos de onde vem a resposta, podemos responder se o Cetrimonium Chloride faz mal ou não.

O parecer do CIR é favorável: o Cetrimonium Chloride é seguro para uso tópico em formulações com enxágue e seguro também em produtos sem enxágue cuja concentração não extrapole 0,25 - assim como uma série de outros agentes condicionantes da família dos sais quaternários de amônia.

Em quais produtos você já encontrou o Cetrimonium Chloride? Já sabia qual era o efeito dele nos cabelos? Conta pra gente aqui nos comentários!

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

_______

Referências


¹ Draelos, Z. D. (2004). Hair Care: An Illustrated Dermatologic Handbook. CRC Press.
² Idson, Bernard. (1967). Adsorption to Skin and Hair. J. Soc. Cosmetic Chemists, 18.
³ CIR EXPERT PANEL. (2010). Trimoniums - CIR EXPERT PANEL MEETING JUNE 28-29, 2010.