sábado, 20 de fevereiro de 2021

O que é Behentrimonium Chloride?

Compartilhe:
Behentrimonium Chloride - O que é, quais as Funções, é seguro e liberado para Low Poo e No Poo

Behentrimonium Chloride: O que é, Funções, se é seguro e liberado para Low Poo e No Poo




Se a gente te convidasse para dar uma olhada nos condicionadores que você tem em casa, existe pelo menos uns 50% de chance de você encontrar o Behentrimonium Chloride na lista de ingredientes.

Mas, o que é Behentrimonium Chloride?

No post de hoje, vamos falar a respeito de um monte de informações sobre o Behentrimonium Chloride, incluindo: o que é, funções, se o ingrediente é seguro para uso em cosméticos e também se ele é liberado para Low Poo e No Poo.

No final deste post, gente ainda te fala a respeito de uma forma simples e prática de descobrir as funções de ingredientes de produtos para cabelo, o nosso Glossário de Ingredientes Cosméticos.

Mas, antes... vamos descobrir tudinho sobre o Behentrimonium Chloride? Vem com a gente que nós vamos destrinchar todos os detalhes deste ingrediente no post de hoje.



O que é Behentrimonium Chloride?


O Behentrimonium Chloride é um agente condicionante.

Assim como outros ingredientes desta classe de substâncias, o Behentrimonium Chloride tem ação, principalmente, sobre a carga elétrica dos cabelos, anulando (equilibrando) a carga negativa (ou aniônica) deixada pelo uso de shampoos.

Essa neutralização na carga negativa ajuda a desfazer nós e faz com que o pente ou escova deslizem com maior facilidade nos cabelos (molhados e secos).

Os agentes condicionantes podem ser ainda divididos em grupos menores.

Nesta subclassificação, o Behentrimonium Chloride faz parte da família dos sais quaternários de amônia, substâncias extensivamente estudadas e verdadeiros clássicos na formulação de produtos de tratamento, condicionamento e finalização capilar.

Mas se formos olhar para as especificidades do Behentrimonium Chloride, o que vamos encontrar? Essa é a nossa próxima seção.


Behentrimonium Chloride: brilho e maciez, sem frizz


Você já percebeu como, após o uso do shampoo e sem usar o condicionador, os cabelos ficam cheios de frizz e quase impossíveis de pentear?

O termo "condicionar " está intimamente ligado à ideia de devolver a aparência original de um material. No caso do cabelo, o condicionamento pretende devolver a aparência e textura naturais dos fios.

Isso tem a ver com a ação dos agentes condicionantes - como o Behentrimonium Chloride - pois eles diminuem a eletricidade estática (que cria um efeito em que um fio repele o outro) e contribuem para a diminuição desse efeito nuvem

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, agentes condicionantes como o Behentrimonium Chloride ficam "grudados" no cabelo mesmo depois de enxaguar, e isso não é ruim, através de um processo chamado adsorção.

Todos os sais quaternários de amônia têm carga elétrica substantiva à carga dos cabelos e, por isso, rola uma atração entre eles e eles ficam juntinhos que nem os polos opostos de um ímã grudam um no outro.²

Uma letrinha pode fazer bastante diferença. Entenda aqui qual a diferença entre Absorção e Adsorção.

Mesmo resistindo ao enxágue, o Behentrimonium Chloride não fica ligado para sempre com o fio de cabelo. Ao lavar os cabelos, o ingrediente se desprende dos fios, precisando ser reaplicado para manter o efeito.

Este efeito temporário, pejorativamente chamado de efeito Cinderela ou "maquiagem" capilar não deve ser subestimado.

Apesar de ser um efeito externo e temporário, substâncias como o Behentrimonium Chloride e outros agentes condicionantes são essenciais na manutenção e prevenção de danos capilares (além de melhorar a aparência e sensorial dos fios).²

Não podemos colocar os ingredientes que penetram nos cabelos e os que se depositam do lado de fora dos fios em polos opostos, como vilões e mocinhos, uma rotina de cuidados capilares ideal deve ter um equilíbrio entre os dois tipos de ingredientes.


Behentrimonium Chloride: Low Poo e No Poo podem usar?


Muitas pessoas já sabem que o Cabeleira em Pé tem um conteúdo bastante voltado para a técnicas Low Poo e No Poo e, por isso, vamos falar um pouco da relação entre estas técnicas e o Behentrimonium Chloride.

Assim como todos os sais quaternários de amônia conhecidos, o Behentrimonium Chloride é liberado em produtos para Low Poo, No Poo e inclusive co wash.

Estes ingredientes aparecem em várias composições liberadas e podem ser úteis em produtos de limpeza suave - estamos falando justamente do co wash.

O Behentrimonium Chloride, além das vantagens condicionantes explicadas acima, também tem propriedades emulsificantes (ou micelares - pra usar um termo mais comercial).

Nas fórmulas de condicionadores de limpeza, o Behentrimonium Chloride facilita o enxágue de sujidades oleosas do couro cabeludo. Isso é interessante para quem usa co wash como técnica de limpeza, em especial se você faz No Poo, ou faz Low Poo e usa co wash com alguma frequência.

Mas, fique de olho, estas substâncias podem se depositar sobre elas mesmas (formando build up) e é aconselhável lavar com shampoo se perceber os cabelos pesados depois de repetidas aplicações.


Behentrimonium Chloride Faz Mal?


Cada vez mais pessoas querem saber quais as funções dos ingredientes usados em seus cosméticos e se eles podem fazer mal para a saúde.

Entretanto, de olho neste público, surgem, todos os meses, centenas de artigos com informações sensacionalistas, mal fundamentadas ou com material mal interpretado.

É importante deixar claro que os ingredientes proibidos para No Poo e Low Poo nada têm a ver com questões toxicológicas e de saúde: Low Poo e No Poo são movimentos de estética, de beleza e não de saúde.

Porém, como sabemos que essa é uma dúvida cada vez mais comum, além de se tratar de uma pergunta legítima, podemos nos debruçar agora sobre a questão "Behentrimonium Chloride faz mal?"


Para fundamentar nossas afirmações, usaremos um documento de um dos órgãos mais respeitados para dar esse tipo de parecer. Trata-se do CIR (Cosmetic Ingredient Review) - um painel de cientistas de diversas áreas, que revisam, sem fins lucrativos, as produções científicas sobre segurança e toxicidade de ingredientes cosméticos desde os anos 70.

São profissionais de diversas áreas que discutem, em reuniões periódicas, as pesquisas feitas a respeito dos ingredientes usados em cosméticos.

Muitas das decisões tomadas por grandes agências reguladoras (Como a FDA e a ANVISA), dão muita atenção ao que esta instituição diz.



O que é Behentrimonium Chloride
Behentrimonium Chloride:
Clique para ampliar.

O principal motivo do CIR ter tanto prestígio, é que o grupo não está ligado a nenhum empresa e não comercializa nada.

O parecer desta força de trabalho não pretende vender nada: não há produto, não há lucro e - por isso - reduz-se a probabilidade de que meias-verdades sejam ditas na esperança de fortalecer sua marca ou abalar a imagem da concorrência.

Agora que explicamos de onde vem a resposta, podemos responder se o Behentrimonium Chloride faz mal ou não.

O parecer do CIR é favorável: o Behentrimonium Chloride é seguro para uso tópico em formulações com enxágue e seguro também em produtos sem enxágue cuja concentração não extrapole 0,25 - assim como uma série de outros agentes condicionantes da família dos sais quaternários de amônia.

Atenção para a região dos olhos, já que o Behentrimonium Chloride pode causar irritação ocular.

Em relação à pele, o Behentrimonium Chloride não irritou a pele nem em uma concentração 5 vezes maior do que a normalmente usada em produtos capilares.


O jeito fácil de ler composições de produtos


Entender a composição de produtos liberados pode ser uma atividade bastante desgastante.

Você fica procurando na internet, sem saber se as fontes são confiáveis e sem ter certeza se os ingredientes são o que aquele site diz ser ou se deve pesquisar melhor.

Por termos vivido na pele essa curva dolorida de aprendizagem, nós do Cabeleira em Pé, com apoio da Liga das Crespas e Cacheadas, desenvolvemos um Glossário de Ingredientes Cosméticos (clique aqui para conhecer), para consulta rápida e simples de funções de substâncias usadas em produtos para os cabelos e pele.

Este material é semelhante a um dicionário. Nele, você encontra mais de 1.000 (mil!!!) verbetes, organizados alfabeticamente, com uma classificação simples e direta (normalmente em uma palavra só) de qual é a função daquela substância.

Aí é só procurar o texto completo no próprio glossário, são 22 textos que explicam em detalhes as funções que você encontrou associadas aos ingredientes do produto.

O Glossário de Ingredientes Cosméticos do Cabeleira em Pé é vendido através da maior plataforma de infoprodutos do mundo, a Hotmart, que aceita diversas formas de pagamento, incluindo boleto, cartões de crédito e parcelamento.

Tem alguma dúvida sobre o Glossário de Ingredientes do Cabeleira em Pé? Fala aqui embaixo!

Glossario 01:

_______

Referências


¹ Draelos, Z. D. (2004). Hair Care: An Illustrated Dermatologic Handbook. CRC Press.
² Idson, Bernard. (1967). Adsorption to Skin and Hair. J. Soc. Cosmetic Chemists, 18.
³ CIR EXPERT PANEL. (2010). Trimoniums - CIR EXPERT PANEL MEETING JUNE 28-29, 2010.