terça-feira, 30 de abril de 2019

Behentrimonium Methosulfate é sulfato? É liberado para Low Poo?

Compartilhe:
Behentrimonium Methosulfate é liberado para Low Poo - será que Behentrimonium Methosulfate é sulfato

Behentrimonium Methosulfate é liberado para Low Poo? Para que serve? É sulfato? Faz mal? - Vamos falar de ingredientes?




Quem nunca tomou um susto ao encontrar esse ingrediente em composições de condicionadores, máscaras ou cremes para pentear que atire a primeira pedra.

O nome é comprido, estranho e ainda acaba com sulfate, qual a primeira coisa que a gente se pergunta: E agora? Behentrimonium Methosulfate é sulfato?

Pode acalmar o coração´que hoje a gente vai ter mais daqueles papos sobre ingrediente.

Eu sei que você - que chegou através dos mecanismos de busca está procurando pela resposta da pergunta do título, a gente vai te contar se Behentrimonium Methosulfate é sulfato ou não, mas queremos te convidar pra ler todo o texto porque vamos falar também da funções dele, pra que serve, se faz mal e é lógico se o Behentrimonium Methosulfate é liberado para Low Poo.


Behentrimonium Methosulfate: Pra que serve?


O Behentrimonium Methosulfate é um agente condicionante, sendo usado nos cabelos para desfazer nós, diminuir a carga negativa que o shampoo deixa para trás depois da lavagem e também para facilitar o uso do pente ou da escova.

Agentes condicionantes são divididos em várias famílias, o Behentrimonium Methosulfate faz parte dos Sais Quaternários de Amônia, ingredientes estudados há muitos anos e que estão presentes em muitos produtos de condicionamento e tratamento: desde os encontrados em supermercados até aqueles destinados ao mercado de luxo.

O uso é bastante comum em produtos de cabelo, a principal função do Behentrimonium Methosulfate é no trabalho de condicionamento: devolver a aparência e textura que o cabelo tinha antes de ser lavado com shampoo.

Não conhece todas as funções dos agentes condicionantes Clique aqui e descubra.

Quando a gente usa shampoo, o cabelo fica com uma carga negativa, o que contribui para a formação de frizz.

Os agentes condicionantes - como o Behentrimonium Methosulfate - diminuem a eletricidade estática e contribuem para a diminuição desse efeito frizz

O mecanismo de ação do Behentrimonium Methosulfate se dá por adsorção, ou seja, a carga do Behentrimonium Methosulfate (que é positiva) é substantiva à carga dos cabelos, por isso esse agente condicionante "se gruda" nos fios e não sai dali quando enxaguamos o cabelo.²

Entenda aqui Qual a diferença entre Absorção e Adsorção.

Infelizmente, como todo o ingrediente usado no tratamento da matéria morta da qual é composta os cabelos - a ação do Behentrimonium Methosulfate não é definitiva, na próxima lavagem ele escorre ralo abaixo e a gente precisa reaplicar.

Mas isso não significa que o Behentrimonium Methosulfate faz mal, ou que ele seja uma espécie de "maquiagem" para os cabelos, é apenas o mecanismo de ação dos agentes condicionantes, eles são agentes temporários que ajudam a preservar os fios, diminuir a incidência de danos e de quebra ainda melhoram a aparência dos fios.²

É importante lembrar que dar mais valor para ingredientes que penetram nos fios e menos para aqueles que se depositam do lado de fora dos cabelos é ter uma visão muito estreita dos cuidados com o cabelo: nós precisamos de ambos os tipos de ingredientes, ok?



Behentrimonium Methosulfate é sulfato?


Sulfato é o apelido dado pelos praticantes de No Poo e Low Poo aos surfactantes sulfatados.

Dois exemplos de sulfatos comumente encontrados em cosméticos são o Sodium Lauryl Sulfate e Sodium Laureth Sulfate - nenhum deles é liberado para Low Poo.

O Behentrimonium Methosulfate é um surfactante de uma classe completamente diferente.

Os sulfatos são surfactantes aniônicos (tem carga negativa), usados em fórmulas de limpeza (em shampoos e sabonetes) ou como emulsificantes (em condicionadores e hidratantes, por exemplo). Nesse segundo caso são liberados para Low Poo e No Poo - no primeiro não.

Todo mundo sabe que os Shampoos com Sulfatos são proibidos para No Poo e Low Poo, mas será que os condicionadores com sulfatos são liberados? Descubra neste link.

Já o Behentrimonium Methosulfate é um surfactante catiônico (a carga é diferente - aqui é positiva), usado (como vimos acima) no condicionamento dos cabelos.

A resposta curta para a pergunta "Behentrimonium Methosulfate é sulfato?" é:

O Behentrimonium Methosulfate não é um sulfato.



Behentrimonium Methosulfate é liberado para Low Poo?


Behentrimonium Methosulfate pra que serve?
Low Poo é uma técnica de cuidados com os cabelos onde shampoos tradicionais são substituídos por alternativas sem sulfato e sem surfactantes agressivos.

Em função dessa troca de higienizador, quem faz Low Poo evita outros ingredientes também, como os oclusivos derivados de petróleo.

Quem faz No Poo (uma técnica 'irmã' do Low Poo que abandona completamente o uso de shampoo), tem ainda mais restrições, fugindo também de silicones insolúveis em água.

O Behentrimonium Methosulfate é liberado para Low Poo. O ingrediente também é adequado para No Poo e pode estar presente em fórmulas para co-wash.


Behentrimonium Methosulfate faz mal?


Ultimamente tem havido um aumento de pessoas em busca de saber se ingrediente a ou b faz mal ou não para a saúde.

É importante frisar que as proibições de determinados ingredientes pelo movimento No Poo e Low Poo nada têm a ver com questões toxicológicas e de saúde: Low Poo e No Poo são movimentos de estética, de beleza e não de saúde.

Mas - partindo do raciocínio de que algumas pessoas estão interessadas em saber do ponto de vista de saúde - posso prever comentários do tipo: "Behentrimonium Methosulfate faz mal para a saúde?".

PARABENOS: Fazem mal? Dá câncer? Provoca Alergia? É um desregulador endócrino? Mimetiza o estrogênio? Penetra no corpo através da pele? Faz mal pro meio ambiente? Descubra neste link.

Um dos órgão mais respeitados para dar esse tipo de parecer é o CIR - Cosmetic Ingredient Review - um painel de cientistas de diversas áreas, que revisam a segurança de ingredientes cosméticos sem fins lucrativos desde os anos 70.

São estudiosos de diversas áreas que se encontram e discutem as pesquisas feitas a respeito dos ingredientes que usamos em cosméticos e grandes agências reguladoras dão muita atenção ao que esta instituição diz.

O principal motivo do CIR ter tanto prestígio, é que o grupo não está ligado a nenhum empresa e não comercializa nada, ou seja, seu parecer não pretende vender nada: se não há produto, não há lucro, se não há lucro, reduz-se a probabilidade de que meias-verdades sejam ditas na esperança de fortalecer sua mar ou abalar a imagem da concorrência.



Em relação à pergunta de se o Behentrimonium Methosulfate faz mal ou não, o parecer do CIR é favorável: o Behentrimonium Methosulfate é seguro para uso tópico, da forma como é usado atualmente ³ - assim como uma série de outros agentes condicionantes da família dos sais quaternários de amônia.

E você? Já se deparou com esse ingrediente em algum cosmético? Também ficou se perguntado 'Behentrimonium Methosulfate é sulfato? É liberado para Low Poo?'.

Conta pra gente aqui nos comentários!


_______

Referências


¹ Draelos, Z. D. (2004). Hair Care: An Illustrated Dermatologic Handbook. CRC Press.
² Idson, Bernard. (1967). Adsorption to Skin and Hair. J. Soc. Cosmetic Chemists, 18.
³ Johnson, W., Bergfeld, W. F., Belsito, D. V., Hill, R. A., Klaassen, C. D., Liebler, D., … Andersen, F. A. (2012). Safety Assessment of Isoparaffins as Used in Cosmetics. International Journal of Toxicology, 31(6_suppl), 269S–295S. https://doi.org/10.1177/1091581812463087