terça-feira, 10 de março de 2020

Sabonete Líquido Dove Água Micelar | Detox Purificante | Resenha

Resenha Detox Purificante - Sabonete Dove Liberado para Low Poo

Resenha da versão Detox Purificante do novo Sabonete Líquido Água Micelar da Dove


A gente comemorou quando a Dove lançou a versão rosinha (Anti-stress) do sabonete líquido Água Micelar? Com certeza!

E agora que a marca acaba de lançar uma segunda versão, também sem sulfato chamada Detox Purificante?

Isso mesmo! Quem gostou de descobrir na nossa resenha que a Dove tem um sabonete sem sulfato para o rosto e corpo vai comemorar ainda mais porque agora pode escolher entre duas versões.

Hoje vamos resenhar o sabonete Dove Água Micelar Detox Purificante, um sabonete líquido com composição livre de surfactantes agressivos - isso mesmo: um sabonete facilmente encontrado em farmácias e supermercados 100% livre de 'sulfatos'! Um sabonete Dove liberado para Low Poo!

Na resenha do sabonete líquido Dove Água Micelar Detox Purificante, vamos falar dos principais pontos desta novidade: pH, embalagemcomposição (incluindo lista de ingredientes), a aparência do sabonete Dove Água Micelar, modo de usar, o resultado, e no final da resenha falaremos do preço de onde encontrar para comprar.

Vamos descobrir todos os detalhes do novo sabonete líquido Dove Água Micelar? Vem com a gente que nessa resenha a gente te conta tudo!


pH: 6,5


Produtos para a pele em geral costumam ter pH entre 4 e 6, isso porque fora deste intervalo pode ocorrer a perturbação de algumas funções da pele.¹

O pH de 6,5 do Sabonete Dove Micelar fica um pouquinho acima desse limite, provavelmente para garantir que uma das principais estrelas desta sabonete líquido - Sodium Lauroyl Isethionate - não entre em colapso (o termo mais adequado seria 'prevenção da hidrólise').²

Já falamos e não custa repetir: um produto não se resume ao seu pH. Se quem formula cosméticos ficasse preso a uma faixa tão restrita de pH, não seria possível a criação de novas tecnologias, como a NutriumMoisture - empregada neste produto.

Essa é uma tecnologia estudada pela Unilever da qual falamos na resenha da outra versão do Sabonete Dove liberado para Low Poo. Mas, não se preocupe, a gente fala dela outra vez nessa resenha!



Sabonete Dove Liberado para Low Poo: Resenha do Sabonete Líquido Detox Puricante


Em resenhas de produtos para a pele não costumamos ter uma seção dedicada à olhar para a composição e determinar se um produto é liberado para Low Poo, já que esta técnica é restrita ao cuidado dos cabelos.

Mas sabemos que muitas pessoas  usam os sabonetes em barra Dove para lavar o cabelo, e por isso resolvemos falar de Low Poo nesta resenha.

Se você está pensando em testar o Detox Purificante no cabelo, esse produto poderia ser considerado um sabonete Dove liberado para Low Poo.

Isso porque ele não contém detergentes (que chamamos de surfactantes) agressivos e não contém oclusivos derivados de petróleo - como o petrolatum, por exemplo.



Nós do Cabeleira em Pé reiteramos que desaconselhamos o uso de quaisquer sabonetes em barra nos cabelos e estendemos essa dica para o sabonete líquido Dove Micelar.

O produto foi desenvolvido para higienização da pele, mas o eventual uso nos cabelos não fará mal para a saúde de pessoas saudáveis.

A contra-indicação que fazemos é por uma questão estética - e não de saúde - já que o produto não conta com qualquer tecnologia de desembaraçamento, uma parte importante para evitar o 'embolamento' dos fios.


Embalagem


Resenha Sabonete Detox Purificante Dove Água Micelar - Disponível em sachês para refil
Seguindo o padrão da embalagens dos sabonetes líquidos Dove, a versão Água Micelar Detox Purificante tem embalagem em plástico branco perolado. O formato da embalagem lembra uma gota com a tampa na parte mais estreita dessa elipse.

A tampa - também em plástico, do tipo flip-top, tem uma faixa cor-de-rosa que facilita a identificação da altura da alavanca para abertura do frasco.

O Dove Detox Purificante também conta com refil, mais econômico e amigo do meio-ambiente.

A embalagem tradicional do sabonete Dove Micelar tem 250ml e o refil 200ml.



Dove Sabonete Líquido Detox purificante: Composição


Sem Sulfato - Dove Detox Purificante - Resenha do Sabonete Dove Liberado para Low Poo
Muitas pessoas que acompanham o Cabeleira em Pé se preocupam com o que os produtos NÃO têm, mas não gostamos de incentivar essa abordagem da 'ausência', por isso sempre destacamos nas resenhas do blog quais são os ingredientes interessantes presentes na formulação.

O termo água micelar usado pela Dove é um termo vinculado à ideia de suavidade que quem consume, rapidamente associa com as águas micelares.

Entretanto, do ponto de vista técnico-científico, toda a mistura de surfactantes (detergentes) que forme micelas pode ser chamado de micelar - e partindo desse pressuposto todos os sabonetes líquidos da marca são micelares.


Como - do ponto de vista de marketing - o público associa a palavra micelar com suavidade, com produtos de limpeza mais gentil, a marca aproveita o gancho para usar o termo no branding do seu sabonete líquido suave.

Há diversos aspectos que tornam o sabonete líquido Dove Detox Purificante um produto de limpeza suave.

A escolha dos surfactantes, as substâncias responsáveis pela limpeza, por exemplo é um destes pontos.

Como principal surfactante, a Dove escolheu a famosa Cocamidopropyl Betaine, um surfactante anfótero, conhecido pela suavidade e que se popularizou muito nos últimos anos justamente por aliar essa delicadeza com um ótimo potencial de detergência.³



O principal coadjuvante no grupo de limpadores do Dove Água Micelar sabonete é o Sodium Lauroyl Isethionate, um detergente aniônico conhecido pela boa capacidade de formar espuma e pela suavidade quando usado em barras syndet (sabonetes em barra sem sabão) e sabonetes líquidos.³ Esse surfactante faz parte de um blend estudado pela Unilever e aplicado a uma série de produtos da Dove.

Esta tecnologia usada pela Dove chama-se NutriumMoisture (que aparece em destaque em vários produtos da marca) e consiste na combinação de um detergente da família dos isetionatos com umectantes e Stearic Acid.

Artigos científicos afirmam que essa mistura reduz o dano ao estrato córneo (a camada mais externa da epiderme) induzido pelos produtos para limpeza da pele, ⁴ diminuindo o ressecamento e a perda de água transepidérmica (TEWL).⁵

Além disso, é capaz de repôr ácidos graxos praticamente na mesma proporção de remoção de lipídeos de um sabonete suave sem esta tecnologia.⁶

Tecnologia NutriumMoisture presente no sabonete líquido Dove Água Micelar (resenha)
Imagem de pele da perna de paciente branco com 27 anos participante de um dos estudos da Unilever. A primeira antes do uso de tecnologia semelhante ao sabonete Dove Água Micelar, a segunda imagem após a primeira semana de uso e a última imagem na terceira semana de uso.

A porção hidratante do sabonete Dove Água Micelar ainda conta com duas substâncias higroscópicas: a Glicerina e o PPG-9.

Para ver a composição completa com todos os ingredientes do sabonete Dove Detox Purificante é só conferir a transcrição abaixo.

Todos os ingredientes tem uma breve descrição ou classificação e alguns deles possuem links para outros posts do blog que explicam melhor as funções daquela família de substâncias.

Alguns ingredientes - aqueles que não atuam diretamente sobre a saúde e estética da pele - são riscados (assim), mas são importantes para a segurança e experiência sensorial do Dove Água Micelar (como conservantes, perfume e corantes).

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Ingredientes Dove Água Micelar: Sabonete sem Sulfato para o corpo e rosto


Ingredientes da composição do Sabonete Líquido dove Água Micelar - Detox Purificante com NutriumMoisture
Aqua: Água.

Cocamidopropyl Betaine: Surfactate anfótero. Cauda com 19 carbonos.

Sodium Lauroyl Isethionate: Surfactante Aniônico. Cauda com 14 carbonos.

GlycerinUmectante.

Phenoxyetanol: Conservante.

PPG-9: Propylene Glycol. Umectante.

Parfum: Fragrância

PEG-150 Distearate: Surfactante. Emulsificante.

Stearic Acid: Sobre-engordurante.Surfactante. Emulsificante.

Tetrasodium EDTA: Agente quelante.
Sodium Hydroxide: Regulador de pH.
Iodopropynyl Butylcarbamate: Conservante.
CI19140: Corante amarelo tartrazina.
CI42090: Corante azul brilhante.
Hexyl Cinnamal: Fragrância.
Limonene: Fragrância.
Linalool: Fragrância.

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


O sabonete Dove Água Micelar é bem viscoso, transparente e levemente esverdeado.

Em função da presença do surfactante da família dos isetionatos, com a ajuda de uma esponja é possível formar uma espuma densa e pouco elástica.

A textura é não-gordurosa e o cheiro é frutado com um fundo herbal.



Modo de usar sabonete Dove Água Micelar - Resenha


Aplique uma quantidade pequena do Sabonete Dove liberado para Low Poo na mão ou em uma esponja.

Forme uma espuma cremosa e espalhe-a pela pele a ser limpa.

Enxágue em seguida.


Resultados Dove Água Micelar - Sabonete Líquido Detox Purificante


Sabonete Líquido detox Purificante Dove Água Micelar - para o rosto, mãos e corpo

Na resenha do sabonete Dove Água Micelar, diferentemente de resenhas de produtos para os cabelos, não temos como falar objetivamente dos resultados do produto.

O uso com esponja (ou redinha, para quem curte um k-beauty) ajuda no rendimento, já que é mais fácil espalhar no corpo todo a espuma farta que algumas gotinhas rendem na esponja do que espalhar o gel apenas com as mãos.

Em relação ao estado da pele após o uso, de forma subjetiva, o sabonete Dove Micelar entrega um limpeza suave e eficaz.

Um dos principais pontos é que sente-se a pele limpa sem qualquer sensação de pele repuxando - inclusive quando usado no rosto - já que o Detox purificante pode ser usado também como sabonete facial.




Preço e Onde Encontrar Sabonete Dove Micelar


Onde encontrar para comprar o Sabonete Líquido Detox Purificante Dove sem sulfato
Essa é uma das nossas partes favoritas quando a gente fala de produtos da Unilever.

Mesmo em cidades muito pequenas a distribuição dessa gigante faz com que os produtos Dove sejam fáceis de encontrar.

O sabonete líquido Dove Detox Purificante pode ser encontrado em supermercados e farmácias.

O frasco com 250ml pode ser encontrado por aproximadamente R$9,00 e o refil em sachê por R$7,00. O que achou do preço? Deixe seu comentário aqui embaixo!


__________


Referências

¹ Shi V, Tran K, Lio P. (2012). A comparison of physicochemical properties of a selection of modern moisturizers: hydrophilic index and pH. J Drugs Dermatol v11 n05.
² Cornwell, P. A. (2017). A review of shampoo surfactant technology: Consumer benefits, raw materials and recent developments. International Journal of Cosmetic Science, 16–30. https://doi.org/10.1111/ics.12439
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Regan, J., Mollica, L.-M., & Ananthapadmanabhan, K. P. (2013). A Novel Glycinate-based Body Wash: Clinical Investigation Into Ultra-mildness, Effective Conditioning, and Improved Consumer Benefits. The Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology, 6(6), 23–30. Retrieved from http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23882306
⁵ Ananthapadmanabhan, K. P., Yang, L., Vincent, C., Liang Tsaur, ;, Vetro, K., Foy, V., … Ananthapadmanabhan, K. P. (2009). A Novel Technology in Mild and Moisturizing Cleansing Liquids Cosmetic Dermatology ® 307 (Vol. 22). Retrieved from http://www.beauty-review.nl/wp-content/uploads/2014/06/A-novel-technology-in-mild-and-moisturizing-cleansing-liquids.pdf
⁶ Mukherjee, S., Edmunds, M., Lei, X., Ottaviani, M. F., Ananthapadmanabhan, K. P., & Turro, N. J. (2010). Original Contribution: Stearic acid delivery to corneum from a mild and moisturizing cleanser. Journal of Cosmetic Dermatology, 9(3), 202–210. https://doi.org/10.1111/j.1473-2165.2010.00510.x