segunda-feira, 18 de abril de 2016

Termos técnicos: Hidratante - Umectante - Agente Oclusivo

Folha com goticulas de água. A hidratação dos cabelos é como a das plantas?

Ao analisarmos composições aqui no Cabeleira em Pé nos deparamos com diversos termos que a indústria cosmética usa e que não fazem parte do senso comum.

Antes, é preciso deixar claro que estes termos são usados (especialmente em campanhas publicitárias) como estratégia para inspirar confiança no consumidor já que estas palavras complicadas parecem aproximar o produto da confiança inspirada pelo vocabulário pseudo-técnico-científico.¹

Já em bases de pesquisa de ingredientes como a Cosmetics Info estes termos são amplamente utilizados para definir as funções dos ativos cosméticos.

Alguns destes termos são usados extensivamente para classificar as substâncias de produtos cosméticos e resolvemos pesquisá-los mais a fundo para entender melhor do que se tratam.

Os termos a serem aprofundados nesta postagem são: Hidratante, Umectante e Agente Oclusivo.


Hidratantes


Talvez esse seja o termo mais conhecido entre os três discutidos. Provavelmente por ser um dos mais usados em campanhas publicitárias.

Os hidratantes tem como função principal manter o equilíbrio de água na fibra capilar (ou pele).

Essa manutenção pode ser feita de duas formas: atraindo a umidade do ambiente ou bloqueando a água absorvida pelos cabelos molhados. Estas são as duas definições dos próximos dois termos.

Como funcionam os hidratantes por oclusão?


Umectantes


Este tipo de ingrediente, em função das ligações de hidrogênio de sua estrutura hidrofílica, tem a capacidade de atrair moléculas de água.

Parece mágica, nas condições e proporções corretas o produto é capaz de atrair a umidade do ar e prendê-la à estrutura capilar.

Em produtos para a pele, os ingredientes umectantes funcionam como nos cabelos, usando água do ambiente quando este está úmido.

Entretanto há estudos4 que sugerem que quando aplicada na pele os umectantes atraem apenas a água de camadas mais profundas da pele.


Receba as atualizações do Cabeleira em Pé por e-mail



Ingredientes umectantes comuns em cosméticos²,³:

Propylene Glycerol
Butylene Glycol
D-Pantenol
PCA
Sorbitol
Glicerina
Uréia

O que é Pantenol? É bom para pele? O que o Pantenol faz no Cabelo? Afinal de contas para que serve?

Umectantes Naturais²,³:

Glucose
Gelatina
Mel
Amido de Trigo (Hidrolisado ou não)
Sal Marinho


Muitos umectantes têm, também, propriedades emolientes. Mas nem todos os emolientes são umectantes. Entenda: O que são ativos emolientes?
 

Agente Oclusivo


Ao contrário dos ingredientes umectantes, os oclusivos são hidrofóbicos repelem água. Mas isso não quer dizer que eles necessariamente atrapalhem o processo de hidratação dos cabelos.

Se usados corretamente podem ser usados como "selantes" de hidratação.

Os Agentes Oclusivos são responsáveis pela formação de uma película hidrofóbica sobre os fios, que ajuda os cabelos a minimizarem a perda da umidade absorvida.

Essa barreira física dos fios pode ser oferecida por ceras, óleos e silicones. E funciona da mesma forma na pele e nos cabelos.

Estes funcionam melhor se aplicados na pele ou cabelos úmidos.


Ingredientes Oclusivos comuns em cosméticos²,³:

Cetyl alcohol,
Stearyl Alcohol
Dimethicone
Cyclomethicone
Tocopherol
Mineral Oil, Paraffinum Liquidum... PROIBIDOS PARA LOW/NO POO

Qual a relação entre o uso de 'Petrolatos' e o Crescimento Capilar? Descubra aqui porque o No Poo e Low Poo podem ajudar o seu Projeto Rapunzel e quais os danos dos oclusivos derivados de petróleo.

Oclusivos Naturais²,³:

Cera de Abelha
Alguns Óleos vegetais
Cera de Candelila
Cera de Carnaúba
Óleo de Mamona/Rícino (Hidrogenado ou não)
Lanolina (Hidrogenada ou não)

Como diferenciar óleos para oclusão e óleos para nutrição? Descubra clicando no link.

Entendi a diferença, e agora?


Sabendo a diferença entre os tipos de agentes hidratantes você vai entender melhor as resenhas de produtos aqui do blog.

Se você tiver paciência, usando as bases de pesquisa de ingredientes citadas no início do artigo, você pode escolher melhor os produtos para o seu tipo de cabelo.

Assim você atende às necessidades específicas do seu fio em diferentes momentos e otimiza a compra de um produto levando em consideração o clima do local no qual você mora.

Esperamos ter esclarecido e estamos à disposição nos comentários para eventuais esclarecimentos.

Fique à vontade!

Esse Infográfico está lá no nosso Pinterest.
Siga a gente: Pinterest do Cabeleira em Pé.

__________
¹ Denise Durante (2007). A seleção vocabular como estratégia argumentativa dos textos publicitários. Revista Diadorim, 2007, vol. 2, pp. 115-130. ISSN: 1980-2552
² Heather Brannon (2014) Understanding Moisturizer Ingredients. Dermatology.About.Com
³ J. N. Kraft, BSc (Hons) and C. W. Lynde, MD, FRCPC (2005). Moisturizers: What They Are and a Practical Approach to Product Selection. Skin Therapy Letter vol. 10 nº 05.
4 C. W. Lynde, MD, FRCPC(2001). Moisturizers: What They Are And How They Work. Vol. 06 nº 05.