sábado, 10 de abril de 2021

7 Motivos pelos Quais seu Cabelo é Ressecado

Compartilhe:
7 Motivos pelos Quais seu Cabelo é Ressecado - Porosidade, Descoloração, Tratamento, Build up, dano solar, shampoo e dano térmico

Seu Cabelo é Ressecado? Descubra 7 causas aqui!




Um dos grandes terrores capilares é o ressecamento.

Esse problema pode ser abordado de duas maneiras: a primeira é em uma perspectiva preventiva e a outra de tratamento.

Mas, quando falamos de cabelos, qual será a estratégia mais inteligente: prevenir ou remediar?

Para identificar quais podem ser os motivos pelos quais o seu cabelo está ressecado, acompanhe esse post para descobrir 7 causas do ressecamento capilar.

No final desse post, ainda, vamos falar do nosso ebook gratuito, escrito em parceria com a Liga das Crespas e Cacheadas, que fala justamente sobre cabelos secos e ressecados: Ressecamento no Cabelo Crespo e Cacheado - 3 causas e + 7 dicas para lidar com ele (clique neste link afiliado para baixar).

Desse jeito você descobre aqui no blog 7 motivos pelos quais o seu cabelo é ressecado, e lá no ebook 7 formas de tratar o ressecamento do seu cabelo.



1. Os extremos: Porosidade Alta x Porosidade Baixa


Nosso cabelo é cheio de "buraquinhos" e a quantidade desses furinhos é diferente de pessoa para pessoa.

As pessoas que têm o cabelo com poucos furinhos têm porosidade baixa e isso faz com que o cabelo tenha dificuldade de absorção de ingredientes que poderiam reforçar a hidratação dos cabelos.

Quem tem cabelo com buraquinhos demais, tem porosidade alta. Essa condição faz com que os fios absorvam água demais (o que pode fazer com que as fibras inchem e danifiquem os cabelos), além de uma dificuldade em "prender" os ingredientes dos tratamentos utilizados.

Em ambos os casos, nos extremos de porosidade (alta e baixa), os fios têm aparência ressecada e aquela falta de maciez que a gente associa com cabelos secos.

2. Ressecamento por Coloração / Descoloração


Processos químicos de transformação, incluindo tintura e descoloração, podem influenciar a aparência e textura dos fios.

Nestes processos, as pequenas estruturas que formam a parte mais externa do fio (as escamas que se sobrepõe para formar a cutícula) são danificadas.

Com esse dano às cutículas, os fios ficam mais porosos, e no item acima explicamos como a porosidade está associada com o ressecamento.

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita:

3. Tratamento Insuficiente: Será que minha rotina é pouco para as necessidades do meu cabelo?


A gente sabe que a vida é corrida e que não dá para viver em função de uma rotina capilar super-extensa.

Mas, muitas vezes, os fios podem estar ressecados pela falta de cuidados periódicos.

Como o cabelo é um material que não se regenera, é necessário que os cuidados sejam cíclicos e constantes.

A frequência não será a mesma para todas as pessoas, por isso, é preciso encontrar uma forma de desenvolver uma rotina personalizada de cuidados.


4. Build up - O Sobreacúmulo de Resíduos no Cabelo


Sabe aquele ditado que diz que tudo em excesso pode fazer mal?

Quando a gente percebe o cabelo ressecado, muitas vezes a primeira coisa que a gente tenta fazer é aquele tratamento poderoso, não é mesmo?

Mas, você sabia que algumas substâncias das máscaras, condicionadores e finalizadores podem ficar acumulados nos fios?

Quando isso acontece, os cabelos ficam sem brilho, com uma aparência de palha e não respondem a nenhum tratamento.


5. Ressecamento por Dano Solar


O sol, apesar de ser essencial para a vida no planeta, pode oferecer riscos à nossa saúde e à aparência dos cabelos.

Quando o cabelo é intensamente exposto aos raios solares, a primeira coisa que o sol danifica é a cor. O desbotamento se dá a partir da interação dos pigmentos presentes nos nossos fios com a luz solar.

Mas, não é só a cor que sofre.

O sol também afeta negativamente os lipídeos que existem dentro dos cabelos e outras estruturas importantes para a força dos fios (chamadas ligações dissulfeto).

Estes danos lipídicos e estruturais deixam os cabelos opacos, secos, propensos ao frizz e diminuem a resistência das fibras, deixando o cabelo mais propenso à quebra.¹



6. O Vilão Pode Ser o seu Shampoo


Apesar de ser um ponto importante de qualquer rotina de cuidados capilares, o shampoo às vezes é o motivo do cabelo estar ressecado, você sabia?

Muitas vezes os fios ficam embolados, ásperos e extremamente duros depois de usar shampoo.

Os shampoos tradicionais têm detergentes que danificam os fios aos pouquinhos, mas toda a vez que lavamos o cabelo, danificamos um pouquinho mais.

Esse acúmulo de danos, ao longo do tempo, deixa os cabelos porosos e extremamente ressecados, e os tratamentos são apenas soluções temporárias.

No final desse post, tem um ebook gratuito com dicas de como lidar com o ressecamento, incluindo estratégias de como reduzir o dano nas higienizações.



7. Dano térmico: Secador, Chapinha, Difusor e Babyliss


Ferramentas de calor (como secador, prancha e babyliss) podem causar danos significativos à estrutura dos cabelos de forma irreversível.²

Quanto mais alta a temperatura, maior é o dano capilar.²

Essas ferramentas induzem a formação de rachaduras e buracos que aumentam a porosidade² e o ressecamento.

Muitas vezes a parte externa dos fios sofre tantos danos que os fios ficam extremamente frágeis se partindo com muita facilidade, em especial quando os cabelos são penteados/escovados.²

Ressecamento: Como resolver


Quer entender porque seu cabelo é ressecado? A gente te explica nesse ebook!

Quer dicas de como contornar esse ressecamento? A gente te dá 7 dicas nesse mesmo material!

A Liga das Crespas e Cacheadas em conjunto com o Cabeleira em Pé traz para vocês um livro digital para discutir causas e tratamentos para o ressecamento capilar.

Pra baixar é super fácil! É só clicar no botão abaixo!

O link te redirecionar para a página de download da Liga das Crespas e Cacheadas, onde você vai colocar seu e-mail para receber gratuitamente o ebook "Ressecamento no Cabelo Crespo e Cacheado".




Nesse material a gente discute as três razões pelas quais o cabelo cacheado e crespo está mais exposto ao ressecamento, para você entender melhor como o seu cabelo funciona.

Depois destas 3 explicações, a gente oferece 7 dicas universais (que valem para cabelos crespos, cacheados, lisos e ondulados) para tratar, prevenir e reverter o ressecamento capilar.

Aproveite esse material gratuito para deixar o seu cabelo mais macio, hidratado e brilhante! Clique no botão acima, baixe seu ebook e conte tudinho para a gente.


Link Afiliado:



Referências


¹ Draelos, Z. D. (2006). Sunscreens and hair photoprotection. Dermatologic Clinics, 24(1), 81–84. https://doi.org/10.1016/j.det.2005.08.006
² S. Herrwerth, I. Ulrich-Brehm, U. Kortemeier, P. Winter, M. Ferenz, B. Grüning. (2009). Silicone Quaternium-22: New Silicone Technology for Premium Hair Conditioning with Additional Benefits. International Journal for Applied Science. v.135 n.6.