sábado, 13 de julho de 2019

Protetor Solar para Cabelos Tingidos | Leave in para Praia e Piscina

Protetor Solar para Cabelos Tingidos - Mais sobre Filtros Solares Capilares

Leave in para Praia e situações de muito sol - Protetor Solar para Cabelos Tingidos e Naturais




Quando falamos de Protetor solar para cabelos (tingidos ou não), estamos falando de uma tentativa de prevenir os danos que os raios solares provocam nos fios.

O campo de pesquisa de proteção solar capilar é recente⁵ e há poucos estudos disponíveis sobre o tema.

Parte do motivo para essa escassez é que usar protetor solar para cabelos não é uma questão de saúde (como a proteção solar da pele). Usar Leave in para Praia é uma questão de estética.

Mas quais são os efeitos do sol sobre os fios?




Uma das partes que mais sofre com a ação dos raios UV é a cor. O protetor solar para cabelos tingidos se torna um item quase indispensável em especial para cores mais propensas ao desbotamento como o vermelho.

Esse desbotamento se dá a partir da interação dos pigmentos presentes nos nossos fios com a luz solar. A radiação dessa faixa de luz oxida os pigmentos (formando a oximelanina), deixando os fios com menos cor.¹

O pigmento é a primeira estrutura a sofrer ação dos raios solares, é como se fosse nosso filtro solar capilar natural. Automaticamente, quem tem menos pigmento a ser desbotado (grisalhos ou brancos - por exemplo) ficam sujeitos à danificação de outras estruturas pelos raios solares.¹

Estas outras ações do sol sobre os cabelos envolvem danos à porção lipídica dos fios e à alguma ligações dissulfeto, deixando os cabelos opacos, secos, propensos ao frizz e à quebra.¹


Leave in para a Praia o para qualquer situação de sol?


Leave in para Praia e Piscina - A ação do sol sobre os cabelos (e dicas de protetor solar capilar)
Quem cuida dos cabelos ou tem apego à cor deles pode abusar do protetor solar para cabelos em quaisquer situações de exposição solar.

Por mais que os produtos para proteção solar tenham normalmente um apelo para situações de lazer de verão ("Leave in para a Praia", por exemplo, é um termo recorrente) ou de proteção da cor de tinturas ("Protetor Solar para Cabelos Tingidos" é outro claim frequente) é possível usá-los sempre que houver sobre-exposição ao sol.

Um dia no parque pode ser uma atividade com alta exposição solar, o que poderia justificar o uso de um leave in para praia (por mais que a situação não envolvesse areia e mar).

Portanto se você sente que o sol danifica sua cabeleira, pode buscar um protetor solar para cabelos para proteger os fios em situações de exposição solar.


Protetor Solar para Cabelos Tingidos: Shampoo, Condicionador, Máscara ou Leave in?


Existem no mercado uma série de produtos com claim (promessas estampadas no rótulo) de proteção solar, mas que tipo de produto seria mais adequado?

Shampoos com proteção solar tem ação limitada¹ - já que é difícil formular shampoos com boa adsorção de filtros solares após o enxágue.¹

Condicionadores e máscaras com filtros solares parecem ter um potencial maior em relação aos shampoos. As máscaras - a princípio - teriam maior chance de proteção do que os condicionadores.¹



No topo desse ranking de proteção solar, o leave in para praia - o produto sem enxágue formulado como protetor solar para cabelos tingidos - é o produto que provavelmente tem maior eficiência na proteção dos cabelos.¹

Assim como nos protetores solares para a pele, a quantidade de produto tem impacto sobre a qualidade da proteção.¹ Reaplicar o produto em situações de mar e piscina também é essencial.

Lembre-se que barreiras físicas também podem proteger os fios da ação dos raios solares. Chapéis bonés, turbantes e lenços podem ser ótimos aliados nessas situações. Normalmente quanto mais grosso o tecido, melhor a proteção.²

Está buscando dicas para o seu cabelos que não envolvam comprar novos produtos? Confira aqui 10 dicas para melhorar os seus cabelos que não incluem cosméticos.

Proteção Capilar para Cabelos: Alguns ingredientes e uma ressalva


Vamos listar abaixo alguns ingredientes usados em produtos como leave in para praia, mas a presença destes ingredientes não significa necessariamente que o produto tem proteção solar.

Isso porque os filtros solares (ingredientes usados nos protetores solares para cabelos) podem ser usados em concentrações diferentes daquelas usadas na proteção dos cabelos para proteger o próprio produto da ação do sol.

Sabemos que cosméticos devem ser mantidos normalmente em locais secos, ao abrigo do calor e da luz solar. Mas alguns formuladores incorporam filtros solares às composições de produtos para uma proteção extra de cosméticos que podem ser degradados quando expostos ao sol.

Por isso, não adianta apenas haver a presença de algum destes ingredientes na fórmula, é preciso que o produto também tenha a proposta de servir como protetor solar capilar.

Protetor Solar Cabelo Boticário: veja aqui a Resenha da Máscara de Proteção Match Liga dos Coloridos.

Ingredientes usados em Protetor Solar para Cabelos Tingidos (Liberados No Poo e Low Poo)


Ingredientes usados em Protetor Solar para Cabelos Tingidos e Leave in para a Praia (No Poo e Low Poo)
Ingredientes usados em Protetor
solar para cabelos tingidos.
Clique para ampliar

  1. Oryza Sativa Seed Protein (and) Phytic Acid (and) Oryza Sativa Extract
  2. Cinnamidopropyltrimonium Chloride
  3. Titanium Dioxide
  4. Zinc Oxide
  5. Benzophenone -1, -2, -3, -4… etc
  6. Ethylhexyl Methoxycinnamate
  7. Butyl Methoxydibenzoylmethane
  8. Dimethylpabamidopropyl Laurdimonium Tosylate
  9. DimethylPABAmidopropyl Laurdimonium Tosylate (and) Water (and) Propylene Glycol Stearate
  10. Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate
  11. Ethylhexyl Triazone
  12. Phenylbenzimidazole Sulfonic Acid
  13. Diethylhexyl Butamido Triazone
  14. Quaternium-95 (And) Propanediol
  15. Homosalate
  16. Butyl Methoxydibenzoylmethane
  17. Octocrylene


Você costuma proteger os fios do sol? Qual o seu protetor solar para cabelos tingidos ou leave in para praia favorito?

Quer ver uma lista de protetores solares para cabelos aqui no blog?

Deixa todas as suas dicas e sugestões aqui no campo de comentários!


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



__________

Referências


¹ Draelos, Z. D. (2006). Sunscreens and hair photoprotection. Dermatologic Clinics, 24(1), 81–84. https://doi.org/10.1016/j.det.2005.08.006
² Sarkar, A. K. (2004). An evaluation of UV protection imparted by cotton fabrics dyed with natural colorants. BMC Dermatology, 4(1), 15. https://doi.org/10.1186/1471-5945-4-15