sábado, 13 de janeiro de 2018

Resenha Be(M)dita Praia Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar - Lola Cosmetics

Compartilhe:

Testamos a Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar Be(M)dita Praia da Lola Cosmetics: na pele e no cabelo!

Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol Be(M)dita Praia - Lola Cosmetics - Recebido da Loja Dermabox.
Verão está aí, e a Lola Cosmetics já apresentou sua nova linha de cuidados Pré e Pós Sol e Mar para todo o Brasil.

Be(M)dita Praia tem um produto para cuidar do seu cabelo o Creme Protetor, e outro para deixar a sua pele mais refrescada e hidratada depois da exposição solar - a Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar.

A gente ganhou de presente da Dermabox Cosméticos tanto o creme protetor capilar quanto a geléia corporal, já mostramos uma prévia deles lá no Instagram do Cabeleira em Pé.

Depois da resenha do Creme Protetor (que saiu na semana passada), é hora de seguirmos a ordem natural das resenhas e apresentarmos para você todos os detalhes da Geléia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar Be(M)dita Praia.

Por se tratar de um produto para pele, a resenha pode ser um pouquinho diferente das resenhas sobre produtos para os cabelos. Mas abordaremos praticamente os mesmos pontos: pH, embalagem, se o produto é liberado para No Poo e Low Poo, características que fazem da geleia corporal da Lola um produto vegano, ingredientes usados na composição, modo de usar (pele e cabelo), resultado e onde encontrar.

Leia a resenha até o fim para saber mais sobre o sorteio que será feito lá no Instagram!


pH: 3,5 - 5


A superfície da pele humana saudável tem pH entre 4 e 6 e o aumento deste pH pode interferir em uma série de funções da pele.¹,³

Pele com pH abaixo de 5 é mais saudável do que a pele com pH acima de 5. Peles com pH abaixo de 5 apresentam estatisticamente menos descamação e mais hidratação do que peles com pH acima de 5.²

A flora bacteriana da pele parece ser preservada em pH ácidos abaixo de 4,7.²

O uso tópico de produtos como a Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar Be(M)dita Praia, cujo pH é compatível com a acidez da pele, é uma das formas possíveis de estabilizar o manto ácido da pele.¹

Quando falamos da aplicação da Geleia Be(M)dita Praia da Lola nos cabelos, o pH também agrada, pois faixas ácidas de pH exercem uma função importante na aparência dos fios, em especial do brilho. ⁴,⁵

Descubra mais que o óbvio sobre o pH de produtos capilares neste post para iniciantes e avançados.

Produto Vegano, Sem 'Petrolatos', liberado para Low Poo em novembro/2017


Lola é - hoje - uma marca 100% vegana.

A Lola garante não conduzir nem terceirizar testes em animais (portanto cruelty free), e estende esta exigência também aos seus fornecedores.

Além disso, os produtos da marca (bem como a linha Be(M)dita Praia) são livres de ingredientes de origem animal (fato que - associado ao status de cruelty free - dá status de vegana à Lola).

Assim como o creme protetor, a Geleia Corporal Iluminadora é - portanto - um produto 100% vegano.

Entenda aqui porque nem todo o produto cruelty free é vegano.

O produto não possui oclusivos derivados de petróleo ("petrolatos"), e sua fórmula contém silicones.

Normalmente produtos para a pele não recebem - aqui no Cabeleira em Pé - classificação entre No Poo e Low Poo - já que as regras a respeito de liberados e proibidos se aplicam às particularidades do tecido que forma os cabelos.

O fato da Geleia corporal Iluminadora Be(M)dita Praia poder ser usada nos cabelos, nos permite fazer essa classificação e dizer que (se usada nos cabelos) a mesma é liberada para Low Poo, os silicones usados na sua fórmula são insolúveis em água e o uso de shampoo sem sulfato é suficiente para a devida limpeza dos fios.

Os anfóteros garantem mesmo uma limpeza completa dos silicones? Descubra clicando aqui.

Embalagem


Nas imagens liberadas pela Lola antes do lançamento dos produtos, a embalagem translúcida da Geleia Corporal Iluminadora chamou a atenção.

Apesar de parecer ser feita de vidro, a embalagem é de plástico flexível super-transparente que permite que a cor brilhante do produto seja vista.

A tampa é de plástico mais duro e de rosca (alerta para pessoas desastradas: ela sai completamente).

A boca é larga e é preciso ter cuidado na hora de verter o produto para não sair mais do que o esperado.

O frasco tem 200ml.


Composição Be(M)dita Praia Geleia Corporal Iluminadora


Nesta parte da nossa resenha, pinçamos algumas características que consideramos interessantes ou inovadoras a respeito dos ingredientes usados na composição dos produtos resenhados.

No caso da Geleia Corporal Iluminados Be(M)dita Praia há alguns comentários a serem feitos a respeito da composição.

A goma xantana desidratada (Dehydroxanthan Gum) mantém os ingredientes em suspensão, oferece a possibilidade de uma melhor espalhabilidade do produto, ajuda a formar um filme sobre a pele e tem a vantagem de não ser melequento.⁶

O Caprilic/Capric Triglycerides é composto por 100% de triglicerídeos saturados. Eles deixam a pele macia sem a sensação de oclusão que alguns óleos deixam. ⁷

O óleo de amêndoas doces amacia e ajuda na cicatrização da pele,⁸ o óleo de coco é anti-inflamatório, antisséptico e cicatrizante⁹ e o azeite de oliva é rico em squaleno, também tem características anti-inflamatórias e presença de vitamina E ¹⁰ que também aparece isoladamente na fórmula (Tocopherol) para reforçar a quantidade deste antioxidante.

Encontramos um estudo que sugere que o óleo de buriti - presente em ambos os produtos da linha Be(M)dita Praia - tem potencial adjuvante na proteção solar, em especial em loções pós sol,¹¹ como o caso da Geleia Corporal Iluminadora.

O silicone modificado (Cyclopentasiloxane (and) Cetearyl Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer) usado na Geléia Pós Sol da Lola ajuda na espalhabilidade do produto e colabora para sua textura sequinha.

Descubra os Papéis funcionais e sensoriais dos óleos vegetais nos cabelos e pele.

Benefícios do óleo de café verde


Ingredientes Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol Be(M)dita Praia - com óleo de café verde (Lola Cosmetics)
Já o óleo de café ajuda a desacelerar o fotoenvelhecimento da pele e também  funciona como um anti-inflamatório.¹²

Em estudo científico com 40 mulheres, as que usaram produtos com óleo de café demonstraram aumento de produção de elastina (uma vez e meia) maior o grupo de controle.¹²

O mesmo grupo apresentou também um aumento de duas vezes na produção de colágeno. Foi atestado - cientificamente e não apenas sensorialmente - que a pele tratada com produtos com óleo de café estava mais hidratada.

Esta afirmação pode ser feita pela avaliação de determinadas proteínas presentes na pele tratada com óleo de café, nela havia presença de sete vezes mais AQP-3 e o dobro de glicosaminoglcanos.¹² Estas proteínas trabalham juntas, as últimas funcionam como armadilhas que capturam e armazenam água e as AQP-3 levam esta água para as camadas superiores da pele, diminuindo o ressecamento e linhas finas.¹²


Efeito Glow do Be(M)dita Praia Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar - Lola


A cor dourada do produto e o efeito brilhante que ele deixa sobre a pele vem de um ingrediente de nome bem comprido: o Calcium Sodium Borosilicat (and) Iron Oxide (and) Sílica (and) Titanium Dioxide (and) Tin Oxide.

Trata-se de um pigmento dourado não irritante, que em função do tamanho controlado de partículas, confere um sensorial agradável à pele.

O seu processo de fabricação é super-interessante: substâncias como a mica e o Calcium Sodium Borosilicat são cobertos com óxidos de metais que passam a refratar a luz na cor dos óxidos metalicos escolhidos para a cobertura. Para pigmentos dourados são usados o titânio e o ferro.¹³

No caso da Lola o uso do Calcium Sodium Borosilicat garante uma superioridade na qualidade da cor em comparação com uso tradicional da mica.¹³


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



A lista de ingredientes completa será transcrita no próximo subtítulo.

Você vai notar que algumas das classificações dos ingredientes são bem curtas, mas contam com links. Clicando neles você pode ler mais sobre aquele tipo de ingrediente.

Além dos links, você notará que alguns ingredientes estão com um traço (riscados deste jeito). Esta foi a solução encontrada para diferenciar os ingredientes que estão na fórmula por razões tecnicas (estabilização, conservação, cor, fragrância, etc).

Em busca de formas mais suaves de cuidar da sua pele? Confira neste link uma série de sabonetes líquidos para o rosto sem sulfatos.

Ingredientes Creme Protetor Capilar Pré / Pós Sol e Mar - Be(M)dita Praia  - Lola Cosmetics


Composição Geleia Corporal Iluminadora Be(M)dita Praia - Lola Cosmetics - Liberada para low Poo (pode ser usada no Cabelo)
Aqua: Agua.

Dehydroxanthan Gum: Goma xantana desidratada.

Caprylic/ Capric TriglyceridesAgente Condicionante. Fragrância.

Coffea Arabica Seed Oil: Óleo de semente de Café.

Prunus Amygdalus Dulcis (Sweet Almond) Oil: Óleo de Amêndoa Doce.

Orbignya Oleifera Seed Oil: Óleo de Coco Babaçu.

Mauritia Flexuosa Fruit Oil: Óleo de Buriti.

Olea Europeae (Olive) Fruit Oil: Azeite de Oliva.

Camellia Sinensis Leaf Extract: Extrato de folhas de chá verde.

Annato (Bixa Orellana) Extract: Extrato de Urucum.

Lavandula Angustifolia (Lavender) Oil: Óleo Essencial de Lavanda.

Tocopherol: Vitamina E. Antioxidante.

Cyclopentasiloxane (and) Cetearyl Dimethicone/Vinyl Dimethicone Crosspolymer: Silicone modificado insolúvel em água. Agente Condicionante.

Phenoxyethanol: Conservante. Fragrância.

Caprylyl GlycolEmolienteUmectante.

Calcium Sodium Borosilicat (and) Iron Oxide (and) Sílica (and) Titanium Dioxide (and) Tin Oxide: Pigmento dourado.

Parfum/Fragrance: Fragrância.
Benzyl Benzoate: Fragrância. Conservante antimicrobiano.

Benzyl Salicylate: Fragrância. Proteção Solar.

Alpha-Isomethyl Ionone: Fragrância
Citronellol: Fragrância
Coumarin: Fragrância
Geraniol: Fragrância
Hexyl Cinnamal: Fragrância
Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde: Fragrância
Linalool: Fragrância.
Citral: Fragrância
Eugenol: Fragrância
Isoeugenol: Fragrância
Limonene: Fragrância
Farnesol: Fragrância


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 



A Geleia Corporal Iluminadora Be(M)dita Praia da Lola é uma emulsão gelatino-oleosa bem líquida. A escolha do termo geleia é acertado pois o produto se assemelha bastante à textura deste doce.

A cor é intrigante, amarelo-translúcido salpicado de pequenos pontos de luz dourada (que você já sabe como foram fabricados, não é?)

A fragrância da geleia é a mesma do creme protetor, suave, adocicada e floral com um punch de lavanda - aparentemente do óleo essencial de lavanda inglesa que está entre os ingredientes de ambos os produtos da linha Be(M)dita Praia.

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 

Modo de uso Geleia Corporal Iluminadora Pré e Pós Sol e Mar (Lola)


Be(M)dita Praia: Geleia Iluminadora Corporal na Pele


O modo de usar descrito na embalagem é super-sucinto.

É só aplicar a geleia no corpo depois do banho sempre que desejar hidratação e iluminação.

Descubra com o Cabeleira em Pé as Vantagens e Desvantagens de Multifuncionais para os Cabelos.

Pode usar no Cabelo? Geleia Iluminadora Be(M)dita Praia


De acordo com a Lola o produto pode sim ser usado como finalizador capilar.

Como não há na embalagem uma sugestão desta forma de uso, aplique como você normalmente usaria um leave-in.

Depois de lavar e condicionar os cabelos, aplique sobre os fios úmidos (evitando a raiz) e finalize de acordo com o seu tipo de cabelo. Para as fotos desta resenha a finalização foi apenas com pente de dentes largos.


Resultado Be(M)dita Praia - Geleia Corporal Iluminadora Pós Sol e Mar - Lola Cosmetics


Resultado da Geleia Corporal Iluminadora da Lola na Pele


Usando após o banho, como a embalagem sugere, a pele fica bem macia. A aplicação parece um óleo bifásico: ao deslizar sobre a pele pode se ver partículas de água e de óleo.

Com um pouquinho de massagem o produto é rapidamente absorvido.

Depois de completamente absorvido as partículas brilhantes praticamente não transferem para roupa e outros tecidos (como roupas de cama, sofá, etc).

O efeito glow da Geleia Be(M)dita Praia não é como um iluminador facial, é possível identificar os fragmentos dourados individualmente como se fossem minúsculas partículas de glitter - pequenos pontos de luz dourada espalhados pelo corpo - você pode ver no vídeo abaixo.

Proteção Solar? Confira aqui uma lista com 15 protetores faciais sem 'petrolatos'.

Geleia Iluminadora Be(M)dita Praia nos Cabelos: Resultado


Resultado Cabelos finalizados com a Geleia Corporal Iluminadora Vegana Be(M)dita Praia - Lola
Ao aplicar a geleia nos cabelos é quase imediata a sensação de mudança no toque dos cabelos. Eles parecem ficar mais esticados e com um sensorial hidrofóbico, como quando passamos um mix de silicones nos cabelos molhados.

O produto não foi desenvolvido para ser um leave in, por isso se quiser testar desta forma, trate de desembaraçar os fios muito bem durante o condicionamento, a geleia da Be(M)dita Praia não vai te ajudar muito nesta tarefa.

Para pessoas com cabelos oleosos ele pode ser uma alternativa bastante interessante, já que no dia seguinte à lavagem (day-after) os cabelos "acordaram" sem aqueles sinais que toda a pessoa com cabelos oleosos vê praticamente todas as manhãs (franja suja, raiz achatada e montinhos de cabelos agrupados pelo sebo).


Vídeo: Resenha linha Be(M)dita Praia - Lola (Creme Protetor e Geleia Iluminadora)



Gostou do vídeo? Inscreva-se no canal do Cabeleira em Pé clicando no botão abaixo


Onde encontrar produtos da Be(M)dita Praia da Lola


Esta não é uma sessão de "Onde Encontrar" normal. Vamos te ajudar a encontrar os produtos da linha Be(M)dita Praia em condições especiais.

A Dermabox Cosméticos e a Lola desenvolveram um kit (vendido exclusivamente pela Derma) composto pelo Creme Protetor Pré e Pós Sol e Mar e pela Geleia Corporal Iluminadora Be(M)dita Praia com um presente especial que você viram no vídeo acima: uma canga exclusiva da Lola.

A Derma resolveu caprichar ainda mais e mandar um presente-surpresa para quem adquirir esse kit.*

Ou seja, o kit é composto por Geleia+Protetor Capilar+Canga+Brinde Surpresa.


__________
*Promoção limitada ao estoque de brindes
** Período de participação ate 17/01/18 às 20h de Brasília.


Referências


¹ Shi V, Tran K, Lio P. (2012). A comparison of physicochemical properties of a selection of modern moisturizers: hydrophilic index and pH. J Drugs Dermatol v11 n05.
² Lambers, H.; Piessens, S. ; Bloem, A.; Pronk, H. & Finkel, P.(2006). Natural skin surface pH is on average below 5, which is beneficial for its resident flora. International Journal of Cosmetic Science, v28.
³ Ali, Saba M. & Yosipovitch, Gil. (2013). Skin pH: From Basic Science to Basic Skin Care. Acta Derm Venereol, v93.
⁴ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
⁵ Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
⁶ Davis, Jennifer.(2008). Meeting Consumer Needs in Water Resistant Sunscreens. Happi Magazine January 2008 issue.
⁷ Jaworska, Małgorzata; Sikora, Elżbieta & Ogonowski, Jan. (2014). The influence of glicerides oil phase on O/W nanoemulsion formation by pic method. Periodica Polytechnica v 58.
⁸ Ahmad, Zeeshan. (2010). The uses and properties of almond oil. Complementary Therapies in Clinical Practice Volume 16, Issue 1.
⁹ Rocha-Filho, Pedro Alves; Ferrari, Marcio; Maruno, Monica; Souza, Odila & Gumiero, Viviane. (2017). In Vitro and In Vivo Evaluation of Nanoemulsion Containing Vegetable Extracts. Cosmetics Vulume 4 Issue 3.
¹⁰ Violaa, Publio & Viola, Marzia. (2009). Virgin olive oil as a fundamental nutritional component and skin protector. Clinics in Dermatology Volume 27.
¹¹ Zanatta, C.F.; Mitjans, M.; Urgatondo, V.; Rocha-Filho, P.A. & Vinardell, M.P. (2010). Photoprotective potential of emulsions formulated with Buriti oil (Mauritia flexuosa) against UV irradiation on keratinocytes and fibroblasts cell lines. Food and Chemical Toxicology Volume 48, Issue 1.
¹² Velazquez, P.M.C.; Dieamant, G.C.; Eberlin, S. & al. (2009). Effect of green Coffea arabica L. seed oil on extracellular matrix components and water-channelexpression in vitro and ex vivo human skin models. J Cosmet Dermatol. vol. 8 n. 1.
¹³ Steinbach, K. & Schmidt, U. (2009). MIRAGE Borosilicate Pigments - Highlights for Decorative Cosmetics. Global Ingredients & Formulations Guide.