sábado, 6 de janeiro de 2018

Resenha Be(M)dita Praia Creme Protetor Pré e Pós Sol e Mar - Lola Cosmetics

Compartilhe:
Resenha Be(M)dita Praia Creme Protetor pré e pós sol - Lola Cosmetics

Creme Pré/Pós Sol e Mar Be(M)dita Praia - Lola

Creme Protetor Pré e Pós Sol e Mar Be(M)dita Praia - Lola Cosmetics - Recebido da Loja Dermabox.
A Lola Cosmetics não dorme em serviço. Com a temporada de Sol e Mar chegando a marca adiciona duas novidades à sua lista de produtos, a linha de cuidados para o verão Be(M)dita Praia.

Nós recebemos ambos os produtos da linha Bemdita Praia da Dermabox Cosméticos, e quem segue o Instagram do Cabeleira em Pé já viu em primeira mão alguns detalhes destes produtos.

Já havíamos falado dos produtos no dia do lançamento nas nossas redes sociais.

A gente fez uma enquete no Instagram e vocês decidiram que a primeira resenha que faremos da linha Be(m)dita Praia é a do Protetor Capilar Pré e Pós Sol e Mar.

Os itens que a gente vai abordar vão desde aspectos gerais como embalagem, aparência, modo de usar, onde encontrar até os mais técnicos como pH, composição (ingredientes), se é liberado para No Poo e Low Poo, sem esquecer do resultado.


pH: 3,5 - 5


Você sabia que o pH é um dos fatores que influenciam a aparência dos cabelos? ¹,²

O pH em faixas acídicas induz o brilho dos cabelos.¹

A haste do cabelo tem pH próximo de 3,5⁴ e produtos com pH em faixas ácidas costumam ser benéficos para a integridade dos fios. ¹,² Sabe por que?

Quando molhamos os cabelos eles absorvem água e isso pode fazer com que os fios inchem demais e essa sobrecarga de água no interior dos fios pode ocasionar danos pequenos como perda de material proteico.

Apesar de pequenos, estes danos são cumulativos e podem ocasionar danos mais graves como quebra dos fios e fadiga hídrica.

A notícia boa é que faixas ácidas de pH diminuem a quantidade de água absorvida dos fios ¹, ² - função indispensável em um protetor Pré Mar né?

O pH ácido também induz uma adsorção maior de ingredientes com esta predisposição⁵ (e já, já você vai entender a importância disso).

Entenda aqui Qual a diferença entre Absorção e Adsorção.

Produto Vegano liberado para No Poo, Low Poo em novembro/2017


Lola é uma marca vegana pois todos os seus produtos são livres de ingredientes de origem animal e nenhum produto é testado em animais.

A marca garante - ainda - que os insumos usados na produção também são livres de testes em animais.

O creme protetor é - portanto - um produto 100% vegano.

Entenda aqui porque nem todo o produto cruelty free é vegano.

Lola é uma das marcas mais lembradas por quem faz No Poo e Low Poo e mostra uma preocupação constante em desenvolver produtos adequados para estas técnicas.

O Creme Protetor Pré / Pós Sol e Mar Be(M)dita Praia não contém quaisquer ingredientes oclusivos derivados de petróleo ("petrolatos"), portanto seu uso é liberado para quem faz Low Poo.

De acordo com a marca, os silicones presentes no Protetor Capilar passam por um processo de microemulsionamento, que os envolve em emulsionantes, tornando-os solúveis em água e garante que não há deposição ou acúmulo deles sobre os cabelos.

A solubilização dos silicones tornaria o produto - portanto - liberado também para No Poo.

As técnicas No Poo e Low Poo são alternativas de cuidados com os cabelos que evitam o uso dos "detergentes" agressivos dos shampoos tradicionais. No Low Poo usam-se apenas shampoos com surfactantes suaves e na técnica No Poo buscam-se outras formas de higienização dos fios, como o cowash.


Embalagem


Liberado para No Poo e Low Poo - Creme Protetor Pré e pós sol e mar - Lola Be(M)dita praia (VEGANO)
As embalagens da Lola costumam ser divertidas e bem-humoradas.

O rótulo do Creme Protetor da linha Be(M)dita Praia não foge deste padrão.

O frasco, por sua vez, é de plástico branco, fosco e flexível, facilitando a retirada do produto.

A opção pela tampa do tipo disk-top é bem pensada pois o uso do produto não se limita às 4 paredes de casa e este tipo de tampa costuma ser bem resistente.

O conteúdo é de 250g.


Composição Be(M)dita Praia Creme Protetor Pré e Pós Sol e Mar - Lola Cosmetics


Se espera de um produto Pré e Pós Mar e Piscina, como o Protetor Be(M)dita Praia, ingredientes que tenham potencial para proteger ou recuperar os fios de danos que o sol e a água salgada podem oferecer.

Como o Creme Protetor Be(M)dita Praia Pré e Pós Sol e Mar protege do sol?


Resenha do teste feito com o Creme Protetor Pré e Pós Sol Be(M)dita Praia - Lola
A principal fonte de proteção do Pré e Pós Sol e Mar da Lola vem de dois ingredientes que não são nem um pouco desconhecidos para quem acompanha contas de Instagram que falam sobre cuidados com a pele como @peledeimperatriz@melasmalifestyle@pratiquebeleza e @cosmeasia.

Estamos falando do Zinc Oxide e do Titanium Dioxide: ingredientes de proteção solar inorgânicos, bastante estáveis e capazes de absorver parte da radiação UV e refletir outra parte. São estes ingredientes que oferecem proteção solar aos fios.

Já óleo de café - cujo SPF existe, mas é baixinho¹³ -  também ajuda a proteger os fios dos danos solares. Você sabia que o óleo de café possui ação sinérgica sobre filtros solares orgânicos, podendo aumentar seu FPS? ¹¹ Interessante né?

A escolha dos óleos de buriti e urucum parece ter a ver com a concentração de carotenóides que estes óleos possuem.¹⁰,¹²

Há indícios de que o óleo de Buriti também possa ser um bom adjuvante na proteção solar, pois o óleo puro foi capaz de reduzir danos de radiação UV¹⁰.

Os penteados protetores, além de ajudarem no crescimento capilar - também podem ajudar a evitar danos solares, leia mais sobre eles aqui.

Como o Creme Protetor Be(M)dita Praia Pré e Pós Sol e Mar protege do mar?


O ingrediente Caprylic/ Capric Triglycerides contém aproximadamente 95% de ácidos graxos saturados⁷ (é o tipo de ácido graxo com maior facilidade de penetração nos fios⁶). Por esse motivo, espera-se que este ingrediente não tenha dificuldade de penetrar nas hastes capilares.

O óleo de coco também tem facilidade de penetração na fibra capilar⁶ (em torno de 90% dos seus ácidos graxos são saturados).⁸


A vantagem da penetração do óleo de coco e do Caprylic/ Capric Triglycerides no Creme Protetor Pré e Pós Sol e Mar da Lola é apoiada por literatura científica que demonstra a capacidade protetiva que óleo de coco exerce quando aplicado sobre os fios antes de molhá-los.⁹

Ele penetra na haste capilar e impede que a água "inunde" os cabelos, diminuindo o inchaço praticamente pela metade.

Quanto menos o cabelo "incha" menor a quantidade de danos à cutícula e córtex, menor a chance de fadiga hídrica e de enfraquecimento dos fios.⁹

Apesar de não haverem estudos neste sentido, podemos levantar a possibilidade do azeite de oliva se comportar da mesma forma, já que seu perfil de ácidos graxos não dificulta a penetração nos cabelos.⁶

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 


O que mais a Lola colocou no Creme Protetor Be(M)dita Praia?


O Protetor Pré / Pós Sol e Mar Be(m)dita Praia  da Lola conta também com uma série de ingredientes condicionantes.

Estes surfactantes catiônicos e emulsões de silicones garantem melhor penteabilidade, maciez e facilitam o desembaraçar dos fios.

O pH ácido descrito na primeira seção da resenha ajuda estes ingredientes a aderirem melhor aos fios. A substantividade destes ingredientes faz com que eles continuem adsorvidos, doando aos fios suas propriedades condicionantes, mesmo após molhar os cabelos em um mergulho - por exemplo.

Mas estes não são os únicos ingredientes não, viu? Abaixo você pode conferir a composição completa do Protetor Be(M)dita Praia Pré e Pós Praia e Mar.

Se você quiser entender um pouco mais sobre a fórmula do produto é só usar os links das descrições de alguns destes ingredientes. Estes links levam para posts aqui do blog que explicam melhor que tipo de benefício cada classe de ingredientes oferece aos cabelos.

Alguns trechinhos desta transcrição de ingredientes ficam riscadas assim. Não se preocupe, estes ingredientes fazem parte da composição mas não têm efeito direto sobre a aparência dos cabelos, são conservantes, fragrância, etc.


Ingredientes Creme Protetor Capilar Pré / Pós Sol e Mar - Be(M)dita Praia  - Lola Cosmetics


Composição Creme Protetor Pre e Pós Sol e Mar Bemdita Praia - Lola (Liberado para No poo e Low Poo)
Aqua: Agua.

Zea Mays (Corn) Starch: Amido de Milho.

Caesalpinia Spinosa Gum: Goma de Tara. Epessante.
Algin: Aglutinante.

Guar Hydroxypropyltrimonium ChlorideAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Formador de Filme. Antiestático.

Coffea Arabica Seed Oil: Óleo de semente de café.

Behentrimonium MethosulfateAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).

Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.

Caprylic/ Capric TriglyceridesAgente Condicionante. Fragrância.

Orbignya Oleifera Seed Oil: Óleo de Coco Babaçu.

Mauritia Flexuosa Fruit Oil: Óleo de Buriti.

Cetearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.

Glycerin (Vegetable Derived)Umectante. Ingrediente age atraindo umidade para o interior da fibra capilar. No caso da Lola trata-se de glicerina de origem vegetal.

Olea Europeae (Olive) Fruit Oil: Azeite de Oliva.

Annato (Bixa Orellana) Extract: Extrato de Urucum.

Camellia Sinensis Leaf Extract: Extrato de folhas de chá verde.

Cetrimonium Chloride: Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).

Lavandula Angustifolia (Lavender) Oil: Óleo Essencial de Lavanda.

Aqua: Agua.

Bis-Aminopropyl DimethiconeAgente Condicionante. Silicone insolúvel em água (Solubilizado por emulsão). Em conjunto com o ingrediente anterior e com os 3 seguintes formam uma emulsão com alto poder condicionante.

Trideceth-12: Emulsificante.
Tea-Dodecylbenzenesulfonate: Surfactante.

Cetrimonium Chloride: Agente Condicionante. Surfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).

Silicone Quaternium-16: Silicone insolúvel em água (Solubilizado por emulsão). Em microemulsão com os três ingredientes seguintes oferece proteção térmica e proteção contra o desbotamento da cor por raios UV.

Undeceth-11Emoliente. Emulsificante.

ButyloctanolUmectante. Solvente.

Undeceth-5: Emulsificante.

Zinc Oxide: Agente de proteção Solar. Protetor inorgânico (mineral, "físico"). Ao contrário do que fala por aí, os protetores inorgânicos não funcionam apenas refletindo os raios UV, mas também os absorvem.

Titanium Dioxide: Agente de proteção Solar. Protetor inorgânico (mineral, "físico"). Ao contrário do que fala por aí, os protetores inorgânicos não funcionam apenas refletindo os raios UV, mas também os absorvem.

Sodium Gluconate: Agente quelante.
Phenoxyethanol: Conservante. Fragrância.

Caprylyl GlycolEmolienteUmectante.

Parfum/Fragrance: Fragrância.
Benzyl Benzoate: Fragrância. Conservante antimicrobiano.

Benzyl Salicylate: Fragrância. Proteção Solar.

Alpha-Isomethyl Ionone: Fragrância
Citronellol: Fragrância
Coumarin: Fragrância
Geraniol: Fragrância
Hexyl Cinnamal: Fragrância
Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde: Fragrância
Linalool: Fragrância.
Citral: Fragrância
Eugenol: Fragrância
Isoeugenol: Fragrância
Limonene: Fragrância
Farnesol: Fragrância


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


O creme protetor pré e pós sol e mar da linha Be(M)dita Praia é um creme bem viscoso e fácil de espalhar.

Sua coloração é branca e ele flui com facilidade para fora do frasco.

A Lola caprichou no cheirinho que é bem suave e tem presença marcante da lavanda - tudo leva a crer que a parte mais pronunciada do aroma vem do óleo essencial de lavanda inglesa que está entre os ingredientes da linha Be(M)dita Praia.

Qual a diferença entre Shampoo sem Sulfato e Shampoo sem Sal?

Modo de uso Creme Protetor Capilar Be(M)dita Praia Pré/Pós Sol e Mar


O modo de (ab)uso é simples e direto.

É só aplicar pequenas quantidades nos cabelos úmidos ou secos antes, durante e após a exposição solar.

Sempre que der um mergulho, não esqueça de reaplicar o Be(M)dita Praia Creme Protetor.

O produto é usado sem enxágue.

PARABENOS: Fazem mal? Dá câncer? Provoca Alergia? É um desregulador endócrino? Mimetiza o estrogênio? Penetra no corpo através da pele? Faz mal pro meio ambiente? Descubra neste link.

Resultado Be(M)dita Praia - Creme Protetor Pré-Pós Sol e Mar


Resultado Be(M)dita Praia creme Protetor pré e pós sol e mar - Lola Cosmetics
Usando após o banho, o produto ajuda muito a desembaraçar os cabelos.

Quem já usou algum creme protetor solar para os cabelos sabe que às vezes eles acabam sendo excessivamente pesados.

No caso do Be(M)dita Praia é possível notar os cabelos mais encorpados (pode-se sentir que os cabelos estão envolvidos em algo), mas sem a aparência pesada que alguns protetores deixam.

Aplicando sobre os cabelos secos (em pequena quantidade), as pontas ficam coladinhas como quando a gente passa um silicone reparador de pontas ou um óleo. Se você não gosta desse efeito é só passar uma escova para desfazer as fitas.

Os produtos da Lola têm algo especial na hora de doar brilho e o Creme Protetor Be(M)dita Praia não fugiu dessa regra: os cabelos secaram e - como sempre - lá estava o brilho.

O cheiro desaparece por completo assim que os cabelos secam. Quando aplicado sobre os cabelos secos o aroma fica bem discreto já na primeira hora.

A eficácia de proteção solar só pode ser observada ao longo do tempo, já que - diferente da pele - os danos que os raios UV causam aos cabelos não são perceptíveis de imediato - é um prejuízo cumulativo - e é percebido apenas a longo prazo.

Com certeza falaremos deste aspecto no Instagram Stories dentro de algum tempo, não deixem de acompanhar.

Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!

Vídeo Resenha Creme Protetor Be(M)dita Praia - Lola



A resenha da linha Be(M)dita Praia sai hoje às 17:00! Se inscreva, ative as notificações e não perca nenhum vídeo do Cabeleira em Pé!


Onde encontrar produtos da Be(M)dita Praia da Lola


Onde encontrar o Creme Protetor pré e pós sol e mar Bemdita Praia - Lola
Se segura que hoje a seção "Onde Encontrar" tem algumas informações a mais pra você.

Não preciso nem te dizer que nossa parceira Dermabox Cosméticos foi a primeira loja a comercializar os produtos da linha Be(M)dita Praia né?

Mas dessa vez a exclusividade não se limitou a isso. Só na Dermabox você encontra um super-kit composto pelos dois produtos da linha Be(M)dita Praia (a Geleia Corporal Iluminadora e o Creme Protetor) com um presente super-especial: uma canga exclusiva da Lola.

A Derma resolveu caprichar ainda mais e mandar um presente-surpresa para quem adquirir esse kit.*

Ou seja, vem Geleia+Protetor Capilar+Canga+Brinde Surpresa.


__________
*Promoção limitada ao estoque de brindes
** Período de participação ate 17/01/18 às 20h de Brasília.


Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Davis-Sivasothy, Audrey. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
⁴ Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, Andréia Munck de Almeida, Patricia Makino Rezende Cecato, Andre Ricardo Adriano, and Janine Pichler. (2014). The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99
⁵ Idson, Bernard. (1967). Adsorption to Skin and Hair. J. Soc. Cosmetic Chemists, 18.
⁶ Davis-Sivasothy, A. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
 Rowe, R. C.; Sheskey, P. J. & Quinn, M. E. (2009). Handbook of Pharmaceutical Excipients. Ed. 9. Washington, DC. American Pharmaceutical Association.
⁸Zambiazi, Rui Carlos; Przybylski, roman Zambiazi, Moema Weber & Barbosa Mendonça, Carla. (2007). Fatty Acid Composition Of Vegetable Oils And Fats. Boletim Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos v.25 n.1
⁹ S. B. Ruetsch & cols. (2001). Secondary ion mass spectrometric investigation of penetration of coconut and mineral oils into human hair fibers: Relevance to hair damage. Journal of Cosmetic Science v. 52 n. 3 pp.169-184.
¹⁰  Zanatta, C.F.; Mitjans, M.; Urgatondo, V.; Rocha-Filho, P.A. & Vinardell, M.P. (2010). Photoprotective potential of emulsions formulated with Buriti oil (Mauritia flexuosa) against UV irradiation on keratinocytes and fibroblasts cell lines. Food and Chemical Toxicology Volume 48, Issue 1.
¹¹ Chiari, B.G.; Corrêa, A.M.; Chiavacci, L.A.; & Isaac, V.L.B. (2012). Determinação do fator de proteção solar (FPS) de fitocosmético contendo extrato de goiaba. In: 26º Congresso Brasileiro de Cosmetologia, São Paulo.
¹² Vilar, Daniela de Araújo et al (2014). Traditional Uses, Chemical Constituents, and Biological Activities of Bixa orellana L.: A Review. The Scientific World Journal.
¹³ Wagemakera, Tais Aleriana Lucon; Carvalho, Cássia Regina Limonta; Maia, Nilson Borlina; Baggio, Sueli Regina & Guerreiro Filho, Oliveiro. (2011). Sun protection factor, content and composition of lipid fraction of green coffee beans. Industrial Crops and Products Volume 33, Issue 2.