sábado, 15 de junho de 2019

Liga dos Coloridos | Máscara Boticario Match (Resenha)

Resenha Máscara Liga dos Coloridos O Boticário Match

Resenha Máscara Match Liga dos Coloridos - O Boticário



A nova linha de cuidados capilares da família Match d'O Boticário foi desenvolvida tendo em mente as necessidades dos cabelos tingidos.

A linha conta com alguns produtos liberados, entre eles a Máscara de Proteção Liga dos Coloridos que chamou a nossa atenção pela tecnologia envolvida em alguns dos ingredientes da sua composição.

Mas, falaremos com mais detalhes a respeito da composição quando for o momento certo, aliás... você sabe como funcionam as resenhas aqui no blog?

No Cabeleira em Pé, as resenhas contam com alguns pontos-chave para discussão, são eles: pH, adequação do produtos para técnicas como o Low Poo, embalagem, uma seção dedicada à análise dos ingredientes da composição, aparência, modo de usar, fotos e descrição do resultado, média de preço e onde encontrar.

Em relação à Máscara de Proteção Match Liga dos Coloridos, falaremos de todos estes pontos no texto abaixo, continue a leitura e não perca nenhum detalhe!


pH: 3,8-5,8


Já se sabe que o pH de produtos capilares tem papel importante na aparência dos fios.¹,²

Nos últimos anos, as empresas buscam pesquisar cada vez mais a possibilidade de shampoos com pH mais ácido,¹ mas isso se aplica também à outros produtos de cuidados capilares.

Faixas de pH ácidas (como a da Máscara Match Liga dos Coloridos) previne o inchaço excessivo dos fios¹, ² (quando o cabelo é molhado ele aumenta de espessura, e se esse aumento for muito grande pode danificar o fio).

Esse intervalo ácido de pH também influi na aparência dos cabelos, já que acidez ajuda a induzir o brilho natural dos cabelos. ¹

A adsorção de ingredientes (capacidade de uma substância manter-se "presa" ao cabelo mesmo após o enxágue) aumenta em faixas mais ácidas de pH.³





Produto liberado para Low Poo em fevereiro de 2019


A Máscara Match Liga dos Coloridos é liberada para Low Poo, mas o que isso significa?

Na técnica Low Poo, os shampoos tradicionais são substituídos por shampoos com "detergentes" mais suaves. Nestes higienizadores não se usam sulfatos nem surfactantes que tenham estrutura e detergência semelhante a deles.

Em função dessa limpeza mais suave, os produtos liberados para Low Poo não devem ter oclusivos derivados de petróleo como Petrolatum e Parafinnum Liquidum.

A Máscara de Proteção Match Liga dos Coloridos é adequada para a técnica Low Poo por não conter nenhum destes ingredientes.

Link G2022.1:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Embalagem


As máscaras da linha Liga dos Coloridos têm formato diferente das máscaras lançadas até agora na família Match de cuidados capilares. Será que esse vai ser o padrão para as máscaras Match daqui para frente?

O corpo e a tampa são feitos em plástico duro e fosco. O formato do pote mudou, passando de um cilindo para uma forma mais bojuda, com a circunferência do topo e da base mais estreitas que a do meio.

A maior mudança está na tampa, que apesar de manter a rosca, agora pode ser aberta por flip top - aquelas tampas que sobem e descem.

A Máscara da Liga dos Coloridos d'O Boticário tem 250g.



Composição Máscara Boticário Match Liga dos Coloridos


Nas análises de produtos que fazemos no Cabeleira em Pé, sempre dedicamos um bom pedaço para discussão dos ingredientes da fórmula do produto.

Na resenha da máscara Match Liga dos Coloridos d'O Boticário não poderia ser diferente. Esse produto tem uma série de ingredientes diferentes, por isso se você acompanha o blog, é dia de descobrir coisas novas!

Uma das coisas que mais chamou nossa atenção foi o fato do produto ter várias substâncias dedicadas à textura - controladores de viscosidade e modificadores reológicos. Isso mostra que O Boticário provavelmente busca texturas específicas para seus produtos na tentativa envolver o cliente em uma experiência multisensorial através dos seus produtos.

Vamos falar do porquê certos produtos para cabelo são mais caros que outros? Clique para entender os motivos de um produto custar R$8,00 e outro R$280,00.

Agentes condicionantes são ingredientes usados para desembaraçar, facilitar o penteado, dar brilho, entre uma série de outras funções.

Na fórmula da Máscara Liga dos Coloridos Match, O Boticário escolheu o Behentrimonium Chloride, a Stearamidopropyl Dimethylamine e o Bis-Dimonium Methosulfate para exercer essa função de condicionamento.

Os dois primeiros aparecem com frequência em produtos de tratamento e condicionamento, o primeiro é um sal quaternário de amônia, que - entre outras coisas - ajuda a anular a carga negativa deixada pelo shampoo.⁴

Já a Stearamidopropyl Dimethylamine é uma alquil-amina, que têm vantagens como um sensorial siliconado (sem ser um silicone), diminuição de frizz e aumento de brilho. ⁵

Por último, um agente condicionante do qual nunca falamos aqui no blog: o Bis-Dimonium Methosulfate - pertencente a um grupo chamado de ester quats, ingredientes conhecidos pelo excelente condicionamento e biodegradabilidade.⁶

Testes sugerem ainda que este agente condicionante tem ótima performance em cabelos afro e boa retenção de cachos (quando comparado com o Behentrimonium Chloride).⁷ O mesmo teste mostra ainda um destaque do Bis-Dimonium Methosulfate nas funções de desembaraçamento a úmido, sensorial úmido e penteabilidade a úmido.⁷


Match Máscara Liga dos Coloridos O Boticário - Ingredientes, pH e Resenha completa com muito mais

Uma das propostas da Máscara de Proteção Liga dos Coloridos d'O Boticario Match é prolongar a durabilidade da cor em cabelos tingidos.

Não temos informações a respeito de todos os ingredientes usados para este fim, mas conseguimos identificar alguns deles. O primeiro é um filtro solar bastante popular, o Ethylhexyl Methoxycinnamate. É sabido que a exposição ao sol é um dos principais fatores de desbotamento dos fios, por isso um filtro UV pode fazer diferença em um fórmula com essa proposta.

O segundo ingredientes de proteção da cor é um composto com extratos de arroz e ácido fítico (Oryza Sativa Seed Protein [and] Phytic Acid [and] Oryza Sativa Extract) que protege a fibra capilar do dano oxidativo causado pela exposição solar.⁸ Em testes laboratoriais em que fibras capilares são sucessivamente lavadas apenas com shampoo mostraram que a coloração dos cabelos tratados com esse mix desbota menos do que os cabelos não tratados.⁸

Por último o Cinnamidopropyltrimonium Chloride protege a cor dos cabelos coloridos e virgens (inclusive dos loiros e grisalhos, evitando o amarelamento das mechas pela radiação UV).⁹ O ingrediente também ajuda a manter a integridade da cutícula e do córtex do cabelo exposto à radiação UV, facilitando ainda o pentear e o desembaraçar.⁹



A fórmula conta ainda com emolientes, silicones, umectantes (ingredientes que atraem e prendem umidade nos fios - ótimos para hidratação), uma série de aminoácidos, óleo de coco, cera de candelila, óleo e extrato de girassol.

Com essa mistura de substâncias, a máscara conta com ingredientes das três etapas do Cronograma Capilar (Hidratação, Nutrição e Reconstrução).

Você pode conferir quais são estes ingredientes na listagem que transcrevemos abaixo. Esta é a lista completa de ingredientes da fórmula da Máscara de Proteção Match Liga dos Coloridos.

Os termos originalmente entre colchetes foram suprimidos pois se tratam apenas de "traduções" da nomenclatura internacional de algumas substâncias.

Você vai perceber também alguns trechos "riscados" (dessa forma). São conservantes, fragrância, e outros ingredientes que não agem diretamente sobre a aparência dos fios, mas não se engane: eles são muito importantes para melhorar a sua experiência com o produto e torná-lo seguro.

Algumas dessas substâncias são classificadas com links que levam a textos aqui do blog que explicam melhor suas funções. Clique e saiba mais sobre os ingredientes que você está usando.


Ingredientes Máscara de Hidratação Boticário Match


Resenha O Boticário Máscara Match Liga dos Coloridos - Liberada para Low Poo - composiçãi com filtro UV e Extrato de Girassol
Aqua: Água.

Stearyl Alcohol: É um álcool que amacia e condiciona cabelos. Emoliente.

Hydroxypropyl Starch Phosphate: Agente de controle de viscosidade.

Behentrimonium Chloride: O que é Behentrimonium Chloride? Clique aqui para descobrirAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Emulsificante: Mantém o produto em uma fase só (água e óleos misturados).

GlycerinUmectante.

Cinnamidopropyltrimonium Chloride: Agente de proteção solar capilar.

DimethiconolSilicone Insolúvel em águaAgente Condicionante.

Ethylhexyl IsononanoateEmoliente.

Polyquaternium-47Agente Condicionante. Formador de filme.

Candelilla Cera: Cera de Candelila.

Helianthus Annuus Seed Oil: Óleo de semente de girassol.

Stearamidopropyl DimethylamineAgente CondicionanteSurfactante Catiônico.

Parfum: Fragrância.

Ethylhexyl Methoxycinnamate: Filtro Solar.

Helianthus Annuus Flower Extract: Extrato de flor de girassol.

Tocopheryl Acetate: Antioxidante.

Bis-Dimonium MethosulfateAgente CondicionanteSurfactante Catiônico.

Bis-Cetearyl Amodimethicone: Silicone insolúvel em água.

Sodium PCA: Sal do aminoácido PCA. Umectante.

Sodium LactateUmectante.

Arginine: Aminoácido arginina.

Aspartic Acid: Aminoácido ácido aspártico.

PCA: Aminoácido PCA.

Glycine: Aminoácido glicina.

Alanine: Aminoácido alanina.

Serine: Aminoácido serina.

Valine: Aminoácido valina

Proline: Aminoácido prolina.

Threonine: Aminoácido treonina.

Isoleucine: Aminoácido isoleucina.

Histidine: Aminoácido histidina.

Phenylalanine: Aminoácido fenilalanina.

Cocos Nucifera Oil: Óleo de Coco.

Oryza Sativa Seed Protein: Proteína de arroz.

Phytic Acid: Ácido fítico.

Oryza Sativa Extract: Extrato de Arroz.

Caprylyl Glycol: Conservante.
Polyurethane-39: Modificador Reológico.
Isopropyl Alcohol: Solvente. Modificador Reológico.
Tea-dodecylbenzenesulfonate:  Emulsificante. Surfactante.
Ceteareth-7: Emulsificante.
Ceteareth-25: Emulsificante.
Sodium Hydroxide: Regulador de pH.
Lactic Acid: Regulador de pH.
Butylphenyl Methylpropional: Fragrância.
Coumarin: Fragrância.
Hexyl Cinnamal: Fragrância.
Hydroxycitronellal: Fragrância.
Limonene: Fragrância.
Linalool: Fragrância.

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


A Máscara de Proteção Liga dos Coloridos é super-eclética pois é super-branquinha, não mancha nem os cabelos descoloridos.

A textura da emulsão é bem fluida, leve e escorregadia. Na aplicação, é fácil de espalhar - mesmo em quantidades pequenas.

Em relação à fragrância, a máscara tem um cheiro oriental, com bastante presença do sândalo.

Marie Kondo: antes e depois - Organizando cosméticos com o método ensinado na série Ordem na casa da Netflix.

Modo de uso Máscara Match Liga dos Coloridos


A aplicação da Máscara Liga dos Coloridos Match não tem segredos.

Depois de lavar e enxaguar os fios, aplique nos cabelos úmidos.

O tempo de pausa é de 5 minutos. Depois da pausa, enxágue em abundância

O Boticário indica o uso de 2 a 3 vezes por semana.



Resultado O Boticário Match Liga dos Coloridos - Máscara




Não podemos afirmar que o sensorial da aplicação tem a ver exclusivamente com o Bis-Dimonium Methosulfate - mas foi possível identificar as propriedades de desembaraçamento e sensorial a úmido destacadas no material do fabricante do insumo.

O cabelo fica super-desmaiado, com textura molinha e completamente desembaraçado, fica muito fácil passar a escova.

Depois de seco o cabelo se mantêm macio e desmaiado, além de muito brilhante e cheiroso.

Na foto, o resultado apenas da máscara (sem creme para pentear nem ferramentas de calor).

Quer saber mais sobre Cuidados com cabelos coloridos e descoloridos? Clique aqui.

Preço e onde encontrar Linha Liga dos Coloridos - O Boticário Match


Onde Encontrar Máscara Match Liga dos Coloridos O Boticário

Você encontra todos os produtos da família Match nas lojas oficiais d'O Boticário.

As lojas da marca estão presentes em todo o país, inclusive em diversos shopping centers.

A marca conta ainda com uma rede de revendedoras que vendem os produtos da marca através de catálogos, bem como uma plataforma enorme de comércio eletrônico.

A Máscara de Proteção O Boticário Match Liga dos Coloridos pode ser encontrada nos canais de venda da marca por R$ 54,90.

Você já usou algum produto da linha Match Liga dos Coloridos? Conta pra gente aqui nos comentários a sua experiência!


Quer receber as atualizações do Cabeleira em Pé por e-mail? Preencha o campo abaixo, clique em "Quero me inscrever!" e siga as instruções da página que será aberta. Não esqueça de confirmar a inscrição clicando no link enviado para o seu endereço eletrônico (verifique também a sua caixa de spam).



__________

Referências



¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Idson, Bernard. (1967). Adsorption to Skin and Hair. J. Soc. Cosmetic Chemists, 18.
⁴ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁵ HUNTSMAN. (2015). EMPIGEN ® S18 Conditioner for Beauty and Personal Care. Retrieved from http://www.huntsman.com/performance_products/Media Library/a_MC348531CFA3EA9A2E040EBCD2B6B7B06/Home_MC348531CFA8BA9A2E040EBCD2B6B7B06/Key markets_1_MC348531CFD2FA9A2E040EBCD2B6B7B06/Functional Chemicals_MC348531D02E6A9A2E040EBCD2B6B7B06/Beauty
⁶ Mishra, S., & Tyagi, V. K. (2007). Ester Quats: The Novel Class of Cationic Fabric Softeners. Journal of Oleo Science, 56(6), 269–276. https://doi.org/10.5650/jos.56.269
⁷ Evonik Nutrition & Care GmbH. (2015). VARISOFT® EQ 100 - High performance conditioning with improved sustainability. Essen. Retrieved from https://glenncorp.com/wp-content/uploads/2017/03/Varisoft-EQ-100.-TDS.-07.01.15.pdf
⁸ Mishra, S., & Tyagi, V. K. (2007). Ester Quats: The Novel Class of Cationic Fabric Softeners. Journal of Oleo Science, 56(6), 269–276. https://doi.org/10.5650/jos.56.269
⁹ Monat Global. (n.d.). Monat Treatment Systems Clinical Studies - Extended Version. Retrieved from https://truthaboutmonat.com/wp-content/uploads/2018/01/MONAT-Treatment-Systems-Clinical-Studies_Extended.pdf