terça-feira, 15 de outubro de 2019

Acqualicious - Kah-noa | Resenha

Resenha Máscara Acqualicious - Kah Noa (vegano, liberada para Low Poo, No Poo e Co Wash)
Máscara Acqualicious da Kah-Noa Recebido da Loja Dermabox.

Acqualicious: A Máscara em gel da Kah-noa



Kah-noa passou recentemente por uma reelaboração da sua identidade visual.

Acompanhando essa mudança, a marca apresentou a curiosa máscara em gel Acqualicious - que seixou muita gente curiosa por de tratar de uma apresentação incomum em produtos de tratamento/condicionamento.

Dermabox Cosméticos - que já tem toda a linha com os novos rótulos da Kah-noa - gentilmente enviou para o Cabeleira em Pé vários dos produtos da marca incluindo a Acqualicious sem nenhum custo para que a gente pudesse fazer essa resenha.

Se esta é a primeira resenha que você acompanha aqui no Cabeleira em Pé, vamos te dizer quais são seções que fazem parte deste tipo de texto aqui no blog: pH, embalagem, se a fórmula é adequada para No Poo e Low Poo, se a composição é vegana, a lista de ingredientes da composição da máscara Acqualicious, aparência, modo de usar, descrição e foto do resultado e onde comprar os produtos da Kah-noa.




pH: 5


Produtos com texturas gelatinosas costumam ter pHs mais alcalinos em função da substância usada para formar a maioria dos géis: o carbômero.

Mas - para a nossa surpresa - a máscara Acqualicious tem pH levemente ácido.

Sabe-se que o pH de produtos capilares pode influenciar a aparência dos cabelos ¹,² e que produtos com faixas acídicas podem deixar os cabelos mais brilhantes depois de secos.¹

Faixas de pH levemente ácidas de ajudam a proteger os fios de um inchaço excessivo por absorção de água em demasia. ¹, ² Esse processo pode danificar a parte mais externa dos fios e aumentar a perda proteica durante a lavagem dos cabelos.

Produtos com pH no intervalo entre 4 e 6 podem diminuir o frizz - por não influírem na distribuição da carga eletrostática dos fios² - e oferecem o meio no qual os cabelos mantêm a sua maior força a úmido.


Produto vegano liberado para No Poo e Low Poo em julho/2019


A Kah-noa desde a sua fundação tem os olhos abertos para o público que faz No Poo e Low Poo. Aos poucos a Kah-noa também foi veganizando alguns poucos produtos que continham ingredientes não-veganos como o mel.

A máscara Acqualicious faz parte dessa nova fase da marca e é 100% vegana: não contém ingredientes de origem animal, a marca nunca fez nem terceiriza testes em animais.

Fica mantida a tradição da Kah-noa: esta é mais uma máscara liberada tanto para No Poo, quanto para Low Poo.

Para revisar: quem faz Low Poo usa produtos livres de sulfatos (e outros surfactantes agressivos) e petrolatos (formadores de filme difíceis de retirar).

Quem faz No Poo, não usa shampoo e além dos sulfatos e petrolatos, deixa de lado o uso de silicones insolúveis em água.



Embalagem


Resenha Máscara em Gel Kah Noa Acqualicious para cabelos oleosos
Diferente das demais embalagens de máscaras da Kah-noa, o frasco da Acqualicious é transparente, deixando o brilho da máscara em gel aparente - aumentando o apelo visual do produto.

A tampa é de plastico branco, fechado por meio de rosca e se abre com pouco mais de um quarto de volta.

Tenha cuidado ao transportar pois a textura mais líquida combinada à rosca curta pode gerar vazamentos no transporte.

Cada pote tem 300g de máscara em gel.

O que seu cabelo e uma cadeira têm em comum? Descubra neste post.

Composição Máscara Acqualicious - Kah-noa


A Kah-noa Acqualicious é uma máscara em gel, com marketing voltado para os cabelos oleosos.

Sei que muitas pessoas gostariam de saber em qual etapa do Cronograma Capilar a máscara Acqualicious pode ser encaixada e por isso falaremos abaixo dos ingredientes da composição do produto.

Um dos pontos que chama a atenção é que apesar de se tratar de uma máscara em gel, a Acqualicious não é formulada com carbômero, o gel é obtido a partir da Hidroxyethylcelullose, e talvez por isso foi possível formular um gel com pH mais ácido.

A fórmula conta também com uma série de ingredientes higroscópicos - aqueles capazes de atrair e prender umidade - associados com a etapa de Hidratação do Cronograma Capilar.

Entre eles estão: a glicerina, o Propylene Gycol, o Sodium PCA e o extrato de uma planta conhecidíssima de quem gosta de hidratação caseira: a babosa!⁵



Máscara em gel Kah Noa - Resenha Acqualicious - Com babosa e vitória régia

Para ajudar no desembaraçamento, condicionamento, brilho e proteção do fio contra os danos mecânicos de pentear e desenozar, a Acqualicious conta com dois ingredientes condicionantes: A Stearamidopropyl Dimethylamine e a Stearamidopropyl Trimonium Methosulfate.

O último é um agente condicionante (um sal ,quaternário de amônia) do qual não encontramos informações específicas, mas sobre esta classe de ingredientes sabemos que ajudam a desfazer nós, desembaraçar, facilitar o penteado a úmido e a seco, além de auxiliar na diminuição do frizz.⁴

Já a primeira é uma alquil-amina, que - além das funções descritas acima - com a vantagem de ter uma performance superior em desembaraçamento a seco e a úmido (comparado por exemplo com outros ingredientes comuns nessa função como o Polyquaternium-10 e o Cetrimonium Chloride).⁶

Outro ponto interessante é que as alquil aminas (justamente pelo grupo "amina") previnem o sobreacúmulo de resíduos (build up)⁶ já que depois de se depositarem, impedem a deposição de outras substâncias que contenham grupos amina.


A Acqualicious tem ainda uma série de ingredientes de origem vegetal, incluindo óleo de damasco e extratos de folha de alecrim, de flor de arnica, de hamamélis, de folha de jaborandi, de folha de sálvia, de tília, de folha de confrei e de raiz de aguapé de flor branca.

A presença desse mix de ervas pode ter sido um dos pontos que levou a Kah-noa a direcionar essa máscara para o público com cabelo oleoso, mas se você não sofre com oleosidade do couro cabeludo, e tem vontade de testar a Acqualicious, nada te impede de usar esta máscara.


Abaixo você confere a  transcrição dos ingredientes da composição da máscara em gel Acqualicious da Kah-noa.

Você encontra alguns links e breves classificações ao lado de cada ingrediente. Usando os links você pode descobrir mais sobre algumas classes de substâncias.

Alguns ingredientes ficam riscados (desse jeito aqui), eles fazem parte da fórmula mas são usados em funções que não interferem na aparência dos cabelos. São uma parte importante da composição para a sua segurança (como os conservantes) e para a experiência (como as fragrâncias e ingredientes de textura), mas não são alvo das nossas discussões.

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Ingredientes Acqualicious (Máscara Gel para Cabelos Oleosos) - Kah-noa


Ingredientes Máscara Kah-noa Acqualiciuos - Máscara para cabelos oleosos em gel
Aqua: Água.

Hydroxyethylcellulose: Aglutinante. Espessante. Estabilizante. Formador de filme.

GlycerinUmectante.

Propylene GlycolUmectante.

Stearamidopropyl Dimethylamine: Agente Condicionante. Surfactante Catiônico.

Stearamidopropyl Trimonium MethosulfateAgente CondicionanteSurfactante Catiônico.

Sodium PCAUmectante.

Prunus Armeniaca Kernel Oil: Óleo de damasco.

Aloe Barbadensis Leaf Extract: Extrato de aloe vera (babosa). Umectante.

Rosmarinus Officinalis Leaf Extract: Extrato de folha de alecrim.

Arnica Montana Flower Extract: Extrato de flor de arnica.

Hamamelis Virginiano Extract: Extrato de hamamélis.

Pilocarpus Pennatifolius Leaf Extract: Extrato de folha de jaborandi.

Salvia Officinalis Leaf Extract: Extrato de folha de sálvia.

Tilia Platyphyllos Extract: Extrato de tília.

Symphytum Officinale Leaf Extract: Extrato de folha de confrei.

Nymphaea Odorata Root Extract: Extrato de raiz de aguapé de flor branca.

Disodium EDTA: Agente Quelante.
Methylchloroisothiazolinone: Conservante.
Methylisothiazolinone: Conservante.
Citric Acid: Regulador de pH.
Parfum: Fragrância.
Linalool: Fragrância.

Link Afiliado:

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Acho que já ficou bastante claro que a Acqualicious é uma máscara em gel, transparente e nada oleosa ao toque.

A textura em si é viscosa, escorregadia e não é firme ou gelatinosa, trata-se de um gel líquido, que escorre facilmente do pote ao virar-se o frasco.

Ao aplicar nos fios, a textura é escorregadia, a espalhabilidade é boa e o produto parece interagir bem com a água (diferente de outros géis que parecem repelir a umidade).

A Acqualicious tem perfume que combina com essa proposta fresca que se espera de um produto em gel com esse claim para cabelos oleosos: um cheirinho marine, bem refrescante.


Está gostando desta resenha? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Modo de uso Kah-noa Acqualicious - Máscara


A aplicação da Acqualicious deve ser feita sobre os cabelos limpos e molhados.

Espalhe com os dedos e pode aproveitar esse momento para enluvar ou fitar as mechas.

Depois é só deixar agir (a sugestão da marca para melhores efeitos é de até 15 minutos).

Depois da pausa é só enxaguar.

Dica Extra: A máscara Acqualicious pode ser usada sem enxágue, como gel de pentear. Se você gostar do resultado da hidratação, você pode testá-la como finalizador.

Descubra com o Cabeleira em Pé as Vantagens e Desvantagens de Multifuncionais para os Cabelos.

Resultados Máscara Gel Acqualicious para Cabelos Oleosos


Resultado Acqualicious Kah Noa - Máscara em Gel
Se você acha que uma máscara em gel não tem poder de desembaraço, pode rever seus conceitos conosco.

A Acqualicious traz aquela sensação gostosa de desmaio na aplicação e facilita muito o trabalho de desfazer os nós durante a aplicação.

Depois de secos os cabelos ficam muito brilhantes e alinhados. Os fios ficam leves, mas não ficam esvoaçantes.

Na foto é possível perceber que mesmo sem o uso de finalizador, as curvas do cabelo ficam acentuadas e com aspecto super-natural.

O cheiro depois de seco é bem discreto e confortável.



Onde comprar Kah-noa: Máscara Acqualicious em Gel


Onde comprar Acqualicious - Kah Noa - Máscara para cabelos oleosos
Para comprar Kah-noa é muito fácil, é só acessar a o site da Dermabox Cosméticos.

A Derma é uma  loja que nasceu há mais de cinco anos da necessidade de uma cacheada em transição que empreendeu e hoje oferece soluções para outras mulheres em busca de descobrir a sua beleza natural.

Os produtos capilares vendidos por lá contam sempre com a composição completa e classificação com 'selinhos' que indicam se os produtos são Low Poo ou No Poo.

Você já fez alguma compra lá na Derma? Aproveite os links abaixo e conheça mais sobre a Dermabox e os produtos da Kah-noa.

__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Kaijser, Anna & Dutta, Paresh & Savage, Geoffrey. (2000). Oxidative stability and lipid composition of macadamia nuts grown in New Zealand. Food Chemistry - FOOD CHEM. 71. 67-70. 10.1016/S0308-8146(00)00132-1. 
⁴ Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
⁵ Dal’Belo, S. E., Rigo Gaspar, L., & Berardo Gonçalves Maia Campos, P. M. (2006). Moisturizing effect of cosmetic formulations containing Aloe vera extract in different concentrations assessed by skin bioengineering techniques. Skin Research and Technology, 12(4), 241–246. https://doi.org/10.1111/j.0909-752X.2006.00155.x
⁶ HUNTSMAN. (2015). EMPIGEN ® S18 Conditioner for Beauty and Personal Care. Retrieved from http://www.huntsman.com/performance_products/Media Library/a_MC348531CFA3EA9A2E040EBCD2B6B7B06/Home_MC348531CFA8BA9A2E040EBCD2B6B7B06/Key markets_1_MC348531CFD2FA9A2E040EBCD2B6B7B06/Functional Chemicals_MC348531D02E6A9A2E040EBCD2B6B7B06/Beauty