sábado, 17 de agosto de 2019

Shampoo No Poo | Como lavar o cabelo nesta técnica?

Shampoo No Poo - Como Lavar os cabelos nesta técnica

Por que não encontro shampoo No Poo?




Por que falar de Shampoo No Poo? O Cabeleira em Pé é um blog especializado nas rotinas No Poo e Low Poo e esteve - desde a sua fundação - envolvido na desmistificação destas técnicas no Brasil.

No Poo e Low Poo são rotinas de cuidados capilares diferentes uma da outra, mas ambas são baseadas em mudanças de hábitos, em especial na restrição de alguns ingredientes.

Para explicar no que cada uma destas técnicas consiste, podemos usar a origem de seus próprios nomes para jogar uma luz sobre cada uma delas.

Em uma destas técnicas usam-se shampoos com detergentes mais suaves (Low Poo - a palavra Low é baixo em inglês e 'poo' vem de shampoo).

Na outra técnica, a higienização do couro cabeludo não é feita com shampoo (No Poo - No = não, Poo = shampoo).

É justamente dessa ausência do uso do Shampoo no No Poo que falaremos no post de hoje.


Como assim não existe Shampoo No Poo?


Muitas vezes encontramos este tipo de questionamento em nossas redes sociais.

Temos poucos materiais sobre Low Poo e No Poo básicos, mas aos poucos vamos completando esse buraco na nossa biblioteca de postagens.

O texto de hoje tem a intenção de falar justamente dessa dúvida básica: existe shampoo No Poo?

A resposta curta é que shampoo No Poo não existe, já que a premissa da técnica é justamente que os cabelos sejam higienizados sem shampoo (No Poo = não-shampoo em inglês, lembra?).

Conseguimos ouvir algumas cabeças trabalhando nesse momento... Mas Cabelê como é possível higienizar o couro cabeludo e os fios sem a ajuda de um shampoo? Tem que existir um shampoo No Poo.

Existem outras formas de limpar os fios, e quem faz No Poo aproveita algumas delas no dia-a-dia.

Uma das mais comuns chama-se co wash.



Co Wash: O 'Shampoo' No Poo


Se para você é comum entrar no banho, molhar os cabelos e partir para o shampoo, no No Poo a  higienização vai depender de outro produto.

Os co washes ('co' vem de condicionador e 'wash' vem de lavar = lavar com condicionador) são como se fossem um shampoo No Poo - mas não são shampoos, ok?

Tratam-se de condicionadores com composições livres de ingredientes como petrolatos (oclusivos derivados de petróleo) e silicones.

Hoje em dia, inclusive, muitas marcas possuem condicionadores desenvolvidos com o intuito de serem usados como co wash. Interessante não?



As formulações destes produtos são diferentes das dos shampoos.

Um co wash é basicamente um condicionador, mas que é usado no couro cabeludo, para a limpeza da oleosidade e outras sujidades de forma super-delicada.

Não vamos dar o passo-a-passo do co wash nesse post, mas nos links da caixinha abaixo você encontra muitas informações sobre o assunto.

Entre estes links encontram-se tanto um guia completo sobre a técnica co wash aqui no blog quanto um audiolivro 100% grátis com todas as dicas para você colocar o co wash em prática no seu dia-a-dia.


Transformando o Condicionador Co Wash em um Shampoo No Poo


Algumas pessoas se assustam quando a gente explica que shampoo No Poo, em última instância não existe.

Mas isso é só até entender que o condicionador usado para co wash é que vai fazer as vezes do shampoo No Poo.

Isso porque condicionadores também possuem substâncias chamadas surfactantes (ou tensoativos).

Apesar de serem bastante diferentes dos surfactantes usados em shampoos, os tensoativos usados em condicionadores também têm capacidade misturar água e óleos - formando o que chamados de emulsões.


Ao massagearmos o condicionador liberado para co wash no couro cabeludo molhado, estimulamos os surfactantes da composição a formarem micelas, agrupamentos de surfactantes em torno das sujidades oleosas que ajudarão a dissolvê-las na água, possibilitando o seu enxágue.

Como chamar essa técnica de limpeza sem shampoo de Shampoo No Poo não faz muito sentido, o termo escolhido para se referir à essa forma de higienização do couro cabeludo é co wash.

Mas não se esqueça, essa limpeza é suave, e falaremos dos seus pontos fracos em seguida.




As limitações de não usar Shampoo: No Poo na Prática


Fazer co wash é uma alternativa bacana para qualquer pessoa que busca uma forma eventual de lavar os cabelos de forma mais delicada.

Por exemplo: saída da piscina, após o banho de mar, na saída da academia.. O co wash como método de limpeza eventual - alternado com seu shampoo - não exige adaptações na sua rotina.

Agora quem quer abrir mão do shampoo (No Poo é sem shampoo, lembra?) e mergulhar - literalmente - de cabeça nessa limpeza suave do co wash vai precisar estudar um pouquinho sobre o No Poo.

Isso porque nesta técnica, como não existe Shampoo No Poo e a limpeza do co wash é limitada, é preciso ficar de olho nas composições dos produtos que você usa nas outras etapas de cuidado do seu cabelo: condicionador, máscara, creme para pentear, gel, spray... todos os produtos que você usa deverão ser liberados para No Poo.



Acredita-se que a limpeza do co wash seja limitada, e que mesmo condicionadores formulados para limpeza podem não ser capazes de limpar de forma eficaz algumas substâncias como alguns oclusivos derivados de petróleo (como o Petrolatum e o Paraffinum Liquidum) e silicones insolúveis em água (como o Dimethicone, o Amodimethicone e o Cyclopentasiloxane).

Leve estas informações em consideração ao buscar produtos para sua rotina após aderir ao co wash como principal forma de limpeza.

Quer encarar esse desafio de se experimentar no No Poo? Acompanhe o Cabeleira em Pé e descubra muito sobre estas técnicas.

Temos muitos posts que podem te ajudar, um Guia de produtos Liberados para Low Poo e No Poo de 2018 em pdf que pode ser baixado gratuitamente e uma porrada de conteúdo nas nossas redes sociais.

Agora, você que já faz Low Poo e No Poo, conta pra gente... Quando você estava começando, em algum momento achou que Shampoo No Poo existia?



Vídeo Co wash de Supermercado - Produtos Co Wash Fáceis de Encontrar



Se você gostou do vídeo, não deixe de se inscrever em nosso canal.