terça-feira, 25 de maio de 2021

Build up | Por que acontece? | Como tratar? | Acúmulo de resíduos no cabelo

Build up - como tratar este problema

Acúmulo de resíduos no Cabelo: Por que as substâncias se depositam em excesso nos fios e como lidar com o problema do build up




Se você chegou aqui, provavelmente já leu o post introdutório sobre build up aqui no Cabeleira em Pé.

Chegou a hora da gente discutir aspectos mais técnicos sobre o build up e descobrir como lidar com o acúmulo de resíduos no cabelo.

Ninguém está livre da deposição excessiva de agentes condicionantes nos fios e esse é um problema que não afeta exclusivamente quem faz Low Poo e No Poo.

Mesmo quem usa shampoo com sulfato pode ter problemas com build up de substâncias como silicones e polyquaterniuns,³ por exemplo.

Mas, por que estas substâncias se ligam dessa forma aos fios? Qual a diferença entre deposição e acúmulo? Existem agentes condicionantes que não fazem build up? Como faço para me livrar do build up que se formou no meu cabelo?

Segue com a gente que hoje é dia de responder a todas estas perguntas.



Como agentes condicionantes de "grudam" nos cabelos?


Adsorção de ingredientes aos fios de cabelo - nem sempre é build up

Você já parou para pensar que, mesmo depois de enxaguar o condicionador dos fios, ele deixa para trás alguma coisa?

O papel dos agentes condicionantes é justamente esse: formar filmes fininhos sobre os fios, através de um processo conhecido como adsorção.

A adsorção ocorre por conta de um fenômeno conhecido como substantividade.

São substantivas, as substâncias com cargas de polos opostos. No caso dos agentes condicionantes, nosso cabelo tem carga aniônica (negativa) e os agentes condicionantes têm, quase sempre, carga catiônica (positiva).⁴

Isso faz com que as cargas se anulem e se forme uma ligação entre o agente condicionante e o fio. Essa ligação é suficientemente forte, a ponto de que a água não consiga "tirar" o agente condicionante do cabelo.

É assim que agentes condicionantes ficam "presos" ao fio. Isso não é ruim.

Mas como ocorre o o build up? De que forma os agentes condicionantes passam a se acumular nos cabelos?



Acúmulo ou sobre-acúmulo? O que é o build-up?


Algumas pessoas acham que não há benefício algum em substâncias que formam filmes em torno dos fios.

Essa postura é baseada em premissas incorretas.

Agentes condicionantes são uma parte muito importante da prevenção de danos capilares, a forma mais inteligente de tratamento que discutimos no Limpoo, nosso curso sobre Low Poo e No Poo coproduzido com a Liga das Crespas e Cacheadas.


Mas, como não existem substâncias 100% benéficas e nem ingredientes 100% maléficos, alguns agentes condicionantes têm uma desvantagem importante: sua estrutura pode levar ao build up.

Sais quaternários de amônia são uma classe de agentes condicionantes que se depositam sobre os fios e, ao longo do tempo, podem se depositar sobre eles mesmos.

Com isso, ao invés de oferecerem as vantagens de desembaraçamento, brilho, maciez e prevenção de danos, estes agentes condicionantes se depositam em camadas sobrepostas sobre as fibras do cabelo, dando aos fios uma aparência e toque desagradáveis, característicos do build up.



Tratamento e prevenção do build up


Se você se identificou com os sintomas do build up e gostaria de saber como fazer para se livrar do excesso de agentes condicionantes que estão depositados nos seus fios, é só prestar atenção ao que vem em seguida.

O coringa para build up é o antirresíduos.

Como o nome sugere, este produto contém agentes destinados à retirada de resíduos dos fios.

Se você preferir, pode evitar os sulfatos fortes. Existem alternativas sem surfactantes agressivos.

Lembre de seguir as instruções da embalagem. Na maioria dos casos, uma aplicação só é suficiente.

Build up - formas de limpeza (co wash, shampoo e antirresíduos com e sem sulfato)

Mas, apesar de parecer necessário uma lavagem super-agressiva, é 100% possível tentar resolver o build up apenas aumentando o poder de limpeza da sua higienização cotidiana, como se subisse uma escada, sem pular degraus e ir de cara para o antirresíduos.

  1. Se você faz co wash: substitua o creme de limpeza por um shampoo sem sulfato por algumas lavagens e se não funcionar suba um degrau de limpeza.
  2. Se você usa shampoo sem sulfato: use um antirresíduos sem sulfato ou um shampoo tradicional e se não funcionar suba um degrau de limpeza;
  3. Se você usa shampoo tradicional: use um antirresíduos.

A ideia central é turbinar o poder de limpeza da sua rotina até normalizar o seu cabelo.

Depois é só voltar à rotina de sua preferência, contemplando momentos de limpeza profunda no seu ciclo de cuidados ou sempre que houver necessidade.


Tem como prevenir o build up?


A tecnologia está aí - muitas vezes - em busca de alternativas mais modernas e eficazes de tratamentos capilares.

A família mais recente de agentes condicionantes usados em produtos capilares - as alquil aminas - tem como uma de suas principais vantagens um poder anti-build-up.

Sua estrutura conta com uma cauda, um "rabinho", chamado grupo amina, que impede que as moléculas da substância se depositem em camadas.

Na prática, quando uma alquilamina está grudada em um pedacinho do cabelo, ela "repele" outras alquil aminas, impedindo o sobre-acúmulo sobre os fios.

Interessante né? Alguns exemplos são a Stearamidopropyl Dimethylamine e a Behenamidopriopyl Dimethylamine.



O Build up é comum? Qual a probabilidade de eu estar com ARC?

Fita durex grudada no cabelo

Estamos sentindo um cheiro de desespero no ar.

Certamente alguns de nós se identificaram com um ou outro dos sintomas do build up e agora estão pensando em formas mais potentes de limpeza.


Isso não quer dizer necessariamente que você esteja com resíduos acumulados nos fios.

O texto da Susan Nichols, um dos materiais usados como fonte de pesquisa no post de hoje, faz uma ressalva: estas substâncias têm o potencial de causarem build up (ARC), nem todo mundo que usa vai passar por essa situação.

O Acúmulo de Resíduos no Cabelo depende de muitos fatores.

Por exemplo, quanto mais danificado o seu cabelo, mais chance você tem de acumular substâncias nos fios (porque a carga "negativa" é maior nas áreas danificadas do cabelo).

Outros fatores levados em consideração são: o tipo de produto que você usa, a concentração dos ingredientes com potencial para ARC, a quantidade de produto que você usa, a frequência das lavagens, quanto você usa de produtos de estilização no day-after, quantos produtos diferentes são usados nas suas rotinas capilares, entre outros.

Se você acha que seu cabelo está sem vida em função de resíduos presos à ele, intensifique a limpeza e ajude ele a se libertar!

Clique e visite a loja na Amazon com nossos favoritos Como participantes do Programa de Associados da Amazon, somos remunerados pelas compras qualificadas efetuadas por links afiliados

__________

 Referências


¹ Nichols, S. (2010). Chemistry of your hair: What the heck is build-up?. Swift Crafty Monkey Blog.
² Baki, G. & Alexander. K. S. (2015). Introduction to Cosmetic Formulation and Technology. John Wiley & Sons.
³ Cornwell, P. A. (2017). A review of shampoo surfactant technology: Consumer benefits, raw materials and recent developments. International Journal of Cosmetic Science, 16–30. https://doi.org/10.1111/ics.12439
⁴ Draelos, Z. D. (2004). Hair Care: An Illustrated Dermatologic Handbook. CRC Press.