sábado, 8 de maio de 2021

Preciso seguir Low Poo e No Poo para fazer co wash?

Preciso seguir Low Poo e No Poo para fazer co wash

Co Wash: Quem pode fazer?




Quando falamos em co wash, é quase imediata a associação com as técnicas Low Poo e (principalmente) No Poo.

Essa associação se tornou algo tão emaranhado, que muitas pessoas tratam o co wash como uma terceira técnica de cuidados.

Entretanto, apesar de nos referirmos às vezes ao co wash como uma "técnica", não é no sentido de assemelhá-la às rotinas Low Poo e No Poo.

Estas últimas são técnicas de cuidados capilares, já o co wash é uma técnica de limpeza, uma estratégia de higienização suave.

Co wash é uma palavra inventada a partir da junção de duas palavras em inglês: conditioner + wash - e significa lavagem com condicionador.

O co wash (diferente do Low Poo e do No Poo) não é uma invenção brasileira.

Método da Garota Cacheada¹ de Lorraine Massey, por exemplo, já fala da lavagem com condicionador, e o Science of Black Hair² de Audrey Davies-Sivasothy chega a usar o termo "co-washing" algumas vezes.

Você sabia que Lorraine Massey não inventou o Low Poo? Entenda.

Mas, se co wash não é uma técnica em si, e sim uma forma de lavar os cabelos, quem pode fazer co wash?

Será que é necessário seguir Low Poo ou No Poo para lavar os cabelos com condicionador?

O texto de hoje vai responder a essas perguntas e falar um pouco dos produtos adequados para esta forma de higienizar os cabelos e por que o co wash pode ser um aliado na sua rotina de cuidados.

Vamos aprender mais sobre essa estratégia de limpeza?



Qualquer condicionador pode ser usado para Co Wash?


Quando falamos de co wash, não estamos falando de qualquer condicionador de limpeza, estamos falando de cremes e condicionadores com características específicas de formulação, mais precisamente produtos que seguem três regrinhas básicas:
Três regras para fazer co wash


  1. Produtos com enxágue;
  2. Formulados sem "petrolatos"
  3. Composições sem quaisquer silicones

Hoje, é possível encontrar opções de cremes e condicionadores de limpeza formulados para serem compatíveis com co wash, mas é preciso observar as composições, já que nem todos cumprem os três requisitos acima.

Existe ainda a possibilidade de dividir os produtos liberados para co wash em dois grupos: com anfótero e sem anfótero.

"Anfótero" é um apelido usado na comunidade Low Poo e No Poo para se referir a um grupo de substâncias que podem ser usadas para "reforçar" o poder de limpeza dos co washes: os surfactantes anfotéricos.

Produtos sem anfóteros costumam oferecer uma limpeza super-gentil e aqueles com agente de limpeza ganham um plus, mas continuam sendo suaves que shampoos.


Co wash: É só para quem faz Low Poo e No Poo?


Se você gostou da ideia de lavar os cabelos de uma forma mais suave e quer incorporar o co wash na sua rotina de cuidados, vem entender quem pode lavar os cabelos desse jeito.

Se você usa shampoo periodicamente (seja ele liberado para Low Poo ou não), não é necessário mudar nada significativo.

Nos dias em que quiser uma limpeza mais suave (pós treino, pós piscina, dias muito quentes, etc...) é só lavar o cabelo com condicionador adequado conforme o nosso manual de co wash.

Co wash está liberado sem alterações na rotina de cuidados para qualquer pessoa que usa shampoo no cotidiano.

Agora, se sua ideia é usar o co wash como principal forma de limpeza, é recomendável estudar os detalhes da técnica No Poo e adotar o conjunto de regrinhas desta técnica para evitar o acúmulo excessivo de resíduos no cabelo.


Por que o co wash é mais suave que o shampoo?




Um dos pontos mais interessantes de uma higienização através de co wash é a suavidade.

Diferente dos detergentes presentes no shampoo (os surfactantes aniônicos), os detergentes dos condicionadores tem carga positiva (são catiônicos).

Eles funcionam como agentes condicionantes: desembaraçando os cabelos, diminuindo o frizz e neutralizando a carga negativa dos fios.

Estes surfactantes podem se agrupar em micelas, envolvendo a oleosidade, emulsionando a sujeira e facilitando o enxágue, lavando o cabelo sem agredir.

Como é impossível regenerar os fios danificados, é importante ter em mente formas simples de prevenir o dano.

A lavagem com co wash é uma delas.

Você já tentou fazer co wash? Conta aqui nos comentários para a gente como foi a sua experiência.

Você está preocupada em limpar 100% dos silicones e outros agentes condicionantes entre uma lavagem de cabelo e outra? Por quê? Vem saber a verdade que nunca te contaram sobre limpeza do cabelo.

__________

Referências


¹ Bender, M. ; Massey, L. & Chiel, D. (2011). Curly Girl: The Handbook. Workman Publishing Company
² Davis-Sivasothy, A. (n.d.). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.