sábado, 29 de maio de 2021

Pantene Bambu Nutre e Cresce | Resenha | Condicionador

Compartilhe:
Resenha Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce

Condicionador Pantene Bambu: Resenha Completa




A Pantene é conhecida mundialmente pelo uso do ProV (uma mistura de dois hidratantes - o Pantenol e o Pantenyl), mas a estrela da vez é outra, estamos falando de Pantene Bambu Nutre e Cresce.

O Condicionador Pantene Bambu, resenha que faremos hoje, conta com a tecnologia ProV e outros ingredientes para condicionamento e tratamento dos fios.

Vamos conferir todos os detalhes dessa composição, informações sobre o produto e resultado da aplicação do Pantene Bambu Nutre e Cresce.

Nossa resenha contará com descrição dos seguintes aspectos: pH, embalagemcomposição (transcrição e explicação de alguns ingredientes), se o produto é liberado para Low Poo, aparência, o resultado, o preço e onde encontrar.

Quer descobrir isso, e muito mais, a respeito do Condicionador Pantene Bambu? Vem conferir nossa resenha completa.


pH: 4,7 - 8,3


Entramos em contato com o SAC da P&G em busca de informações sobre o pH do Condicionador Pantene Bambu.

A resposta da marca - entretanto - apenas situa o pH dos produtos da Pantene em uma faixa que varia de 4,7 a 8,3.

Com um intervalo tão amplo é difícil falar de vantagens dentro dessa faixa. O que se aplica a um extremo desse intervalo não se aplica ao outro, então não temos como falar sobre este aspecto do produto.


Pantene Bambu Resenha do Condicionador Liberado para Low Poo em dezembro/2020


Pantene Bambu Nutre e Cresce Liberado para Low Poo

Não faz a mínima ideia do que seja Low Poo? Este nome estranho se refere a uma técnica de cuidados capilares que deixa de lado o uso de shampoos tradicionais.

Mas como lava o cabelo na técnica Low Poo? É tranquilo, usam-se no lugar dos shampoos tradicionais, shampoos mais suaves (shampoos sem sulfatos e sem outros detergentes agressivos).

Em função do uso de fórmulas mais delicadas na hora de lavar os fios, alguns ingredientes são evitados nos demais produtos da rotina de quem faz Low Poo.

Os oclusivos derivados de petróleo como o Petrolatum e o Paraffinum Liquidum são dois exemplos do que se evita em Low Poo.

O Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce é liberado para Low Poo, pois não possui ingredientes "proibidos" para a técnica.

Link G2021:

Embalagem


O Condicionador Pantene Bambu tem frasco semelhante aos super-condicionadores da marca. 

Trata-se de frasco em formato de bisnaga feito em material flexível.

A tampa, que também funciona como base, é feita em plástico duro e abertura do tipo flip-top.

O fato da tampa ficar na parte de baixo do produto ajuda a usá-lo com menos trabalho e desperdício, já que a gravidade ajuda a manter o Condicionador Pantene Bambu pronto para sair da embalagem.

A embalagem da máscara tem versões de 150ml e 250ml.



Pantene Bambu Nutre e Cresce: Ingredientes e Composição do Condicionador


Composição e Ingredientes Pantene Bambu - Resenha

O Condicionador Pantene Bambu tem fórmula com ingredientes condicionantes, emolientes e hidratantes.

A parte de condicionamento fica sob responsabilidade do Behentrimonium Methosulfate e de um aminosilicone do qual a gente vai falar daqui a pouco.

Behentrimonium Methosulfate é um sal quaternário de amônia com carga positiva (surfactante catiônico). Isso significa que o agente condicionante vai ficar "coladinho" do lado de fora do cabelo, mesmo depois do enxágue.

Como resultado, o que se observa é um desembaraçamento, uma facilidade de pentear e diminuição do frizz.²


Lembra que falamos que em seguida explicaríamos as funções do silicone contido na fórmula do Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce? 

Estamos falando do Bis-Aminopropyl Dimethicone - um silicone modificado a partir da adição de um grupo amina. Essa alteração da estrutura traz uma vantagem bacana.

O grupo amina evita que o silicone se deposite "em cima" dele mesmo impedindo a formação de camadas de silicones e reduzindo a chance de build-up

Entre as vantagens deste silicone destacam-se também a proteção da cor, a possibilidade de proteção térmica e um perceptível aumento de brilho.³


Resenha do Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce - liberado para Low Poo com cafeína, biotina e rícino

Os emolientes da fórmula são o Stearyl Alcohol e o Cetyl Alcohol.

Outra patente da P&G é em relação ao uso, como quelante, de um aminoácido que aparece nessa fórmula: a Histidine. Você sabe o que é um quelante?

Um grupo de pesquisadores da P&G (a gigante que é dona da Pantene) descobriu que íons de cobre se acumulam nos fios.

Esse íons estão presentes na água da torneira. O problema é que esse cobre entra no fio e se oxida, aumentando a degradação da proteína que forma o nosso cabelo (a queratina) tanto quando são expostos à luz solar quanto em submetidos à coloração, levando à quebra, perda de brilho e sensorial desagradável.⁴

A proposta dos pesquisadores foi buscar uma substância com propriedades quelantes, ou seja, um ingrediente capaz de "sequestrar" o cobre antes dele se ligar ao fio de cabelo. Descobriu-se então que a histidina poderia desempenhar esse papel, evitando que íons de cobre se liguem aos fios.

Ainda por cima, sua estrutura é pequena o suficiente a ponto de penetrar na fibra do cabelo e "retirar" o cobre do interior da fibra capilar.⁴ Um super-ingrediente, não é mesmo?



A hidratação fica por conta do clássico ProV, um mix entre Pantenol e Pantenyl, tecnologia que foi patenteada por muitos anos pela marca.

O Pantenol (assim como o Pantenyl) é um agente higroscópico,¹ isso significa que ele tem a capacidade de atrair e reter umidade - é através desse processo que o pantenol hidrata os fios.

Outros ingredientes presentes são a cafeína, um derivado do óleo de rícino e os extratos vegetais de broto de bambu e semente de uva.


Para ver a composição completa do Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce, é só conferir a transcrição abaixo.

Veja que cada um dos ingredientes conta com uma breve classificação e algumas destas classificações têm links para textos do blog que falam de forma mais aprofundada sobre esta ou aquela classe de ingredientes.

Algumas substâncias - aquelas cuja ação não se dá sobre a aparência dos fios - são riscadas (assim).Mas atenção! Isso não quer dizer que estas substâncias são inúteis, muito pelo contrário. Elas têm funções importantes para a experiência e segurança do produto.

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita:

Ingredientes Pantene Bambu Nutre e Cresce


Aqua: água.

Stearyl Alcohol: Um álcool graxo que condiciona e amacia os fios. Emoliente.

Behentrimonium MethosulfateAgente CondicionanteSurfactante Catiônico.

Cetyl Alcohol: Um álcool graxo que condiciona e amacia os fios. Emoliente.

Bis-Aminopropyl Dimethicone: Aminosilicone insolúvel em água.

Parfum: Fragrância
Benzyl Alcohol: Fragrância.
Disodium EDTA: Quelante.

PanthenolUmectanteSaiba mais sobre o Pantenol aqui.

Panthenyl Ethyl EtherUmectante.

Histidine: Aminoácido histidina, 

Benzyl Salicylate: Fragrância
Hexyl Cinnamal: Fragrância

Bambusa Vulgaris Shoot Extract: Extrato de broto de bambu.

Caffeine: Cafeína.


Methylchloroisothiazolinone: Conservante
Ci 19140: Corante Amarelo.
Methylisothiazolinone: Conservante

Vitis Vinifera Seed Extract: Extrato de semente de uva.

Ci 17200: Corante Vermelho.
Ci 42090: Corante Azul


Aparência geral do Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce


O Condicionador Pantene Bambu é uma emulsão cremosa e fluida.

A cor dela é branca e, na aplicação é bem fácil espalhar, pois o condicionador é bem molinho.

O cheiro é levemente cítrico, fresco e suave.



Modo de Usar Condicionador Pantene Bambu


A sugestão de uso da Pantene é que o produto seja aplicado nos fios após o uso do shampoo.

Depois é só massagear, desfazendo os nós, usando os dedos como um pente para desembaraçar.

Depois da pausa é só enxaguar com bastante água.

Link Afiliado LCCRCCC1:

Pantene Bambu - Resultado do Condicionador Nutre e Cresce

Pantene Unidas Pelos Cachos Máscara: Resultado


Quem acompanha o cabeleira em pé de pertinho sabe que quando testamos máscaras e condicionadores, não usamos creme para pentear no dia das fotos, para ter uma ideia do desempenho solo do produto.

Na aplicação, é fácil espalhar o Condicionador Pantene Bambu nos fios e os nós ficam mais fáceis de desfazer.

O condicionamento não é  pesado, mas nota-se, em especial nas pontas, que a deposição de agentes condicionantes deixa os fios com aparência mais saudável.

Os cabelos ficaram brilhantes e hidratados.

Depois de seco, o perfume é discreto.


Preço e Onde Encontrar Pantene Bambu Nutre e Cresce


Onde encontrar para Comprar Condicionador Pantene Bambu Nutre e Cresce

A Pantene faz parte do grupo P&G, uma gigante multinacional espalhada por estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos, no Brasil inteiro.

A linha Pantene Bambu Nutre e Cresce é encontrada em pequenos e grandes comércios, incluindo os de cidades pequenas do interior, já que mercados e farmácias de todos os tamanhos costumam trabalhar com produtos Pantene.

O preço pode variar dependendo do local, mas o Condicionador Pantene Bambu de 150ml custa em média R$15,00 e a versão maior (250ml) custa aproximadamente R$25,00.

Não segue a gente no Instagram? Não perca tempo. Siga o Cabeleira em Pé no Instagram e receba diariamente drops de conteúdo No Poo e Low Poo.


__________

Referências


¹ Proksch, E., de Bony, R., Trapp, S., & Boudon, S. (2017). Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. Journal of Dermatological Treatment, 28(8), 766–773. https://doi.org/10.1080/09546634.2017.1325310
² Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
³ Becker, T. M. (2007). Amodimethicone and other Amine-functionalized Silicones. Retrieved August 30, 2019, from https://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-amodimethicone-and-other-amine-functionalized-silicones
⁴ Marsh, J. M., Davis, M. G., Lucas, R. L., Reilman, R., Styczynski, P. B., Li, C., Mamak, M., McComb, D. W., Williams, R. E. A., Godfrey, S., Navqi, K. R., & Chechik, V. (2015). Preserving fibre health: reducing oxidative stress throughout the life of the hair fibre. International Journal of Cosmetic Science, 37, 16–24. https://doi.org/10.1111/ics.12285
⁵ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.