terça-feira, 1 de março de 2022

O que é Acidificação Capilar | Para que Serve Acidificante Capilar?

Compartilhe:
o que é acidificação capilar - como usar acidificante no cabelo

Para que Serve Acidificação Capilar? Guia de Como Usar Acidificante no Cabelo




Acidificação Capilar e Acidificante Capilar são termos cada vez mais comuns, quando falamos de cuidados com o cabelo.

Assim como a hidratação, nutrição e reconstrução, a acidificação tem se mostrado uma etapa indispensável na rotina de cuidados capilares de muitas pessoas.

Mas, afinal de contas, o que é acidificação capilar? Para que serve? Como saber se o cabelo precisa de acidificação? Como usar acidificante no cabelo? Existe shampoo acidificante? E Condicionador ácido?

Todas essas perguntas giram em torno de questões básicas sobre este tipo de produto, sua forma de ação e resultados esperados.

Hoje, vamos te entregar, aqui no blog, um guia completo para responder a estes questionamentos, incluindo: o que é acidificante capilarpara que serve acidificação capilaro que é acidificação no cabelo.

Mas, não paramos por aí... A gente ainda vai te dar uma lista de opções de acidificante capilar, todos eles liberados, para você manter a sua rotina livre de petrolatos.

Pronta para terminar esse post sabendo o que é acidificação e todos os detalhes sobre esse tipo de tratamento? Então... vem com a gente!



O que é Acidificação Capilar?


Afinal de contas, o que é acidificação no cabelo? De onde surgiu essa expressão?

Você sabe o que é pH? O pH é uma unidade de medida que determina a acidez de determinadas substâncias.

O centro dessa linha de medida é 7 e chama-se "pH neutro". Abaixo de 7 estão os pHs ácidos e acima do 7 estão os pHs alcalinos.

Agora... qual a importância disso para o tratamento dos cabelos?

Estudos mostram que o pH de produtos capilares pode exercer um papel importante na aparência final dos cabelos.¹,²

A proposta do acidificante capilar é a de tratar os cabelos nestas faixas de pH baixinhas, trazendo para os cabelos os benefícios da acidificação capilar.


Acidificação Capilar: Para que Serve?


Que tipo de vantagens podemos esperar desse tipo de produto? Para que serve acidificante capilar?

Um dos pontos mais desejados da acidificação capilar (antes e depois) é que ao final do tratamento os fios ficam muito brilhantes.

Isso acontece porque as faixas acídicas de pH apertam as escamas que formam a parte mais externa dos cabelos umas contra as outras.¹

Isso deixa a superfície do cabelo microscopicamente mais plana, melhorando a reflexão da luz.¹

Mas, se você acha que os benefícios do acidificante capilar terminam aí, precisa descobrir para que serve a acidificação capilar em outro nível.



O que é Acidificação no Cabelo Poroso?


como saber se o cabelo precisa de acidificação capilar - para que serve

Falamos da vantagem visual do tratamento de acidificação para todos os tipos de cabelo.

Mas, existem vantagens que vão além da aparência dos fios, e podemos pensar nelas agora.

Em especial, quando falamos de cabelos porosos, existe um verdadeiro antes e depois da acidificação capilar - sabe por quê?

A acidificação capilar diminui a porosidade dos fios, porque ao "apertar" as escamas do cabelo umas contra as outras, ela ajuda a deixar as cutículas mais "fechadas" e, consequentemente, menos porosas.

Assim, conseguimos adicionar mais uma vantagem de tratamentos acidificantes: a diminuição da porosidade.

Mas não é só isso! Cabelos porosos demais (seja essa porosidade provocada por procedimentos químicos ou questões genéticas) entram, frequentemente, em um ciclo vicioso:

  1. a porosidade faz com que água entre em excesso no fio;
  2. a água, em excesso, faz o fio inchar
  3. o inchaço "racha" a estrutura mais externa do cabelo
  4. as rachaduras fazem o fio ficar mais poroso

Agora, podemos dar uma terceira resposta à pergunta "para que serve acidificante capilar?": serve para previnir o inchaço dos fios¹, ² e os danos causados pela absorção excessiva de água.


Para que serve a Acidificação Capilar para quem tem Cabelos Tingidos


Quem tem ou já teve o cabelo tingido, sabe que a manutenção da cor transforma completamente a forma como tratamos os fios no dia-a-dia.

A acidificação capilar pode ajudar bastante, tanto no tratamento do cabelo que passou pela coloração quanto na duração da tintura.

Cabelos que passaram por químicas de descoloração ou coloração sempre sofrem algum nível de dano na cutícula.

O processo de "abrir" as escamas do cabelo, necessário na descoloração e tintura, aumenta bastante a porosidade dos cabelos e, já explicamos acima para que serve a acidificação capilar para cabelos porosos.

Em relação à durabilidade da cor, o processo de "fechar" as cutículas é induzido pela acidificação: menos água entra nos fios e os pigmentos demoram mais tempo para sair, reduzindo o desbotamento.

Ponto, de novo, para a acidificação!


Como Saber se o Cabelo Precisa de Acidificação?


Como Saber se o Cabelo Precisa de Acidificação

Você já deve ter coletado, ao longo desse texto, algumas pistas a respeito de quem pode se beneficiar de tratamentos de acidificação capilar.

O ponto central da resposta a esse questionamento é a porosidade.

Como saber se o cabelo precisa de acidificação? Analisando a porosidade dele.

  • O cabelo passou por alguma química de tranformação (alisamento, relaxamento, permanente...)?
  • Você usa ferramentas de calor (secador, chapinha, escova...)?
  • Faz descoloração ou luzes?
  • Pinta o cabelo, faz mechas ou usa tinta para cobrir os cabelos brancos?
  • Sente que seu cabelo seca muito rápido?
  • Percebe que seu cabelo não "segura" tratamento?
  • Quando faz certos tratamentos ou umectação o cabelo "suga" o produto?

Responder "sim" para 3 ou mais destas perguntas já pode ser indicativo da necessidade de inclusão de um acidificante capilar na sua rotina de cuidados.

Mas... quando se fala de acidificação capilar, quantas vezes por mês devo usar um produto acidificante?

De que forma posso aplicar esse tipo de tratamento?



Acidificação Capilar: Quantas Vezes e Como Usar Acidificante no Cabelo


o que é acidificante capilar - para que serve a acidificação capilar (quantas vezes)

Um ponto importante, quando falamos de acidificação capilar, é começar com calma.

Isso porque, apesar do acidificante trazer uma série de vantagens, o excesso de acidificação também pode deixar os cabelos com aparência estranha, ressecada, dura, sem forma...

Agora, vamos te explicar como usar acidificante no cabelo.

O ponto mais importante aqui é ler com calma as instruções do fabricante. Lá você vai encontrar, quase sempre, um tempo mínimo e máximo de pausa.

Na primeira vez que usar acidificante no cabelo, não faça a pausa máxima. Você pode ir testando e aumentando aos poucos, toda vez que for usar.

Se você está se perguntando: "é minha primeira acidificação capilar, quantas vezes por mês devo fazer esse tipo de tratamento?"

Acidificação Capilar: Quantas Vezes Posso Fazer?


Nossa sugestão é começar com uma acidificação capilar ao mês.

Se o cabelo melhorar logo após a acidificação, mas voltar a ficar seco e sem brilho em um período de uma semana ou dez dias, você pode aumentar a frequência, acidificando o cabelo a cada 15 dias.

Sempre observe o resultado nos seus cabelos e tome as decisões a partir do que você percebe como necessidade individual.

Não copie a rotina dos outros, tente personalizar o máximo possível a sua rotina de cuidados.

Isso é ainda mais importante no caso do tratamento de acidificação, em que o excesso pode trazer um efeito indesejado para os fios.


Existe Shampoo Acidificante? Condicionador Ácido substitui o Acidificante Capilar?


Como explicamos no início do texto, o pH de produtos capilares pode ter um impacto importante no resultado final do seu tratamento.

Isso não se aplica somente ao acidificante, não!

Shampoos, condicionadores, máscaras e demais produtos da sua rotina podem ter pH pensado para trazer certos benefícios.


Um condicionador ácido, ou seja, um condicionador com pH baixinho também pode trazer benefícios à todas às lavagens, fazendo a manutenção dos fios em uma faixa de pH adequada.

Nos casos de porosidade super alta ou cabelos bastante danificados, o shampoo acidificante e o condicionador ácido não substituem o acidificante capilar, mas podem ser usados como complemento.

O acidificante faz o trabalho pesado uma vez por mês enquanto o condicionador ácido e shampoo acidificante fazem a manutenção semanal do cabelo em uma faixa de pH levemente acídica.


Lista Acidificante Capilar (Low Poo ou No Poo)


Acidificação Capilar - Curly Care, Abela, Redken, Carol Kyoko + Left Cosmetics, Lola, Mari Morena, Apse, Magic Color, Widi Care, Bio Extratus e K.pro



Produtos Liberados para Acidificação Capilar - Curly Care, Abela, Redken, Carol Kyoko + Left Cosmetics, Lola, Mari Morena, Apse, Magic Color, Widi Care, Bio Extratus e K.pro


  1. Composição Acidificantes Acid-C - Curly Care (No Poo): Aqua, Vinegar, Vitis Vinifera (Grape) Fruit Extract, Fructose, Glucose, Gluconic Acid, Gluconolactone, Caesalpinia Spinosa Gum, Commiphora Myrrha Resin Extract, Myroxylon Balsamum (Balsam Tolu) Resin, Styrax Benzoin Resin Extract, Propylene Glycol, Cetearyl Alcohol, Ceteareth-20, Stearamidopropyl Dimethylamine, Dicaprylyl Carbonate, Hydrolyzed Rice Protein, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Vitis Vinifera (Grape) Seed Oil, Cetrimonium Chloride, Pentaerythrityl tetra-di-t-butylhydroxyhydrocinnamate, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Disodium EDTA, Lactic Acid, Citric Acid, Parfum, Butylphenyl Methylpropional.
      
  2. Composição Acidificantes Acid-C Pro - Curly Care (No Poo): Aqua, Vinegar, Vitis Vinifera (Grape) Fruit Extract, Fructose, Glucose, Gluconic Acid, Gluconolactone, Caesalpinia Spinosa Gum, Commiphora Myrrha Resin Extract, Myroxylon Balsamum (Balsam Tolu) Resin, Styrax Benzoin Resin Extract, Propylene Glycol, Cetearyl Alcohol, Ceteareth-20, Stearamidopropyl Dimethylamine, Dicaprylyl Carbonate, Hydrolyzed Rice Protein, Aloe Barbadensis Leaf Extract, Vitis Vinifera (Grape) Seed Oil, Cetrimonium Chloride, Pentaerythrityl tetra-di-t-butylhydroxyhydrocinnamate, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Disodium EDTA, Lactic Acid, Citric Acid, Parfum, Butylphenyl Methylpropional.
      
  3. Composição Acidificante Capilar Acid - Abela (No Poo): Aqua, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Cocos Nucifera (Coconut) Oil, Vinegar, Vitis Vinifera Fruit Extract, Fructose, Glucose, Gluconic Acid, Gluconolactone, Caesalpinia Spinosa Gum, Commiphora Myrrha Resin Extract, Myroxylon Balsamum Resin, Styrax Benzoin Resin Extract, Glycerin, Parfum, Behentrimonium Chloride, Ceteareth-20, Hydrolyzed Wheat Protein ,  Hydrolyzed Soy Protein ,  Carbocysteine ,  Threonine ,  Serine, Glutamic Acid, Butyrospermum Parkii (Shea Butter) Fruit, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Acacia Senegal Gum, Lactic Acid, Sodium Benzoate, Potassium Sorbate, Tetrasodium Edta, Disodium Edta, BHT, Citric Acid, Butyphenyl Methylpropional, Hexyl Cinnamal.
      
  4. Composição Vinegar Rinse Color Extend - Redken (No Poo): Aqua/Water, Alcohol Denat., Acetum/Vinegar, PEG-60 Hydrogenated Castor Oil, Octyldodeceth-16, Phenoxyethanol, Sodium Citrate, Butylene Glycol, Glycerin, Cetrimonium Chloride, Citric Acid.
      
  5. Composição Gel Reconstrutor Acidificante Carol Kyoko - Left Cosmetics (No Poo): Aqua, Disodium EDTA, Glycerin, Polyquaternium-37, Polysorbate-20, PEG-90M, Hydrolized Rice Protein, Actinidia Chinensis (Kiwi) Fruit Extract, Carbocysteine, Serine, Glutamic Acid, Sodium PCA, Sodium Lactate, Arginine, Aspartic Acid, PCA, Glycine, Alanine, Valine, Proline, Threonine, Isoleucine, Histidine, Phenylalanine, Polyquaternium-5, PEG-40 Hydrogenated Castor Oil, Polyquaternium-7, Citric Acid, Polyquaternium-47, BHT, Polyquaternium-10, Polyquaternium-39, Parfum, Methylisothiazolinone, Methylchloroisothiazolinone.
      
  6. Composição Acidificante Densidade - Lola Cosmetics (No Poo): Water/Aqua/Eau, Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Virola Surinamensis Seed Butter, Niacinamide, Stryphnodendron Adstringens Bark Extract, Propanediol/ Arginine/ Lactic Acid/ Glycine Soja (Soybean) Germ Extract/ Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract/ Scutellaria Baicalensis Root Extract/ Sodium Benzoate/ Gluconolactone/ Calcium Gluconate, Propylene Glycol, PEG-180M, Phenoxyethanol/Caprylyl Glycol, Fragrance/Parfum, Citronellol, Geraniol.
      
  7. Composição Máscara Selante Vinagre De Maçã - Mari Morena (No Poo): Aqua, Cetearyl Alcohol, Cetrimonium Chloride, Helianthus Annuus Seed Oil, Glycerin, Polyquaternium-7, Aqua/Vinegar/ Pyrus Malus Fruit Extract / Frutose / Glucose/ Gluconic Acid/ Gluconolactone / Caesalpinia Spinosa Gun, Cocos Nucifera Oil, Parfum (Benzyl Benzoate, Benzyl Salicylate, Hexyl Cinnamal), Butyrospermum Parkii Butter, Phenoxyethanol / Methylisothiasolinone / Propylene Glycol, Aloe Barbadensis Leaft Extract, Panthenyl Hydroxypropyl Steardimonium Chloride.
      
  8. Composição Condicionador Acidificante Crespo Power - Apse (No Poo): Aqua, Arachidyl Alcohol, Stearyl Alcoho, Cetyl Alcohol, Myristyl Alcohol, Lauryl Alcohol, Caprylic/Capric Triglyceride, Cetrimonium Chloride, Alcohol, Polyquaternium-7. Phenoxyethanol, Astrocaryum Murumuru Seed Butter, Cocos Nucifera Oil, Copernicia Cerifera Cera, Theobroma Cacao Seed Butter, Behentrimonium Chloride, Isopropyl Alcohol, Lactic Acid, Disodium Edta, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone, Magnesium Nitrate, Magnesium Chloride, Vitis Vinifera Seed Oil, Parfum.
      
  9. Composição Estabilizador De Ph Banho De Vinagre Capilar - Magic Color (No Poo): Aqua (Water), Glycerin, Peg-40 Hydrogenated Castor Oil, Hydrolyzed Keratin,  Propylene Glycol, Vinegar, Hydroxyethylcellulose, Cetrimonium Chloride, Parfum (Fragrance), Pyrus Malus Fruit Extract, Sodium Acetate, Fructose, Gluconic Acid, Gluconolactone, Glucose, Cellulose, Caesalpinia Spinosa Gum, Methylchloroisothiazolinone, Methylisothiazolinone.


Quer um presente? Ebooks e Guias do Cabeleira em Pé




O Cabeleira em Pé têm alguns materiais em pdf que podem ser baixados gratuitamente, no final desse post você encontra uma caixinha com os links para cada uma destas iniciativas.

Alguns deles são projetos-solo do Cabeleira em Pé e outros são feitos em parceria, agregando conhecimento de outras pessoas aos textos escritos.

Todos os anos lançamos um Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo, em pdf, que lista centenas de produtos sem sulfatos, sem petrolatos e sem silicones para quem quer cuidar dos cabelos seguindo uma destas rotinas de cuidados.

Além destes guias, temos um audiolivro sobre Co Wash (também gratuito), com diversas dicas sobre esta técnica de limpeza que dispensa o uso de shampoo.

Recentemente, também liberamos uma tabela bem bacana para identificar qual etapa do cronograma capilar se encaixam as suas máscaras e organizar o seu cronograma de cuidados.

O ebook sobre Ressecamento Capilar fala sobre as principais causas do ressecamento nos cabelos cacheados e crespos e apresenta 7 soluções para este problema - que podem ser usadas em qualquer tipo de cabelo.

Em 2020 lançamos, também com a Liga das Crespas e Cacheadas, o ebook com 10 mitos sobre Low Poo e No Poo, que pode ser baixado gratuitamente.

Temos mais materiais no forno, por isso não deixe de acompanhar as nossas redes sociais!

Confira todos estes downloads nos links abaixo!

Links Afiliados CGCEP
__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.