sábado, 16 de abril de 2022

Acidificante Curly Care | Resenha Acid C

Resenha Acidificante Curly Care - Acid C


Acid-C Resenha do Acidificante Curly Care

Resenha Acidificante Acid - C - Recebido da marca Curly Care

Você conhece a Isabel Borges? Essa empreendedora é CEO da Dermabox e de outras empresas do nicho de beleza e cabelos naturais.

A Curly Care, a marca profissional de cuidados para cabelos com curvas, foi idealizada por ela e é de um produto dessa família que vamos falar hoje.

Recentemente, falamos de acidificação em diversos espaços, tanto aqui no blog, quanto no Instagram @cabeleiraempe, e nos demos conta de que o Acid C (o acidificante da Curly Care) não tinha resenha completa aqui no blog.

Resolvemos consertar isso e aqui está: a Resenha do Acidificante Curly Care.

Os pontos norteadores da resenha serão: pH, embalagem, adequação da composição ao veganismo e às técnicas No Poo e Low Poo, quais são os ingredientes da composição e quais suas funções, como usar, resultado e onde encontrar para comprar.




pH: 3


A Curly Care nasceu pensando em diversas insatisfações de clientes onduladas, cacheadas e crespas.

Um ponto evidente disso é o fato da marca estampar o pH dos produtos nos rótulos de cada um deles.

No caso da Acid C, o acidificante Curly Care, o pH é de 3 - um pH ácido que ajuda a deixar os fios mais brilhantes,¹ pois o pH baixinho faz com a que as escamas que recobrem a parte externa dos fios reflitam melhor a luz.

Essa faixa de pH também é vantajosa do ponto de vista da manutenção da porosidade e da prevenção de danos por absorção excessiva de água, já que o pH baixinho evita que os fios sejam danificados pela expansão causada pela entrada de água em excesso.² 

O Acid C tem um "irmão" (o Acid C Pro, que tem venda restrita, somente profissionais têm acesso à compra) e o pH da versão profissional é ainda mais "baixinho" (pH 2,0).



Produto vegano e liberado para No Poo e Low Poo em abril de 2021


Acid C - Acidificante Curly Care - Vegano e Liberado para Low Poo

A Curly Care já nasceu inserida no mercado de beleza natural, e é resultado de uma vivência de muitos anos nesse nicho. 

Talvez por isso a Curly Care tenha, desde os seus primeiros lançamentos, certas características que algumas marcas só adquirem ao longo de suas histórias.

Uma dessas questões é em relação aos testes em animais e ingredientes de origem animal. Todos os produtos da marca são livres de ingredientes de origem animal e a empresa não envolve testes em animais em nenhum momento da sua produção.

Além disso, 100% dos produtos da marca são liberados. Não poderia ser diferente, já que Isabel defende as rotinas de cuidados sem sulfatos e petrolatos há muito tempo.

Por isso, todos os produtos da marca são fabricados sem o uso de sulfatos, petrolatos e silicones. A marca ainda evita o uso de corantes sintéticos.

O Acidificante Curly Care é liberado para Low Poo e No Poo.


Embalagem


Seguindo um padrão, a embalagem do Acid C é um pote de plástico branco, brilhante e flexível.

A tampa é de plastico preto, fechado por meio de rosca e a identidade visual tem destaque em laranjado, como todos os tratamentos da marca.

A tampa pode ser aberta com cerca de um quarto de volta.

Em relação às embalagens, a marca é certificada pela EuReciclo, entidade que fiscaliza o recolhimento de lixo plástico do meio ambiente - por logística reversa.

Cada pote de Acidificante Curly Care tem 300ml.



Composição Curly Care Acidificante - Acid C


Ingredientes da composição do Acidificante Curly Care (Acid C)

Um dos pontos centrais das fórmulas da Curly Care é desenhada em torno de uma espécie de "trio" onipresente, composto de 1 extrato + 1 proteína + 1 óleo.

No Acid C, foram escolhidos: o extrato de babosa, a proteína de arroz e o óleo de semente de uva.

O extrato de babosa é higroscópico (ou seja, hidratante) e existem outros ingredientes nessa função na fórmula do acidificante Curly Care: o Propylene Glycol e o Caprylyl Glycol (esse último também faz parte do sistema de conservação).

Um coadjuvante de hidratação é o óleo de semente de uva⁶ que, por sua composição rica em ácidos graxos poli-insturados, se deposita na cutícula,⁷ fazendo com que o fio permaneça hidratado por mais tempo.


A proteína de arroz⁵ ajuda a fazer reparos temporariamente nas pontas duplas, aumenta a maciez do cabelo, intensifica o brilho e fortalece a fibra capilar (que fica mais resistente).

A Stearamidopropyl Dimethylamine e o Cetrimonium Chloride são agentes condicionantes que ajudarão a desembaraçar e deixar o cabelo mais brilhante, livre de nós e com frizz reduzido.³ São eles que ajudam a dar aquela sensação "desmaiada" que muitas pessoas buscam em produtos de tratamento.

Falando em "desmaio", os emolientes também trabalham com um sensorial que praticamente todo mundo gosta: cabelo macio e com aquele toque escorregadio. No acidificante Curly Care, os emolientes escolhidos são o Cetearyl Alcohol e o Dicaprylyl Carbonate.



Por último, mas definitivamente não menos importante, as fórmula do Acid C tem uma mistura especial de vinagres, resinas balsâmicas, açúcares de origem natural e suco de uva. Esse ingrediente tem um nome gigante, que vamos colocar aqui embaixo:

Vinegar (and) Vitis Vinifera (Grape) Fruit Extract (and) Water (and) Fructose (and) Glucose (and) Gluconic Acid (and) Gluconolactone (and) Caesalpinia Spinosa Gum (and) Commiphora Myrrha Resin Extract (and) Myroxylon Balsamum (Balsam Tolu) Resin (and) Styrax Benzoin Resin Extract.

O ingrediente tem propostas super alinhadas com a ideia de tratamento acidificante: intensificação do brilho, aumento da sedosidade e redução da porosidade.⁴


A composição do Acidificante Acid C da Curly Care está disponível na transcrição abaixo.

Ao lado de cada um dos ingredientes você encontra uma breve descrição ou classificação do que aquela substância faz. Em certos insumos há links para textos mais completos sobre aquela classe de ingredientes.

Se você prestar atenção, algumas partes da composição da resenha estão riscadas (dessa forma).

É importante que a gente frise que estes trechos riscados fazem parte da composição mas optamos "riscá-los" dessa forma por se tratarem de ingredientes que não têm ação direta sobre os fios.

Todavia, eles são muito importantes para a composição do produto, pois influenciam alguns aspectos da sua experiência (cheiro, cor, textura) e garantem a segurança da fórmula, para que possa usá-la sem medo de contaminação (como é o caso dos conservantes).



Ingredientes Acidificante Curly Care - Acid C


Aqua: água.

Vinegar: vinagre.

Vitis Vinifera (Grape) Fruit Extract: Extrato de uva.

Fructose: Açúcar frutose.

Glucose: Açúcar glucose.

Gluconic Acid: Quelante.
Gluconolactone: Quelante.

Caesalpinia Spinosa Gum: Goma tara. Formador de filme.

Commiphora Myrrha Resin Extract: Resina de mirra.

Myroxylon Balsamum (Balsam Tolu) Resin: Resina de cabreúva.

Styrax Benzoin Resin Extract: Extrato de benjoim.

Propylene GlycolUmectate.

Cetearyl AlcoholEmoliente.


Stearamidopropyl Dimethylamine: Agente condicionanteSurfactante Catiônico. Alquil amina.

Dicaprylyl CarbonateEmoliente.

Hydrolyzed Rice Protein: Proteína hidrolisada de arroz.

Aloe Barbadensis Leaf Extract: Extrato de babosa. Umectate.

Vitis Vinifera (Grape) Seed Oil: Óleo de semente de uva.


Pentaerythrityl tetra-di-t-butylhydroxyhydrocinnamate: Antioxidante.

Phenoxyethanol: Conservante.

Caprylyl Glycol Conservante. Umectate. Emoliente.

Disodium EDTA: Quelante.
Lactic Acid: regulador de pH.
Citric Acid: regulador de pH.
Parfum: Fragrância.
Butylphenyl Methylpropional: Fragrância.

Link Tabela CC:
Banner CC

Aparência geral (Textura, cor e cheiro)


Resenha do Acidificante Curly Care - Acid C - Liberado para Low Poo

Já falamos em outros momentos que as texturas, na Curly Care, parecem ser um ponto importante, já que, no rótulo, atrás do nome do produto, é possível ver uma imagem representando aquela textura.

O Acid C é uma emulsão cremosa, fácil de espalhar e que não fica "escorrendo" quando você aplica no cabelo úmido.

A cor é um branco levemente amarelado.

Em relação ao perfume, a fragrância escolhida é levemente doce e frutada.



Modo de Usar Acidificante Curly Care


A Curly Care indica o uso do acidificante da seguinte maneira.

Depois de higienizar, ainda com os cabelos úmidos, aplicar o acidificante Curly Care e deixar agir por 5 minutos.

A marca sugere que, após o tempo de pausa, os fios sejam enxaguados e aplique-se a máscara da marca (chamada Marshmallow - com ingredientes das três etapas do cronograma em um produto só).

Depois é só enxaguar novamente e finalizar.

Link G2022.3:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Vídeo: Primeiras impressões Curly Care





Gostou do vídeo? Inscreva-se no canal do Cabeleira em Pé clicando no botão abaixo


Resultado Acidificante Curly Care - Acid C


Resultado Acid C - Acidificante Curly Care - Resenha

Quando a gente testa produtos de tratamento, aqui no blog, sempre aplicamos a máscara, enxaguamos e deixamos secar ao natural, sem nenhuma finalização subsequente.

Isso porque nosso objetivo é verificar o desempenho do tratamento e acreditamos que a aplicação posterior de finalizadores pode perturbar essa avaliação.

Foi dessa forma que aplicamos o Acid C, com 5 minutos de pausa, enxágue abundante e secagem ao natural.

Na aplicação, é possível perceber o desembaraçamento com o tempo de pausa e no enxágue já se nota os fios mais alinhados e selados, parecendo até um pouco mais "pesados" que o normal.

Ao secar, o brilho é um ponto de destaque, além da intensificação da curvatura, mesmo sem ajuda de nenhum finalizador, além do perfume, presente mesmo depois de secar.



Onde encontrar Curly Care para comprar


Onde encontrar para Comprar Acidificante Curly Care Acid C e mais

Quer comprar Curly Care em lojas físicas? A marca têm pontos de venda em diversos salões do Brasil, incluindo (é lógico) os salões dos quais Isabel é sócia, a rede Matri.

Além disso, você pode receber produtos Curly Care na sua casa, pois a Dermabox Cosméticos não poderia ficar de fora do lançamento da marca da própria CEO, não é mesmo?

Todos os produtos da Curly Care estão disponíveis no portfólio da Derma, alguns deles, inclusive, em tamanho especial para lavatório (1 litro).

Se você é profissional e gostaria de comprar o Acid C Pro, com pH ainda mais baixo, pode entrar em contato com a marca através do e-mail relacionamento@curlycare.com.br.  

Quer a versão home care do acidificante e outros produtos da Curly Care? Confira nos links abaixo mais produtos da marca e detalhes sobre eles no site da Dermabox.



________

Referências

¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Aquia. (2019). Cabelos Brilhantes, fortes e resistentes.
⁵ ’Scibisz, M., Arct, J., & Pytkowska, K. (2008). Hydrolysed proteins in cosmetic production, part II. SÖFW-Journal Wydanie Polskie.
⁶ Rockenbach, Ismael & Rodrigues, Eliseu & Gonzaga, Luciano & Fett, Roseane. (2010). Fatty acid composition of grape (Vitis vinifera L. and Vitis labrusca L.) seed oil. Brazilian Journal of Food Technology.
⁷ S. B. Ruetsch & cols. (2001). Secondary ion mass spectrometric investigation of penetration of coconut and mineral oils into human hair fibers: Relevance to hair damag. Journal of Cosmetic Science v. 52 n. 3 pp.169-184.
⁸ -