sábado, 20 de junho de 2020

Resenha Shampoo Drama Queen Coco - Lola

Resenha Shampoo Drama Queen Coco - Lola Cosmétics

Shampoo Drama Queen Coco - Lola - Recebido da loja Dermabox

Lola Shampoo Drama Queen Coco - Resenha do Cabeleira em Pé




Já falamos anteriormente sobre isso, mas deu vontade de repetir esse fato hoje: uma das qualidades que mais admiramos na Lola Cosmetics é a criatividade envolvida nos seus produtos.

Isso é bastante claro, quando você alinha os shampoos da marca.

Muitas marcas se contentariam em formular uma boa base higienizante e, a partir disso, mudariam apenas a fragrância e os ingredientes de marketing (extrato disso, óleo daquilo...) mantendo a base praticamente idêntica.

A Lola parece se recusar a tomar esse tipo de atalho. Todo shampoo da marca é um novo shampoo, do zero: no sistema de limpeza, nova textura, novos ingredientes condicionantes... é sempre uma criação única.

O Shampoo Drama Queen Coco, um dos últimos shampoos líquidos lançados pela Lola, foi enviado gentilmente pela Dermabox Cosméticos - pouco tempo depois de seus lançamento e, hoje, é dia de fazer uma resenha caprichada desse produto.

Quer saber o que vem nessa modalidade de resenha? A gente discute temas como pH, embalagem, se o produto é liberado para Low Poo,  se ele é vegano, ingredientes da composição, qual o modo de usar, fotos do resultado (com antes e depois), e onde encontrar comprar - mas esse spoiler a gente já entregou né?

Quer saber isso e muito mais? Então continua nessa resenha para saber tudinho sobre o Shampoo Drama Queen Coco.




pH: 3,5 - 5


Os pHs dos produtos da Lola não têm uma variação grande.

O SAC da marca - inclusive - já orientou nossa equipe em relação à faixa utilizada pela Lola em todos os seus produtos.

O marco mais ácido é 3,5 e o topo menos ácido é 5.

Faixas acídicas de pH - aquelas abaixo de 7, lembra? - costumam impactar positivamente a aparência dos fios, deixando-os - por exemplo - mais brilhantes.¹

Outro ponto interessante no tratamento de cabelos em faixas levemente ácidas, é que o inchaço provocado pela água durante a lavagem também é diminuído nestes pHs mais baixinhos.¹, ²

Você está preocupada em limpar 100% dos silicones e outros agentes condicionantes entre uma lavagem de cabelo e outra? Por quê? Vem saber a verdade que nunca te contaram sobre limpeza do cabelo.

Produto vegano liberado para Low Poo em abril/2019


Shampoo Drama Queen Coco Liberado para Low Poo e Vegano

A Lola é uma marca 100% brasileira e todos os produtos da marca (tanto pele quanto cabelo) são veganos.

Temos muito respeito pelo veganismo como movimento ético-político-social e, por isso, não usamos o termo vegano de forma flexível. O Shampoo Drama Queen Coco é livre de ingredientes de origem animal, não foi testado (e nem teve insumos testados) em animais. A conduta da empresa também é coerente com o veganismo.

O Shampoo Drama Queen Coco não tem detergentes (que podemos chamar também de tensoativos ou surfactantes) parecidos com os sulfatados e - por esse motivo - é liberado para técnica Low Poo.

No Low Poo evita-se o uso de shampoos tradicionais (que contenham surfactantes agressivos como os sulfatos) e os demais produtos da rotina são livres de "petrolatos" (ingredientes oclusivos derivados de petróleo).

Link G2020:

Embalagem


As embalagens da Lola têm o selo EuReciclo que atesta a logística reversa de reciclagem de resíduos plásticos na mesma quantidade usada nos frascos da marca.

A embalagem usada no Shampoo Drama Queen Coco segue o padrão das embalagens de shampoos da Lola Cosmetics.

Trata-se de uma garrafinha retangular, com as bordas arredondadas, feita em plástico fosco de cor verde bem clarinha.

A tampa, branca, também em plástico, é de rosca e "sai" completamente depois de desrosqueada (cuidado para não perder no box), com uma volta você já consegue abri-la.

O Shampoo Drama Queen Coco tem 250ml.



Composição Shampoo Lola Drama Queen Coco - Ingredientes


Resenha Shampoo Drama Queen Coco - Ingredientes e Composição (Água de coco, Óleo de coco e Extrato de Coco)

Assim como no condicionador, a Lola não dormiu no ponto na hora de colocar coco na composição dessa versão do Shampoo Drama Queen.

Como toda Drama Queen - rainha do drama, em inglês - ama um exagero, a Lola também não se conteve com pouco e usou 1. água de coco, 2. extrato de coco e 3. óleo de coco.

Em fórmulas de shampoos, óleos vegetais (a fórmula do Shampoo Drama Queen Coco também tem manteiga de karité) podem funcionar como sobre-engordurantes. Eles ajudam a diminuir a sensação hiper-adstringente do shampoo.

Mas e a parte-chave da composição do shampoo? Os detergentes, os surfactantes, os agentes de limpeza... quais são?

Os surfactantes escolhidos pela Lola para esta fórmula são o o Lauryl Glucoside e o Disodium Cocoyl Glutamate.

Os poliglucosídeos (como o Lauryl Glucoside) são detergentes não-iônicos (isso quer dizer que eles não tem carga nem positiva, nem negativa). Esta classe de detergentes é conhecida por oferecer uma limpeza suave e eficiente. ³ Muitos produtos com claim detox usam essa família de agentes de limpeza⁴ talvez por serem 100% de origem vegetal.

O segundo tensoativo da fórmula (o Disodium Cocoyl Glutamate) é um surfactante aniônico (com maior poder de limpeza em comparação com detergentes não-iônicos). Sua ação é suave e o ingrediente é derivado de aminácidos, é capaz de fazer uma espuma cremosa e elástica.⁵ A presença do Disodium Cocoyl Glutamate parece suavizar a ação de outros surfactantes em formulações de produtos de limpeza como shampoos.⁶





Por último, mas não menos importante, a Lola turbinou o Shampoo Drama Queen Coco com glicerina (que ajuda a hidratar os fios por se tratar de um ingrediente higroscópico), e com um agente condicionante.

Mas Cabelê... por que a Lola colocou um agente condicionante no shampoo e como isso é possível?

O ingrediente usado para condicionamento no Shampoo drama Queen Coco é a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride - um sal quaternário de amônia que é compatível com shampoos, e isso é bacana porque o ingrediente diminui aquele efeito embolado que muitos shampoos deixam, ajudando a desfazer e prevenir os nós desde a lavagem.⁷

Outra vantagem desse ingrediente em shampoos é que a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride é substantiva à pele, trazendo benefícios também para o couro cabeludo.⁶


Abaixo, você pode conferir a composição completa do Shampoo Drama Queen Coco, na mesma ordem em que os ingredientes aparecem no rótulo do produto.

A gente risca (assim) os ingredientes que não agem diretamente nos fios - tipo as fragrâncias e os conservantes. Mas, isso não significa que eles estão ali por acaso, muito pelo contrário, estas substâncias são muito importantes porque ajudam na estabilidade e na segurança, além de proporcionarem uma experiência bacana durante o uso.

A transcrição, apesar de seguir a ordem literal do rótulo, omite os entrefixos "(and)" de ingredientes pré-misturados.

Se você gostaria de saber mais sobre algumas das classes de ingredientes, oferecemos alguns links onde se pode aprender outras informações gerais sobre certas classes de substâncias.

Ingredientes Shampoo Drama Queen Coco - Lola


Lola Shampoo Drama Queen Coco - Resenha

Aqua/Water/Eau: Água .

Cocos Nucifera Water: Água de coco.

Butyrospermum Parkii (Shea) Butter: Manteiga de karité.

Cocos Nucifera (Coconut) Oil: Óleo de coco.

Cocos Nucifera Fruit Extract: Extrato de coco.

Guar Hydroxypropyltrimonium ChlorideAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Sal quaternário de amônia.

Lauryl Glucoside: Surfactante não-iônico. Cauda com 18 carbonos.

Disodium Cocoyl Glutamate: Surfactante aniônico.

GlycerinUmectante.

Citric Acid: Regulador de pH.
Dehydroacetic Acid: Conservante.
Benzoic Acid: Fragrância.
Benzyl Alcohol: Fragrância. Conservante.
Fragrance/Parfum: Fragrância.
Coumarin: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


O Shampoo Drama Queen Coco tem uma textura menos viscosa que outros shampoos da marca. Para continuarmos no tema da linha, a textura do produto lembra muito a textura de leite de coco, um cremoso-líquido.

A cor é um branco levemente amarelado e a espuma (talvez pela presença do surfactante à base de aminoácido) se forma apenas depois de um tempo de massagem do couro cabeludo, mas é preciso massagear e estar com o cabelo bem molhado.

O cheiro é o mesmo para todos os produtos da linha, e já descrevemos anteriormente como sendo parecido com bolo de coco quentinho, com notas de coco doces que pendem para o gourmand - aquele cheiro de coisas que remetem à sabores gostosos.



Como usar o Shampoo Drama Queen Coco


O Shampoo Drama Queen Coco, ao ficar parado, pode se separar em duas fases, por isso sempre lembre de sacudí-lo antes de usar.

A indicação da Lola é que o Shampoo Drama Queen Coco seja aplicado nos cabelos molhados.

Com as pontas dos dedos (sem usar as unhas, viu?) massageie pequenas quantidades até conseguir espalhar o shampoo na cabeça toda.

Enxágue e, se achar necessário, repita a operação.



Resultado Shampoo Drama Queen Coco - Lola (antes e depois)


Resultado Shampoo Sem Sulfato Lola Drama Queen Coco - Liberado para Low Poo



O Shampoo Drama Queen Coco é um shampoo de limpeza delicada que alia dois fatores que não se conversam com frequência.

O produto limpa o couro cabeludo sem deixar os fios com aquela aparência esturricada.

No resultado das fotos, foi feita apenas uma aplicação (sem repetir) e é possível perceber a eficácia da fórmula de limpeza do Shampoo Drama Queen Coco.

Os cabelos e couro cabeludo ficam limpos e os fios ficam soltinhos sem turbinar o volume da raiz. Os fios ficam com aquele caimento que muitas pessoas gostam.

No antes e depois, é possível perceber que os fios estão muito mais limpos, sem grande alteração no volume.


Onde comprar produtos da linha Drama Queen Coco da Lola?


Onde encontrar Shampoos da Lola e a linha Drama Queen Coco

Se você ainda não conhece,  a Dermabox Cosméticos é uma loja online com todo o portfólio da Lola disponível a poucos cliques de distância.

Além do Shampoo, Condicionador, Máscara Drama Queen Coco e toda a linha de produtos capilares, na Derma você também encontra os produtos da Lola para a pele e um dos lugares mais fáceis para se comprar Oh Maria! - a linha de make vegana da Lola.

O site da Dermabox foi reformulado e, agora, além dos selinhos que identificam os produtos No Poo e Low Poo, a loja também está sinalizando os produtos veganos, olha que bacana! 

Aproveite essa super-dica, use os links abaixo e confira os produtos da linha Drama Queen Coco lá no e-commerce da Derma.


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Cornwell, P. A. (2017). A review of shampoo surfactant technology: Consumer benefits, raw materials and recent developments. International Journal of Cosmetic Science, 16–30. https://doi.org/10.1111/ics.12439
⁵ Michalun, M. V., & Dinardo, J. C. (2015). Skin Care and Cosmetic Ingredients Dictionary (4th ed.). Milady.
⁶ Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
⁷ Knowlton, J., & Pearce, S. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. Elsevier.