terça-feira, 28 de setembro de 2021

Máscara Lola em Barra | Reconstrução | Resenha

Resenha Máscara em Barra Reconstrução Lola

Máscara em Barra Lola - Reconstrução: Força, Vitalidade e Elasticidade - Será? Resenha do Cabeleira em Pé

Resenha Máscara em Barra Lola - Resconstrução - Recebido da marca



Muitas de vocês podem estar familiarizadas com o conceito de shampoo em barra, mas já ouviram falar de produtos pós shampoo nesse formato ecológico?

Lola Cosmetics não costuma se acanhar diante do inovador e resolveu lançar por aqui uma coleção de produtos em barra: shampoos, condicionadores e agora três máscaras em barra.

Estas barras de tratamento são divididas nas três etapas do Cronograma Capilar: Hidratação, Nutrição e Reconstrução.

As três versões foram carinhosamente enviadas pela Lola e hoje vamos resenhar a versão de Reconstrução - com manga e proteína vegetal.

Nessa resenha vamos explorar uma série de características desse produto, entre eles: pH, embalagem, se o produto é liberado para Low Poo, Noo Poo e Co wash,  se ele é vegano, ingredientes da composição, qual o modo de usar, fotos do resultado (spoiler: brilho... muito brilho!), e onde encontrar comprar.

Vamos nos debruçar em cima de todos pontos? Então segue a leitura dessa resenha que a gente conta tudinho sobre essa máscara em barra.




pH: 4,5-5,5


A Lola é super tranquila em relação às informações de pHs de seus produtos.

Em conversa com o pessoal da marca, descobrimos que as máscaras tem um pH ligeiramente diferente dos condicionadores.

As três máscaras em barra têm pH entre 4,5 e 5,5 - uma faixa ligeiramente ácida.

Estes intervalos baixinhos de pH costumam impactar positivamente a aparência dos fios, deixando-os - por exemplo - mais brilhantes.¹

Outro ponto interessante no tratamento de cabelos em faixas levemente ácidas, é que o inchaço provocado pela água durante a lavagem também é diminuído nestas faixas levemente ácidas de pH.¹, ²

Além disso, neste pH, a distribuição de carga eletrostática do fio se mantém sem alterações (o que ajuda a reduzir o frizz).² 

Nessa faixa, o cabelo também mantém sua maior resistência mecânica a úmido, diminuindo o dano por tração enquanto os fios estão molhados. ²


Máscara em barra vegana liberado para Low Poo, No Poo e co wash em junho de 2021


Máscara em Barra Reconstrução Lola - liberado para Low Poo, No Poo e Vegano

A Lola é uma marca 100% brasileira e todos os produtos da marca (tanto pele quanto cabelo) são veganos.

No Cabeleira em Pé não usamos o termo vegano de forma flexível por conta do nosso respeito pelo veganismo como movimento ético-político-social.

A Máscara em Barra Reconstrução Lola é livre de ingredientes de origem animal, não foi testado (e nem teve insumos testados) em animais. A conduta da empresa também é coerente com o veganismo.

O produto também tem composição compatível com Low Poo (pois não tem oclusivos derivados de petróleo).

A Máscara de Reconstrução em Barra também pode ser usada por quem faz No Poo (pois não contém petrolatos nem silicones insolúveis em água.

Quem quiser testar o produto como co wash, também pode fazê-lo pois a formulação não tem petrolatos nem quaisquer silicones.

Link G2022.1:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Embalagem


Assim como quando discutimos o shampoo em barra, ao falarmos da embalagem da Máscara em Barra Lola podemos discutir tanto a embalagem do produto quanto a ausência de invólucros desnecessários?

O grande diferencial dos produtos sólidos, como o as barras da Lola, é o fato de que não há necessidade de embalagem plástica.

A Máscara em Barra vem dentro de uma caixinha super colorida, em papel de boa gramatura, com todas as informações de rotulagem necessárias.

Dentro da caixa, a barra está embrulhada em papel seda. Uma embalagem 100% livre de plástico.

A Máscara de Reconstrução em Barra da Lola tem 65g.



Composição Máscara em Barra Lola - Reconstrução - Ingredientes


Ingredientes da composição da Máscara em Barra Lola Reconstrução

Quem aí gosta de saber o que tem de óleos, manteigas e extratos vegetais em uma fórmula?

Vamos começar hoje falando destes ingredientes? Depois disso a gente fala dos outros ativos que ajudam a desembaraçar, maciar e dar brilho aos fios.

A máscara em barra de reconstrução da Lola tem extrato de açafrão da terra e, para combinar com a embalagem e com o perfume, não poderia faltar manga nesta fórmula e ela aparece em duas versões: extrato de polpa de manga e manteiga de caroço da fruta. Outro óleo vegetal presente nessa fórmula é a  manteiga de cupuaçu.

Os dois óleos são ricos em ácidos graxos saturados e monoinsaturados, aqueles com maior potencial de penetração na fibra capilar.⁸


A formula conta ainda com quatro emolientes (ingredientes que ajudam a deixar os fios mais macios e com toque escorregadio): a cera de candelila, o Cetearyl Alcohol, o Cetyl Esters e o Hydrogenated Farnesene.

O Hemisqualane (que aparece na composição com o INCI Hydrogenated Farnesene) é um emoliente não-comedogênico⁹,  100% saturado⁹,⁴ e uma "pegada" eco-friendly.

A substância é um exemplo muito interessante de biotecnologia, já que é obtido através da fermentação da cana de açúcar.

Sua síntese é desenvolvida a partir do Esqualano (versão hidrogenada do Esqualeno - presente naturalmente no sebo produzido pela nossa pele³ e no azeite de oliva). O Esqualano também está presente nesta camada lipídica,⁴ mas em quantidade menor.

Há, ainda, material que afirma que o Hemisqualano tem uma estrutura simples e pequena o suficiente para penetrar na haste capilar.⁴



Já a cera de candelila é uma alternativa vegana à cera de abelha e se comporta de forma muito parecida nas formulações de cosméticos: ajuda a dar uma textura mais firme ao produto e, nos cabelos, funciona como emoliente e formador de filme. ⁶

A cera de candelila tem também a vantagem de ter um acabamento super-brilhante.⁵

O ingrediente usados para condicionamento na Máscara em Barra Lola de Reconstrução é a Behenamidopropyl Dimethylamine - uma alquil amina que ajuda a desembaraçar os fios, deixando-os mais fáceis de pentear, copm efeito desmaiado e redução de chance de sobreacúmulo de resíduos.


Lola Máscara em Barra Reconstrução Cronograma Capilar (Resenha)

Proteínas vegetais podem ser usadas em fórmulas de tratamentos capilares como opções veganas para a etapa de Reconstrução do Cronograma Capilar.

Na fórmula resconstrutora da Máscara em Barra da Lola, estas proteínas aparecem com um codinome (chamado INCI) de Hydrolyzed Vegetable Protein (proteína vegetal hidrolisada).

Essa última palavra (hidrolisada) garante que a proteína passou por um processo que a quebrou em pedaços pequeninhos que têm maior chance de absorção pelos fios.

Abaixo, você pode conferir a composição completa da Máscara Reconstrução em Barra da Lola, na mesma ordem em que os ingredientes aparecem no rótulo do produto.

A gente risca (assim) os ingredientes que não agem diretamente nos fios - como as fragrâncias e os conservantes. Mas, isso não significa que eles estão ali por acaso, muito pelo contrário, estas substâncias são muito importantes porque ajudam na estabilidade e na segurança do produto, além de proporcionarem uma experiência bacana durante o uso.

Se você gostaria de saber mais sobre algumas das classes de ingredientes, oferecemos alguns links onde se pode aprender outras informações gerais sobre certas classes de substâncias.

Ingredientes Máscara em Barra Lola (Reconstrução)


Behenamidopropyl DimethylamineAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Alquila amina.

Mangifera Indica (Mango) Seed Butter: Manteiga de caroço de manga.

Hydrolyzed Vegetable Protein: Proteína vegetal hidrolisada.

Cetearyl Alcohol: Emoliente

Theobroma Grandiflorum Seed Butter: Manteiga de cupuaçu. 

Hydrogenated Farnesene: Hemisqualane. Emoliente

Euphorbia Cerifera (Candelilla) Wax: Cera de candelila.

Cetyl Esters: Emoliente

Mangifera Indica Fruit: Polpa de manga.

Lactic Acid: Regulador de pH.

Curcuma Longa Root Extract: Extrato de raiz de açafrão da terra.

Fragrance/Parfum: Fragrância.

O que é "Enluvar" os cabelos? Confira esse passo-a-passo em texto e vídeo.

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Resenha Lola Máscara em Barra Reconstrução Cronograma Capilar (vegano, low poo, no poo e co wash)

Nada de creme, nada de viscosidade...

Hoje, vamos falar da aparência e textura de um produto sólido.

A Máscara Lola Reconstrução é uma barra em forma de trapézio circular.

A barra é levemente amarelada, com a superfície levemente lustrosa.

O cheiro é muito fácil de descrever: fragrância doce gourmand de manga madura.



Como usar a Máscara em Barra Lola


Como todo formato novo, produtos em barra têm uma curva de aprendizado no início.

Você vai pegando o jeito a medida que vai usando e entendendo, a partir do resultado, se está usando a quantidade adequada (nem de mais, nem de menos).

Não é dífícil, depois de lavar, com o cabelo ainda úmido, molhe a barra, friccione nas mãos e vá aplicando no comprimento e pontas.

Pode aplicar enluvando, como você faz com uma máscara tradicional, a Lola não sugere um tempo específico de pausa.

Aí é só enxaguar em abundância e partir para a sua rotina de finalização.

Depois do banho, mantenha a barra em local seco e ventilado para ele ficar durinho e seco novamente. 

Para ele durar ainda mais tempo, corte-o em pedaços menores e leve para o banho apenas uma fatia ao invés de levar a barra toda.


Resultado Lola Máscara de Reconstrução em Barra - Vegana e Liberada


Resultado da Máscara em Barra Lola Cronograma Capilar - Reconstrução

Quem leu o início dessa resenha com calma já pegou um spoiler: os cabelos depois de secos ficam muito brilhantes.

Mas, antes disso, durante a aplicação, a Máscara em Barra derrete com facilidade, emulsionando com a água presente nos fios úmidos.

O produto ajuda a desembaraçar os fios com facilidade e o cheiro ajuda a deixar a experiência ainda mais gostosa.

Fizemos uma pausa de 5 minutinhos, enxaguamos e deixamos secar ao natural: sem usar creme para pentear nem ferramentas de calor.

O resultado foi bastante perceptível nas pontas, que parecem mais encorpadas depois do tratamento e mesmo sem uso de finalizadores, as curvas ficaram bem marcadas e evidentes, além do brilho... já falei do brilho?



Onde comprar produtos em barra da Lola?


Onde encontrar para comprar Lola Máscara em Barra Reconstrução

Todas as barras, a gente disse TODAS as barras da Lola podem ser encontradas lá na Dermabox Cosméticos .

Isso quer dizer que se você estiver buscando uma forma de cuidar do cabelo que alie Low Poo (ou No Poo) + produtos veganos + pegada mais natural + redução de lixo : as barras da Lola estão a poucos cliques de distância.

Além das 3 máscaras em barra (hidratação, nutrição e reconstrução) você também encontra as barras de shampoos e condicionadores lá na Derma.

São três versões de shampoo e condicionador: para cabelos lisos, para cachos e a versão nutritiva.

Já usou produtos em barra? Tem dicas ou dúvidas sobre esse tipo de produto? Deixa aqui nos comentários.

Não esqueça de ver todas as barras lá na Dermabox

__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Safic-Alcan (2016). New Generation Sugarcane/sugar Beet Based Squalane And Hemisqualane & Their Cosmetic Applications. Int. Cleaning & Personal Care Symposium & Exibition.
⁵ Kahlwax (2018). Product Overview. Brochure.
⁶ Koster Keunen (n.d.). Candelilla Wax NF. Brochure.
⁷ Knowlton, J., & Pearce, S. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. Elsevier.
⁸ Davis-Sivasothy, Audrey. (2011). The Science of Black Hair: A Comprehensive Guide to Textured Hair. SAJA Publishing Company.
⁹ Aprinnova (2017). Technical Data Sheet: Neossance™ Hemisqualane.