terça-feira, 19 de março de 2019

O que é Double Cleansing? - Como fazer com óleo vegetal (inclusive para pele oleosa)

O que é Double Cleansing Como Fazer com azeite

Double Cleansing - o que é essa Técnica de Limpeza Facial e Como Fazer?




Double Cleasing é uma rotina de limpeza da pele pouco discutida no Brasil.

Em inglês Double Cleasing significa dupla limpeza e esta forma de higienizar o rosto é bastante comum em países orientais como o Japão e a Coréia do Sul.

O nome pode sugerir algo simples como lavar o rosto duas vezes, mas não é esse o caso.

Vamos detalhar a seguir vários pontos em torno deste Método de Dupla Limpeza:

  1. O que é Double Cleasing
  2. Como fazer Double Cleasing
  3. Double Cleansing com azeite ou outro óleo vegetal
  4. Double Cleansing: Pele Oleosa também pode fazer?



O que é Double Cleansing?


Como já esclarecemos na introdução deste texto, Double Cleansing é um método de limpeza para a pele do rosto que consiste em uma dupla-limpeza.

Falamos de dupla-limpeza porque a técnica envolve duas etapas de higienização do rosto. Uma fase oleosa e uma fase aquosa, respectivamente nessa ordem (óleo - água).

Na fase oleosa, você pode começar o Double Cleansing com azeite (por exemplo), ou algum outro óleo vegetal de sua preferência. Existem - no mercado de skincare oriental - óleos específicos para limpeza da pele, os Cleansing Oils, podemos falar deles mais tarde.

Na fase aquosa - a segunda parte da limpeza - usa-se um sabonete adequado para o seu tipo de pele.

Mas qual o fundamento de limpar o rosto com um produto a base de óleo e depois com outro a base de água?


Charlotte Cho, guru da skincare coreana nos Estados Unidos, explica o porquê do Double Cleansing ter uma etapa oleosa e outra aquosa.

Óleos não são dissolvidos em água, água e óleo não se misturam, por isso, para facilitar a limpeza de substâncias oleosas do rosto (sebo, base, corretivo, protetor solar, rímel, etc), usar um óleo pode ser uma escolha muito inteligente - já que semelhante dissolve semelhante.¹ Essa etapa pode ajudar também na desobstrução de poros já que o que os entope também é lipossolúvel (solúvel em óleo).

A segunda parte da higienização do rosto (com um sabonete e água) completa a rotina de limpeza retirando os resíduos hidrossolúveis (solúveis em água), que o óleo não foi capaz de retirar.¹

Dessa forma, remove-se da pele as substâncias que se dissolvem em óleo e as substâncias que se dissolvem em água. Interessante, não?


Double Cleasing: Como fazer?


Depois dessa explicação consigo ouvir a pergunta na sua mente: Como fazer Double Cleansing?

Já sabemos que a limpeza é composta por duas etapas, uma para limpeza de sujeiras lipossolúveis e outra para sujeiras hidrossolúveis.

Agora vamos ao passo a passo de como fazer Double Cleansing com azeite ou outro óleo vegetal de sua preferência:



Como Fazer Double Cleasing com azeite ou óleo vegetal pele oleosa, normal ou seca
Double Cleansig:
Clique para ampliar
  1. Aplique um pouco de azeite ou óleo vegetal nas mãos e espalhe gentilmente pelo rosto. Muitas pessoas aproveitam esse momento para fazer uma massagem facial e realmente curtir esse momento de autocuidado e autocarinho.
  2. Retire o excesso com uma toalhinha umedecida em água morna (ou enxaguando bastante com água morninha).
  3. Use então o seu sabonete facial favorito normalmente, espalhando-o pelo rosto e depois enxágue em abundância.

Óleos específicos para limpeza (os chamados Cleansing Oils) deixarão menos resíduo para trás do que óleos vegetais, isso porque são formulados com emulsificantes que os tornam totalmente enxaguáveis em água morna.

Óleos vegetais deixarão mais resíduo e podem precisar dessa técnica da toalhinha úmida e morna ou de um enxágue mais caprichado antes da limpeza com o sabonete.

Outro ponto importante é que peles muito sensíveis e propensas a alergias podem não se dar bem com a técnica de Double Cleansing com azeite de oliva em função de óleos vegetais terem um potencial alérgeno maior que óleos minerais.

No Double Cleansing, óleo vegetal é mais fácil de encontrar e mais acessível do que Cleansing Oils, e testando você pode descobrir quais funcionarão melhor para o seu tipo de pele.

Por exemplo: óleos mais pesados (como coco e azeite de oliva) podem se adaptar melhor às peles mais secas, enquanto óleos mais leves (como o de semente de uva) podem ser interessantes para peles mais oleosas. Mas, tudo vai depender de cada um testar, já que cada pele pode reagir de um modo diferente à cada óleo.


Double Cleansing: Pele Oleosa


Para quem tem problemas com oleosidade em excesso, esfregar óleo no rosto não parece um ritual nada convidativo.

Mas, acredite, o Double Cleansing funciona também para quem tem pele oleosa.

Justamente por fazer uma limpeza das substâncias lipossolúveis, o método de dupla limpeza oferece uma higienização mais eficiente para quem tem pele oleosa.

Outro ponto importante é que o Double Cleansing faz uma limpeza mais adequada da maquiagem e do protetor solar, itens que - se não forem higienizados corretamente - podem irritar a pele e induzir uma produção maior de sebo.


Agora que você já sabe o que é Double Cleansing...




Que tal experimentar essa forma diferente de limpar o rosto?

Os hábitos e tecnologias de cuidados com a pele populares no Japão, Taiwan e Coréia do Sul tem servido como norte no desenvolvimento de novos costumes no ocidente.

Nem todos são simples como fazer Double Cleansing, mas outros são fáceis de introduzir no nosso cotidiano.

E você? Já tinha ouvido falar de Double Cleansing? Ficou com vontade de testar? Conta pra gente aqui nos comentários!

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente: