sábado, 9 de março de 2019

Cabelo Grisalho Feminino Jovem - Transi(inspiração)

Cabelo Grisalho Feminino Jovem - Curto e Longo

Cabelo Grisalho Feminino: Jovem, Curto, Longo, Platinado...




Pertinho do dia das mulheres resolvemos homenagear super-mulheres e seus cabelos grisalhos.

Confira abaixo uma seleção de fotos de cabelo grisalho feminino: jovem, curto, longo, platinado... é cabelo grisalho de todo o jeito e de várias mulheres diferentes.

Numa sociedade em que o envelhecimento da mulher é visto como tabu, abraçar com naturalidade esse processo é uma atitude revolucionária.

Você tem vontade de deixar os seus cabelos grisalhos aparecerem?

Inspire-se nessas super-mulheres que tiveram, têm ou já retrataram mulheres de cabelo grisalho.

São elas: Julianne Moore, Diana Corso, Alice WalkerChristine Lagarde, Gloria Steinem, Irene Ravache e Betty Vázquez.

Quer ver como o cabelo naturalmente grisalho pode ser bonito e requintado. Clique aqui e confira a edição em tons de cinza do Transi(inspira)ção.

Julianne Moore - Cabelo Grisalho Feminino Jovem

Julianne Moore - Cabelo Grisalho Feminino Jovem
Clique para ampliar

A atriz norte-americana Julianne Moore é conhecida pelas madeixas ruivas.

Entretanto, a vencedora do Oscar já apareceu de cabelo grisalho nas telonas.

Um lado que poucos conhecem a respeito de Julianne Moore, é que ela - além de atriz - é escritora de livros infantis, com uma bem sucedida série de livrinhos que falam de autonomia na infância.


Diana Lichtenstein Corso - Cabelo Grisalho Feminino Curto

Diana Lichtenstein Corso - Cabelo Grisalho Feminino Curto
Clique para ampliar

Quem trabalha ou já trabalhou com crianças e adolescentes, possivelmente já ouviu falar de Fadas no Divã, um dos livros mais famosos da psicanalista brasileira Diana Lichtenstein Corso, escrito em parceria com seu marido.

A psicóloga escreve crônicas para diversos meios de comunicação e é palestrante recorrente do Café Filosófico da TV Cultura.

Diana também foi duas vezes finalista do prêmio Jabuti.



Alice Walker - Cabelo Grisalho Crespo


Clique para ampliar
Talvez você não conheça este rosto, não recorde imediatamente o nome, mas certamente você já ouviu falar de uma das obras de Alice Walker.

A ganhadora do Pullitzer de Ficção de 1983 Alice Walker é nada menos que a autora de A cor Púrpura. A escritora fez o colegial na única escola para negros de sua cidade (durante a segregação), foi a melhor de sua turma, recebeu duas bolsas de estudo para graduação e junto com o esposo formou o primeiro casal entre uma pessoa negra e outra branca no Mississipi em 1967.


Christine Lagarde - Cabelo Grisalho Feminino Curto


Christine Lagarde é advogada e já exerceu a advocacia no Tribunal de Apelação de Paris.

A francesa também já foi ministra do comércio exterior e ministra das finanças, indústria e emprego.

Lagarde é hoje Diretora-Gerente do FMI, a primeira mulher a ocupar o mais alto posto desta organização.





Gloria Steinem - Cabelo Grisalho Feminino Longo


Gloria Steinem - Cabelo Grisalho Feminino Longo
Clique para ampliar
A jornalista americana Gloria Steinem é conhecida em todo o mundo pela matéria investigativa Eu fui Coelhinha da Playboy, em que denunciou - em forma de diário - as condições em que trabalhavam as garçonetes do famoso Playboy Club em Nova York.

Co-fundou a revista Ms. - o primeiro periódico feminista dos Estados Unidos, o National Women’s Political Caucus - uma instituição que tenta fortalecer a presença feminina em cargos políticos.

Em português, suas crônicas mais famosas estão disponíveis no livro Memórias da Transgressão.

Com certa frequência, postamos frases inspiradoras no Instagram do Cabeleira em Pé. Gloria Steinem já apareceu algumas vezes por lá.

Irene Ravache - Cabelo Grisalho Cacheado

Clique para ampliar

Irene Ravache é uma atriz brasileira de palco e tela conhecida por papéis de destaque em novelas como Sassaricando, Éramos Seis e Além do Tempo.

A atriz (que também trabalha como diretora de teatro) já fez mais de 30 novelas.

Em 2008, Irene foi indicada ao Emmy Internacional pela personagem Loreta de Eterna Magia.




Betty Vázquez - Cabelo Grisalho Feminino Jovem

Clique para ampliar

Esta é Beatriz Vázquez, uma das chefs de cozinha mais conhecidas do México.

Sua culinária - com sabor de mar, como ela descreve - é cheia de referências ao seu estado de origem (Nayarit).

Chef Betty é hoje uma das juradas da versão mexicana de Masterchef.



Cabelo Grisalho Feminino Jovem - Uma dica para você!




Sabe quem resolveu abordar o tema do cabelo grisalho feminino? Ela mesmo: Lorraine Massey, no livro Silver Hair: Say Goodbye to the Dye and Let Your Natural Light Shine (Cabelo Prateado: Diga adeus à tintura e deixe sua luz natural brilhar - ainda sem versão em portugês)¹.

A guru do cabelo cacheado e autora do livro² que inspirou o movimento Low Poo e No Poo no Brasil se debruçou sobre a segunda transição capilar mais discutida na atualidade: a transição do cabelo tingido para o cabelo grisalho.

Mas quando se encara o desafio de enfrentar convenções sociais, assumir os cabelos grisalhos como mulher pode não ser uma tarefa fácil.

Muitas mulheres tem receio de assumir os cabelos grisalhos e ficarem com uma má imagem profissional. Massey afirma que, no passado, o mesmo ocorria em relação aos cabelos cacheados.¹

Já assistiu Felicidade por um Fio na Netflix? Leia a Resenha Crítica que escrevemos com a Mille, o filme fala sobre cabelo natural e transição.

A resposta que ela usa é a mesma em ambos os casos: o que estraga uma imagem profissional é um cabelo mal cuidado e mal mantido.¹

O cabelo grisalho feminino - e qualquer cabelo, independente do sexo, cor ou textura - quando recebe carinho e cuidados, terá impacto positivo na vida profissional pois terá aparência saudável, hidratada e radiante.¹

Por isso, Lorraine sugere que toda mulher que tem o desejo de experimentar-se grisalha deveria tentar fazê-lo, afinal de contas, se você não gostar: as tinturas continuarão disponíveis a apenas uma farmácia de distância.¹


__________

Referências


¹ Massey, L., & Bender, M. (2018). Silver hair: say goodbye to the dye and let your natural light shine. Workman Publishing.
² Massey, L., & Bender, M. (2010). Curly Girl: The Handbook. (Expanded S). New York: Workman Publishing Company.