sábado, 13 de abril de 2019

Resenha Shampoo Seco Pantene (+ Shampoo a Seco: Como usar?)

Compartilhe:
Shampoo Seco Pantene - Resenha com dicas de como usar

Shampoo a Seco: Como usar o novo Shampoo Seco Pantene




O mercado de produtos para cabelos está em constante movimento.

Novas tendências surgem todos os dias e as prateleiras são inundadas - todos os anos - com uma infinidade de novidades (a gente sabe bem como é que isso funciona, já que praticamente de quinze em quinze dias tem post de lançamentos liberados para Low Poo e No Poo aqui no Cabeleira em Pé).

Quer ficar por dentro das novidades? Acompanhe a TAG de Lançamentos Liberados para No Poo e Low Poo do Cabeleira em Pé.

Shampoo a seco é um produto que ainda está buscando a aprovação das brasileiras, e eram poucas as marcas e opções disponíveis no mercado.

Esse ano, gigantes do mercado de cosméticos resolveram lançar as suas versões de Shampoo a seco no Brasil e foi dessa forma que descobrimos o Shampoo Seco Pantene.

Como este é um produto que ainda desperta curiosidade, vamos falar de forma mais detalhada do modo de aplicação na seção "Shampoo a Seco - Como usar?" além dos pontos que sempre discutimos nas resenha do blog:  pH, embalagemcomposição (e lista de ingredientes), aparência, o resultado do shampoo a seco (antes e depois), o preço e onde encontrar.

Continue a leitura e descubra todos os detalhes sobre o Shampoo Seco Pantene.


pH: 4,7 - 8,3 (?)


Ficamos nos questionando se um produto com uma característica tão volátil e composta em grande parte de partículas secas poderia ter pH aferido.

Para saber mais sobre o assunto, entramos em contato com o SAC da P&G.

A resposta padrão da marca explicita que pHs de produtos Pantene ficam em uma faixa entre 4,7 e 8,3, mas que informações sobre o pHs de produtos específicos não são respondidas.

Ficamos, portanto, sem saber se o pH do Shampoo Seco Pantene pode ser medido, mas com a informação de que se essa aferição for possível, seu pH possivelmente fica em uma faixa entre 4,7 e 8,3.

Como o efeito nos cabelos de um pH 4,7 e de um pH 8,3 é bastante diferente, não temos como evidenciar vantagens dentro dessa faixa, exclusivamente em virtude do quão ampla ela é.


Shampoo Seco Pantene: Liberado para Low Poo em dezembro de 2018


Low Poo é uma técnica de cuidado com os cabelos que substitui o uso de shampoos tradicionais por alternativas menos agressivas (os shampoos sem surfactantes sulfatados).

Em função dessa substituição, alguns ingredientes são evitados nos demais produtos da rotina capilar de quem faz Low Poo: os oclusivos derivados de petróleo.

O Shampoo Seco Pantene não possui ingredientes evitados na rotina Low Poo e pode ser usado -sem problemas - por quem usa shampoos sem sulfato.


Embalagem


Resenha Shampoo a Seco- Antes e Depois, Como Usar, com fotos do resultado do uso da versão da Pantene
Por se tratar de um produto que depende de um propelente, o Shampoo Seco Pantene é envasado em frascos de metal pressurizado.

O spray cap (aquele bico que pulveriza o conteúdo da embalagem) é feito em plástico branco inteiriço, com recorte frontal e lateral para possibilitar o acionamento.

A tampa é transparente e se encaixa perfeitamente no spray cap.

O conteúdo total é de 140g ou 210,74ml.



Shampoo Seco Pantene: Resenha e discussão da Composição


Shampoos a seco são produtos desenvolvidos para disfarçar e diminuir a sensação oleosa do cabelo, possibilitando o espaçamento das lavagens sem usar água.

As fórmulas de shampoos secos costumam ser a base de ingredientes em pó, com algum poder de adsorção de gorduras e que ofereçam ao couro cabeludo um toque aveludado.

O Shampoo Seco Pantene segue justamente essa lógica, em uma embalagem aerossol de prática aplicação.

Por se tratar de um produto pressurizado, o Shampoo Seco Pantene tem como propelentes o Isobutane e o Isopropane. Apesar de serem petroderivados, não são proibidos para as técnicas No Poo e Low Poo. São ingredientes voláteis e evaporam completamente em temperatura ambiente e portanto não causam qualquer acúmulo.

Mas, quais ingredientes tem impacto direto sobre o resultado do Shampoo Seco Pantene?

A parte da adsorção dos óleos presentes no couro cabeludo fica por conta do amido de tapioca e de um silicone chamado Polymethyl Silsesquioxane. Esse último é usado amplamente em produtos de maquiagem - e também em shampoos a seco de outras marcas - pelas suas propriedades matificantes (adsorve o sebo e oferece um sensorial sequinho e aveludado).

A sílica - também presente nessa fórmula - é conhecida pela capacidade de adsorver líquidos, também ajuda a deixar a área mais sequinha.

Entenda aqui Qual a diferença entre Absorção e Adsorção.
Shampoo a Seco Como Usar - Dicas de aplicação do Shampoo Seco Pantene

Como o produto faz parte da linha Pro-V da Pantene, a proporção de Panthenol e Panthenyl Ethyl Ether, inicialmente patenteada pela marca, também está presente.

O Pantenol tem características interessantes para o couro cabeludo (a área em que aplicaremos o shampoo a seco), oferece a possibilidade hidratação (por se tratar de um agente higroscópico), auxilia na regeneração da pele¹ e - em peles extremamente secas - emula características de uma pele hidratada.¹

O que é Pantenol? É bom para pele? O que o Pantenol faz no Cabelo? Afinal de contas para que serve?

A composição completa do Shampoo Seco Pantene está disponível na transcrição abaixo.

Nas nossas resenhas, fazemos a discussão dos principais ingredientes na seção acima e classificamos todos os ingredientes na porção logo abaixo. Algumas destas classificações têm links para textos do blog que falam de forma mais aprofundada sobre esta ou aquela classe de ingredientes.

Algumas substâncias - mais especificamente aquelas que não têm ação direta sobre a estética dos cabelos - são riscados (assim). Mas não se deixe enganar, não agir sobre a aparência do cabelo não significa não ser importante para a formulação final. O Butane e o Propane (por exemplo) estão riscados, não agem sobre os fios mas sem eles seria impossível pulverizar o produto sobre os fios.

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita: 
 

Ingredientes Shampoo Seco Pantene


Ingredientes Shampoo Seco Pantene - com Tapioca - Liberado para Low Poo
Isobutane: Propelente.
Alcohol Denat.: Solvente.
Isopropane: Propelente.

Tapioca Starch: Amido de Tapioca.

Silica: Sílica.

Parfum: Fragrância

Polymethyl Silsesquioxane: Silicone insolúvel em água. Texturizador. Absorvedor de óleo.

Panthenyl Ethyl EtherUmectante.

PanthenolUmectante.

Benzyl Salicilate: Fragrância.
Hexyl Cinnamal: Fragrância.
Hydroxyisohexyl 3-Cyclohexene Carboxaldehyde: Fragrância.
Alpha Isomethyl Ionone: Fragrância.
Linalool: Fragrância.
Citronellol: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


O Shampoo Seco Pantene ao sair da lata é levemente úmido e geladinho.

Ao secar, em poucos segundos, deixa sobre a pele uma sensação sequinha e aveludada.

O produto é transparente, mas, se aplicado com o spray cap muito próximo da pele, deixa resíduos esbranquiçados, essa cor sofre difusão e desaparece com leve fricção.

O odor inicial é levemente alcoólico (em função do Alcohol Denat.) e deixa para trás um perfume doce, açucarado pode ser uma boa descrição.



Shampoo a Seco - Como usar o da Pantene


Os passos da embalagem são simples, mas vamos simplificar ainda mais porque em se tratando se shampoo seco, como usar faz toda a diferença.

  1. Agite: Sacuda a lata para todos os ingredientes se misturarem lá dentro.
  2. Pulverize: abra um caminho, uma trilha no cabelo, para expôr o couro cabeludo, e pulverize o shampoo seco a aproximadamente 30 cm de distância (lembre de mirar no couro cabeludo e não no comprimento dos fios). Abra uma trilha em outra parte da cabeça e repita o processo.
  3. Massageie: Com as pontas dos dedos (e sem usar as unhas), massageie o couro cabeludo para garantir que o pózinho do shampoo a seco seja espalhado ao longo de todo o couro cabeludo.
  4. Escove: A ideia é usar uma escova para disribuir melhor o produto, desfazer os montinhos de cabelo que se formam (sabe quando o cabelo está sujo e se junta em mechas melequentas?) e retirar o excesso do shampoo seco.




Dicas de Shampoo a Seco: Como usar para otimizar resultados


Muitas pessoas reclamam que shampoo seco deixa os fios duros, o que é bastante possível.

Vamos te dar algumas dicas de como usar shampoo seco sem ficar com essa sensação (ou pelo menos diminuí-la).

Uma das formas de evitar que isso aconteça é aplicar o shampoo seco antes dos fios ficarem visivelmente sujos, aplique quando ele estiver sujinho, e diminua a sensação áspera.

Outra dica para fugir desse sensorial desagradável é evitar ao máximo aplicar o produto no comprimento e pontas dos fios. Aplique onde a sujeira está: couro cabeludo e raízes.

Para onduladas, cacheadas e crespas - na hora de escovar - para não desfazer a finalização, tente escovar apenas alguns poucos centímetros da raiz. Para cabelos ondulados isso não é difícil, para cabelos com curvaturas mais fechadas ou crespos, o uso de um pente garfo nessa etapa pode ser mais trabalhoso mas também mais seguro (e praticável) para manter a estilização da sua finalização.

Nosso perfil no Instagram está cheio de dicas imperdíveis. Segue a gente! Instagram do Cabeleira em Pé: Clique Aqui!

Pantene Shampoo a Seco Antes e Depois


Resenha Shampoo a Seco Antes e Depois - Resenha do Shampoo Seco Pantene

Normalmente, contamos com fotos de antes e depois em produtos de limpeza do couro cabeludo como shampoos e co washes.

Não poderia ser diferente com o shampoo a seco, antes e depois é essencial.

Em especial no antes, pode-se notar que a dica de aplicar antes do cabelo ficar super-sujo foi ignorada, por quê? Porque na vida a gente não tem controle de tudo! Foi um dia corrido: vamos resumir desse jeito.

Nesse antes e depois, visualmente, esse é o resultado que muitas pessoas buscam em um shampoo a seco: cabelo com aparência limpa e aquela levantada no astral da raiz que antes estava murchinha e pesada.

O sensorial, entretanto, deixou aquela sensação áspera próxima às raízes, provavelmente em função do quanto os cabelos estavam sujos antes. Em outras ocasiões - quando aplicado no cabelo menos oleoso - o sensorial foi bem menos rígido.

Acho que esse é um ponto que precisa ser discutido: o shampoo seco (apesar do nome) não é um produto para higienização do cabelo.

Shampoo a seco é um produto de styling, não é um produto para limpar o cabelo, é um produto para que o cabelo pareça limpo, tenha a aparência de um cabelo higienizado, e essa função o Shampoo Seco Pantene cumpre sem dificuldade, mesmo em cabelos bem sujos como o deste antes e depois.




Preço e Onde Encontrar Shampoo Seco Pantene


Shampoo Seco Pantene Onde Comprar - Onde encontrar Shampoo a Seco
A Pantene faz parte do grupo P&G, uma gigante multinacional espalhada por estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos,

A distribuição do Shampoo Seco Pantene deve atingir até mesmo cidades pequenas do interior, já que mercados e farmácias de todos os tamanhos comercializam seus produtos.

O preço - como sempre - pode variar bastante de uma região para a outra, mas costuma ficar na faixa de R$20 a R$30 reais. Qual o preço aí na sua cidade? Conte pra gente aqui nos comentários.


__________


Referências


¹ Proksch, E., de Bony, R., Trapp, S., & Boudon, S. (2017). Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. Journal of Dermatological Treatment, 28(8), 766–773. https://doi.org/10.1080/09546634.2017.1325310