terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Lola Signos: Resenha da Máscara de Hidratação Universal (Fragrância Gêmeos)

Resenha Lola Signos - Máscara de Hidratação Universal
Resenha da Máscara Lola Cosmetics Signos - Recebido da Loja Dermabox.

Máscara Lola Signos: Resenha Completa da versão de Gêmeos




Lola Cosmetics pegou de surpresa todo mundo que não sobrevive à uma feirinha sem comprar um pingente com seu símbolo do zodíaco.

Há algumas semanas atrás, a marca lançou 12, isso mesmo, doze máscaras para tratamento dos cabelos inspiradas nos signos do zodíaco.

Mas... será que são todas iguais? A máscara Lola Cosmetics Signos tem ingredientes de tratamento dos cabelos iguais para todas as versões, mas há diferenças em dois aspectos.

O perfume foi desenvolvido individualmente para cada signo, ou seja, a máscara de cada signo tem um cheirinho diferente.

Outra mudança é a embalagem. Não apenas o rótulo, mas o corpo da embalagem também tem cores diferentes para cada signo do zodíaco.

Essa resenha, que vai explicar cada detalhezinho da Máscara de Gêmeos da coleção de signos da Lola, está sendo escrita porque a Dermabox Cosméticos, que é nossa parceira especial, enviou essa máscara para a gente. Fica registrado nessas linhas simples o nosso muito obrigado.

Sobre a Máscara dos Signos da Lola, vamos falar de pH, se a máscara é vegana, se é Low Poo e No Poo, outros aspectos como funcionalidades de embalagem, textura, cor, cheiro, os ingredientes usados na composição deste tratamento, o modo de usar, o resultado e onde você pode encontrar para comprar.


pH: 3,5 - 5


A Máscara Lola Cosmetics Signos tem pH entre 3,5 e 5. Este intervalo é considerado ácido, pois está abaixo de 7.

A principal vantagem de intervalos acídicos de pH é o quanto esta característica impacta o brilho dos fios.¹

Nossos cabelos são cobertos por escamas de queratina sobrepostas, semelhante às telhas que formam um telhado. Produtos com pHs ácidos fazem com que estas escamas fiquem mais pressionadas umas contra as outras e criem uma superfície que tem maior facilidade de refletir a luz.

A consequência disso é muito brilho!

Outra vantagem é que pHs levemente ácidos diminuem a entrada de água nos fios,¹,² evitando a fadiga hídrica.

Nosso primeiro material aqui no Cabeleira em Pé foi sobre pH de produtos para os cabelos, entenda a relação entre eles.

Produto vegano liberado para Low Poo, No Poo e Co Wash em novembro/2018


Máscara Lola Cosmetics Signos (Gêmeos) - Liberada para Low Poo, No Poo Co wash e vegana

A Lola já é super-conhecida no meio vegano em função dos produtos sem testes em animais e das fórmulas livres de ingredientes de origem animal.

A máscara de Gêmeos (assim como as demais Máscaras de Signos da Lola), é completamente vegana e além disso adequada para Low Poo, No Poo e Co Wash.

Se você não sabe o que são estas técnicas, vamos resumir para você:

  1. Low Poo: Uma técnica para cuidar dos cabelos que envolve a evitação de shampoos tradicionais (que contém detergentes sulfatados), substituindo-os por shampoos mais gentis com tensoativos mais suaves. Evita-se também o uso de oclusivos derivados de petróleo ("petrolatos").
  2. No Poo: Nesta técnica o cabelo deixa de ser lavado com shampoo e outras formas de limpeza são adotadas para manter a higiene do couro cabeludo. Evita-se o uso de shampoos em geral, e produtos com "petrolatos" e silicones insolúveis em água.
  3. Co Wash: Uma das técnicas de limpeza usadas na técnica No Poo. Consiste em usar determinados condicionadores ou máscaras para higienização do couro cabeludo. A priori estes produtos não podem conter "petrolatos" nem silicones.


Embalagem


Máscara dos Signos da Lola - Resenha completa do Tratamento vegano liberado para No Poo, Low Poo e Co Wash
Um dos pontos altos desta coleção de Máscaras dos Signos da Lola são as embalagens. Os potes (com tampas de rosca) são feitos em plástico colorido de cores bem vivas. A de Gêmeos é magenta-escuro, quase púrpura, mas a linha tem diversas cores de frascos. A tampa se abre com um quarto de volta.

Os rótulos são divertidos e fazem referências às características de personalidade atribuídas a cada signo (no caso de gêmeos temos "Não quero fazer fofoca, mas olha essa máscara" e "Posso escolher de outro signo? Gostei dos outros também.").

As letras miúdas também tem menções bem-humoradas a respeito de cada signo. A de Gêmeos tem direito até a hashtags: #RainhaDoKKK, #RainhaDoTôTriste e #NãoConsigoDecidirAHashatag.

O conteúdo da embalagem da Máscara Lola Signos é de 230g.



Composição Máscara Lola Cosmetics Signos


Como uma máscara não vive só de embalagem fofa, vamos falar do que a gente mais gosta num produto de tratamento?

Vamos falar dos ingredientes das Máscaras dos Signos da Lola?

Sabemos que em se tratando de máscaras de tratamento, uma das primeiras perguntas que surgem é: qual etapa do cronograma capilar a Máscara Lola Signos se encaixa?

A Máscara de Gêmeos (assim como as demais Máscaras dos Signos da Lola Cosmetics) tem ingredientes de 2 etapas do Cronograma Capilar Hidratação e Nutrição.

Na etapa de Hidratação, a glicerina é a estrela, com suas características higroscópicas, podendo atrair e prender umidade, repondo água perdida pelos fios.

Já a etapa de nutrição fica por conta de uma manteiga de origem vegetal: a manteiga de Shorea (conhecida também como Illipe). Por ter uma concentração alta de ácidos graxos saturados (e praticamente ausência de ácidos graxos poli-insaturados)³, essa manteiga é ideal para repor gorduras perdidas pelas hastes capilares, já que teoricamente são os ácidos graxos saturados que têm menos dificuldade de penetrar na fibra capilar.⁴


Além do óleo de Illipe, a Lola Cosmétics incluiu entre os ingredientes botânicos das composições das Máscaras dos Signos o extrato de três algas marinhas (vermelhas e castanhas).

Para deixar o sensorial dos fios mais macio e escorregadio ao toque, o Isoamyl Cocoate e os Cetyl Esters trabalham na fórmula da Máscara Lola Signos como emolientes.

Outro ponto interessante (mas que não tem influência direta sobre a aparência dos cabelos, é a escolha da conservação da Máscara a partir de um antimicrobiano que foge dos tradicionais conservantes usados em produtos capilares.

Ao escolher o Xylityl Sesquicaprylate, um conservante certificado pela Cosmos, a Lola está dando pistas de quais são os próximos passos na trajetória da marca.

Falando em ingredientes modernos e ecologicamente adequados, não podemos esquecer do agente condicionante presente nas fórmulas das Máscaras dos Signos da Lola: a Behenamidopropyl Dimethylamine. Esse insumo condiciona, desembaraça e diminui o frizz,⁵ além de ser biodegradável e ter baixo impacto tóxico para organismos aquáticos.⁶



Agora, se você gosta de ver a composição completa dos produtos que a gente faz resenha aqui no blog, em seguida temos a transcrição da Máscara Lola Signos para você matar a sua curiosidade.

Omitimos o interfixo "and" dos ingredientes pré-misturados (o blend das 3 algas marinhas), apenas para facilitar a leitura / classificação.

Para ampliar os seus conhecimentos sobre os tipos de ingredientes usados em cosméticos, várias classificações contam com links que você pode acessar para saber mais sobre determinadas classes de substâncias.

Ah é... os trechos "riscados" (assim) são apenas uma forma de identificar os ingredientes usados para perfumar, colorir e conservar o produto, mas não deixam de ser super-importantes para a segurança e estabilidade da formulação.


Está gostando deste texto? Curta nossa página no Facebook e não perca nenhuma atualização do Cabeleira em Pé:



Ingredientes Máscara dos Signos da Lola - Gêmeos


Ingredientes da Composição da Máscara Lola Signos - com Manteiga de Illipe
Aqua: Água.

Cetearyl Alcohol: É um álcool graxo que amacia e deixa os fios escorregadios ao toque. Emoliente.

Shorea Stenoptera Seed Butter: Manteiga de Shorea (Illipe).

Vegetable GlycerinUmectante.

Isoamyl CocoateEmoliente.

Behenamidopropyl Dimethylamine:  Agente CondicionanteSurfactante Catiônico. Alquil-amina.

Cetyl EstersEmoliente.

Botryocladia Occidentalis Extract: Extrato de alga marinha.

Hypnea Musciformis Extract: Extrato de alga marinha.

Sargassum Vulgare Extract: Extrato de alga marinha.

Xylityl Sesquicaprylate: Anti-microbiano.
Lactic Acid: Regulador de pH.
Citric Acid: Regulador de pH.
Fragrance/Parfum: Fragrância.
Benzyl Benzoate: Fragrância
Citronelol: Fragrância
Coumarin: Fragrância
d-Limonene: Fragrância.
Eugenol: Fragrância
Linalool: Fragrância.



Lola Cosmetics Signos - Resenha da versão Gêmeos da Máscara de Hidratação Universal
Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


A respeito de textura e cor, a Lola Signos é uma emulsão branca, firme e homogênea. Ao virar-se o pote de cabeça para baixo, o conteúdo não cai.

A textura, ao espalhar a máscara sobre as mãos, tem sensorial leve e não-oleoso.

O cheiro da versão de Gêmeos é um oriental doce, atalcado e lembra incenso.



Modo de usar Máscara - Lola Cosmetics Signos


Ocupando apenas duas linhas as instruções são bem diretas.

Com o cabelo limpo e úmido aplique uma pequena quantidade da Máscara dos Signos da Lola ao longo dos fios e massageie.

Deixe agir por 3 a 5 minutos.

Enxágue em abundância.


Resultado Máscara de Hidratação Universal - Lola Signos


A gente já falou para caramba do hiper-condicionamento da Behenamidopropyl Dimethylamine - e o resultado durante a aplicação da Máscara dos Signos da Lola não é diferente de outras experiências que tivemos com este agente condicionante: cabelo bem molinho e desembraçado, o famoso cabelo desmaiado.

Ao secar, os cabelos ficam com aquele brilho característico dos produtos da Lola.

Na foto, mesmo sem creme para pentear ou qualquer finalizador, dá para notar o cabelo mais encorpado, mas os fios não ficaram pesados - pelo contrário, estavam com um volume bem bacana.




Onde comprar as Máscaras dos Signos da Lola


Onde Encontrar para comprar a Máscara Lola Signos - Máscara de Hidratação Universal
Não importa de qual dos 12 signos do zodíaco você é... Tem um lugar pra você encontrar a sua máscara Lola Cosmetics Signos: na Dermabox Cosméticos!

Além de ter um super-estoque de produtos da Lola, a Derma ainda te manda mimos em todas as compras, então não vacila.

Se você não liga para esse lance de zodíaco mas curtiu a proposta da Máscara de Hidratação Universal, escolhe aquela com a embalagem da sua cor favorita, assim você usa o produto que curtiu e dá uma segunda vida para a embalagem usando a sua criatividade.


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Gunstone, F. D. (1996). Fatty Acid and Lipid Chemistry. Springer US.
⁴ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.
⁵ Minguet, M., Subirats, N., Castán, P. and Sakai, T. (2010), Behenamidopropyl Dimethylamine: unique behaviour in solution and in hair care formulations. International Journal of Cosmetic Science, 32: 246–257.
⁶ XIAMETER® MEM-1784 Emulsion e CE 2085 EMULSION® datasheets. Dow Corning.