sábado, 20 de abril de 2019

Mel no Cabelo: Finalização | Será que isso Funciona?

Finalização com Mel - Como usar Mel no Cabelo

Será que isso funciona? - Finalização com Mel no cabelo por Diário de Mille




Quem acompanha o Instagram do Cabeleira em Pé viu que a Mille, do Diário de Mille, nos desafiou a reproduzir a finalização com mel feita por ela.

Essa finalização com mel tem ótimos resultados no cabelo dela, que é poroso e cacheado, e a proposta do desafio era ver se a essa finalização, utilizando mel no cabelo, funcionaria em cabelos com estrutura diferente do dela.

O cabelo da cabeça teste do Cabeleira em Pé é ondulado (mais especificamente uma estrutura 2a - com ondulações em "S" bem abertas), fino, com porosidade normal, sem tintura e sem químicas de transformação.

Dado o sucesso da finalização com mel no cabelo da Mille - que já co-escreveu uma resenha de filme conosco em 2018 - levanta-se uma curiosidade genuína: a finalização usando mel no cabelo  funcionará em um cabelo com características tão diferentes?

Lembramos desse espaço tão subutilizado no blog (o 'será que isso funciona?'), e resolvemos transferir o desafio, que inicialmente seria feito no Instagram Stories, para o blog, onde o alcance é maior e a possibilidade de reprodução e direcionamento é ilimitado, já que - como a maioria das pessoas sabe - os stories duram apenas 24 horas.

Já assistiu Felicidade por um Fio na Netflix? Leia a Resenha Crítica que escrevemos com a Mille, o filme fala sobre cabelo natural e transição.

Mel no Cabelo - O que sabemos sobre esse ingrediente


A gente precisa fazer uma pausa nesse conteúdo para explicar uma coisa: trazemos poucas receitas caseiras para o blog: poucas mesmo.

Isso porque nosso foco - e o motivo pelo qual algumas pessoas nos acompanham mais de perto - é por usarmos uma abordagem dos cuidados com os fios de uma perspectiva que foge dos achismos, mais interessada na tecnologia e ciência envolvida nos cuidados com os cabelos.

Receitas caseiras rendem muitos cliques, muitos likes, mas muitas vezes não fazem sentido do ponto de vista fisiológico (quem se lembra da onda do "tratamento" com ovos crus e óleo de coco que prometia 2 cm a mais de cabelo de um dia para o outro?).


Tentamos manter o rigor e falar o mínimo possível de ingredientes dos quais temos poucas informações.

A finalização com mel foge dessa regra pois a proposta é totalmente plausível se levarmos em consideração as características químicas do ingrediente em questão.

A principal possibilidade de uma finalização com mel no cabelo é a de fios super-hidratados, isso porque o mel (assim como a maior parte dos ingredientes docinhos) tem características higroscópicas.

Higroscopia é a capacidade que um substância tem de atrair e reter umidade. O mel - que é um bom agente higroscópico - é um ótimo representante de ingrediente hidratante caseiro / natural, esse é um dos principais motivos que nos motivou a aceitar esse desafio da finalização com mel.


Finalização com Mel da Mille passo-a-passo


A Mille tem um vídeo super completo a respeito dessa finalização onde ela explica todos os motivos que levaram ela a desenvolver essa técnica e o porquê dela ter escolhido o mel como ingrediente dessa finalização.

Aqui vamos resumir rapidamente os passos usados na finalização, mas encorajamos que o vídeo seja visto, para que os detalhes dessa finalização com mel não sejam negligenciados (e só as gargalhadas que a gente deu vendo a introdução do vídeo já valem o like - sério!).

O vídeo vai estar no final desse post e foi seguindo o tutorial desse vídeo da Mille que os fios foram finalizados para esse 'Será que Isso Funciona?'.

O passo a passo da finalização com mel é:



Finalização com Mel Passo a Passo (com água, óleo, creme e mel no cabelo)
Clique para ampliar:
Finalização com Mel
  1. Com os cabelos úmidos, aplique uma quantidade pequena de mel no cabelo, distribuindo-o ao longo dos fios (aqui, a quantidade usada foi do equivalente a 3 ervilhas);
  2. Aguarde 5 minutinhos;
  3. Aplique algumas gotinhas de óleo finalizador, espalhe com a escova ou pente (o óleo utilizado aqui foi o da linha Camomila da Lola);
  4. Finalize - à sua maneira - com seu creme de pentear (Usamos aqui o Curly Styling Cream da Soul Power)



Resultado Finalização com Mel no Cabelo - Será que isso Funciona?

Resultado Mel no Cabelo - Finalização com Mel da Mille

Chegamos ao ponto de discussão norteada pela indagação 'Será que isso funciona?'.

Aparentemente, a finalização com mel não se restringe a quem tem cabelos porosos, descoloridos ou danificados.

O resultado do mel no cabelo virgem foi bastante parecido com o resultado no cabelo da Mille (que é mais poroso): a curvatura dos fios foi evidenciada (aumento de definição), os cabelos ficaram muito macios e com muito brilho.



Outro ponto interessante é o quanto as pontas dos cabelos melhoraram. O cabelo todo ficou bonito, mas foi nas pontas que se pode perceber o potencial da finalização com mel.

Um ponto que não pode deixar de ser considerado é que os cabelos finalizados com mel demoraram para secar.

O efeito é esperado, já que a característica higroscópica do mel retarda o ritmo natural da evaporação. Faz parte.

Essa nossa foto da finalização com mel, é resultado do tutorial da Mille + produtos que citamos acima, é possível que com produtos diferentes e algumas alterações na forma de aplicar, o resultado possa ser diferente.


Finalização com Mel - Nas palavras da autora




Se você não conhece o Diário de Mille, vamos te falar brevemente a respeito dele.

Mille tem um canal no youtube desde 2015, cheio de resenhas e dicas que giram bastante em torno de temas como cabelo cacheado, cabelo descolorido e muito, muito No Poo e Low Poo.

Como prometemos, segue abaixo o vídeo da Mille com o passo a passo da finalização com mel, não se esqueça de se inscrever no canal dela, e no nosso - é logico - já que a gente te apresentou pra ela.

Divirtam-se com o vídeo usando mel no cabelo do Diário de Mille:


Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente: