sábado, 21 de setembro de 2019

2019 | Produtos para a Pele 'Low Poo' e 'No Poo' - Parte 6

Produtos para a Pele Low Poo e No Poo Lifestyle

No Poo e Low Poo para a Pele + Escala de Comedogenicidade




Hoje o post termina polêmico!

Mas antes dessa controvérsia toda da escala de comedogenicidade, que tal a gente falar de produtinhos para a pele nos moldes de No Poo e Low Poo?

Isso mesmo, a gente fica de olho nas novidades para a pele e separa aquelas que não tem sulfatos e petrolatos e traz pra você aqui no Cabeleira em Pé.

Como não existe um No Poo e Low Poo para a pele, a gente sinaliza os produtos com Sem Sulfatos, Sem Petrolatos e Sem Silicones - desse jeito quem está a fim de evitar algum destes ingredientes por algum motivo, tem uma forma simples de conferir as novidades sinalizadinhas.

Os produtos para a pele da lista de hoje são das marcas: Bepantol, O Boticário, Skinceuticals, Shiseido, Ada Tina e Isdin.

No final deste post vamos falar ainda da escala de Comedogenicidade. As tabelinhas que circulam pela internet com classificações de quão comedogênico é o óleo de coco estão certas ou carecem de estudos?

Vem descobrir com a gente os lançamentos e tudinho sobre a escala de comedogenicidade no post de hoje!



Bepantol Derma Toque Seco


Segura essa novidade porque ela não é pouca coisa! Quem já amava Bepantol pode usufruir de uma versão nova do super-hidratante a base de Pantenol, agora sem a inconveniente 'meleca' característica da pomada. A versão toque seco e oil-free já está disponível nas farmácias.

O que é Pantenol? É bom para pele? O que o Pantenol faz no Cabelo? Afinal de contas para que serve?

Bepantol Derma Toque Seco - Low Poo e No Poo

Ingredientes Bepantol Derma Toque Seco


Composição Bepantol Derma Toque Seco - Bayer (Sem Sulfatos, Sem Petrolatos e Sem Silicones): Aqua, Panthenol, Isopropyl Myristate, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Propylene Glycol, Lanolin, Potassium Cetyl Phosphate, Phenoxyethanol, Pantolactone, Potassium Hydroxide.


Elyseé Blanc Creme Hidratante Acetinado - O Boticário


A coleção de cremes hidratantes para o corpo com textura acetinada d'O Boticário ganhou uma nova fragrância. A mais nova versão do creme com efeito sedoso, acetinado e perfumado é perfumada com notas Chipre e Jasmin, a mesma fragrância do Eau de Parfum Elyseé Blanc da marca.

Elyseé Blanc Creme Hidratante Acetinado - O Boticário

Ingredientes Creme Hidratante Acetinado Elyseé Blanc - O Boticário


Composição Creme Hidratante Acetinado Elyseé Blanc - O Boticário Sem Sulfatos e Sem Petrolatos): Aqua (Water), Glycerin, Parfum (Fragrance), Dimethicone, Glyceryl Stearate, Caprylic/capric Triglyceride, Cetyl Alcohol, Stearyl Alcohol, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Dicaprylyl Ether, Butyrospermum Parkii (Shea) Butter, Polysorbate 60, Sorbitan Stearate, Peg-100 Stearate, Benzyl Alcohol, Caprylyl Glycol, Xanthan Gum, Tocopheryl Acetate, Citric Acid, Triethanolamine, Butylphenyl Methylpropional, Citral, Citronellol, Geraniol, Hexyl Cinnamal, Isoeugenol, Limonene, Linalool.



Tratamento Anti-idade Glycolic 10 Renew Overnight - Skinceuticals


Conheça o novo Tratamento Anti-idade Glycolic 10 Renew Overnight da Skinceuticals. O produto contém alta concentração de ácido glicóligo associada com agentes que acalmam a pele para maior tolerabilidade. Fale com se ou sua dermatologista para descobrir se esse produto é adequado para o seu tipo de pele.

Tratamento Anti-idade Glycolic 10 Renew Overnight - Skinceuticals

Ingredientes Tratamento Anti-idade Glycolic 10 Renew Overnight - Skinceuticals


Composição Tratamento Anti-idade Glycolic 10 Renew Overnight - Skinceuticals (Sem Sulfatos e Sem Petrolatos): Aqua/water, Glycolic Acid, Dicaprylyl Carbonate, Dimethicone, Sodium Hydroxide, Butylene Glycol, Propanediol, Glycerin, Phytic Acid, Cetyl Peg/ppg-10/1 Dimethicone, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Nylon-12, Polyglyceryl-4 Isostearate, Magnesium Sulfate, Jojoba Esters, Phenoxyethanol, Helianthus, Annuus Seed Cera/ Sunflower Seed Wax, Caprylyl Glycol, Disodium EDTA, Salicylic Acid, Acacia Decurrens, Flower Cera/ Acacia Decurrens Flower Wax, Polyglycerin-3, Tocopherol, Pentaerythrityl, Tetra-di-t-butyl Hydroxyhydrocinnamate.

Quer tratar da pele do rosto e fugir dos 'proibidos'? Confira uma lista da Hidratantes Faciais sem 'petrolatos' aqui. São 10 opções para o dia e 10 para a noite.

Treatment Softener - Shiseido


Com forma de uso semelhante a um tônico (sobre a pele recém-lavada, com algodão), o Treatment Softener da Shiseido promete fortalecer os mecanismos de defesa da pele contra agressores externos e envelhecimento. Usa-se tanto na rotina da manhã quanto na rotina noturna.

Treatment Softener - Shiseido

Ingredientes Treatment Softener - Shiseido 


Composição Treatment Softener - Shiseido (Sem Sulfatos, Sem Petrolatos e Sem Silicones): Aqua (Water), Dipropylene Glycol, Sd Alcohol 40-b, Glycerin, Diglycerin, Peg/ppg-14/7 Dimethyl Ether, Peg-20, Hydrogenated Dimer Dilinoleyl Peg-44/poly(1,2-butanediol)-15 Dimethyl Ether, Phenoxyethanol, Methylparaben, Carbomer, Erythritol, Aqua (Water), Parfum (Fragrance), Disodium EDTA, Alcohol, Potassium Hydroxide, Butylene Glycol, Linalool, Sapindus Mukorossi Peel Extract, Sodium Metabisulfite, Citronellol, Geraniol, Magnesium Chloride, Calcium Chloride, Serine, Theanine, Hamamelis Virginiana Leaf Extract, Sodium Acetylated Hyaluronate, Zingiber Aromaticus Extract, Tocopherol, Artemisia Princeps Leaf Extract.



Protetor Solar Normalize Oil Control FPS 50 - Ada Tina


A nova versão do protetor solar Normalize da Ada Tina (o Solar Oil Control) promete - além do alto fator de proteção solar - controlar a oleosidade da pele. Muitas pessoas com pele oleosa deixam de usar o protetor em função da textura oleosa, mas a marca promete que esta versão é resistente ao sebo e toque seco controlado.


Protetor Solar Normalize Oil Control FPS 50 - Ada Tina

Ingredientes Protetor Solar Normalize Oil Control FPS 50 - Ada Tina


Composição Protetor Solar Normalize Oil Control FPS 50 - Ada Tina (Sem Sulfatos e Sem Petrolatos): Aqua, Acrylates/c10-30 Alkyl Acrylate Crosspolymer, Disodium EDTA, Hydroxyethylcellulose, Diethylamino Hydroxybenzoyl Hexyl Benzoate, Ethylhexyl Triazone, Dicaprylyl Carbonate, Tribehenin Peg-20 Esters, Bis-ethylhexyloxyphenol Methoxyphenyl Triazine, Butylene Glycol Cocoate, Bisabolol, Tocopheryl Acetate, Pentaerythrityl Tetra-di-t-butyl Hydroxyhydrocinnamate, Ethylhexyl Methoxycinnamate, Titanium Dioxide, Hydrated Silica, Hydrogen Dimethicone, Aluminum Hydroxide, Sodium Hydroxide, Methylene Bis-benzotriazolyl Tetramethylbutylphenol, Decyl Glucoside, Propylene Glycol, Xanthan Gum, Aluminum Starch Octenylsuccinate, Silica, Aqua (Thermal), Olea Europaea Leaf Extract, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol.


Água Micelar Micellar Solution - Isdin


Para uma limpeza mais suave da pele do rosto a Isdin desenvolveu a Micellar Solution que promete limpar, demaquilar, tonificar e hidratar em um só produto. A marca afirma que o produto é capaz de remover, inclusive, maquiagens mais resistentes e à prova d'água.

Água Micelar Micellar Solution - Isdin

Ingredientes Água Micelar Micellar Solution - Isdin


Composição Água Micelar Micellar Solution - Isdin (Sem Sulfatos, Sem Petrolatos e Sem Silicones): Aqua (Water), Hexylene Glycol, Glycerin, Betaine, Polyglyceryl-4 Laurate/sebacate, Polyglyceryl-6 Caprylate/caprate, Cetrimonium Bromide, Disodium EDTA.


O Mito da Escala de Comedogenicidade


Agradecemos às marcas Bepantol, O Boticário, Skinceuticals, Shiseido, Ada Tina e Isdin pelo acesso às composições de seus produtos.

Muitas pessoas tomam decisões a respeito do que usam na sua pele levando em consideração se o produto contêm ou não ingredientes comedogênicos.

Substâncias comedogênicas seriam aquelas que entopem os poros e há uma série de listas que circulam na internet com os ingredientes a serem evitados.

Alguns sites populares (como o CosDNA) também apresentam índices de comedogenicidade, ou seja, escalar numéricas para classificar ingredientes em potenciais de entupimento de poros.

Mas de onde vêm essas informações?



A gente aprendeu lá no Pele de Imperatriz que a escala de comedogenicidade foi proposta por um pesquisador chamado Albert Kligman no Modelo de orelha de coelho - uma tentativa de medir esse potencial de entupir poros em uma escala numérica.

Anos mais tarde o mesmo pesquisador - ao se dar conta de que o método e os resultados não eram confiáveis - escreveu um artigo refutando a própria teoria, em um artigo que mostrava que o Petrolatum não é comedogênico em coelhos e humanos.

Mas, da mesma forma que os Parabenos, mesmo com o próprio autor "desmentindo" o que havia proposto inicialmente (a ciência é assim: não tem orgulho ou medo de voltar atrás diante de novas evidências) muitas pessoas continuam usando materiais antigos de Kligman para justificar as escalas de comedogenicidade que publicam na internet.


Infelizmente, para saber se um produto vai desencadear acne (um dos principais sintomas dos "poros entupidos") ou não é o método científico mais antigo que conhecemos: a boa e velha tentativa-e-erro.

Você já viu tabelinhas de comedogenicidade de ingredientes? Achou que elas eram confiáveis?

Conta pra gente aqui embaixo!