terça-feira, 17 de setembro de 2019

Resenha Máscara Unidas Pelos Cachos | Pantene

Resenha Pantene Unidas Pelos Cachos - Liberada para Low Poo

Pantene Unidas pelos Cachos: Resenha da Máscara




Você viu a linha nova da Pantene para cabelos cacheados, crespos e ondulados?

A Pantene lançou uma linha chamada 'Unidas pelos Cachos' recheada de produtos para cabelos com curvas.

A gente não resistiu e trouxe a resenha da Máscara Unidas pelos Cachos da Pantene aqui para o Cabeleira em Pé pra você saber mais sobre essa novidade.

A gente vai falar nesta resenha a respeito de diversos aspectos da Máscara Unidas pelos Cachos, incluindo os seguintes:  pH, embalagemcomposição (transcrição e explicação de alguns ingredientes), se o produto é liberado para Low Poo, aparência, o resultado, o preço e onde encontrar.

Já tá de olho em algum produto da linha Unidas pelos Cachos? Então vem saber tudinho sobre a máscara!


pH: 4,7 - 8,3


Entramos em contato com o SAC da P&G em busca de informações sobre o pH da Máscara Pantene Unidas Pelos Cachos.

A resposta da marca - entretanto - apenas situa o pH dos produtos da Pantene em uma faixa que varia de 4,7 a 8,3.

Com uma faixa tão larga é difícil falar de vantagens dentro dessa faixa. O que se aplica a um extremo desse intervalo não se aplica ao outro, então não temos como falar sobre este aspecto do produto.


Pantene Unidas pelos Cachos: Máscara Liberada para Low Poo em maio de 2019


Não faz a mínima ideia do que seja Low Poo? Este nome estranho se refere a uma técnica de cuidado com os cabelos deixa de lado o uso de shampoos tradicionais.

No lugar destes limpadores, usam-se shampoos mais suaves (shampoos sem sulfatos e sem outros detergentes agressivos).

Em função do uso de fórmulas mais delicada na hora de lavar os fios, alguns ingredientes são evitados nos demais produtos nessa técnica de cuidados.

Os oclusivos derivados de petróleo como o Petrolatum e o Paraffinum Liquidum são dois exemplos do que se evita em Low Poo.

A Máscara Pantene Unidas pelos Cachos é adequada para Low Poo pois não possui ingredientes "proibidos" para a técnica.

Link G2022.1:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Embalagem



Algo nos diz que a Pantene tem grandes planos para a linha Unidas Pelos Cachos.

Isso porque a identidade visual da marca - todo mundo conhece a Pantene pelos frascos com esquemas de cores com branco e dourado.

A Máscara Unidas pelos Cachos tem embalagem plástica dourada e tampa em cor borgonha - o rótulo da máscara e os demais produtos da linha também seguem esse esquema de cores.

A tampa - que é de rosca - se abre completamente com pouco mais de meia volta.

A embalagem da máscara tem 270ml.



Unidas Pelos Cachos: Ingredientes e Composição da Máscara


A máscara da linha Unidas pelos Cachos da Pantene tem ingredientes para condicionar, amaciar, hidratar e nutrir os fios.

A parte de condicionamento fica por conta do Behentrimonium Methosulfate e de um silicone do qual falaremos em seguida..

Behentrimonium Methosulfate é é uma substância com carga positiva (surfactante catiônico) e é atraída por substantividade ao cabelo

Cabelê... o que isso quer dizer?

Que o ingrediente que tem carga positiva vai ficar "coladinho" do lado de fora do fio de cabelo onde existem cargas negativas, mesmo depois do enxágue. O cabelo fica mais desembaraçado, mais fácil de pentear e com menos frizz.²

Entenda aqui Qual a diferença entre Absorção e Adsorção.

Já o Bis-Aminopropyl Dimethicone é um silicone modificado com um grupo amina. Essa modificação oferece uma super-vantagem neste tipo de silicone. O grupo amina evita que o silicone se deposite sobre ele mesmo impedindo o sobreacúmulo de resíduos, o famoso build-up

Entre as vantagens deste silicone destacam-se também a proteção da cor, a possibilidade de proteção térmica e um perceptível aumento de brilho.³

As partes danificadas do cabelo têm carga negativa mais acentuada que as partes saudáveis do cabelo, isso faz com que os ingredientes com carga positiva (como o surfactante catiônico e o silicone) se depositem em maior quantidade nestas áreas danificada, entregando maior condicionamento onde o fio mais necessita.²



Outros ingredientes presentes na fórmula são os álcoois graxos, emolientes capazes de deixar os fios com uma textura mais macia.

Neste fórmula podem ser encontrados dois representantes deste grupo: o Stearyl Alcohol e o Cetyl Alcohol.

O óleo de coco pode ser encarado em mais de uma função da fórmula da máscara Unidas pelos Cachos - lembra? Já falamos mais de uma vez aqui que em formulações cosméticas um ingrediente raramente tem uma função só.

Óleos vegetais em geral podem ser usados como emolientes, mas a capacidade de penetração de ácidos graxos saturados⁵ como os do óleo de coco⁴ na fibra capilar, faz com ele seja encarado por quem usa Cronograma Capilar como um ingrediente da etapa de nutrição.

A hidratação fica por conta do mix entre Pantenol e Pantenyl, tecnologia inclusive patenteada por muitos anos pela detentora da Pantene.

O Pantenol (assim como o Pantenyl) é um agente higroscópico,¹ isso significa que ele tem a capacidade de atrair e reter umidade.

Se pararmos para pensar no cronograma capilar, é justamente este tipo de ingrediente que buscamos em composições da etapa de hidratação.

O que é Pantenol? É bom para pele? O que o Pantenol faz no Cabelo? Afinal de contas para que serve?

Para ver a composição completa da Máscara Pantene Unidas Pelos Cachos, é só conferir a transcrição abaixo.

Veja que cada um dos ingredientes conta com uma breve classificação e algumas destas classificações têm links para textos do blog que falam de forma mais aprofundada sobre esta ou aquela classe de ingredientes.

Algumas substâncias - aquelas cuja ação não se dá sobre a aparência dos fios - são riscadas (assim).Mas atenção! Isso não quer dizer que estas substâncias são inúteis, muito pelo contrário. Elas têm funções importantes para a experiência e segurança do produto.

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Ingredientes Pantene Máscara Unidas pelos Cachos


Composição Máscara Pantene Unidas pelos Cachos - Ingredientes
Aqua: água.

Bis-Aminopropyl Dimethicone: Aminosilicone insolúvel em água.

Stearyl Alcohol: Um álcool graxo que condiciona e amacia os fios. Emoliente.

Behentrimonium Methosulfate: Agente Condicionante. Surfactante Catiônico.

Cetyl Alcohol: Um álcool graxo que condiciona e amacia os fios. Emoliente.

Parfum: Fragrância
Benzyl Alcohol: Fragrância.
Limonene: Fragrância.
Disodium EDTA: Quelante.
Linalool: Fragrância.

PanthenolUmectante. Saiba mais sobre o Pantenol aqui.

Panthenyl Ethyl EtherUmectante.

Citric Acid: Regulador de pH.

Cocos Nucifera Oil: Óleo de coco.

Citronellol: Fragrância.
Ci 19140: Corante Amarelo.
Methylchloroisothiazolinone: Conservante
Ci 17200: Corante Vermelho.
Methylisothiazolinone: Conservante
Ci 42090: Corante Azul


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Quem leu a transcrição da composição, já viu que a Máscara Unidas pelos Cachos da Pantene não é branca.

A combinação de corantes deixa ela de uma cor levemente alaranjada, uma cor que muitas pessoas associam com manteigas vegetais.

A textura é firme, porém cremosa, escorrega vagarosamente para fora do pote se for colocado na horizontal.

O cheiro é fresco, com notas bem cítricas.



Modo de Usar Máscara Unidas Pelos Cachos Pantene


A sugestão de uso da Pantene é que a Máscara Unidas Pelos Cachos seja aplicada nos cabelos molhados, desembaraçando com os dedos como se fosse um pente.

Você pode então usar um pente de dentes largos para desembaraçar delicadamente os fios.

Parta para o tempo de pausa. A marca sugere de 5 à 7 minutos mas deixa claro que a pausa pode ser mais longa, á critério de quem estiver usando.

Depois da pausa é só enxaguar com bastante água.

E agora? Devo pentear o cabelo molhado ou seco?

Pantene Unidas Pelos Cachos Máscara: Resultado


Resultado Máscara Unidas pelos Cachos Pantene
Na aplicação é possível perceber a capacidade de super-condicinamento dos fios. Sabe aquela sensação que as pessoas descrevem como cabelo desmaiado? É esse o efeito que se sente ao desembaraçar os fios com a Máscara Unidas Pelos Cachos.

Na foto, os cabelos não receberam qualquer tratamento posterior a máscara (não foi usado nem condicionador nem produtos sem enxágue) para deixar em evidência o resultado da máscara.

O cabelo ficou brilhante, com um pouco mais de peso e bastante movimento.

As curvas foram acentuadas mesmo sem o uso de finalizadores.

O perfume é discreto depois que os cabelos secam.


Preço e Onde Encontrar Pantene Unidas Pelos Cachos


Onde Comprar e Preço Máscara Unidas Pelos Cachos Pantene
A Pantene faz parte do grupo P&G, uma gigante multinacional espalhada por estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos.

A linha Unidas pelos Cachos é bastante recente mas em breve certamente poderá ser encontrada em pequenos e grandes comércios incluindo os de cidades pequenas do interior, já que mercados e farmácias de todos os tamanhos costumam trabalhar com produtos Pantene.

O preço pode variar dependendo do local, mas a Máscara Unidas pelos Cachos Pantene custa em média R$22.



__________

Referências


¹ Proksch, E., de Bony, R., Trapp, S., & Boudon, S. (2017). Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. Journal of Dermatological Treatment, 28(8), 766–773. https://doi.org/10.1080/09546634.2017.1325310
² Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
³ Becker, T. M. (2007). Amodimethicone and other Amine-functionalized Silicones. Retrieved August 30, 2019, from https://www.naturallycurly.com/curlreading/curl-products/curlchemist-amodimethicone-and-other-amine-functionalized-silicones
⁴ Zambiazi, R. C., Przybylski, R., Zambiazi, M. W., & Mendonça, C. B. (2007). Fatty Acid Composition of Oils and Fats. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 25(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/8399/5848
⁵ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.