terça-feira, 21 de julho de 2020

Pantene Unidas pelos Cachos | Resenha | Geleia

Resenha Pantene Unidas pelos Cachos - Geleia

Geleia Pantene Unidas pelos Cachos: Resenha




A Pantene lançou aqui no Brasil (e em outros lugares do mundo) uma linha especialmente pensada para quem tem cabelos cacheados, crespos e ondulados: a Unidas pelos Cachos.

A linha não é pequena e talvez receba no futuro mais integrantes, já que nos Estados Unidos a família de cuidados com cabelos ondulados, cacheados e crespos é ainda maior.

Hoje, vamos falar de um dos finalizadores Pantene Unidas pelos Cachos, mais especificamente a resenha da geleia dessa família de cuidados.

Os assuntos abordados nessa resenha serão:  pH, embalagemcomposição (com transcrição e explicação de alguns ingredientes), se o produto é liberado para Low Poo, aparência, o resultado, o preço e onde encontrar.

Já usou algum produto da linha Pantene Unidas pelos Cachos? Quer descobrir mais sobre a geleia? Vem com a gente, então!


pH: 4,7 - 8,3


Entramos em contato com o SAC da P&G em busca de informações sobre os pHs dos produtos da família Pantene Unidas Pelos Cachos.

A resposta da marca - entretanto - apenas situa o pH dos produtos da Pantene em uma faixa que varia de 4,7 a 8,3.

Fica difícil falar de vantagens em uma faixa tão larga e genérica.

As características presentes em produtos em um extremo desse intervalo não se aplica ao outro, então não temos como falar sobre este aspecto do produto.


Pantene Unidas pelos Cachos: Geleia Liberada para Low Poo em maio de 2019


Unidas pelos Cachos Resenha completa da Geleia

Não faz a mínima ideia do que seja Low Poo? Este nome estranho se refere a uma técnica de cuidado com os cabelos que deixa de lado o uso de shampoos tradicionais.

No lugar destes limpadores, usam-se shampoos mais suaves (shampoos sem sulfatos e sem outros detergentes agressivos).

Em função do uso de fórmulas mais delicadas na hora de lavar os fios, alguns ingredientes são evitados nos demais produtos nessa técnica de cuidados.

Os oclusivos derivados de petróleo como o Petrolatum e o Paraffinum Liquidum são dois exemplos do que se evita em Low Poo.

A Geleia Pantene Unidas pelos Cachos é adequada para Low Poo pois não possui ingredientes "proibidos" para esta técnica.

Link G2020:

Embalagem


Sabe aquelas embalagens 'padrão' da Pantene? Frasco branco, tampa dourada? A Pantene resolveu abrir mão dessa identidade visual nos produtos Unidas Pelos Cachos.

A Geleia Unidas pelos Cachos tem embalagem e tampa plásticas douradas.

O pote é um pouco menor que a embalagem da máscara da linha, mas com o cuidado de garantir que a parte inferior da embalagem da geleia se encaixe na tampa da máscara, para que você consiga empilhar uma sobre a outra com mais segurança.

A tampa - que é de rosca - se abre completamente com pouco menos de meia volta.

A embalagem da geleia é de 225g.



Pantene Unidas Pelos Cachos: Resenha dos Ingredientes e Composição da Geleia


Produtos nesta classe de finalizadores que conhecemos com os apelidos de gel, gelatina e geleia, costumam ter formulações sem muitos segredos.

O que normalmente se encontra é uma base gelatinosa obtida a partir do carbômero e um ou dois ingredientes formadores de filme que ofereçam sustentação depois de seco ao cabelo que foi modelado úmido com a ajuda do produto.

Mas a Pantene não lançou um gel comum. Vamos olhar quais dos pontos acima se repetem na fórmula da Geleia Pantene Unidas pelos Cachos e quais foram as novidades incorporadas nessa fórmula?

Clique e visite a loja na Amazon com nossos favoritos Como participantes do Programa de Associados da Amazon, somos remunerados pelas compras qualificadas efetuadas por links afiliados

Começando pela textura gelatinosa. Nesse ponto, a marca usa o ingrediente clássico para formulação de géis: o carbômero. Essa substância (em proporção e pH corretos) transforma texturas líquidas naqueles géis geladinhos que a gente tanto gosta.

Para acentuar as curvas dos cabelos cacheados, crespos e ondulados, uma geleia precisa de pelo menos um formador de filme, uma substância que (ao secar) mantenha o formato da modelagem a úmido.

Na Geleia Pantene Unidas Pelos Cachos, essa tarefa fica sob responsabilidade de uma substância chamada Va/Crotonates Copolymer que, ao secar, reforça o padrão da ondulação dos fios e define mais as curvas.

A composição ainda conta com um silicone - o Dimethicone - que também é um formador de filme, mas não costuma oferecer muita sustentação, suas vantagens são mais ligadas ao sensorial escorregadio,³ brilho e maciez.

Ingredientes da Composição Geleia Pantene Unidas pelos Cachos - Resenha




Agora vamos falar do que essa fórmula tem de incomum, de extra, de bônus!

A Geleia Unidas pelos Cachos Pantene conta com três ingredientes hidratantes, capazes de atrair e prender umidade junto aos fios, são eles: o Sorbitol, o Pantenol¹ e o Pantenyl.

Estes dois últimos estão presentes em todos os produtos da Pantene, por se tratar de uma tecnologia patenteada (o Pro-V) por muitos anos pela multinacional P&G - responsável pela Pantene.


Outra patente da P&G é em relação ao uso de um aminoácido (a Histidine) como quelante. Já vamos te explicar o que essa palavra estranha quer dizer.

Um grupo de pesquisadores descobriu que íons de cobre se acumulam nos fios, provenientes da água da torneira. O problema é que esse cobre causa oxidação, que induz um aumento de degradação da queratina (o principal material que forma o nosso cabelo) tanto em exposição à luz solar quanto em processos de coloração, levando à quebra, perda de brilho e sensorial desagradável.⁴

A proposta dos pesquisadores foi buscar uma substância quelante (capaz de - digamos assim - "sequestrar" o cobre e impedir ele de se ligar ao fio de cabelo). Essa resposta veio através do uso da histidina (presente na Geleia Unidas pelos Cachos Pantene), um aminoácido que - além de ser um ótimo quelante para os íons de cobre - é pequeno o suficiente a ponto de penetrar na fibra do cabelo e atua retirando cobre da fibra capilar e prevenindo a deposição destes íons nos fios.⁴ Interessante, né?

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Para ver a composição completa da Geleia Pantene Unidas Pelos Cachos, é só conferir a transcrição abaixo.

Veja que cada um dos ingredientes conta com uma breve classificação e algumas destas classificações têm links para textos do blog que falam de forma mais aprofundada sobre esta ou aquela classe de ingredientes.

Algumas substâncias - aquelas cuja ação não se dá sobre a aparência dos fios - são riscadas (assim). Mas atenção! Isso não quer dizer que estas substâncias são inúteis, muito pelo contrário. Elas têm funções importantes para a experiência e segurança do produto.


Ingredientes Pantene Geleia Unidas pelos Cachos


Aqua: água.

Dimethicone: Silicone insolúvel em água.

SorbitolUmectante.

Aminomethyl Propanol: Ajustador de pH.
Carbomer: Gelificante.

Va/Crotonates CopolymerFormador de filme.

Benzyl Alcohol: Fragrância.
DMDM Hydantoin: Conservante

Peg-40 Hydrogenated Castor Oil: Emulsificante.

Parfum: Fragrância
Limonene: Fragrância.

Histidine: Aminoácido Histidina.

Linalool: Fragrância.

Panthenyl Ethyl EtherUmectante.

Argania Spinosa Kernel Oil: Óleo de argan.

Citronellol: Fragrância.
Citral: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Geleia Unidas pelos Cachos da Pantene liberada para Low Poo

A Geleia Unidas pelos Cachos da Pantene tem uma textura curiosa.

Apesar de se tratar de um gel, não é transparente, lembra a consistência de um gel-creme, é firme - mas escorre se você virar a embalagem.

A cor é esbranquiçada e muito brilhante.

O cheiro é fresco, com notas bem cítricas.



Modo de Usar Geleia Unidas Pelos Cachos Pantene


A sugestão de uso da Pantene é a seguinte.

Misture nas mãos uma quantidade do tamanho de uma moeda da Geleia Unidas Pelos Cachos.

Distribua no cabelo (úmido ou seco) separado em mechas, da raiz às pontas e modele como preferir.

Se ao longo do dia (ou no day after) você quiser reativar o efeito, é só usar um borrifador para umedecer os fios.


Pantene Unidas Pelos Cachos Geleia: Resultado


Resultado Geleia Pantene Unidas pelos Cachos - Resenha do produto Low Poo



Usei um pouco mais do que o recomendado (tá bem, quase o dobro), no dia em que tiramos as fotos para essa resenha.

A geleia Unidas Pelos Cachos deixa a curvatura dos fios bem mais acentuada. O cabelo está bastante comprido (e isso sempre 'abre' a ondulação) e mesmo depois de quebrar o durinho do gel, a textura das ondas se manteve bem definida.

O uso em maior quantidade não promoveu um aumento na fixação, mas deixou os fios mais pesados no day-after. Então, para encontrar a sua quantidade ideal comece com pouco e vá aumentando até achar a quantidade ideal.

Na foto, usou-se a máscara da linha no banho, e os cabelos foram finalizados só com a geleia (sem nenhum creme de pentear).


Preço e Onde Encontrar Pantene Unidas Pelos Cachos


Onde encontrar para comprar Pantene Unidas pelos Cachos - Geleia

A Pantene faz parte do grupo P&G, uma gigante multinacional espalhada por estabelecimentos comerciais de todos os tamanhos.

A linha Unidas pelos Cachos pode ser encontrada em pequenos e grandes comércios incluindo os de cidades pequenas do interior, já que mercados e farmácias de todos os tamanhos costumam trabalhar com produtos Pantene.

O preço pode variar dependendo do local, mas a Geleia Pantene Unidas pelos Cachos custa em média R$22.


__________

Referências


¹ Proksch, E., de Bony, R., Trapp, S., & Boudon, S. (2017). Topical use of dexpanthenol: a 70th anniversary article. Journal of Dermatological Treatment, 28(8), 766–773. https://doi.org/10.1080/09546634.2017.1325310
² Marsh, J. M., Davis, M. G., Lucas, R. L., Reilman, R., Styczynski, P. B., Li, C., Mamak, M., McComb, D. W., Williams, R. E. A., Godfrey, S., Navqi, K. R., & Chechik, V. (2015). Preserving fibre health: reducing oxidative stress throughout the life of the hair fibre. International Journal of Cosmetic Science, 37, 16–24. https://doi.org/10.1111/ics.12285
³ Michalun, M. V., & Dinardo, J. C. (2015). Skin Care and Cosmetic Ingredients Dictionary (4th ed.). Milady.
⁴ Marsh, J. M., Davis, M. G., Lucas, R. L., Reilman, R., Styczynski, P. B., Li, C., Mamak, M., McComb, D. W., Williams, R. E. A., Godfrey, S., Navqi, K. R., & Chechik, V. (2015). Preserving fibre health: reducing oxidative stress throughout the life of the hair fibre. International Journal of Cosmetic Science, 37, 16–24. https://doi.org/10.1111/ics.12285
⁵ -