terça-feira, 18 de agosto de 2020

Condicionador de Limpeza e Co Wash | Qual a diferença?

Condicionador de Limpeza vs. Co Wash

Condicionador de Limpeza e Co Wash são a mesma coisa?




Gente... o que é condicionador de limpeza? A gente fala bastante de co wash aqui no Cabeleira em Pé, mas será que é tudo a mesma coisa?

Temos um audiolivro que dá uma série de dicas a respeito de co wash  (e ensina o passo a passo de como lavar os cabelos com condicionador). Neste material, falamos rapidamente sobre o assunto que pretendemos aprofundar no post de hoje.

O que são condicionadores de limpeza e de que forma podem ser diferentes de produtos liberados para co wash?

Vamos explorar esse assunto de forma um pouco mais detalhada hoje e, no final deste post, ainda falaremos um pouco sobre assuntos polêmicos e sua relação com a responsabilidade e influência digital.



O que é co wash e que tipo de produto é usado nesta técnica?


Co wash é uma técnica de limpeza do couro cabeludo onde condicionadores com composições 'liberadas' são usados para emulsionar a oleosidade excessiva.

Esta técnica surge como uma tentativa de suavizar o processo de limpeza dos cabelos e oferecer uma alternativa para quem não pode (ou não quer) usar shampoos na sua rotina de cuidados.

Quem faz No Poo no Brasil (e muitas pessoas que fazem Low Poo), usam essa técnica com bastante frequência.

Entre os praticantes de No Poo e Low Poo no Brasil, convencionou-se que os produtos adequados para co wash são aqueles cuja fórmula é livre de petrolatos e quaisquer silicones (sejam eles solúveis ou insolúveis em água.

Talvez esteja aí a grande diferença entre condicionador de limpeza e produto para co wash.

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

O que é Condicionador de Limpeza


Condicionadores de limpeza têm se tornado produtos cada vez mais comuns nas prateleiras de farmácias e lojas especializadas em cosméticos.

Grandes marcas do mercado têm suas versões, e a proposta é bastante semelhante à dos produtos formulados para co wash: tratam-se de cremes, com bases condicionantes usados para higienização suave do couro cabeludo

Entretanto, não há qualquer regra em relação aos ingredientes usados nestes produtos.

Condicionadores de limpeza são pensados como estratégias de lavagem delicadas, mas não necessariamente liberadas para co wash.

A maioria das versões de condicionador de limpeza de grandes marcas é fabricada sem a intenção de atingir o público que faz No Poo.

As formulações quase sempre têm silicones, já que estes ingredientes têm tudo a ver com a proposta de um produto mais suave, para cuidado delicado de couros cabeludos sensíveis.



Quem faz No Poo e Low Poo pode usar Condicionadores de Limpeza?


Em se tratando de condicionadores de limpeza, existe sempre a possibilidade dos produtos serem proibidos para co wash.

É necessário avaliar individualmente a composição de cada produto em busca dos ingredientes proibidos para cada técnica.

Se o produto não possui 'petrolatos' nem silicones, é liberado para co wash e pode ser usado por qualquer um.

Se o produto é livre de petrolatos mas têm silicones é automaticamente proibido para co wash. Quem faz Low Poo pode avaliar se têm interesse de intercalá-lo com um shampoo ou se prefere buscar um produto liberado para co wash.

Já a presença de 'petrolatos' tornaria o produto 'proibido' para ambas as técnicas.

Se pararmos para pensar, podemos chegar a uma regra geral: todo co wash é um condicionador de limpeza, mas nem todo condicionador de limpeza é liberado para co wash.


Influência digital, Autonomia e Responsabilidade


Falar sobre temas polêmicos de um ponto de vista racional, dentro de determinados nichos de conteúdo,  pode atrair atenção de maneira negativa.

A postura do Cabeleira em Pé sempre foi a de instrumentalizar as pessoas que acompanham o blog para que cada um tome a sua decisão, tendo acesso ao máximo possível de informações.

Dentro do nicho de Low Poo e No Poo existem 'regrinhas' que costumamos referenciar e discutir, mas é importantíssimo que elas sejam relativizadas, dissecadas e discutidas.

Somente dessa forma cada um poderá se apropriar deste conhecimento e decidir o que vai fazer com ele - responsabilizando-se também pelos resultados de suas escolhas.



O assunto dos condicionadores de limpeza é um destes exemplos.

Não fazemos o uso de condicionadores de limpeza com silicones no nosso dia-a-dia, pois costumamos usar produtos liberados para co wash.

Mas isso não nos impede de discutir o assunto de forma clara e objetiva, para que cada pessoa avalie prós e contras, tomando a decisão mais coerente com a sua realidade.

Você já usou condicionadores de limpeza 'proibidos' para co wash? Conte para a gente um pouco da sua experiência com esses produtos.