sábado, 28 de novembro de 2020

Enganaram você? Termos dúbios em rótulos de cosméticos | Parte 3

Termos com duplo sentido em rótulos de produtos proteção térmica, umectação, shampoo suave, multifuncional e com vitamina C

Sabe aqueles termos meio duvidosos de frascos de cosméticos? Hoje, a gente vai falar de 5 termos com duplo sentido que aparecem nos rótulos dos seus produtos



Os rótulos de cosméticos, às vezes, levam a gente a tirar conclusões erradas.

Isso acontece em especial por conta de termos de marketing usados em rótulos que podem ter mais de um significado.

Hoje, vamos explorar 5 destes termos, explicando caso-a-caso onde está a confusão e de que forma podem enganar você com jogos simples de palavras.

Os termos a serem verificados são: proteção térmica, umectação, shampoo suave, multifuncional e com vitamina C.

Vem com a gente para entender todas as confusões que podem envolver estas expressões.


O que é Proteção Térmica?


Uma propriedade de finalizadores capilares que indica a presença de ingredientes que protegem o cabelo do calor de ferramentas como secador, chapinha e baby-liss.

A confusão com o termo pode nascer da ideia de que todos os produtos com proteção térmica são iguais.

O dano térmico pode ocorrer de diversas formas. A desnaturação das proteínas é uma, a formação de vapor e danificação da cutícula por escape desse vapor é outra. Qualquer ingrediente que impeça um destes processos (e não necessariamente ambos), pode ser chamado de "protetor térmico".



A verdade é que nenhum protetor térmico oferece "blindagem" dos fios, ou seja, o calor sempre danifica o cabelo, mesmo quando usamos proteção térmica.

A diferença é que com o uso de ingredientes que oferecem esse tipo de proteção, o dano pode ser diminuído.

Esse é outro ponto polêmico: qual a extensão dessa proteção? Existem ingredientes e concentrações que oferecem níveis distintos de proteção e - em última análise - não temos como saber qual o fator efetivo de proteção de nenhum produto com proteção térmica.


O que é Umectação?


Esse é um termo que gera muita confusão, já que muitas pessoas associam o termo "umectação" com tratamentos a base de óleos.

Nesses tratamentos, os fios e couro cabeludo são embebidos com óleos vegetais, massageados e seguidos de um tempo de pausa longa.

Só que 'umectação' - muito antes de ser o nome desse tipo de tratamento - se refere à capacidade de hidratação de uma substância.

Umectante é sinônimo de higroscópico, ou seja, é a característica de ingredientes capazes de atrair e reter umidade, como a glicerina, o pantenol e o Sodium PCA.


O que é Shampoo Suave?


Shampoo Suave é uma expressão que pode significar praticamente qualquer coisa.

Por mais que quem faça Low Poo identifique essa expressão como um sinônimo de "shampoo liberado", o termo shampoo suave não tem a ver - necessariamente - com os detergentes usados na sua fórmula.

Um exemplo do uso do termo shampoo suave é para se referir à fórmulas com agentes condicionantes que lavam os fios e evitam o embaraço comum causado por shampoos.

Shampoo Suave pode se referir também à marca de cosméticos capilares da Unilever, e não necessariamente a uma suavidade do produto, de fato.



O que é Multifuncional?


O termo multifuncional também pode causar confusão porque é extensivamente usado com dois sentidos bastante diferentes.

O primeiro tem a ver - de fato - com funções: são os produtos 2 em 1, 3 em 1, etc...

Podem ser usados para lavar e condicionar, por exemplo. Outras fórmulas podem ser usadas como tratamento e finalização.

A multifuncionalidade, nesse caso, tem a ver com a forma de aplicação do produto.


O segundo uso do termo multifuncional não se refere à múltiplas formas de se usar o produto e sim com benefícios.

Quem já viu o termo multifuncional para descrever um produto sem enxágue que: desembaraça, protege do calor da chapinha, dá brilho, diminui a quebra e protege do sol?

Nesses casos, o termo multifuncional está sendo usado (frouxamente) como sinônimo de multibenefícios.



O que é 'com Vitamina C'?


Muitas vezes, apesar do material publicitário evidenciar "com vitamina C" ou "com 15% de vitamina C" - por exemplo - a vitamina C pura não está presente e sim algum dos seus derivados.

Mas, quais são as vantagens e desvantagens da Vitamina C e dos derivados dela?

A vitamina C tem mais estudos publicados e, possivelmente, uma maior atividade antioxidante. A substância - entretanto - é difícil de estabilizar, oxida com facilidade, pode deixar uma cor alaranjada na pele e o cheiro pode incomodar algumas pessoas.

Já os derivados de vitamina C apresentam menos dificuldades de estabilização, podem ser menos irritantes e ter cheiro menos forte. Essas substâncias são menos estudadas que a vitamina C pura, sua eficácia e penetração podem variar de um derivado para outro e pode haver uma atividade antioxidante menor.

Como saber se a vitamina C que você está comprando é vitamina C mesmo ou derivado? O INCI - nomenclatura internacional usada na descrição de ingredientes cosméticos nos rótulos brasileiros - da vitamina C pura é Ascorbic Acid. Se a composição do produto tiver Ascorbic Acid - com vírgula imediatamente antes e imediatamente depois - é porque ele tem vitamina C pura.



Mas não são só os rótulos que são confusos... Low Poo e No Poo também podem ser


Se você se sente mal por cair nestas armadilhas de alguns rótulos, não se preocupe.

Todo mundo já se sentiu dessa forma.

Até porque, não são só os rótulos que estão cheios de meias-verdades.

As técnicas Low Poo e No Poo também têm uma série de mitos, você sabia?

Temos um quiz com algumas perguntas que exploram esses mitos, você quer encarar?

Responda e depois não deixe de baixar o nosso ebook com 10 Mitos sobre Low Poo e No Poo, é grátis!

Responda o questionário da caixa azul abaixo e descubra: Quanto você realmente sabe sobre Low Poo e No Poo?