terça-feira, 5 de setembro de 2017

Duplo Sentido: 7 termos que a indústria de cosméticos usa e você não entende

Definições - Detox, Umectante, Shampoo Neutro, Hidratante, Óleo 100% vegetal, Sem Petrolato e Cruelty Free

Falha de comunicação: Os termos que você e a indústria cosmética podem estar usando de formas distintas




A língua é uma entidade viva. A cada ano surgem novos termos para refinarmos a nossa capacidade de comunicação

Entretanto, muitas vezes, uma palavra acaba adquirindo mais de um sentido.

Isso fica um pouco mais complicado quando a mesma palavra pode significar coisas diferentes no mesmo contexto.

Um exemplo disso é a palavra Aloha que no Havaii pode significar tanto "olá", quanto "adeus".

Nos pegamos discutindo na redação do Cabeleira em Pé: quais são os "Alohas" do dia-a-dia entre as marcas de cosméticos e seus consumidores.

Confira abaixo sete situações em que a empresa pode estar dizendo algo diferente daquilo que você está entendendo.


O que é "Detox"?


Detox é...


...um processo em que toxinas, impurezas e sujidades são retiradas do seu corpo. É um procedimento que tem como objetivo uma limpeza mais profunda e - de preferência - seus ingredientes devem ser o tão naturais quanto possível.


Mas Detox também pode ser...


...muitas outras coisas pois o termo Detox não é suficientemente circunscrito, abrindo a possibilidade de chamar de detox qualquer produto que contenha qualquer concentração de ingredientes comuns em dietas alimentares do tipo detox, a clorofila e o gengibre por exemplo.


O que é umectação (umectante) e shampoo neutro

O que é "Umectação/ Umectante"?


Umectante é...


... aquele ingrediente que tem capacidade atrair água. O termo umectante - originalmente - está ligado ao conceito de hidratação pois corresponde à possibilidade que determinadas moléculas tem de servirem como ímãs de umidade - característica chamada de higroscopia. Alguns exemplos de substâncias responsáveis pela umectação (atração de água) dos cabelos são a glicerina, o pantenol, o Sodium PCA e o mel.

Mas Umectante também pode ser...


... usado como flexão da expressão umectação - termo adotado para se referir aos tratamentos a base de óleos atribuídos aos indianos. O intercâmbio destas expressões pode causar bastante confusão, já que no primeiro exemplo o termo umectante se liga à reposição hídrica dos cabelos (hidratação) e neste segundo à reposição lipídica (nutrição) dos fios.



O que é "Shampoo Neutro"?


Shampoo Neutro é...


... um higienizador à base de surfactantes cujo pH é sete, ou seja pH neutro. Estes shampoos com ph neutro costumam ser comuns nas prateleiras infantis pois este pH é o que menos irrita os olhos, e está associado à ideia de produtos "sem lágrimas" - essenciais para o cuidado dos cabelos das crianças.


Mas Shampoo Neutro também pode ser...


... aquele higienizador à base de surfactantes que não possui nenhum ingrediente além daqueles usados para limpeza dos cabelos e estabilização da fórmula. Shampoos Neutros não tem substâncias condicionantes, desembaraçantes, extratos e óleos vegetais, etc. É um shampoo que limpa, sem tratar.


O que é hidratante e óleo 100% vegetal

O que é "Hidratante"?


Hidratante é...


... o produto responsável pela reposição de água (tanto da pele quanto dos cabelos). O uso de substâncias umectantes (higroscópicas) é bastante comum nestes casos, já que a intenção é atrair água para o interior da fibra capilar.


Mas hidratante também pode ser...


... usado pela indústria cosmética - muitas vezes - como sinônimo de qualquer tratamento que vise o condicionamento dos cabelos. O uso do termo hidratado pode ser usado para se referir à sensação de maciez que sentimos como resultado dos tratamentos à base de agentes condicionantes como os silicones, proteínas, formadores de filme e desembaraçantes.


O que é Óleo "100% vegetal"?


Óleo 100% vegetal é...


... óleo in-natura. Óleo de origem vegetal, sem adição de quaisquer substâncias. Normalmente pensa-se em um óleo só, sem misturas.


Mas Óleo 100% vegetal também pode ser...


... qualquer mistura de óleos que não tenha adição de óleo mineral. Entram nessa lista os óleos não-especificados como o Olus Oil e o Hydrogenated Vegetable Oil, usados em produtos para pele e cabelos e que não discriminam qual a planta usada como fonte do óleo - assegura-se apenas a origem vegetal. Estes produtos não são -necessariamente - isentos de conservantes, corantes e fragrância.


O que é sem petrolato e cruelty free

O que é "Sem Petrolato"?


Sem Petrolato é...


... aquele produto sem ingredientes oclusivos derivados de petróleo. Estes produtos tem grande apelo comercial em função do aumento do número de pessoas curiosas a respeito das rotinas No Poo e Low Poo.


Mas Sem Petrolato também pode ser...


... um produto sem Petrolatum - um ingrediente específico - que é apenas um dos derivados de petróleos proibidos para No Poo e Low Poo. O produto anunciado como "sem petrolato" pode ter óleo mineral, parafina e outros formadores de filme evitados nas rotinas que deixam de lado os shampoos agressivos.



O que é "Cruelty Free"?


Cruelty Free (é) deveria ser...


... um produto livre de crueldade.


Mas Cruelty Free (também pode ser) é...


... apenas um produto que não foi testado em animais. Infelizmente isso não garante que o produto seja livre de ingredientes de origem animal, que a empresa não patrocine eventos em que animais são machucados e/ou mortos, que animais não foram explorados na sua fabricação, nem que seus insumos não foram testados em animais pelos seus fornecedores. Se você busca produtos 100% livres de crueldade - opte por produtos veganos.


Lembrou de outros termos que geram confusão? Colabore!




E você, já se deu conta de alguma destas expressões que a empresa usa de uma forma e quem consome entende de de uma maneira diferente?

Conta pra gente! Vamos montar a segunda parte deste post em conjunto?

Para fazer suas sugestões você pode usar o campo de comentários ou falar com a gente nas nossas redes sociais.

Aproveita para nos dizer também: Você usa algum destes termos? Em que sentido você usa?