sábado, 7 de agosto de 2021

Shampoo em Barra Vegano | Lola | Nutritivo | Resenha

Resenha Shampoo em Barra Lola - Cabeleira em Pé

Shampoo em Barra Lola: Vegano, Sem Sulfato, Low Poo e muito mais - Resenha do Cabeleira em Pé

Shampoo em Barra Lola - Recebido da loja Dermabox



Você sabe o que é shampoo em barra?

Acho que não é exagero dizer que quase todo mundo que gosta de cuidados capilares já ouviu falar da Lola Cosmetics.

A nova empreitada da Lola são os produtos sólidos, que consomem menos água e dispensam embalagens.

A primeira leva de barras capilares da Lola tem três linhas de shampoo e condicionador: Nutritivo, Cachos e Lisos. Depois disso, a Lola já lançou também 3 máscaras de tratamento no mesmo formato.

A gente recebeu da Dermabox Cosméticos todas as barras de shampoo e condicionador, elas ocupam pouco espaço e pesam muito menos do que a mesma quantidade de shampoo e condicionador líquido, o que ajuda bastante nas compras online.

Para a resenha de hoje, escolhemos o shampoo em barra Lola Nutritivo, e vamos falar de uma série de aspectos desse produto, entre eles: pH, embalagem, se o produto é liberado para Low Poo,  se ele é vegano, ingredientes da composição, qual o modo de usar, fotos do resultado (com antes e depois), e onde encontrar comprar.

Vamos ver todos esses detalhes? Então cola nessa resenha que a gente conta tudinho sobre esse shampoo em barra.




pH: 5,0


A Lola é bastante receptiva aos questionamentos sobre pHs dos seus produtos.

Os shampoos em barra, incluindo a versão Nutritiva, têm pH 5.

Faixas levemente acídicas de pH - aquelas abaixo de 7 - costumam impactar positivamente a aparência dos fios, deixando-os - por exemplo - mais brilhantes.¹

Outro ponto interessante no tratamento de cabelos em faixas levemente ácidas, é que o inchaço provocado pela água durante a lavagem também é diminuído nestes pHs mais baixinhos.¹, ²

Além disso, neste pH, a distribuição de carga eletrostática do fio se mantém sem alterações (o que ajuda a reduzir o frizz).² 

Nessa faixa, o cabelo também mantém sua maior resistência mecânica a úmido, diminuindo o dano por tração enquanto os fios estão molhados. ²

Você está preocupada em limpar 100% dos silicones e outros agentes condicionantes entre uma lavagem de cabelo e outra? Por quê? Vem saber a verdade que nunca te contaram sobre limpeza do cabelo.

Shampoo em barra vegano liberado para Low Poo em março de 2021


A Lola é uma marca 100% brasileira e todos os produtos da marca (tanto pele quanto cabelo) são veganos.

No Cabeleira em Pé não usamos o termo vegano de forma flexível por conta do nosso respeito pelo veganismo como movimento ético-político-social.

O Shampoo em Barra Lola Nutritivo é livre de ingredientes de origem animal, não foi testado (e nem teve insumos testados) em animais. A conduta da empresa também é coerente com o veganismo.

O produto tem apenas um detergente (falaremos dele na seção sobre composição), e ele é liberado para técnica Low Poo.

No Low Poo, evita-se o uso de shampoos tradicionais (que contenham surfactantes agressivos como os sulfatos) e os demais produtos da rotina são livres de "petrolatos" (ingredientes oclusivos derivados de petróleo).

Link G2022.1:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Embalagem


Será que deveríamos falar aqui da embalagem do produto ou da ausência dela?

O grande diferencial dos produtos sólidos, como o shampoo em barra Lola, é o fato de que não há necessidade de embalagem plástica.

O Shampoo em barra vem dentro de uma caixinha branca, envolvida em uma cinta de papel com as informações de rotulagem.

Dentro da caixa, a barra está embrulhada em papel seda. Uma embalagem 100% livre de plástico.

O Shampoo em barra Lola Nutritivo tem 90g.



Composição Shampoo em Barra Lola - Ingredientes


Ingredientes da composição do Shampoo em Barra Lola - açafrão da terra, quinoa, arroz, óleo essencial de laranja, Hemisqualane, argila e óleos de amêndoas e coco

A Lola caprichou nos óleos e extratos vegetais do Shampoo em Barra Nutritivo, trazendo para o produto uma mistura interessante de óleo de coco babaçu, argila, extrato de quinoa, proteína de arroz, óleo essencial de laranja e hidrolato de açafrão da terra (cúrcuma).

Higienizadores em barra costumam ser feitos de sabão, o que implica uma limpeza bastante agressiva.

Uma revolução nos sabonetes em barra suaves ocorreu com a descoberta do uso do Sodium Cocoyl Isethionate em conjunto com ácidos graxos de caudas longas⁶ para uma limpeza eficaz e bastante suave para a pele.

É justamente esse o agente de limpeza escolhido pela Lola para o shampoo em barra vegano da linha Nutritivo.

Esse surfactante também está super-alinhado com os valores-centrais da Lola, pois é biodegradável,⁵ sendo convertido em substâncias "utilizáveis" pelo meio ambiente depois do descarte.



Revisando, apenas para deixar claro, o shampoo em barra Lola não é sabão (e nem tem sabão em sua composição).

Ele é o que chamamos de syndet, uma barra feita com surfactantes sintéticos menos agressivos que o sabão.

O Shampoo em Barra Lola conta ainda com emolientes como o Cetyl Alcohol e o Hydrogenated Farnesene.

O Hemisqualane (que aparece na composição com o INCI Hydrogenated Farnesene) é um emoliente não-comedogênico⁹,  100% saturado⁹,⁴ e uma "pegada" eco-friendly.


Shampoo em Barra Nutritivo Lola com ingredientes - Resenha com composição (Low Poo e vegano)

A substância é um exemplo muito interessante de biotecnologia, já que é obtido através da fermentação da cana de açúcar.

Sua síntese é desenvolvida a partir do Esqualano (versão hidrogenada do Esqualeno - presente naturalmente no sebo produzido pela nossa pele³ e no azeite de oliva). O Esqualano também está presente nesta camada lipídica,⁴ mas em quantidade menor.

Há, ainda, material que afirma que o Hemisqualano tem uma estrutura simples e pequena o suficiente para penetrar na haste capilar.⁴

Os ingredientes usados para condicionamento no Shampoo em Barra Vegano Lola são a Behenamidopropyl Dimethylamine - uma alquil amina - e a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride - um sal quaternário de amônia.

Estes ingredientes ajudam a diminuir aquele efeito embolado que muitos shampoos deixam, ajudando a desfazer e prevenir os nós desde a lavagem.⁷


Abaixo, você pode conferir a composição completa do Shampoo Nutritivo em Barra Lola, na mesma ordem em que os ingredientes aparecem no rótulo do produto.

A gente risca (assim) os ingredientes que não agem diretamente nos fios - como as fragrâncias e os conservantes. Mas, isso não significa que eles estão ali por acaso, muito pelo contrário, estas substâncias são muito importantes porque ajudam na estabilidade e na segurança do produto, além de proporcionarem uma experiência bacana durante o uso.

A transcrição, apesar de seguir a ordem literal do rótulo, omite os entrefixos "(and)" de ingredientes pré-misturados, como é o caso dos conservantes deste shampoo.

Se você gostaria de saber mais sobre algumas das classes de ingredientes, oferecemos alguns links onde se pode aprender outras informações gerais sobre certas classes de substâncias.

Ingredientes Shampoo em Barra Lola Nutritivo


Sodium Cocoyl Isethionate: Surfactante aniônico. Cauda com 18 carbonos.

Hydrogenated Farnesene: Hemisqualane. Emoliente

Behenamidopropyl DimethylamineAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Alquila amina.

Cetyl AlcoholEmoliente

Prunus Amigdalus Dulcis Oil: Óleo de amêndoa doce.

Orbignya Oleifera Seed Oil: Óleo de coco babaçu.

Kaolin: Argila.

Aqua: Água.

Chenopodium Quinoa Extract: Extrato de quinoa.

Hydrolyzed Rice Protein: Proteína de arroz.

Citrus Sinensis Peel Oil Expressed:  Óleo essencial de laranja.

Guar Hydroxypropyltrimonium ChlorideAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Sal quaternário de amônia.

Curcuma Longa Root Water: Água de raiz de açafrão da terra.

Lactic Acid: Regulador de pH.
Citric Acid: Regulador de pH.
Dehydroacetic Acid: Conservante.
Benzoic Acid: Conservante.
Benzyl Alcohol: Conservante.
Fragrance/Parfum: Fragrância.
Limonene: Fragrância.

Você está preocupada em limpar 100% dos silicones e outros agentes condicionantes entre uma lavagem de cabelo e outra? Por quê? Vem saber a verdade que nunca te contaram sobre limpeza do cabelo.

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Nada de creme, nada de viscosidade...

Hoje, vamos falar da aparência e textura de um produto sólido.

O shampoo em barra vegano Nutritivo é uma barra circular com as bordas arredondadas e um decalque em baixo relevo da marca "Lola" em uma das faces.

Ele é levemente amarelado e antes de molhar a primeira vez tem uma aparência "empoada", mas depois de usado, fica com a superfície levemente lustrosa.

O cheiro é oriental, lembra incenso com um "quentinho" de especiarias.



Como usar o Shampoo em Barra Lola


Como usar shampoo em barra Lola - Resenha do shampoo sólido vegano

Shampoo em barra não é um produto que muitas pessoas estão familiarizadas.

Ao lavar os cabelos com estes produtos, precisamos levar em conta que a barra é uma forma de condensar, comprimir e concentrar o shampoo.

A Lola é categórica: uma barra de shampoo é equivalente a três frascos de shampoo tradicional, ou seja até 80 lavagens.

Conversando com a Rebeca Cavalcante, descobrimos que esse cuidado precisa ser levado a sério. A Rebeca usou o shampoo sem prestar muita atenção na quantidade e tomou um susto: cabelo ressecado.

Ajustando a quantidade, a experiência foi completamente diferente. O ressecamento que a Rebeca sentiu é resultado de um uso em quantidade excessiva. É como se ela tivesse lavado o cabelo 3 ou 4  vezes no mesmo banho.

Por isso, cuidado ao usar: molhe a barra, friccione nas mãos e vá aplicando aos poucos, principalmente nas primeiras vezes, até pegar o jeito.

Com as pontas dos dedos (sem usar as unhas, viu?) massageie até conseguir espalhar o shampoo na cabeça toda.

Enxágue e, se achar necessário, repita a operação.

Depois do banho, mantenha o seu shampoo em local seco e ventilado para ele ficar durinho e seco novamente. Para ele durar ainda mais tempo, corte-o em pedaços menores.


Resultado Shampoo em Barra Vegano - Lola (antes e depois)


Resultado Shampoo em Barra Vegano - Lola (antes e depois) - Resenha Completa



O Shampoo em Barra Nutritivo Lola oferece uma limpeza gostosa e uma experiência diferente.

Começando por essa última afirmação, é bastante divertido usar shampoo em barra, a espuma do produto é bem gostosa e o cheiro é outro ponto forte.

O produto deixa os fios bem limpinhos, com a raiz super soltinha.

O antes e depois acima não deixa mentir: o cabelo estava bastante sujo e com uma aplicação caprichada foi possível deixá-lo super-limpo e sem uma sensação de ressecamento.

RCCC3:
Banner Ressecamento

Onde comprar produtos em barra da Lola?


Onde encontrar para comprar linha de barras Lola

Todas as barras, a gente disse TODAS as barras da Lola podem ser encontradas lá na Dermabox Cosméticos .

Isso quer dizer que se você estiver buscando uma forma de cuidar do cabelo que alie Low Poo (ou No Poo) + produtos veganos + pegada mais natural + redução de lixo : as barras da Lola estão a poucos cliques de distância.

São três versões de shampoo, como comentamos: para cabelos lisos, para cachos e a versão nutritiva e os condicionadores fazem par com os três shampoos.

A Lola também tem 3 máscaras em barra: uma hidratação, uma nutrição e uma reconstrução então: se joga que as barras vieram para dominar o mundo!

Já usou produtos em barra? Tem dicas ou dúvidas sobre esse tipo de produto? Deixa aqui nos comentários.

Não esqueça de ver todas as barras lá na Dermabox

__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁴ Safic-Alcan (2016). New Generation Sugarcane/sugar Beet Based Squalane And Hemisqualane & Their Cosmetic Applications. Int. Cleaning & Personal Care Symposium & Exibition.
⁵ Barel, A. O., Paye, M., & Maibach, H. I. (2014). Handbook of cosmetic science and technology. CRC Press.
⁶ Mukherjee, S., Edmunds, M., Lei, X., Ottaviani, M. F., Ananthapadmanabhan, K. P., & Turro, N. J. (2010). Original Contribution: Stearic acid delivery to corneum from a mild and moisturizing cleanser. Journal of Cosmetic Dermatology, 9(3), 202–210.
⁷ Knowlton, J., & Pearce, S. (n.d.). Handbook of cosmetic science and technology. Elsevier.
⁸ -
⁹ Aprinnova (2017). Technical Data Sheet: Neossance™ Hemisqualane.