terça-feira, 30 de novembro de 2021

Acidificante Lola Densidade | Resenha

Resenha Acidificante Lola Densidade

Acidificante da linha Densidade - Lola Cosmetics - Recebido da Loja Dermabox.

Resenha Acidificante Capilar Lola Densidade




Hoje é dia de comemoração, porque depois de anos esperando, a Lola Cosmetics acaba de lançar um acidificante novo.

A Lola já teve, no passado, um acidificante na linha Argan Oil e que acabou saindo de linha. 

Recentemente, a marca criou uma alternativa acidificante outra vez: o Acidificante Lola Densidade.

A linha Densidade Lola foi toda pensada para cuidar do couro cabeludo e estimular a força e resistência dos fios.

O shampoo, máscara, tônico e Acidificante Capilar Lola Densidade foram enviados por uma galera muito querida aqui no Cabeleira em Pé, estamos falando de uma loja especializada em produtos Low Poo e No Poo e que manja muito de cuidados com os cabelos naturais: a  Dermabox Cosméticos!

Na resenha do acidificante da linha Densidade Lola, falaremos de: pH, se é vegano, se é liberado para Low Poo e No Poo, além de outros aspectos como funcionalidades de embalagem, textura, cor, cheiro, ingredientes da composição, modo de usar, foto do resultado e onde você pode encontrar para comprar.


pH: 3 - 4


Espera-se de um acidificante, que seu pH seja bem baixinho e, no caso desse produto, isso está estampado na parte da frente do Acidificante Lola Densidade, uma faixa de 3 a 4.

O pH, como muitas pessoas que acompanham o Cabeleira em  Pé sabem, é um dos fatores que podem influenciar a aparência dos fios.¹

Faixas de pH ácidas e equilibradas, como o caso do Acidificante Capilar Lola Densidade, diminuem a entrada excessiva de água nos fios,¹,² evitando o inchaço das fibras (que acaba danificando os fios).

Além disso, o Acidificante Lola Densidade deixa os fios bem brilhantes,¹ porque as escamas que recobrem os fios ficam mais alinhadas e, com isso, refletem melhor a luz.



Linha Densidade Lola: Acidificante vegano e liberado para Low Poo e No Poo em setembro/2021


Acidificante Capilar Lola Densidade Liberado para Low Poo, No Poo e vegano

O veganismo e a Lola andam de mãos dadas' há muito tempo. Os produtos da marca não têm ingredientes de origem animal e nenhum de seus processos envolve testes ou qualquer tipo de crueldade contra animais.

Os produtos da linha Densidade Lola são, além de veganos, super liberados (o shampoo para Low Poo e os demais produtos para Low Poo e No Poo)

O Low Poo é uma técnica de cuidados capilares na qual evitamos os shampoos tradicionais (que contém detergentes sulfatados agressivos), substituindo-os por shampoos mais suaves com substâncias de limpeza mais gentis. Evita-se também o uso de oclusivos derivados de petróleo ("petrolatos").

Já na técnica No Poo, o cabelo passa a ser higienizado sem o uso de shampoo. Para a higienização dos fios e couro cabeludo, adotam-se outras formas de limpeza. Evita-se o uso de shampoos em geral, e produtos com "petrolatos" e silicones insolúveis em água também são 'proibidos'.


Embalagem


O Acidificante Lola Densidade segue o padrão clássico das embalagens retangulares da Lola.

O material usado na embalagem é plástico amarelado fosco.

A tampa pode ser aberta com uma torção (twist cap), que nem as embalagens clássicas de cola escolar, feita em plástico preto.

A embalagem tem 250g de acidificante.



Acidificante Lola Densidade -  Resenha da Composição (Análise de Ingredientes)


Ingredientes da composição do acidificante da linha Densidade Lola

Apesar do efeito acidificante estar intimamente associado com o pH, a performance de um produto desse tipo pode se tornar ainda mais interessante a partir da sua composição.

O Acidificante Lola Densidade conta com uma fórmula bem completinha que, além de acidificar, ajuda a deixar os fios macios e brilhantes. Quer saber quais são os principais ingredientes dessa fórmula?

Para deixar os fios mais macios e escorregadios ao toque, formuladores costumam usar ingredientes chamados de emolientes. No caso da Lola, o emoliente escolhido foi o Cetearyl Alcohol.

Para ajudar no desembaraçamento e condicionamento dos fios, o acidificante da linha Densidade Lola conta com Behentrimonium Methosulofate, que apesar de ter nome que lembra "sulfato", é um ingrediente de condicionamento, sem nenhuma associação com os detergentes sulfatados.


O Acidificante Lola Densidade ainda tem ingredientes hidratantes (agentes higroscópicos que atraem e prendem umidade), são o Propanediol e o Propylene Glycol.

A Lola não poderia deixar a composição sem nenhum oleozinho, não é? Por isso, você encontra manteiga de ucuuba, rica em ácidos graxos saturados e monoinsaturados⁵ - ideais para nutrição capilar por terem uma probabilidade maior de penetração na fibra do cabelo. ⁶

A fórmula ainda conta com uma mistura de ingredientes (Glycine Soja (Soybean) Germ Extract (and) Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract (and) Scutellaria Baicalensis Root Extract (and) Sodium Benzoate (and) Gluconolactone (and) Calcium Gluconate) cujo nome comercial registrado é Baicapil.



O que é Baicapil? Por que influencia o crescimento capilar?


O que é baicapil - Acidificante Capilar Lola Densidade - Resenha completa do produto liberado para Low Poo e No Poo

Esse insumo é obtido da sinergia de três extratos vegetais: escutelária chinesa + gérmen de trigo + gérmen de soja.

Em resumo, o que os testes conduzidos pelo fabricante³ sugerem são:

  1. Estímulo do crescimento: o Baicapil oferece mais açúcares, usados pelos folículos, aumentando (também) a respiração celular. Isso estimula a atividade dos folículos.
  2. Aumento da densidade capilar: densidade é a quantidade de fios por cm². O Baicapil induz a aceleração da iniciação da fase anágena (de crescimento) de células em repouso, originando novos fios, aumentando a densidade do cabelo. A relação entre a fios na fase anágena vs. telógena aumentou de 3,5 para 5,9 com o uso de Baicapil por 180 dias. Com teste de microfotografia foi possível observar um aumento de 18% na quantidade de fios.
  3. Diminui a perda de fios: a queda do cabelo acontece na fase telógena. Na pesquisa (duplo-cego), os voluntários usando Baicapil tiveram 12% a mais de folículos na fase anágena e no final do estudo 27,2% menos cabelo telógeno. No teste de escovação, após 3 meses usando Baicapil houve uma redução de 60,6% de cabelos caídos.
  4. Recupera o aspecto saudável dos fios: é possível que esse claim seja feito em virtude da diminuição de estresse oxidativo, outra possibilidade é a comparação dos folículos em fase anágena (antes e depois de 180 dias de tratamento). Ao final do estudo, observa-se que em alguns voluntários o bulbo extraído depois do tratamento é maior e o cabelo mais grosso do que antes do uso.

Lembre-se entretanto, que os testes foram conduzidos com aplicação do ingrediente em loção, tipo tônico, no couro cabeludo. Não se pode esperar os mesmos resultados de um produto com Baicapil aplicado no comprimento dos fios.

A linha Densidade Lola tem shampoo e tônico com Baicapil, então, se você curtiu os dados acima, pode buscar algum resultado nestes produtos que têm aplicação direta sobre o couro cabeludo.

O mesmo vale para a Niacinamida que tem ação anticoceira, antimicrobiana, vasoativa, fotoprotetiva, seborreguladora e clareadora.⁴

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Abaixo, a gente também transcreve a composição completa do Acidificante Capilar Lola Densidade.

Separamos algumas "barras" ( / ) de ingredientes pré-misturados, apenas para facilitar a leitura e classificação, mas em outros casos, optamos por mantê-las como no original.

Para você que quer saber mais sobre os tipos de ingredientes usados em cosméticos, várias classificações têm links que você pode clicar.

Importante frisar que os trechos "riscados" (dessa forma) são apenas um jeito que encontramos de identificar os ingredientes usados para perfumar, colorir e conservar o produto. Eles fazem parte da composição e são super-importantes para a experiência, segurança e estabilidade da formulação.

Link G2022.2:
Clique e baixe grátis o Guia de Produtos Liberados para Low Poo e No Poo

Ingredientes Acidificante Capilar Lola Densidade


Aqua: Água.

Cetearyl AlcoholEmoliente.

Virola Surinamensis Seed Butter: Manteiga de ucuuba.

Niacinamide: Niacinamida, um ativo seborregulador, antiacne e que reforça a barreira natural da pele.

Stryphnodendron Adstringens Bark Extract: Extrato de casca de bartimão.

Propanediol:  Umectante.

Arginine: Aminoácido arginina.

Lactic Acid: Regulador de pH.

Glycine Soja (Soybean) Germ Extract: Extrato de gérmen de soja.

Triticum Vulgare (Wheat) Germ Extract: Extrato de gérmen de trigo.

Scutellaria Baicalensis Root Extract: Extrato de escutelária chinesa.

Sodium Benzoate: Conservante.
Gluconolactone: Conservante.
Calcium Gluconate: Conservante.

Propylene Glycol:  Umectante.

PEG-180M: Agente Reológico.
Phenoxyethanol: Conservante.
Caprylyl Glycol: Conservante.
Fragrance/Parfum: Fragrância.
Citronellol: Fragrância.
Geraniol: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro)


O Acidificante da linha Densidade Lola é uma emulsão bem molinha, levemente amarelada.

A textura é fácil de espalhar e não tem toque oleoso.

A fragrância é floral e doce.


Modo de usar Acidificante Lola Densidade


A sugestão da Lola é que o acidificante seja aplicado em quantidade generosa nos cabelos limpos e úmidos.

Depois de aplicar, distribua, massageie e desembarace os fios.

O tempo de pausa é de até 5 minutos (ênfase no "até" - se seu cabelo não estiver super-danificado, deixe menos tempo).

Enxágue em abundância e, se quiser, aplique a máscara Densidade depois do acidificante.


Resultado Acidificante Capilar Lola Densidade

Resultado Acidificante Lola Densidade


Para avaliar o resultado do acidificante, testamos o produto sem aplicação de nenhum finalizador posterior (e a foto é desta experiência).

O acidificante tem aquele efeito "desmaio" imediato: passou - desmaiou.

Deixamos agir por 3 minutinhos, no banho mesmo.

Em seguida enxaguamos e deixamos secar ao natural.

Como é de se esperar de um bom acidificante, os fios secaram super-alinhados, sem frizz aparente e com muito brilho.

O cheiro, depois de seco, continua doce, mas é suave e discreto.




Onde comprar os produtos da linha Densidade Lola?


Onde encontrar para comprar linha Densidade Lola (acidificante, shampoo, máscara e tônico)

Não tem segredo, a Dermabox Cosméticos é parceiríssima da Lola desde sempre e é lógico que um lançamento desses não ficaria de fora do portfólio da loja.

Toda a linha Densidade Lola (incluindo shampoo Low Poo, Acidificante, Máscara e Tônico liberados para No Poo) você encontra no site da Derma.

Gostou dos dados dos estudos feitos com o Baicapil? Aproveita que a linha Densidade tem tônico, você aplica no couro cabeludo e não enxágua, assim o produto age durante muitas horas, estimulando o couro cabeludo.

Quer saber mais sobre os produtos da linha Densidade Lola? Use os links da caixinha abaixo para visitar os produtos no site da Dermabox.


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ PHARMANOSTRA. (2005). LITERATURA BAICAPILTM ESTIMULO AO CRESCIMENTO CAPILAR. In Brochure.
⁴ Wohlrab, J., & Kreft, D. (2014). Niacinamide - mechanisms of action and its topical use in dermatology. Skin pharmacology and physiology, 27(6), 311–315. https://doi.org/10.1159/000359974 
⁵ Fregonesi, A., Scanavez, C., Santos, L., Oliveira, A. De, Roesler, R., Escudeiro, C., Moncayo, P., Sanctis, D. De, & Gesztesi, J. L. (n.d.). Brazilian oils and butters: The effect of different fatty acid chain composition on human hair physiochemical properties. In J. Cosmet. Sci (Vol. 60). Retrieved August 20, 2018, 
⁶ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.
⁷ -
⁸ -