sábado, 4 de janeiro de 2020

Resenha Máscara Amo Cachos Griffus

Compartilhe:
Resenha Máscara Griffus Amo Cachos

Máscara Amo Cachos - Griffus  - Resenha

Máscara Amo Cachos Griffus - Recebido da Loja Dermabox.



Você sabia que toda a linha Amo Cachos da Griffus foi reformulada em 2019?

Isso mesmo! A linha foi toda repensada, redesenhada e tem uma coleção enorme de produtos, todos liberados para Low Poo (e muita coisa liberada para No Poo e Co Wash também)!

A Griffus agora também faz parte do portfólio de marcas selecionadas da Dermabox Cosméticos - loja parceira aqui do Cabeleira em Pé e que - como a Griffus - ama cachos, crespos, ondas e tudo que envolve a beleza de se autodescobrir.

A resenha de hoje é a da máscara da linha Amo Cachos com pH, embalagem, ingredientes usados pela Griffus  na composição, textura, cor, cheiro, modo de usar e é claro o resultado e os links de onde encontrar a máscara Amo Cachos para comprar.



pH: 3,5-4,5


O pH da Máscara Amo Cahos da Griffus tem pH ácido, entre 3,5 e 4,5.

Sabe-se que o pH de um produto capilar pode influenciar a aparência dos cabelos. ¹,²

Faixas de pH como o da Máscara Amo Cachos ficam próximas ao pH natural da haste capilar, que gira em torno de 3,67.³

Nestas faixas acídicas o cabelo tende a ficar mais brilhante,¹ em função do pH aplainar a superfície dos fios, favorecendo a reflexão da luz.

Em pHs levemente ácidos também é reduzida a absorção excessiva de água pelos cabelos, que podem ser danificados por incharem demais.


Máscara Amo Cachos Griffus: vegana e liberada para Low Poo, No Poo e Co Wash em julho/2019


Uma das novidades que surgiu com a reformulação da linha Amo Cachos é que todos os ingredientes de origem anima foram retirados das fórmulas dos produtos.

Somando-se à essa mudança o fato de que a marca não testa seus produtos em animais, temos na Amo Cachos uma alternativa vegana da Griffus.

A Máscara Amo Cachos não contém ingredientes evitados por quem faz No Poo e Low Poo - sendo adequada para ambas as técnicas.

Para quem não sabe,  Low Poo é uma técnica baseada na evitação de alguns ingredientes-chave. Nesta técnica, os shampoos tradicionais são substituídos por shampoos mais suaves - conhecidos como shampoos sem sulfato.

Já o No Poo é uma técnica de cuidados com os cabelos onde shampoos são deixados de lado e a higienização é feita de outras maneiras, o co wash é uma delas.

Quem faz Low Poo e No Poo faz uma limpeza mais suave do cabelo e couro cabeludo e, por isso, evita o uso de produtos com oclusivos derivados de petróleo por acreditar-se que estas técnicas de limpeza suave não façam uma higienização adequada destas substâncias. Na técnica No Poo evitam-se também os silicones insolúveis em água.

Máscara Griffus Amo Cachos é liberada para No Poo e Low Poo, e pode ser usada também para co wash, pois  pois não tem nem petrolatos nem quaisquer silicones.


Embalagem


A máscara Amo Cachos tem frasco feito em plástico fosco de cor preta.

O pote tem tampa, fabricada no mesmo material e abre-se completamente com pouco três quartos de volta.

A nova identidade visual da linha Amo Cachos é mais simples e moderna, investindo nas diferenças entre texturas para ilustrar os rótulos.

O conteúdo desta máscara da Griffus é de 500g.



Composição Máscara Griffus Amo Cachos


Será que a Griffus Ama Cachos mesmo? O que será que ela embalou de presente nesta máscara para onduladas crespas e cacheadas?

A máscara Amo Cachos tem ingredientes condicionantes que ajudam a desembaraçar os cabelos, facilitam o penteado a úmido e a seco e são essenciais na hora de desfazer os nós.

Os agentes condicionantes desta fórmula são o Cetrimonium Chloride, um surfactante catiônico que ajuda a anular a carga negativa dos fios pós-uso do shampoo⁶  e a Stearamidopropyl Dimethylamine que tem função semelhante e benefícios extra como o aumento do brilho, diminuição do frizz e sensorial semelhante aos silicones (mas não é um silicone, tá?).⁴



A fórmula ainda conta com o Cetearyl Alcohol, um emoliente muito famoso. Emolientes influenciam bastante o sensorial dos fios deixando-os mais escorregadios e agradáveis ao toque.

A composição conta com ingredientes de hidratação também, são agentes higroscópicos como o xilitol e os polietilenoglicóis (PEG-seguido de um número) que apesar de serem usados (provavelmente) como solventes na fórmula, têm função umectante (referente à etapa de hidratação do Cronograma Capilar).

A máscara tem ainda óleos de coco e de babaçu,⁷ cujos ácidos graxos são predominantemente saturados e monoinsaturados e teoricamente teriam maior facilidade de penetração nos fios,³ auxiliando a etapa de Nutrição do Cronograma Capilar.


A fórmula da Máscara Amo Cachos tem ainda outros ingredientes de origem vegetal como o óleo de linhaça e extrato de semente de chia.

O produto ainda têm claim de proteção solar, e na composição é possível identificar a presença da Benzophenone-3 - um filtro solar orgânico.

Quer descobrir todos os ingredientes da composição da Máscara Amo Cachos? A gente já já transcreve ela todinha aqui.

Na listagem abaixo - além de todos os ingredientes - a gente faz uma breve categorização das substâncias usadas. Usando os links que aparecem nas descrições você pode aumentar seus conhecimentos sobre certas classes de substâncias.

Você vai perceber alguns ingredientes rscados (assim). Tratam-se de ingredientes que não tem ação direta sobre os fios, mas isso não quer dizer que eles sejam dispensáveis - muito pelo contrário. São ingredientes importante para deixar a máscara cheirosa, estável e livre de microorganismos que podem estragá-la.

Ingredientes da Máscara Amo Cachos - Griffus


Ingredientes da Composição Amo Cachos Máscara Griffus - Resenha Completa
Aqua: Água.

Cetearyl Alcohol:  Emoliente. Um álcool graxo - que amacia e condiciona os fios.

Stearamidopropyl DimethylamineAgente CondicionanteSurfactante Catiônico (Alquil-amina).

Orbignya Oleifera Seed Oil: Óleo de coco babaçu.

Lactic Acid: : Regulador de pH.
Parfum: Fragrância.

Cetrimoniun ChlorideO que é Cetrimonium Chloride? Clique aqui e descubraAgente CondicionanteSurfactante Catiônico (Sal Quaternário de Amônia).

Peg-4Umectante e solvente.

Peg-6Umectante e solvente.

Castor Oil Hydrogenated Ethoxylated: Emulsificante.

Peg-7Umectante e solvente.

Peg-8Umectante e solvente.

Cocos Nucifera Oil: Óleo de coco.

Benzophenone-3: Filtro solar.

Linum Usitatissimum Seed Oil: Óleo de linhaça.

Salvia Hispanica Seed Extract: Extrato de semente de chia.

Methylchloroisothiazolinone: Conservante.
Methylisotyazolinone: Conservante.
Benzyl Alcohol: Fragrância.
Caprylic Acid: Surfactante. Emulsificante.

XylitolUmectante.

Não deixe de interagir conosco na sua rede social favorita:

Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


De cara, a primeira palavra que vamos escolher para descrever a máscara Amo Cachos é firme.

Se você é do time que curte uma textura bem grossa, pastosa mesmo, essa máscara têm justamente esta consistência - praticamente uma manteiga.

A cor da emulsão é branca e ela precisa ser retirada do pote com ajuda de uma espátula ou colher, porque eu não sei se a gente já te falou, mas ela é super-consistente.

O cheiro é difícil de explicar. É um cheirinho de banho, fresco, doce e levemente cítrico.



Máscara Amo Cachos Griffus - do 2a ao 4c


A Griffus indica o uso da máscara Amo Cachos semanalmente.

Não tem segredo, a aplicação da máscara Amo Cachos deve ser feita após a higienização.

Espalhe nos cabelos úmidos, massageie e deixe agir por 3 minutos.

Enxágue em abundância.


Resultado Máscara Griffus Amo Cachos - No Poo e Low Poo - resenha
Resultado Máscara Amo Cachos Griffus


Apesar de consistente, a máscara Amo Cachos não é difícil de espalhar e essa textura dá a sensação de que o cabelo está super-envolvido no produto.

Depois de secos, os fios ficam com aquele sensorial mais pesado, característico de máscaras de nutrição, e curvatura mais definida.

Nesta foto de resultado, não usamos nenhum creme para pentear ou finalizador e os cabelos foram secos ao natural.



Onde encontrar Linha Amo Cachos da Griffus?


Onde encontrar para comprar Griffus Amo Cachos Máscara e outros produtos
A Griffus não tem uma distribuição homogênea no país por isso, em alguns lugares, pode não se encontrar os produtos da marca.

Mas, como a gente gosta de solução - e não de problema - a Dermabox deu um jeitinho e agora todo mundo encontra Griffus super-fácil no site da Derma.

Tanto a linha Amo Cachos, quanto os produtos infantis (Amo Cachinhos e SlimePoo) e a linha reformulada Quero Cabelão estão disponíveis no site.

Aproveita os links abaixo e conheça mais produtos da linha Amo Cachos lá na Dermabox!


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Mainkar, A. R. & Jolly, C.I. (2001). Formulation of natural shampoos. International Journal of Cosmetic Science v23 e01.
³ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.
⁴ HUNTSMAN. (2015). EMPIGEN ® S18 Conditioner for Beauty and Personal Care. Retrieved from http://www.huntsman.com/performance_products/Media Library/a_MC348531CFA3EA9A2E040EBCD2B6B7B06/Home_MC348531CFA8BA9A2E040EBCD2B6B7B06/Key markets_1_MC348531CFD2FA9A2E040EBCD2B6B7B06/Functional Chemicals_MC348531D02E6A9A2E040EBCD2B6B7B06/Beauty
⁵ Zambiazi, R. C., Przybylski, R., Zambiazi, M. W., & Mendonça, C. B. (2007). FATTY ACID COMPOSITION OF VEGETABLE OILS AND FATS. Boletim Do Centro de Pesquisa de Processamento de Alimentos, 25(1). Retrieved from https://revistas.ufpr.br/alimentos/article/view/8399/5848
⁶ Draelos, Z. D. (2005). Hair care : an illustrated dermatologic handbook. London/New York: Taylor & Francis.
⁷ Urioste, D., Castro, M. B. A., Biaggio, F. C., & Castro, H. F. de. (2008). Síntese de padrões cromatográficos e estabelecimento de método para dosagem da composição de ésteres de ácidos graxos presentes no biodiesel a partir do óleo de babaçu. Química Nova, 31(2), 407–412. https://doi.org/10.1590/S0100-40422008000200038