sábado, 31 de julho de 2021

Touca Térmica para Hidratação | Com Sementes | Será que isso funciona?

Touca térmica para hidratação

Será que isso funciona? Touca Térmica para cabelo (com sementes) - para esquentar no micro-ondas


Hidratação com touca térmica - Turban - Recebido da Loja Dermabox.




Quem lembra daquele modelo de touca térmica que se ligava na tomada para esquentar o banho de creme?

A T.urban conseguiu reinventar a touca térmica para hidratação em um duplo-movimento em direções opostas: ao mesmo tempo modernizando e deixando a touca térmica mais natural. Quer saber como?

A touca térmica para cabelo da T.urban é wireless, você aproveita o calor sem ter que ficar com a touca conectada à eletricidade.

Você esquenta por pouco mais de 1 minuto no micro-ondas e ela se mantem quentinha por até 15 minutos.

Isso porque a touca térmica para hidratação é recheada de sementes que retêm o calor e o liberam lentamente enquanto você usa a touca - entendeu por que essa touca é mais "natural" que a elétrica?

Quem nos enviou a touca térmica de sementes foi a Dermabox Cosméticos, revendedora autorizada T.urban, e hoje vamos te contar todos os detalhes dela nesse post.

Mas antes, vamos falar sobre o efeito do calor nos tratamentos capilares?



O calor (como o da touca térmica) ajuda nos tratamentos capilares?


Touca térmica para cabelo da T.urban

É comum que se fale, quando discutimos a interação do calor com tratamentos capilares, se falar de tecnologias modernas que dispensam calor.

Isso é verdade, mas isso não quer dizer que o calor não possa funcionar como um potencializador através da touca térmica para hidratação.

Apesar de estarmos falando em termos gerais, e que cada ingrediente e emulsão podem reagir de forma ligeiramente diferente, podemos generalizar algumas reações provocadas pelo calor.

No caso dos agentes condicionantes, em especial, podemos perceber um aumento na adsorção destas substâncias com o aumento da temperatura.

Uma letrinha pode fazer bastante diferença. Entenda aqui qual a diferença entre Absorção e Adsorção

Gráfico de adsorção com uso de calor - Hidratação com touca térmica
O gráfico ao lado (de um estudo sobre a deposição de agentes condicionantes em temperaturas diferentes),¹ por exemplo, mostra justamente o aumento de adsorção dos ingredientes testados em temperaturas mais altas.

Neste exemplo, é possível observar que o desempenho do agente condicionante melhora em ambiente mais quentinho.

Ou seja, a hidratação com touca térmica faz com que uma quantidade maior de agente condicionante fique "presa" no fio, oferecendo todas as vantagens desses ingredientes.

A título de revisão, alguns dos efeitos que os agentes condicionantes oferecem são: desembaraço, diminuição do frizz, brilho, redução de nós...


Mas... e a touca térmica para hidratação com sementes - funciona? Como usa?


Touca térmica para hidratação com sementes - funciona

Vamos começar com essa última pergunta? Vamos te contar como faz para usar a touca térmica para cabelo com sementes da Turban.

Depois de higienizar e aplicar o seu tratamento favorito nos fios, envolva-os com uma touca plástica (o kit vem com uma touquinha plástica, mas você pode usar aquela do dia-a-dia mesmo.

Coloque sua touca no forno micro-ondas por 45 segundos. Depois desse tempo, abra a porta do aparelho, vire a touca do avesso e ligue por mais 45 segundos.

Verifique se a temperatura está adequada. Se a touca térmica ainda não estiver quentinha, vire novamente e ligue por mais 45 segundos.

Coloque a sua touca térmica para hidratação com a parte atoalhada para dentro, em cima da sua touca de plástico.

Deixe agir pelo tempo que quiser (sugerimos o uso por 15 a 30 minutos), e aproveite o tratamento.

Depois é só tirar, com cuidado para não melecar a touca térmica, enxaguar o cabelo e finalizar do jeito que você preferir.



Cuidados com sua touca térmica para cabelo


Hidratação com touca térmica funciona

A touca térmica da T.urban é construída com uma face de tecido liso (a parte de fora) e uma face atoalhada (usada do lado de dentro).

O "recheio" é feito com sementes naturais de linhaça.

Por esse motivo, a touca térmica para hidratação precisa ser cuidada com carinho.

O primeiro cuidado é na hora de esquentar a sua touca térmica. Para isso, sempre use o fluxo: esquente por 45 segundos, vire, esquente 45 segundos, vire... Evite esquentar por mais de 45 segundos do mesmo lado para não danificar as sementes e o tecido.

O segundo cuidado é com a umidade: não use sem proteger os fios com uma touca plástica, para não molhar e nem sujar a parte atoalhada com seu creme.

É inevitável umedecer um pouquinho a touca, quando usar ela, em especial na área da nuca, por isso, antes de guardar, coloque sua touca térmica em local ventilado e, se possível, no sol.

Um terceiro cuidado diz respeito à lavagem. Não lave a touca de sementes! Trate-a com cuidado para que ela não suje: prevenir é melhor que remediar.


Será que isso funciona? Hidratação com touca térmica na prática


Touca Térmica para cabelo (com sementes) - para esquentar no micro-ondas

Testamos a touca térmica para hidratação com sementes de linhaça da T.urban e achamos a experiência bem bacana.

Além de usar em tratamentos "profundos", percebemos que ela pode ser usada também naqueles dias de pressa que você não tem tempo de deixar o tratamento por muito tempo: 3 minutinhos de hidratação com touca térmica deixa um resultado de 10 minutos sem!

Outro ponto de destaque é a sensação relaxante do calor na cabeça.

Se possível, tire esse tempinho para você, ponha uma música gostosa, aplique sua máscara de tratamento, ponha a touca plástica e a touca térmica e curta o momento.

A hidratação com touca térmica, pelo menos aqui em casa, chegou para ficar.


Onde encontrar touca térmica para hidratação para comprar?


Comparação entre tratamento com touca térmica e sem

Já te contamos, lá no início do post, que foi a Dermabox Cosméticos quem mandou a touca térmica de sementes para a gente testar.

É lá no site da Derma que você encontra essa belezinha, não deixe de conferir visitando os links abaixo.

Além da touca de sementes a derma também vende outros produtos T.urban que a gente usa: toalhas de malha, xuxinhas, fronhas e toucas de cetim.

A marca tem, ainda, toucas difusoras de cetim, que ajudam a secar o cabelo cacheado, crespo e ondulado sem estragar a finalização.

Os produtos T.urban você encontra - todinhos - lá no site da Dermabox.

Já fez hidratação com touca térmica? Conta pra gente como foi sua experiência!


________

Referências


¹ Faucher, J. A., Goddard, E. D., & Hannan, R. B. (1977). Sorption and Desorption of a Cationic Polymer by Human Hair: Effects of Salt Solutions. Textile Research Journal, 47(9), 616–620.