sábado, 23 de janeiro de 2021

Máscara Hidratante Ylang Ylang | Apse | Resenha

Resenha Máscara Hidratante Ylang Ylang Apse

Máscara Hidratante Ylang Ylang Apse - Resenha


Máscara Hidratante Ylang Ylang Apse - Recebido da loja Dermabox



Já falamos de algumas linhas da Apse aqui no blog e nas redes sociais do Cabeleira em Pé, mas esta é - oficialmente - a primeira resenha da marca no blog.

Hoje, vamos falar de um dos produtos da linha Ylang Ylang, indicados para todos os tipos de cabelos.

A linha conta com pré shampoo esfoliante e shampoo liberados para Low Poo e demais produtos (condicionador e máscara) liberados para No Poo.

A linha completa pode ser encontrada na Dermabox Cosméticos, e foi através da nossa parceria com a loja que tivemos acesso a todos os produtos da linha Ylang Ylang.

Hoje, escolhemos a Máscara Hidratante Ylang Ylang para a resenha completa aqui no blog e vamos discutir em detalhes as principais características do produto.

A resenha da Máscara Hidratante Ylang Ylang falará de: pH, se o produto é vegano e liberado para Low Poo e No Poo, detalhes da embalagem, composição, modo de usar, resultadoaparência e onde encontrar para comprar.

Se você está em busca de uma Máscara Hidratante - vem conferir com a gente a resenha da opção de Ylang Ylang da Apse, na resenha do Cabeleira em Pé.




pH: 3,5-4,5


Quem sofre com porosidade excessiva, tem cabelos descoloridos ou está em busca de produtos com pH mais baixinho pode apostar nessa Máscara Hidratante Ylang Ylang da Apse.

Se você não entendeu muito bem a relação: o pH dos produtos pode influenciar a textura e aparência dos cabelos. ¹,²

Entretanto, o pH não é o único aspecto a ser observado em uma fórmula, mas é uma das partes que podemos verificar na hora de escolher um produto de acordo com as nossas necessidades, um critério de desempate.

Faixas de pH como a da Máscara Hidratante Ylang Ylang ficam próximas ao pH natural da haste capilar, que gira em torno de 3,67.³

Faixas levemente ácidas - como a desta máscara - também contribuem para um aspecto mais brilhante dos fios,¹ e diminuem a chance de quebra por evitarem que os fios inchem e as fibras se rompam por absorção excessiva de água.


Produto vegano liberado para Low Poo, No Poo e Co Wash em agosto/2020


Máscara Hidratante Ylang Ylang Apse - Vegana e liberada para Low Poo, No Poo e co wash

A Máscara Hidratante Apse Ylang Ylang tem fórmula livre de ingredientes de origem animal e a marca não testa seus produtos em animais. Por estes motivos, considera-se a linha Ylang Ylang uma alternativa vegana de cuidados com os cabelos.

Já em relação às técnicas No Poo e Low Poo, tratam-se de alternativas para cuidados capilares. Nelas, evitam-se alguns ingredientes encontrados em cosméticos.

Na técnica No Poo, em que a lavagem é feita sem shampoo, evitam-se os "petrolatos" e os silicones insolúveis em água.

Chamamos de co wash uma das possibilidades de lavagem dos cabelos sem shampoo, onde condicionadores e máscaras adequados são usados para higienizar o couro cabeludo e os fios. Estes produtos não podem ter "petrolatos" nem quaisquer silicones (solúveis ou não).

Link ACW01:
Clique e baixe grátis o Audiobook sobre co wash do Cabeleira em Pé

Já no Low Poo, os shampoos tradicionais são substituídos por versões "liberadas" (sem detergentes super-potentes) e os produtos devem ser livres também de oclusivos derivados de petróleo - os "petrolatos".

A Máscara Hidratante Ylang Ylang da Apse é  livre de todos estes ingredientes, tendo formulação liberada para Low Poo, No Poo e Co wash.


Embalagem


A Máscara Apse Ylang Ylang é embalada em um pote de rosca de boca larga.

O corpo é feito em plástico flexível, fosco, branco perolado e a tampa, da mesma cor, mas em material um pouco mais brilhante.

A tampa se abre com um pouco mais de uma volta completa, a rosca é bem firme.

Máscara Hidratante Ylang Ylang é encontrada em dois tamanhos: 300g e 500g.



Composição Máscara Ylang Ylang


Apse Máscara Hidratante Ylang Ylang - Ingredientes da composição

Toda a linha Ylang Ylang da Apse conta com uma mistura hidroglicólica de aminoácidos encontrados no CMC (uma espécie de "colinha" que mantém o cabelo todo integrado) e extratos vegetais de alfafa, lúpulo, alecrim e melioto.

A mistura diminui a perda de água transepidérmica (TEWL) e pesquisas de opinião com voluntários mostraram relatos como melhora da textura, engrossamento, brilho aumentado e fios mais fortes.⁵

Outro agente higroscópico (hidratante) encontrado na composição é o Propylene Glycol que, além de aumentar a segurança contra microorganismos, ainda dá uma hidratada no cabelo.

Por isso, em termos de Cronograma Capilar, a Máscara Hidratante Ylang Ylang pode ser considerada uma Hidratação com nuances de reconstrução (pela presença de agentes higroscópicos que repõe umidade dos fios e de aminoácidos, considerados ingredientes de reconstrução).

Link Tabela CC:
Banner CC

Agentes condicionantes são ingredientes fundamentais em formulações de tratamento, pois oferecem vantagens sensoriais (maciez, desembaraço e diminuição de frizz, por exemplo).⁴

Os principais agentes condicionantes da fórmula da Máscara Hidratante Ylang Ylang da Apse são a Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride (uma goma guar modificada para ficar "presa" ao cabelo, mesmo após o enxágue), o Behentrimonium Chloride Cetrimonium Chloride.

Todos esses agentes condicionantes são sais quaternários de amônia que agem neutralizando as cargas negativas deixadas pelo shampoo, diminuem o frizz, desembaraçam os fios, desfazem nós, facilitam o penteado tanto dos cabelos secos, quanto úmidos.³



A composição conta ainda com um ingrediente chamado Polyquaternium-7 - um polímero formador de filme. Esse ingrediente oferece um sensorial sedoso e escorregadio aos fios e pode ajudar a ativar as ondulações naturais que o cabelo possui.

A Máscara Ylang Ylang tem ainda uma série de ingredientes emolientes, aqueles que deixam os fios mais sedosos e macios ao toque. Os emolientes escolhidos pela Apse foram: Stearyl AlcoholCetyl Alcohol, Caprylic/capric Triglyceride, Lauryl Alcohol, Myristyl Alcohol e Arachidyl Alcohol.


Se você gosta de ver a composição completa dos produtos que a gente faz resenha aqui no blog, em seguida temos a transcrição das substâncias usadas na Máscara Hidratante Ylang Ylang Apse para você matar a sua curiosidade.

Para ampliar os seus conhecimentos sobre os tipos de ingredientes usados em cosméticos, várias classificações contam com links que você pode acessar para saber mais sobre determinadas classes de substâncias.

Ah é... os trechos "riscados" (assim) são apenas uma forma de identificar os ingredientes usados para perfumar, colorir e conservar o produto, mas não deixam de ser super-importantes para a segurança e estabilidade da formulação.

Interaja conosco na sua rede social favorita! Segue a gente:

Ingredientes Máscara Ylang Ylang - Apse


Ylang Ylang Apse - Resenha da Máscara Hidratante

Aqua: Água.

Medicago Sativa Seed Extract: Extrato de alfafa.

Humulus Lupulus Extract: Extrato de lúpulo.

Rosmarinus Officinalis Extract: Extrato de alecrim.

Melilotus Officinalis Extract: Extrato de meliloto.

Benzyl Alcohol: Fragrância.

Guar Hydroxypropyltrimonium ChlorideAgente CondicionanteSurfactante Catiônico. Sal quaternário de amônia.

Parfum: Fragrância.

Lactic Acid: Regulador de pH.
Disodium EDTA: Quelante.
Phenoxyethanol: Conservante.
Benzoic Acid: Conservante.
Dehydroacetic Acid: Conservante.

Propylene GlycolUmectante.

Alcohol: Solvente.

Sodium Pca: Aminoácido. PCA Sódico.

Sodium Lactate: Aminoácido. Lactato de Sódio.

Arginine: Aminoácido. Arginina.

Aspartic Acid: Aminoácido. Ácido Aspártico.

Pca: Aminoácido. PCA.

Glycine: Aminoácido. Glicina.

Alanine: Aminoácido. Alanina.

Serine: Aminoácido. Serina.

Valine: Aminoácido. Valina.

Proline: Aminoácido. Prolina.

Threonine: Aminoácido. Treonina.

Isoleucine: Aminoácido. Isoleucina.

Histidine: Aminoácido. Histidina.

Phenylalanine: Aminoácido. Fenilalanina.


Isopropyl Alcohol: Solvente.

Polyquaternium-7Formador de Filme. Pode ser usado em produtos para fixação de penteados.

Caprylic/capric TriglycerideEmoliente.


Lauryl AlcoholEmoliente.

Myristyl AlcoholEmoliente.

Cetyl Alcohol: É um álcool graxo que amacia e deixa os fios escorregadios ao toque. Emoliente.

Stearyl Alcohol: É um álcool graxo que amacia e deixa os fios escorregadios ao toque. Emoliente.

Arachidyl AlcoholEmoliente.

Citral: Fragrância.
Limonene: Fragrância.


Aparência geral (Textura, cor e cheiro) 


Máscara Ylang Ylang Apse - Cronograma Capilar Hidratação

A Máscara Hidratante Ylang Ylang é firme, brilhante e de cor branca.

A emulsão não escorre se o frasco for virado, mas não chega a ser pastosa. É firme e homogênea.

A aplicação é fácil, o produto interage bem com a água formando uma emulsão cremosa fácil de distribuir nos fios.

O cheiro é característico do óleo essencial de Ylang Ylang, um floral adocicado.



Modo de usar Máscara Hidratante Ylang Ylang - Apse


As instruções são curtas, mas bastante diretas.

A Máscara Hidratante Ylang Ylang deve ser aplicada nos fios limpos e úmidos.

O tempo de pausa sugerido é de 10 minutos, interessante para quem gosta de produtos de pausa longa.

Na aplicação, percebe-se o potencial condicionante da mesma, pois ela facilita o desembaraçamento dos nós.

Ao secar, uma das características mais marcantes é o fato dos fios ficarem com uma aparência mais volumosa/grossa, e isso aconteceu já na primeira aplicação.

Quem acompanha outras resenhas do blog, pode perceber esse efeito avolumador na foto do resultado, um pouco mais "cheio" que o normal.

Os fios foram finalizados sem qualquer creme para pentear, secos ao natural depois da aplicação e enxágue da máscara.




Onde encontrar Produtos Apse (e a linha Ylang Ylang)?


A Apse já tinha um portfolio grande de produtos liberados, incluindo alguns clássicos como o Condicionador Acidificante da linha Crespo Power, queridinho de quem tem problemas com porosidade excessiva.

Agora, com a chegada da linha Ylang Ylang, a família de produtos liberados da Apse fica ainda mais completa com pré-shampoo (que tem sementes de maracujá trituradas para ajudar na esfoliação sem prejudicar a natureza), shampoo Low Poo, Máscara e Condicionador 100% liberados.

Todos os produtos citados, e outros liberados da Apse, você consegue comprar sem sair de casa através do site da Dermabox Cosméticos.

Gostou da proposta da linha mas gostaria de testar antes? A Derma tem as versões de viagem do shampoo e do condicionador, assim você gasta um pouquinho menos para testar e - se curtir - pode se comprometer com tamanhos maiores (tem até shampoo de 1 litro nessa linha de Ylang Ylang).

Confira nos links abaixo os produtos lá na loja!


__________

Referências


¹ Kumar, A. & Mali, R. R. (2010). Evaluation of prepared shampoo formulations to compare formulated shampoo with marketed shampoos. International Journal of Pharmaceutical Sciences Review and Research v03 e01.
² Masukawa, Y. ; Narita, H. & Imokawa, G. (2005). Characterization of the lipid composition at the proximal root regions of human hair. Journal of Cosmetic Science ed. 56 v. 1. pp. 1-16
³ Maria Fernanda Reis Gavazzoni Dias, Andréia Munck de Almeida, Patricia Makino Rezende Cecato, Andre Ricardo Adriano, and Janine Pichler. (2014). The Shampoo pH can Affect the Hair: Myth or Reality? Int J Trichology. 2014 Jul-Sep; 6(3): 95–99
⁴ Davis-Sivasothy, A. (2011). The science of black hair : a comprehensive guide to textured hair care.
⁵ Novachem. (2010) Capilmax - Ingrediente cosmético activo para el tratamiento del cabello fino, débil, con tendencia a caerse y sin brillo.